sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Precure e eu


Em 2018, o dia 01/02 foi instituído oficialmente como o Dia de Precure no Japão, como parte da comemoração do 15º ano da franquia, que se iniciou com um projeto ousado de Takashi Washio, no qual "Meninas também querem lutar". Futari wa Precure estreou em 01/02/2004 e deu origem a muitas outras séries, criando uma linhagem de Super Heroínas que perdura até os dias de hoje.

Sendo assim, vou falar da minha experiência com esta grande franquia, que para mim ganhou importância especial. Trata-se de um relato pessoal, sem objetividade, com muitas aleatoriedades, sem uma tentativa de se chegar a uma conclusão.


No começo, eu não tinha interesse por Precure. Minha impressão era a mesma de muita gente que não viu a série: "coisa de criança", "arremedo de Sailor Moon", "tentativa da Toei de faturar", "vitrine de brinquedos". Essas impressões ficaram bem mais fortes quando saiu Yes! Precure 5, que eu via como algo visivelmente tirado de Sailor Moon.

Mesmo assim eu ouvia muita gente falar dessa série em fóruns e páginas do Japão. Eram entusiastas, que escreviam dissertações sobre o assunto e produziam desenhos e contos. Mas ainda assim eu não dava muita atenção. Simplesmente não tinha interesse. Só cheguei a ver um episódio quando fui ao Japão em 2009, de Fresh Precure!. Mas foi só de passagem e não consegui pegar direito todo o contexto.

Fui dar uma chance à série em 2011, quando vi o primeiro episódio de Suite Precure♪. Havia retomado Super Sentai com Gokaiger e Kamen Rider com OOO, então achei que seria uma boa hora. Mas não me atraiu. Senti que não era para mim. Ou talvez por no momento estar mais interessado em Puella Magi Madoka Magica. E de fato, essa série me marcou muito e se tornou o novo padrão para o gênero de Meninas Mágicas. Nesse meio tempo, via várias artes na plataforma Pixiv, de artistas amadores e profissionais, com as personagens dessa série interagindo com Precure, o que despertou novamente minha curiosidade.

No ano seguinte, ouvi falar da série subsequente. Se chamaria Smile Precure! e nessa eu pensei "Os nomes das personagens são aleatórios e o título não é nada criativo. Estão ficando sem ideias". Mesmo assim resolvi dar uma chance, pois teria a participação de Hisako Kanemoto, que foi a Garota Lula em Shinryaku! Ika Musume, um desenho que havia gostado muito. E os visuais, assim como o fato de ser um quinteto me lembravam Madoka e ainda outro desenho que gostava, Galaxy Angel.


Ao ver o primeiro capítulo, tomei um choque. Era clichê, infantil, mas muito divertido! Me despertou sensações que eu senti que havia esquecido. Desde então passei a acompanhar a série e me divertia com cada capítulo, que era incrivelmente cheio de variedade. E ficava ansioso pelo próximo para ver em que confusão as meninas iriam se meter. Logo me encantei com Miyuki, e sua atitude positiva; Akane e seu jeito "Osaka" de ser; Yayoi, tímida, fã de Super Heróis; Nao, destemida com quem faz coisas erradas, mas comilona e com medo de insetos; Reika, tranquila, inteligente, que porém guarda um lado frágil. As personagens eram atraentes e fáceis de entender, inclusive os vilões Wolflun, Akaohni, Majolina e Joker, assim como os Mascotes Candy e Pop.

O clima era de comédia, mas quando as Cures tinham que lutar era para valer. E havia muitos episódios emocionais, delicados, com uma forte mensagem, como a da corrida de revezamento em que às vezes mesmo se esforçando não é possível ganhar, mas que mesmo assim não se deve desistir. E o antológico episódio do pai da Yayoi. Essa série era capaz de despertar em mim as mais diferentes sensações e isso era o que me agradava.

Outro aspecto interessante era que os vilões não estavam totalmente errados. O que eles diziam correspondia à verdade, como muita gente constata ao enfrentar o mundo dos adultos. Eles falavam dos absurdos da vida que temos de enfrentar e ter de ouvir que as coisas que a gente gosta não passam de futilidades, besteiras. Mas as Cures refutam tudo isso, dizendo que existe esperança neste mundo, que todos podem tentar de novo se falharem e que o que gostamos é importante para nós. Podemos levar vidas bestas, mas são as nossas vidas. E vamos fazer de tudo para protegê-las.

Esse foi o desenho que mais uma vez redefiniu meus conceitos de Meninas Mágicas, desta vez com bastante luta corporal. De fato, eu chegava a ver como uma espécie de Madoka com um clima mais alegre.


Ao mesmo tempo, resolvi ver Precure All Stars DX 3, para saber como era um filme assim, reunindo as Heroínas de todas as séries. E me maravilhei! Só conhecia algumas personagens de nome e conceitos que havia ouvido falar na internet. Mas mesmo assim, consegui acompanhar sem nenhum problema, pois o filme apresentava uma história fácil de entender, envolvente. Estava diante de algo que poderia ser visto por pais que nunca viram os desenhos e estariam acompanhando suas crianças. Foi uma grande experiência.

Depois vi Precure All Stars New Stage, em que as Smile apareceriam pela primeira vez na tela grande. Já fui pego logo na primeira cena, com as Cures em cima da gigantesca roda gigante de Minato Mirai 21 e um dos transeuntes, um ancião dizendo: "Quando as Trevas envolvem o mundo, surgem as Guerreiras Lendárias". E logo em seguida uma cena de uma menina no colo de sua mãe gritando com um sorriso e olhos marejados "Ganbare! Precure!" ("Coragem! Precure!"). O jeito de dizer era puro, inocente, vindo de alguém que acreditava nas Guerreiras Lendárias. Naquela hora para mim, a palavra "Precure" ganhou a mesma importância e conotação de "Ultraman". E o tema de abertura Eien no Tomodachi se tornou meu hino, junto com Ultra no Kiseki.

O momento da consagração.

Nos episódios finais de Smile!, resolvi checar as outras séries e comecei por Fresh! e Heartcatch!, das quais ouvia muito falar. Nessas eu vi que a história de Smile! realmente era meio desorganizada, sem uma linha definida. Não era exatamente uma série contando uma grande história e no começo isso me incomodava. Mas, anos mais tarde, eu li sobre o formato omnibus no livro de Yuji Kobayashi sobre "Como fazer um programa de Super Heróis de Tokusatsu" para finalmente entender como funcionava. Era como nos desenhos mais antigos que eu via quando era menor . E curiosamente, foi esse mesmo Yuji Kobayashi que fez o resumo final da série no formato de romance literário.

