domingo, 12 de maio de 2019

Q posket Yes! Precure 5 GoGo!


Saudações.

Desta vez vou falar das versões Q posket das Heroínas de Yes! Precure 5 GoGo!, feitas pela  Banpresto.


1. Informações
2. Cure Dream
3. Cure Rouge
4. Cure Lemonade
5. Cure Mint
6. Cure Aqua
7. Milky Rose
8. Galeria




1. Informações


Nozomi Yumehara é uma estudante do Ginásio, na Escola Cinq Lumière e no caminho para a escola, vê uma borboleta luminosa. Ao ir atrás dela, tromba com um jovem misterioso que parece estar sendo perseguido. O jovem é Coco, na verdade um Mascote um forma de feneco, que possui um artefato, o Dream Collet, para restaurar o Reino Palmière, que fora devastado pela Corporação Nightmare. Os inimigos também estão atrás do artefato e para isso querem capturar o Mascote. Nozomi, determinada a realizar o sonho de Coco, atrai a borboleta luminosa, que se torna um bracelete que permite que ela se transforme em uma Precure, uma Guerreira Lendária. A partir de então ela se torna a Cure Dream, a Grandiosa Força da Esperança.

Durante sua busca, Nozomi consegue a ajuda de mais companheiras: Rin Natsuki, sua amiga de infância, Urara Kasugano, aspirante a atriz, Komachi Akimoto, que sonha em ser escritora e Karen Minazuki, a presidente do Conselho Estudantil. Com isso é formado o time Yes! Precure 5. E elas ainda contam com o apoio de mais mascotes como Natts, amigo de infância de Coco, também capaz de assumir uma forma humana, e Milk, que se diz ser a cuidadora dos Príncipes de Palmière.

As Precure conseguem derrotar Nightmare, mas surge outra organização, a Corporação Eternal, que pretende coletar tudo o que há de valioso no universo e guardar em um enorme museu, sob o pretexto de conservá-los. Seus alvos são o Cure Rose Garden e os Príncipes do Reino Palmière, Coco e Natts. Nisso, Nozomi e suas amigas conseguem novos poderes e Milk também consegue se transformar em uma guerreira, a Milky Rose. E um novo mascote vêm para ajudá-las, Syrup, embora no começo ele não se dê bem com todos, especialmente com os habitantes de Palmière.


Yes! Precure 5 foi um novo marco na franquia ao introduzir o conceito de "time", sendo que até então as Heróinas eram "parceiras", sempre em duplas, às vezes com outras guerreiras de apoio. Isso se refletiu nas cenas de luta, sempre com as Cures trabalhando em equipe como nas séries Super Sentai. Cada uma delas passou a contar com transformações e ataques individuais, diferente das séries anteriores em que era necessário ter as duas juntas para isso. Mas mais tarde surgem itens de reforço e ataques conjuntos.

Também foi dada mais ênfase a um romance, desta vez entre Nozomi e o mascote Coco, que podia assumir uma forma humana, Kouji Kokoda. Seu amigo Natts também tem essa habilidade e tem envolvimento com Komachi, a Cure Mint. Mas o caso de Nozomi e Coco enfrenta forte oposição de Milk, que sente que a menina não é adequada para ficar ao lado do príncipe de seu país, e faz de tudo para atrapalhar a relação entre os dois.

A composição de série ficou a cargo de Yoshimi Narita, que se tornaria a maior veterana da franquia, escrevendo para quase todas as séries. Ela conseguiu mostrar bem como é formar um time ao fazer com que cada personagem tenha seus problemas e entrasse em conflito com outras devido a diferenças (e às vezes a semelhanças) de temperamentos.

A história se passa no Japão, mas em uma cidade de estilo europeu, inclusive com uma enorme torre de relógio. A escola também tem uma arquitetura que lembra algo feito na França ou na Inglaterra. O clima é um tanto escuro, sem tantas cores ou brilho como nas séries atuais. Os inimigos, a Nightmare e a Eternal, lançam mão de monstros medonhos, semelhantes a fantasmas e outros entes sobrenaturais.

O design das personagens foi de Toshie Kawamura e esse foi seu primeiro trabalho nesse sentido, sendo que até então ela só cuidava da direção de animação em alguns episódios, mas desenhava alguns personagens secundários. Ela conta que foi bem difícil, pois até então mexia com obras já prontas e agora teria de fazer tudo desde o começo. Ela começou pelos personagens em suas formas comuns, sem se transformarem, para depois fazer as Cures. Pois assim ela poderia ter uma ideia de como seria a personalidade de cada uma.

Kawamura recebeu vários esboços de trajes da Bandai e se surpreendeu em ver alguns com temas de ficção científica em que as personagens poderiam até sair para o espaço com eles. Mas a produção optou pelos temas de "garotas de torcida" e "borboletas" e Kawamura fez as formas Cure nesse sentido. A partir de GoGo!, foi adicionado o tema de "rosas" e os trajes passaram por mudanças, com um ar mais adulto, como que para mostrar o desenvolvimento das personagens.

