sábado, 26 de julho de 2014

Transformers Fall of Cybertron Shockwave

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão Fall of Cybertron do personagem Shockwave, feita pela Hasbro/Takara Tomy.






Shockwave é o Comandante de Operações Militares dos Decepticons, dotado de um enorme poder de fogo que só é superado pelo de Megatron. Shockwave tem personalidades totalmente diferentes na versão em quadrinhos e no desenho animado. Nos quadrinhos ele é frio e calculista, querendo tomar o poder de Megatron não por ambição ou ganância, mas por pura lógica, uma vez que ele vê as atitudes tomadas por emoção como algo que pode trazer a derrota. Na versão em desenho animado, Shockwave é altamente leal a Megatron e é um de seus homens de confiança. Tão leal ele era que no episódio em que Starscream tenta destruir a Terra (e Megatron junto) usando um gerador exponencial e coletar a energia da explosão em Cybertron, Shockwave preferiu alertar Megatron do perigo quando seria mais vantajoso e seguro para ele deixar Starscream prosseguir com seu plano. Na versão japonesa, seu nome é Laserwave, talvez devido ao seu poder de controlar o espectro eletromagnético e para fazer par com Soundwave.

Apesar de fazer parte da primeira série de Transformers, Shockwave não veio das linhas Diaclone ou Microman, mas de um brinquedo chamado Astro Magnum. O seu molde pertencia à Takara, que o emprestou à Hasbro para compor a linha Transformers, junto com outros que não pertenciam a Diaclone ou Microman. Entre eles, estavam robôs transformáveis do desenho Comando Dolbuck e até mesmo de Macross.


O conteúdo da embalagem. Só está incluída a figura, uma arma e um folheto de instruções.



Visão de corpo inteiro. Esta é a versão baseada no jogo Transformers Fall of Cybertron e guarda várias semelhanças com o modelo dos anos 1980.




Close da cabeça. O formato hexagonal com um único olho e dois radares dos lados relembram bem o personagem da série clássica. Aqui temos uma boa atualização do personagem.



A parte de trás da cabeça tem uma peça em material transparente conectada ao olho. Ela serviria para concentrar a luz ambiente e fazer o olho parecer estar brilhando.


Apesar de ser um brinquedo, ele tem vários detalhes mecânicos, como os tubos ao redor do pescoço, que só se limita a girar para os lados.



Os ombros possuem várias articulações, sendo que muitas delas derivam do mecanismo de transformação.



Os cotovelos são presos por conexões esféricas e por isso podem ser girados, mas só se dobram em 90°.


Os punhos podem se voltar para dentro, graças ao mecanismo de transformação.


A placa do peito usa material transparente e é bem parecido com o personagem original.



A asa pode ser girada, mas isso faz parte da transformação e por isso não tem muita importância.


A cintura é totalmente estática, o que prejudica a capacidade de fazer poses. Em compensação a modelagem é intrincada. Aqui podemos notar o emblema Decepticon.


As coxas são presas por conexões esféricas e tem boa liberdade de movimentos.


Uma pena que o joelho só se dobra até 90°.


Existe uma articulação giratória logo acima do joelho.


Os pés podem ser esticados graças ao mecanismo de transformação. Mas isso não influi muito na estabilidade do modelo.



O personagem original tinha uma arma no lugar da mão esquerda, mas nesta versão a arma é removível.


O cano da arma é feito de material transparente e tem um formato bem curioso.


A arma pode ser conectada às costas do robô. Mas eu prefiro deixar como parte integrante do braço esquerdo.






A transformação é intrincada, principalmente por se tratar de um veículo fictício. Tive que olhar várias vezes as instruções para saber se estava tudo certo.





O personagem original se transformava em uma pistola de raios. A versão atual se transforma em algo que eu não sei dizer o que é exatamente, já que não tenho o jogo.


Existe uma parte que lembra um propulsor na parte de trás.




A parte da frente é conectada diretamente ao canhão do robô.


Sendo assim, imagino que isso seja um cruzador espacial, nos moldes de Yamato.


Imaginei também que fosse algum tipo de bazuca laser.


Nas instruções está escrito que se trata de um modo veículo e sendo assim acredito que seja mesmo um cruzador espacial.



Comparação com o original (ou melhor, com uma versão genérica que consegui quando era garoto). Aqui vemos que a forma robô guarda muitas semelhanças. O mesmo não pode ser dito da outra forma.


Existem outras semelhanças, como o pescoço, que tem um mecanismo retrátil com mola nos dois modelos. Ainda, o cano da arma lembra muito o canhão da nova versão.





O modelo é bem articulado e pode fazer várias poses. Uma pena que a cintura não gira, o que criaria muitas outras possibilidades.




Mais algumas fotos. Nunca joguei Fall of Cybertron e por isso não faço idéia de como ele se move.


Sempre imaginei que aquilo no peito fosse uma espécie de canhão de raios.




Mais algumas com o modo cruzador.



Com trucagens de angulação, iluminação e efeitos.

E assim termino a apresentação da versão Transformers Fall of Cybertron de Shockwave, feita pela Hasbro/Takara Tomy. Eis aqui uma boa atualização do personagem, ao menos no modo robô. Pessoalmente preferia o modo arma de antigamente, mas tendo em mente as limitações atuais, acho que essa foi a melhor escolha. Os Transformers têm evoluído bastante durante os anos, sendo que agora eles são altamente articulados e ainda conseguem se transformar. Antigamente se dava bastante ênfase ao modo alternativo (veículo, objeto, animal etc.), mas agora estão dando um pouco mais de importância ao modo robô também. Fãs da chamada "Generation One" provavelmente vão gostar deste modelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html