Em Fresh! encontrei uma história bem estruturada, contando sobre a redenção da vilã Eas, assim como o esforço de Love, Miki e Bukky (Inori) de realizar um sonho. Suas tentativas, erros e finalmente o sucesso. E também foi nessa série que me reencontrei com alguém que me encantou com Sailor Moon, fazendo a cena de transformação e o capítulo de estréia da Sailor Jupiter, e que na verdade trabalhava para fazer minha alegria desde os anos 1980: o Mestre Desenhista Hisashi Kagawa.

Heartcatch! foi um grande impacto. O traço estilizado no começo me causou estranheza, mas com o tempo passei a ver a beleza, tanto estética quanto funcional, do Mestre Desenhista Yoshihiko Umakoshi. E me reencontrei com o meu roteirista favorito, o grande Takashi Yamada. As personagens eram cheias de charme, com destaque para a Erika/Cure Marine, que até hoje é um ícone da franquia. E também me encontrei com minha Musa, Yuri Tsukikage/Cure Moonlight.

Artbooks dos mestres Hisashi Kagawa e Yoshihiko Umakoshi.

Finalmente vi a série original, Futari wa Precure. Via vídeos delas lutando intensamente, mas constatei que não era assim em todos os capítulos. Em alguns elas só se moviam um pouco para depois disparar o golpe final. Mesmo assim pude ver as bases da franquia, na qual Nagisa e Honoka construíam sua amizade e só passaram a se chamar pelo nome no capítulo 8, que é lembrado até hoje pelos fãs. Logo depois foi Max Heart, com a introdução de Hikari e o conceito de "estranha em uma terra estranha", recorrente na franquia.

Passei então para Splash Star, em que esperava um requentamento da série original, mas mais uma vez estava errado. Era totalmente diferente, a começar pela ambientação da série, contrapondo o clima urbano de cidade grande da série original. Yunagi era um lugar cheio de verde e natureza, localizada entre montanhas e o mar, altamente aconchegante e com a presença dos Espíritos. Inclusive eram usados os conceitos de Tsukumogami (espíritos que habitam em objetos) e Kotodama (o "poder da palavra").

E nessa série foi desenvolvido um conceito que havia sido introduzido na série original: a dos vilões que tentam se aproximar das heroínas para roubar seus poderes, mas acabam se afeiçoando a elas. Nesse caso com Michiru e Kaoru. Esta série se tornou outra de minhas favoritas.

Ao mesmo tempo ia acompanhando as séries correntes e percebia que uma era totalmente diferente da outra, algumas vezes com conceitos opostos à anterior. Cada uma delas trazia sua mensagem, mas havia uma em comum.

Amor, até para um inimigo.
Felicidade. A própria e a dos outros.

Sonhos. Desespero e Esperança.
Encontro. Separação. Reencontro. O que é Família.
"Gostar" e "Não gostar".
Futuro. Possibilidades.

Essa mensagem maior teria grande valor para mim em 2013, quando tive um ataque cardíaco. A mesma mensagem de Ultraman que salvou a minha vida:

あきらめるな

Akirameruna, ou "não desista". A frase que ouvi em Ultraman Nexus e que depois notei que é mencionada em todos os filmes das séries Ultra. E isso era corroborado por Precure com uma frase semelhante:

絶対にあきらめない

Zettai ni akiramenai, ou "não desistir de jeito nenhum". Uma frase que era dita em todas as séries. Pois Precure era a história de Meninas que não desistiam de seus sonhos e isso foi o que me animou. Tinha meus sonhos, minhas ambições e não queria desistir deles.

Depois de sair do hospital, decidi levar uma vida mais saudável e para isso era preciso reduzir o peso. Nisso eu me lembrei das dicas da Miki/Cure Berry e passei a praticar. Essa passou a ser a minha meta para o ano de 2014. Foi um ano difícil. Experimentei todos os métodos possíveis até encontrar um que me fosse adequado. Esmoreci várias vezes, mas repeti as palavras de Ultraman e Precure para ir em frente.

Graças a isso, consegui cumprir meu intento e emagrecer mais de 30 quilos. Com os princípios de comer e me exercitar, com a reeducação alimentar, reverência à comida e equilíbrio nutricional. Tudo o que aprendi com Miki, Rikka/Cure Diamond, Honoka/Cure White e Yuko/Cure Honey. E tenho conseguido manter o peso seguindo esses princípios.

Outra lição importante é a de que é possível recomeçar mesmo depois de cair. Nesse ataque cardíaco, perdi uma grande parte do coração e por isso, nunca mais vou poder voltar a ser 100% saudável. Mas ainda assim tenho muitas possibilidades. Mesmo dentro de minhas limitações, posso ser e me tornar o que eu quiser. De fato, agora eu consigo fazer mais coisas do que quando tinha um coração inteiro! Mas teria sido muito melhor se eu soubesse que conseguia antes de ter o infarto...

Veria isso anos depois com Henri em HUGtto! Precure.

Por isso eu digo que Ultraman salvou minha vida e Precure a mudou. E é por esse motivo que dou tanta importância a essas duas séries.

Não desista!

Anos mais tarde, resolvi dar mais uma chance a Suite♪. E ao ver, desta vez eu pensei "Onde eu estava com a cabeça naquela hora?" e curti bastante. As brigas de Hibiki e Kanade, que no fundo faziam isso por se gostarem muito. A amizade de Hummy por Seiren. Ako e seus dramas. E enormes surpresas que surgiam durante o decorrer do seriado.

Depois disso, resolvi ver Smile! mais uma vez. Para ver se o que diziam era verdade, se ela se tornaria uma série medíocre depois de ver outras. Mas ao rever, fiz isso com lágrimas nos olhos. Era a sensação de se voltar ao lar. Ou melhor, de recuperar uma parte do corpo. Prestava mais atenção nos detalhes e notava coisas que não via na primeira vez. Por exemplo, a mensagem de "Na hora de se despedir, sorria!", que aparece no último capítulo era algo que já foi dito nos primeiros capítulos, sedimentando essa parte. E me dei conta que Smile! era a minha série favorita e ocupa o lugar deixado pela parte do meu coração que se foi.

As séries Precure deram muito para mim e resolvi que também deveria dar algo em troca. Sendo assim, resolvi comprar os Blu-Rays da série e comecei com Smile!. Na época o dólar não estava tão caro e dava para fazer a extravagância de comprar a série inteira. E o melhor é que era vendida em partes, o que aliviava um pouco. Mas com o tempo, isso se mostrou impraticável e acabei tendo que ficar só nos especiais de cinema. Ainda faltam muitos, mas espero conseguir todos um dia.

A única série de TV que tenho.
Especiais de cinema.

Passei a também a colecionar figuras da franquia. Comecei com a S.H. Figuarts da Cure Moonlight, mas me decepcionei um pouco. Por um lado a modelagem era muito boa, mas o sistema de articulações era abaixo da média. O controle de qualidade também não era dos melhores e havia muitas falhas de projeto. Esses problemas foram solucionados gradativamente a cada novo modelo, apesar do controle de qualidade deixar a desejar. E ia pegar só algumas delas, uma representante de cada grupo e só ter o time completo de Smile!, mas no fim acabei conseguindo todas as que constam no catálogo da Bandai. Ou quase, já que anunciaram um novo modelo, a Cure Yell, para julho deste ano.

Cure Moonlight, a primeira que adquiri. E muitas vieram depois.

E não fiquei só nas articuladas. Adquiri vários outros tipos, na proporção SD, como as chibi-arts (essa também tenho a coleção completa) e de pose estática. Uma pena que até agora não consegui nenhuma da linha Excellent Model Core, modelos de altíssima qualidade e negociados a preços altos no mercado de usados.


Outra área que resolvi explorar foi a das versões em quadrinhos, publicadas na revista Nakayoshi, feitas pelas irmãs Futago Kamikita, das quais somente havia ouvido falar. Mas as compilações já estavam com tiragem esgotada e teria que procurar em lojas de usados, algumas vezes por altos preços ou em péssimo estado. Felizmente, como parte da comemoração dos 60 anos da Nakayoshi e dos 10 anos da franquia, foi anunciada a Precure Collection, uma reedição de todas as séries, incluindo histórias que não foram incluídas em algumas compilações. Passei a colecionar esta série também e agora ela se encontra incompleta, faltando o 2º volume de HUGtto! Precure, que será lançado em março deste ano.

Os trabalhos das Mestras Futago Kamikita.

E havia mais uma área a desbravar: a dos romances literários. Vi em um site de notícias que iriam lançar livros nesse sentido, o que me despertou curiosidade. Alguns eram versões paralelas de eventos das séries de TV. Outras eram a versão do autor. E mais outras eram continuações. Se tratava de um verdadeiro universo expandido, com muitas possibilidades e oportunidades de saber mais sobre as personagens.

Existem modalidades para o público infantil e o juvenil.

Também cometi a loucura de conseguir um Nintendo 3DS só para o jogo de Happiness Charge Precure!, comemorativo dos 10 anos da franquia com a participação de todas as antecessoras. E bem no dia seguinte ao do que fechei a compra, foi anunciada uma versão mais avançada do aparelho... E agora gasto muitas horas no jogo Precure Tsunagaru Puzzlun, para smartphones...

Infelizmente não tinha rosa...
E no fim acabo jogando mais este, que é gratuito...

A série agora completou seus 15 anos e atualmente no Japão é um dos maiores conteúdos de entretenimento para meninas e consta como "força principal" nos relatórios da Toei Animation, junto com Dragon Ball e ONE PIECE. De fato, a Toei tem botado bastante força na franquia, com lojas especializadas em produtos relacionados, as Precure Pretty Stores, espalhadas por todo o Japão. Outra novidade foi a abertura de um Canal Oficial no YouTube, com vídeos promocionais, cenas dos próximos capítulos, brinquedos e lições de dança.

Foi feito um enorme trabalho de marketing na comemoração dos 15 anos com outdoors e uma colaboração com uma minissérie em live-action, Koe Girl!, que conta a história de aspirantes a dubladoras, estrelando Haruka Fukuhara (Himari/Cure Custard) e com participação de Haruka Tomatsu (Iona/Cure Fortune). A franquia teve destaque na inauguração do Toei Museum, com exposições e espaços para as crianças brincarem.

E o filme mais recente, Futari wa Precure♡HUGtto! Precure All Stars Memories, ganhou reconhecimento internacional ao figurar no Livro Guinness de Recordes como "O Filme Animado com mais Guerreiras Mágicas", sendo que todas as 55 heroínas têm falas. Tanto que até foi feito um vídeo especial para confirmar:


E recentemente foi realizado o Precure 15th Aniversary Live ~15☆Dreams Come True~, reunindo todas as cantoras dos temas da franquia e todas as dubladoras das protagonistas de cada série. Foi um grande espetáculo que fez os fãs chorarem de alegria, em que todos celebraram o aniversário de 15 anos da franquia. Também houve um pequeno milagre: a célebre cantora/dubladora Nana Mizuki, que foi a Tsubomi/Cure Blossom não poderia comparecer, pois ela tinha um show próprio na mesma data, o NANA MIZUKI LIVE GRACE 2019 - OPUS III. Em seu lugar, para representar Heartcatch! compareceu Fumie Mizusawa, a Erika/Cure Marine. Mas na última hora, Mizuki anunciou que compareceria em um dos dias do show de Precure, logo depois do seu próprio. Ela cumpriu sua promessa e fez pequenos números de comédia com Mizusawa e cantou a abertura e o encerramento de Heartcatch! levando os fãs à loucura. Esse show não foi gravado e nem será disponibilizado em DVDs ou Blu-Rays. Foi feito para ser uma experiência única a ficar gravada nas lembranças de quem compareceu.

O dublador Yuki Kaji, que participará do próximo filme, Miracle Universe, chegou a dizer que "Precure é algo que toda menina provavelmente vai ver na vida". Mas isso é dentro do Japão. Infelizmente as séries Precure ainda não conseguiram ganhar o mundo, alçar voo para atingir outros países fora da Ásia. Tanto que é difícil encontrar produtos relacionados aqui no Brasil mesmo em lojas de importados, como as do bairro da Liberdade, em São Paulo. O mais fácil de encontrar são produtos alimentícios, como furikake, chicletes e balas de goma.

Itens aleatórios que encontrei na Liberdade pegando poeira, pois ninguém dava bola.

Até foi feita uma tentativa de se trazer as séries Precure para cá com Glitter FORCE, mas foi um fracasso, devido a modificações desnecessárias, anacrônicas, cortes de episódios e uma administração desastrada que terminou com a Saban Brands devolvendo os direitos à Toei e ao abandono da marca. Pior é que mesmo assim, a exibição das séries pode não ser possível enquanto o contrato com a Netflix não expirar.

Ainda assim torço para que ela seja disponibilizada para todo o mundo. Um conteúdo como esse, com grande potencial, não pode ficar restrito a um determinado território. Tenho feito o possível para divulgar e contribuir e espero que chegue o dia em que as séries Precure sejam exibidas neste lado do mundo.

Ao menos as músicas podem ser encontradas no Spotify.

Agradeço por ter lido este longo e enfadonho texto até o fim. Foi feito às pressas, sem revisões de qualquer tipo, exatamente para me forçar a externar tudo o que sinto sobre Precure. Foi com elas que aprendi muita coisa e também sobre a estrutura do anime, como composição de série, direção de arte e o papel do diretor. Foi com essas séries que pude saber quem é Yuta Tanaka, Takashi Otsuka, Tatsuya NagamineAkira Takahashi, Toshie Kawamura, Yoshimi Narita, Isao Murayama, Atsutoshi Umezawa, Fumi Tsubota, Mitsuru Aoyama, Nishiki Itaoka e muitas outras pessoas que se esforçam nos bastidores para fazer a alegria das crianças.




Extra: Confissões de um Hater

Com Precure, também tive a oportunidade de rever o lado escuro dos fãs. Polarizações, discussões sem sentido, comparações injustas... E também havia discórdia entre fãs de determinadas séries. Alguns fãs de Heartcatch! detestavam Suite♪. Parte dos que gostavam da série original tinham birra com Splash Star!. Happiness Charge! era atacada por causa de um determinado personagem. Havia ainda aqueles que se achavam superiores a outros. E por aí vai.

Tenho que admitir que eu mesmo tive algo assim. Quando começou Doki Doki! Precure, foram feitos comentários maldosos sobre Smile!, fazendo comparações injustas entre as personagens e a série, o que me incomodava muito. Talvez por causa disso, eu tivesse pego certa cisma por Doki Doki!, embora visse toda semana e de fato fosse muito boa. Mas houve uma frase que me fez ver a verdade:

"A obra não tem culpa"

De fato, quem tem culpa são aqueles que espalham ódio e discórdia. Curiosamente, uma frase parecida seria dita pela Makoto/Cure Sword nos últimos capítulos de Doki Doki!. Isso me fez ver que uma obra não tem que ser odiada por causa de seus fãs. E nem por birra pessoal por não querer dar razão a eles.

Mesmo assim, um pouco dessa cisma continua até hoje, devido a essas lembranças ruins. Tanto que demorei a conseguir o livro com os conceitos e até agora não comprei o Blu-Ray ou o DVD do especial de cinema. É uma marca que vai ser difícil de tirar, embora atualmente tenha menos intensidade.

Mesmo assim a Rikka é bonita.

E teve outra vez em que cometi esse erro. Foi no final de Go! Princess Precure. Enquanto assistia a série, via na internet gente falando mal da anterior, Happiness Charge!. Mais uma vez eram feitas comparações maldosas, especialmente entre os personagens Blue e o Príncipe Kanata. Senti raiva e no último capítulo de Go! Princess, me peguei tentando procurar defeitos. Alguma coisa que desmerecesse a série e calasse a boca dos haters de Happiness Charge!. Porém, eu voltei a mim e pensei: "O que eu estou fazendo?!". Estava me deixando levar por um ódio banal ao invés de curtir e me emocionar! Mas já era tarde demais e isso tudo cortou o efeito que o episódio deveria causar. Me arrependi amargamente e desde então tenho tentado tomar cuidado para não cair nessa falta.

Mais uma ocasião em que vi o lado ruim dos fãs foi durante Smile!. A série trouxe muitos fãs novos à franquia, e alguns deles proferiam impropérios como "Smile é que é bom! O resto é lixo!", o que causava a ira de fãs mais antigos. Isso gerou uma enorme polarização e os fãs de Smile! passaram a ser malvistos entre os fãs de outras séries da franquia, sendo taxados de "Smile Buta" (ou "Porcos de Smile"), que estariam vendo a série só porque as personagens eram bonitinhas e não entendiam nada de Precure, que seria algo muito mais profundo. Em represália, eram feitas tentativas de se desmerecer a série, até acusando de não merecer ter "Precure" no título. E esse ódio se voltou até mesmo para os fãs de Smile! que não desmereciam outras séries. Felizmente esse tempo passou e Smile! passou a ter seu lugar.

Nessa eu percebi que havia uma "hierarquia" entre os fãs mais velhos e os mais novos. Entre os fãs de determinadas séries e os de outras. Uma polarização sem sentido que ia contra os princípios da franquia. Mas recentemente vi a voz da razão, por parte do fã desenhista Eunos, que conheço desde  que ele produzia fanzines de Lucky Star.

"Em relação a Precure, do qual gosto muito, eu também sou um "novato" que começou com Heartcatch! e só depois vi todas as séries, mas não pretendo negar os valores de nenhum fã novo. Ou melhor, os fãs de obras de entretenimento têm todos os mesmo valor. Dizer que quem tem mais conhecimento ou tem mais tempo é superior  não tem sentido".

Aprendi que cada série é para ser apreciada por ser ela mesma. Cada uma com um estilo diferente e boa ao seu modo. Acredito que essa variedade também é parte da grande mensagem da franquia de que "Todas são diferentes e (devido a isso) todas são boas".

23 comentários:

  1. A MELHOR HOMENAGEM A UMA DAS FRANQUIAS MAIS IDOLATRADAS DO JAPÃO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, camilokufs!

      Foi meio corrido, um monte de coisa ficou de fora e tinha partes que podiam ser dispensadas, mas tentei colocar o que sinto aqui.

      Mais uma vez obrigado por ver.

      Excluir
  2. Escritora ao dispor e olha, não cheguei a ver boa parte destas séries,mas, tenho de começar por alguma, certo?

    Tentei ver a primeira, não me convenceu e aí fui parar no "Yes! Pretty Cure 5" e como me encantei com a história e personagens, vi sua continuação que acho bem superior em termos narrativos à anterior, amo demais o visual das personagens no "Yes! Pretty Cure 5 Go Go"; depois fui para a mais recente "HUGtto Precure" e ela foi encantadora, em todos os sentidos, soube superar a má recepção da fanbase BR do Kirakira e como soube por aqui por ter elementos do Yes!, fui com tudo e puxa, que Precure maravilhoso. Minha única reclamação foi não terem feito uma interação real com a galera do Yes, senti falta disso, tudo bem que teve com suas antecessoras e com o primeiro anime da franquia, mas, puxa, sai frustrada. Se tinha influências, por que não usar isso em um crossover. Resta saber se farão, algum dia, certeza que não farão,mas, quem sabe, tenho esperanças.
    Atualmente, estou vendo o "Fresh Pretty Cure" e pelo que pude ver nos episódios que deram em HUGtto, parece que o elenco deste tem boas relações com o pessoal do Yes, vou ver estes filmes DX pra ter melhor certeza. O próximo tô em dúvida entre Smile ou Princess, curti o visual e as propostas, vamos ver no que vai dar.
    Minha certeza: a franquia Precure veio pra ficar e é uma mostra que os mahou shoujo tem seu espaço e lugar, sem ter de apelar demais como se vê em "Madoka Magica" ou tentar ser escrachado na comédia, como uns por aí. Viva a franquia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Escritora!

      Yes! 5 e Yes! 5 GoGo São justo os que eu ainda não terminei de ver. Mas tenho gostado. Tem um clima bom e as interações das personagens são muito boas. Outras séries com a mesma compositora, Yoshimi Narita, seriam Splash Star (depois de alguns capítulos) e Happiness Charge.

      Nesse ramo, ganha quem declara suas opiniões e por isso se existem poucos, mas eloquentes, que falam que determinada série é ruim, isso realmente afasta até mesmo aqueles que podem vir a gostar dela. Por isso acredito que cada pessoa deva experimentar por si mesmo/a e descobrir qual obra a agrada mais.

      O pessoal de Fresh! e Yes! se encontrou várias vezes nos All Stars e são velhas conhecidas. De fato, o primeiro DX é a passagem do bastão de Yes! para Fresh!. E Fresh! é um daqueles que eu recomendaria, sendo que a história de Eas é o grande ponto, feito com bastante cuidado. E a série comete várias ousadias.

      Recomendaria ver Smile! primeiro e depois Princess. Smile! tem uma variedade maior de estilos, indo da comédia para o drama passando pela aventura, com formato episódico. Quase um conjunto de histórias soltas. Princess tem uma estrutura narrativa contando uma grande história e cenas de ação muito boas por parte de um diretor competente.

      Precure já existe há um bom tempo e tem durado bastante. Acho um desperdício não exportar a marca de forma decente. Ainda sonho com o dia em que poderemos vê-la por aqui na íntegra, por parte de pessoal que sabe fazer as coisas.

      Excluir
  3. Muito obrigado por nos proporcionar a oportunidade de conhecer sua história com Precure! Confesso que seus relatos me emocionaram pois compartilho de sentimentos bem similares pelas séries de Precure que são importantes para mim.

    Sobre a má vontade na qual parte dos fãs recebem novas séries, isso realmente acontece, mas não podemos deixar isso nos afetar. No meu caso, por exemplo, amo de coração Mahou Tsukai, por ser a primeira série na qual eu pude acompanhar semanalmente, e me machucava muito ver as críticas na internet. As pessoas esperavam algo parecido com Go!Princess (uma série que eu não tinha visto na época), e quando isso não aconteceu, ficaram frustados. Já eu, que há pouco havia começado a assistir as primeiras séries em ordem cronológica, tinha Futari wa e Splash Star relativamente fresco na mente, e com Mahou Tsukai oude sentir uma nova dupla com um vínculo crescente tão forte e unidas por um ursinho cuja personalidade me encantou desde o primeiro momento. Logo, foi uma série que me agradou muito! E até hoje sempre vai ter um espaço reservado no meu coração.

    Ao longo dos anos, Precure tem sido uma das séries que me trazem sorriso no rosto toda semana, uma série que me ajuda a estar bem comigo mesmo na vida adulta e que me ajuda a não esquecer que meus sonhos existem para serem vividos, por mais difícil que a vida pareça. Fure Fure watashi ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Hyouta!

      Quem se emocionou agora fui eu com seu relato sobre Mahou Tsukai. E também fico chateado quando falam mal dessa série. A história de Mirai e Liko é linda, cultivando uma amizade e mais tarde uma felicidade depois que Ha-chan nasceu. E Mofurun é angelical demais. Acho que toda Menina Mágica sonha em ter um Mascote assim. Em matéria de fofura, acho que ninguém bate. Felizmente a Mahou Tsukai é amada por seus criadores, que sempre tentam dar um jeito delas aparecerem. E seus fãs não trocam por nada neste mundo. Escrevi também sobre o romance literário com uma história sobre os pais da Liko.

      https://usys222.blogspot.com/2018/10/maho-girls-precure-voce-disse-viagem-no.html

      Precure é a prova de que desenho infantil não deve ser subestimado. Por trazer aquelas mensagens que já esquecemos e que nos ajudam a enfrentar as dificuldades.

      E é isso mesmo. Amar a todos e a si mesmo é a chave. Fure Fure Minna!

      Excluir
  4. Fala, Mr. Usys!

    Que relato bacana, tão sincero e ao mesmo tempo tão solene. Acho que eu não tenho uma ligação tão visceral com série ou franquia alguma, talvez pela religiosidade presente em minha vida. Mesmo com Ultras ou com o Yamato, não nesse nível. E isso só aconteceu por que você se permitiu assistir sem preconceitos a uma obra com tantas camadas de entendimento. Agora, puxando pela memória, lembro do peso que Sawamu teve em minha vida. Eu assistia com meu avô, que adorava a série e comparava com os grandes filmes japoneses que ele via no cine Niterói. Os valores morais de Sawamu me fascinavam e isso só voltei a sentir em Yamato.

    Eu confesso que, com Precure, tive de início aquela mesma impressão da maioria. Eu gosto demais da série original da Sailor Moon e isso acabou me afastando de tentar ver, pois parecia apenas uma imitação, o que obviamente não é. Foi com você que eu percebi que há muito mais conteúdo em Precure do que se pode imaginar. E minhas filhas assistiram Glitter Force e se encantaram. Vi um pouco com elas e pude perceber, mesmo na versão americanizada, como é um trabalho encantador.

    Matérias com informações interessantes várias pessoas podem fazer. Mas um relato tão pessoal, tão forte e tão rico como esse somente você poderia ter escrito (e ainda com muita informação, claro). Parabéns!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      Eu me lembro de um episódio de A Gata e o Rato, em que Madelyn Hayes se encontra com seu Anjo da Guarda. Ele menciona aquelas ocasiões em que a gente fica deprimido e de repente, começa a tocar a nossa música favorita ou ao ligar a TV está passando aquele filme legal, e que tudo isso é obra desses Anjos. Por isso fico pensando se o encontro com essas obras não são um tipo de manifestação da Divindade para nos passar uma mensagem. Mesmo para aqueles que não têm uma religião. Foi o que aconteceu comigo com Ultraman e Precure.

      No começo eu também via Smile! como um "Sailor Moon - A Nova Geração". Mas com o tempo e conhecendo outras séries, vi que Precure tinha uma identidade própria. E isso se aplica a cada série, sendo que cada uma tem um teor diferente. Talvez esse seja o segredo da longevidade.

      Precure é uma série que me encantou de verdade. Com ela eu aprendi e relembrei muita coisa. E a experiência com a minha doença e recuperação também foram decisivas. Por isso, vou ficar muito tempo com ela. Ou melhor, ela já se tornou uma instituição como Ultraman, Kamen Rider, Metal Hero ou Super Sentai para mim.

      Excluir
  5. Matéria show de bola! Muito bacana a sua paixão pela franquia! Incrível como iniciamos o gosto por algo que antes desdenhávamos!

    Parabéns pelo esforço e por todas essas informações que muitas vezes (praticamente todas) só encontramos por aqui (em nossa língua).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Para ver que o negócio é experimentar mesmo. Vai aparecer "aquilo", mesmo dentro de algo pelo qual a gente não dava nada. E vem de repente, sendo que algumas vezes chega a mudar nossas vidas. Foi o que aconteceu desta vez.

      Excluir
  6. Essa franquia se tornou o meu novo amor entre as produções japonesas, terminei de ver Hugtto com o coração na mão chorando horrores, não consegui fugir me apaixonei por cada personagem, de protagonista a antagonista, desenvolvimento, história, roteiro, animação, fanservice (dezenas de personagens na tela nunca foi tão legal de ver), trilha sonora, fiquei deslumbrado com tamanha qualidade, estou atualmente vendo Go Princess e Smile, terminando estas partirei para a ordem cronológica, com certeza será uma obra pra se assistir com os filhos no futuro, seu pequeno relato me deixou emocionado de verdade, por mais que não tenha passado pelo que você mencionou, sinto sua vontade de continuar a viver e ser a melhor versão de si mesmo, PreCure é exatamente o que o nome da obra diz, uma Bela Cura para as mazelas de vossos corações, por que ter esperanças num mundo complicado como este em que vivemos nunca é demais, não é mesmo?
    Obrigado e parabéns pela página que acompanho a bastante tempo, aprendi muito com seus textos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, André Silva I!

      Ah, Hugtto foi linda! Também derramei litros de lágrimas nessa! Teve tudo o que eu queria ver! E Star Twinkle também promete. Adorei o primeiro capítulo.

      Ver com os filhos seria um grande sonho. Vejo muitos relatos nesse sentido no Japão que me deixam emocionado. Um desses pais, inclusive, virou blogueiro profissional até escrevendo para sites de notícias.

      À primeira vista, PreCure pode até parecer bobo, mas no fim lá é dito aquilo que nós já nos esquecemos, devido às atribulações da vida adulta. E traz um alento para os nossos momentos difíceis. O bom também é que lá é mostrado que nem tudo são flores e que sempre vai haver obstáculos ou coisas que não tem jeito. Mas ainda assim temos que continuar a buscar a Felicidade. Ao menos é isso o que eu entendo.

      Vou ver se consigo trazer mais coisas. Ainda tenho bastante material e pretendo publicar aqui.

      Excluir
  7. Bela matéria, dá pra ver que foi feita com sentimentos verdadeiros!

    Eita, já tem até dia oficial de Precure?! A franquia tá gigantesca mesmo! E dá pra ver que é um reconhecimento merecido, a cada matéria que leio por aqui percebo como as séries têm uma base de ideais parecidas, mas seguem histórias bem diferentes.
    Acho que muita gente subestima a simplicidade e o "clichê" de algumas séries. Nem tudo precisa ser super inovador e ter ideias complexas, até porque nem todo mundo tem disposição para assistir algo que requer atenção a cada detalhe, e é por isso que acho que essas séries mais simples onde você simplesmente para, assiste, e se diverte, são tão especiais. Coisa boa é poder parar alguns minutos para esquecer os problemas, se divertir um pouco, e se possível, se inspirar com bons ensinamentos, e é por isso que essas séries simples são boas, porque boa parte delas faz exatamente isso.

    Eu entendo bem o que você quer dizer com deixar de ver algo por preconceito. Já tive muito preconceito com animes "bonitinhos", pois tinha a ideia boba de que "não era coisa de homem" hahahaha! Mas depois de assistir K-On! eu percebi o quanto meu pensamento era bobo e imaturo. E hoje em dia acho os animes bonitinhos muito terapêuticos hehehe.

    Que legal essa história da Nana Mizuki com o evento de 15 anos! Imagino que deve ter sido bem difícl para ela conseguir fazer seu próprio show e logo partir para participar dessa comemoração, tem que ter muita energia e dedicação, e pelo visto isso era muito importante pra ela, então os fãs devem ter ficado ainda mais maravilhados. Nana Mizuki é realmente maravilhosa, já a admirava muito, e admiro ainda mais sabendo sobre essa história de dedicação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Eu mesmo fiquei surpreso com o anúncio de um dia oficial. Pelo que eu sei, só Ultraman tinha algo assim. Sinal de que estão investindo pesado na franquia e que vale a pena. De fato, fiquei sabendo que a Bandai também considera Precure como força principal, então deve durar muito tempo ainda.

      Às vezes a gente precisa de algo mais bobinho mesmo para relaxar. E o clichê pode ser muito bom se bem utilizado. Embora Precure sempre tente se reinventar trazendo vários conceitos originais ou até fazendo certas ousadias. E também as equipes têm bastante liberdade de criação, sem tantas restrições.

      Eu mesmo demorei para encontrar "aquela" série que me levou à franquia. E quando encontrei, nunca mais saí. Smile! tinha tudo para me agradar e daí fui levado às outras. E eu mesmo já abandonei essa de "coisa de homem", "coisa de mulher" ou "coisa de criança". Se agrada, então está ótimo.

      Eu não sei o que a Nana Mizuki come para ter tanta energia. Se pensar que desse show ela ainda foi pro próprio dela, dá para ver que é muita força! Por curiosidade até calculei quanto tempo se gastaria para ir de um show para o outro e foi mais ou menos meia hora de carro. Ou seja, ela só teve esse tempo para descansar! E ainda assim chegou no horário e deu um showzaço, que não decepcionou os fãs de nenhum dos dois eventos. Nana Mizuki é mulher poderosa! A popularidade que ela tem é altamente merecida!

      Excluir
  8. Olá Usys! Como vai?
    Cheguei (super) atrasada para a comemoração do aniversário da franquia aqui no Blog, mas finalmente consegui ler por completo a matéria no blog.
    De fato é possível constatar o quão importante a série é para ti, e isto traz sorriso para qualquer fã que compartilha o carinho pela série também.
    Enquanto lia suas primeiras experiências com a série Precure me fazia lembrar das minhas. Sempre gostei de CardCaptors Sakura e Sailor Moon, foram as primeiras Mahou Shoujo que me encantavam na infância. Eram histórias que faziam eu acreditar em mim mesma e saber o quanto era fundamental persistir nos sonhos não importando a situação ao qual se encontrava. Em 2009, eu conheci pela primeira vez Pretty Cure - em uma loja na liberdade, no meio de um monte de bonecas à preços módicos achei uma figure linda de cabelos cor de violeta (era a Kurumi - Milky Rose). Resolvi comprá-la, mas não sabia de qual anime era. Só tinha o nome dela na base e mais nada, revirei todos os sites até que encontrei o nome do anime: "Yes! Pretty Cure 5". Dali, foi o momento exato que conheci a série. Às vezes achava uns chicletes das Yes! e Heartcatch para vender, na extinta loja "Taiyou" no Shopping da minha cidade. Era tão lindo as embalagens! Mas ainda não havia assistido a série ...
    No final de 2010, resolvi dar a oportunidade e vi o primeiro episódio de Heartcatch!. Sinceramente, fiquei espantada, pois não tinha gostado. Talvez, por causa de influências acabei rotulando injustamente como "boba e infantil ". Passado um tempo, no meio de 2011, diante de vários problemas pessoais resolvi mergulhar em uma série que me trouxesse um pouco de conforto, algo que estava realmente necessitando naquele momento. Então voltei a ver o primeiro episódio de Heartcatch! Eis que minha vida mudou! Me apaixonei! Me questionei o motivo de ter criticado no passado uma série tão divertida quanto àquela. Naquela mesma época assisti simultaneamente Heartcatch e Suite. Nos anos seguintes fui acompanhando as demais séries pretty cure e os lançamentos semanais, com a maior alegria e sorriso no rosto. +

    ResponderExcluir
  9. Nunca vi a série por completo, faltam 3 que ainda não assisti: "Futari Wa", "Splash Star" e "Fresh Precure ". Mesmo assim, sou uma fã que respeita a opinião de todos, e sim, fico indignada com as críticas negativas, tóxicas e desnecessárias de certas pessoas. Compartilho do mesmo pensamento que você sobre os telespectadores críticos; se não gosta de algo da franquia,ou incomoda-se, simplesmente afaste-se; procure uma série que lhe agrade ou fruste menos.

    Uma curiosidade é que a Cure Moonligth também foi minha primeira SH Figuarts, e ao tirá-la dacaixa só tive decepções com a qualidade e o alto preço pela peça, apesar de ser linda!

    Outra questão que me chamou a atenção foi a sinceridade sua com relação aos seus sentimentos à Kamen Rider e Precure e sua vida particular. De fato, imagino que deva ter sido momentos bastante delicados e se reerguer e reinventar como fez ao entrar em contato com tais obras mostra o quanto uma obra de arte pode impactar e mudar o rumo da vida de uma pessoa, trazer novas perspectivas. Muito bonito de se ler e compartilhar com todos este seus momentos. Você realmente é digno de ser um fã da franquia, consegue captar o que há de essência na série a sensibilidade de olhar a história para além do mostrado; isto pouquíssimas pessoas sabem fazer. Parabéns!

    Pretty Cure me ajudou a acreditar que existem possibilidades, até para a minha realidade. Muitas das vezes não conseguia sequer encontrar palvras para expressar o que sentia. Quando comecei a assistir,vivia um momento tão solitário emociolmente que era complicado de nomear o que me faltava. E Precure veio para preencher essa lacuna na minha vida. Esta me levou à lugares que só na infância sentia ao ver os clássicos animes Mahou Shoujo. As protagonistas, enredo, músicas, danças/coreografia, vilões, desfechos e novas temporadas são o que me motivam a continuar a acompanhar!
    A vida nos mostra que a simplicidade está nas pequenas coisas que fazemos, e isto precure ressalta em todas as suas obras, incessantemente. E aí que mora a beleza da obra!

    Enfim, meu comentário enormemente monstruoso é este! Rs

    Fico feliz de ter conhecido você através deste blog, espero que possamos continuar a compartilhar informações ainda por muitos e muitos anos!

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      É. Acho que muita gente passa por isso mesmo. Demora um pouco para encontrar "aquela" série ou é preciso um estado de espírito para poder ver e dar um julgamento justo. E é interessante também como a gente descobre uma série. Pode ser aquela figura que a gente achou bonita ou até mesmo uma ilustração que a gente viu em algum lugar.

      Esse tipo de série não deve ser subestimada justamente por ser feita para crianças. Porque a gente não pode dizer qualquer coisa aleatória para elas, que estão se desenvolvendo. Por isso mesmo é preciso tomar bastante cuidado com a produção. E ao ler entrevistas percebo que é isso mesmo o que fazem. E fazem com amor, como se fossem pais criando suas filhas.

      Precure é uma daquelas séries que realmente dão uma tremenda ajuda para enfrentar as agruras do cotidiano. Algo que dá cor às nossas vidas. Dá catarse. Até gosto de séries mais sombrias, mas só isso não dá. Tem que ter equilíbrio.

      E é bom saber que tem gente que gosta da franquia. Você, por exemplo, é alguém que admiro por gostar de todas sem distinção. Um amor que transparece em seus trabalhos e nas opiniões breves, mas que pegam a essência, a mensagem que a equipe de criação quis passar. Esse olhar é algo que valorizo muito.

      Obrigado mais uma vez! E pretendo trazer mais coisas! Informações sobre o filme, por exemplo, que deveriam ter vindo primeiro... Está na metade e vamos ver se consigo trazer!

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Adorei a matéria e sua relação com Precure, realmente é uma franquia incrível! Conheci Precure em 2009 pelo Futari wa Precure tinha me chamado atenção na época, mas a internet da casa era horrível para ver anime tanto é que so comprava dvds (naquelas lojinhas de DVD de anime que antes viam em eventos). Não sabia que tinha várias temporadas, fiquei sabendo depois e fiquei tipo "acho que só vou ver as que chamarem mais minha atenção". Então la em 2014 chegou o dvd do Splash Star na loja que frequentava e resolvi assistir. No começo achei meio clichê, mas depois fui vendo que era um clima bem agradável as personagens eram muito boas a história ficava cada vez mais interessante a cada episódio que assistia, principalmente quando veio a Michiru e Kaoru. Depois de Splash Star comecei a ver Suite, no começo tinha achado "Poxa que colorido o outro não era assim", mas depois fui ignorando isso e cada episódio que via sempre me deixava na hype de ver o próximo (tanto é que terminei em 3 dias kkk), uma das coisas que mais gostei foi os mistérios que tinha e também a purificação da Seiren para Cure Beat que acabou se tornando minha favorita em Suite. Após essas duas finalmente vi o Futari wa Precure, tinha gostado bastante também, depois eu acabei vendo todas porque sempre que terminava um Precure ficava com vontade de ver mais. Foi uma franquia na qual me apeguei muito e me deixava muito feliz ao ver as mensagens. Precure junto de Aikatsu são as franquias que mais me emocinaram e sempre me mostravam sobre o esforço, o lado positivo das coisas e nunca desistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Victória Drumond!

      Splash Star esquenta mesmo com a entrada da Michiru e da Kaoru. Com elas a história ganhou mais dramaticidade e ficava cada vez melhor. Mas o clima aconchegante veio logo de cara, no primeiro capítulo. Era bem gostoso de se ver.

      De Splash Star até Suite teve um grande salto, já que se adequou ao padrão de imagens de alta definição. Com isso dá a impressão de que de "Futari wa" até "Yes! GoGo" a tela era meio escura. E também houve várias mudanças de desenhistas e de produtor. Suite teve várias surpresas guardadas e foi bem feito. Hibiki e Kanade ainda são favoritas dos fãs até hoje.

      Em um mundo cheio de absurdos é bom ver esses desenhos em que as meninas lutam e se esforçam para realizar seus sonhos. E mesmo que algumas vezes não consigam, elas mostram que o mais importante é não desistir. É ter esse espírito, porque senão nem dá para começar.

      Excluir
  12. lindo o seu texto! muito bom saber a sua historia com Precure! é incrível como vamos desenvolvendo sentimento pelas coisas com o passar dos anos. Sou APAIXONADA por garotas magicas, desde pequena! (Demashita! PPGZ e Tokyo mew mew la) e conforme fui crescendo, sempre ficava com aquele entusiasmo e brilho nos olhos quando via! até que um dia catando na web, encontrei o Smile! precure! (sim eu conheci precure pelo smile) na epoca, não curti! e dando mais uma pesquisada descobri que eram varias series e com varias protagonistas diferentes, e o choque: enorme! cheguei a pesquisar um pouco sobre as outras series e um pouco de cada personagem e enender a series, mas acabei não vendo! (na epoca eu tava mais interessada em outros titulos) 2013 quando surgiu DOKI DOKI que chamou a minha atenção e eu AMEI! apesar de na epoca ja ter me sentido meio velha para esse tipo de historia, eu AMEI! fazia as danças, cantava, ouvia as aberturas! e desde essa época eu resolvi acompanhar precure todos os anos e todas as series que lançavam! já na epoca, minha familia achava meio estranho eu gostar desse tipo de historia mas ainda sim "achavam fofo" de certo modo kkkkk! minha familia achava que seria só uma faze, e que eu iria assitir e esquecer etc, mas não, todo ano eu queria assistir a outra serie e decorar as musicas mais uma vez! eu me lembro de ficar toda doida tentando dançar as musicas de doki doki e smile! kkkkkkk! uma coisa que sempre me ocorria, todo ano é que eu sempre encontrava outra serie que me chamava mais a atenção que precure (em 2013 e 2014 eu tava mais interessada em ver AOT e jojos,eram mais para a minha idade etc) mas mesmo assim nunca deixei o precure totalmente de lado! precure sempre me fez sorrir. e meio que me fez como pessoa! e cada temporada que lançava eu acabava amando mais e e me empolgando cada vez mais! chorei, me emocionei, sorri, sofri e aprendi! inclusive quando a quarentena começou, eu me senti muito deprimida, sozinha, solitaria, sem esperança etc, e resolvi maratonar precure e reassistir as que mais gostei! e nossa, me fez sorrir muitoooooo! eu me diverti tanto e me destraiu tanto nesse periodo horrivel! maratonei varios e varios episodios! e ainda esperava os semanais do Healin Good! me ajudou muito nesse periodo! e para mim, cada serie do precure me ajudou de certo modo! por exemplo, eu tive uma epoca que eu não sabia oque fazer da vida e não sabia oque fazer com ela! nem pensava noque trabalhar e no que estudar....ai, quando eu assisti huggto, com toda aquela trama de "futuro" e "oque ser quando crescer" e "infinitas possibilidades" acabei me lembrando do meu sonho de infancia: ser professora! e com o anime, eu percebi que eu era CAPAZ de conseguir isso com meu proprio esforço e se eu quisesse muitooo mesmo! então, resolvi entrar na faculdade, e desde então faço licenciatura em inglÊs! até hoje a minha familia não gosta do precure e não entende por que eu gosto tanto, para eles é só mais um animezinho de criança irritante! (para ver só, até hoje eles não apoiam o fato de eu gostar do precure e ja briguei MUITAS vezes com meus pais por causa disso) mas mesmo assim eu não deixei e nem vou deixar de amar! precure é muito bom, as pessoas julgam muito pelo visual das personagens e pelo fato dele ser para crianças, mas ele é um anime lindo, emocionante, bem contato, e com personagens amaveis e encantadoras! e mesmo minha familia não me apoiando, eles deixam eu assistir e até me deram uns merchandises! (como furikake, lencinhos, chaveiros etc) kkkkkk! um dia ainda creio que eles vão me compreender e se quiser meu twitter é @esquila_linda e meu ig é @bunnystrawberrybell

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!

      E bom ver que Precure te reergueu e até te inspirou a ter uma profissão, de professora. Não é fácil e vai ter que se esforçar bastante, mas como vimos, mesmo Meninas Mágicas têm de ralar. Pois seus superpoderes são mais para ajudar as pessoas do que para realizar seus próprios sonhos.

      Sorte e oportunidade também contam, então se achar uma chance, agarra com tudo. Só com sucesso vai poder provar o valor daquilo que te inspirou.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html