Kawamura mais tarde fez os designs de Smile Precure! e HUGtto! Precure. Fora da franquia, ela trabalhou como Diretora de Animação em alguns episódios de Marmalade Boy, Ojamajo Doremi, The World God Only Knows, e teve grande participação em Lord of Vermillion: The Crimson King. Outro trabalho foi nas ilustrações de MiraChan Time Miracle Ramiy.



As Q posket vêm em peças, mas é fácil de montar. Duro é saber a angulação da cabeça e a posição do suporte.
Assim como nas figuras de Cure Black e Cure White foram disponibilizadas duas versões, uma com pintura comum e outra perolada. Peguei a versão perolada.


2. Cure Dream



Nozomi Yumehara estuda no 2º Ano Ginasial na Escola Cinq Lumière. Ela é péssima tanto com estudos quanto com esportes. Trabalhos manuais também não são o seu forte por ser muito desastrada. E diferente de suas amigas, ela não tem um sonho definido. Mas possui iniciativa, demonstrando ser uma líder nata, que conhece bem suas amigas e suas habilidades, sabendo (inconscientemente) como conduzi-las para realizar um objetivo. Nozomi também é carismática, capaz de fazer amigos com facilidade. Sua frase de efeito é "Está decidido!".

Coco assume a forma de um jovem humano chamado Kouji Kokoda, que se torna professor na escola de Nozomi. Nessa forma, Coco se torna mais adulto e conduz Nozomi para buscar seu verdadeiro sonho, mostrando que aprender não é algo chato ou enfadonho. Basta procurar por algo que a interesse. Os dois se aproximam em um relacionamento muito maior que simples amizade ou admiração. E esse romance é tratado com mais profundidade na versão em quadrinhos de Futago Kamikita.


Nozomi foi interpretada por Yuko Sanpei, que atualmente faz a voz do personagem-titulo de BORUTO, Boruto Uzumaki, o filho do protagonista da série anterior, que fez sucesso mundial. Ela é conhecida por  seus trabalhos como a voz de meninos, como o protagonista Lenton em Eureka seveN, e também como Seita, o enteado da bela Hinowa em Gintama.

Coco/Kouji foi interpretado pelo lendário Takeshi Kusao, que interpretou vários heróis, como Trunks nas séries Dragon Ball, Ryo Sanada em Samurai Troopers e Yukimura Sanada nas séries de jogos Musou (Warriors), da KOEI Tecmo. Algumas vezes ele faz a voz do Ultraman Ace. Na forma Mascote, Kusao consegue fazer uma voz fina, infantil.




Visão de corpo inteiro. A linha Q posket tem um estilo característico de representar as personagens. A Nozomi ficou bem e a camada perolada dá um ar chique.



Close do rosto, arranjado para o formato Q posket, com olhos que parecem de boneca e bochechas saltadas e rosadas.

Outra marca registrada da Q posket é a modelagem esmerada do cabelo, com vários sulcos e fios, como na franja.

Dos lados da cabeça existem rabos de cavalo que fazem um aro, igual ao de várias personagens como Yoko Tanaka em Idol Tenshi Youkoso Yoko, em que Kawamura também trabalhou. E também o de Yohko Mano, de Mamono Hunter Yohko. Esses aros são as partes que a dubladora Yuko Sanpei mais gosta no visual da personagem por se parecerem com donuts.

A divisória do cabelo é muito bem feita, assim como os fios que convergem para os aros.

A parte de trás e´modelada como se parecesse tremular ao vento. Na fase de planejamento, o cabelo era loiro com tom amarronzado, mas depois decidiu-se pelo rosa, uma cor mais brilhante e chamativa.

E as pontas são esculpidas com esmero, bem definidas e caprichadas.

Nas orelhas existem brincos em forma de borboletas.

A gola é o grande diferencial da mudança de imagem para GoGo!. Isso foi feito a pedido do produtor Takashi Washio para que os ombros ficassem mais definidos e desse um ar mais adulto às personagens.

O broche em forma de borboleta, com pintura rosa na parte de dentro, e uma rosa abaixo da joia do meio, mostrando os dois motivos da série.

Outra mudança no design é que as costas pareceriam abertas.


Detalhe das mangas, com babados na parte de dentro.

A luva esquerda, com um símbolo de borboleta no dorso da mão, que tem uma pose característica. Na primeira temporada as Cures usavam braceletes para se transformarem, mas isso foi mudado em GoGo!.

Detalhe da luva direita. As dobras de tecido são muito bem feitas.


Detalhe da saia. Na primeira temporada, Nozomi ficava com o umbigo de fora, mas isso foi mudado em GoGo!, e por cima foi colocada uma jaqueta com cauda de andorinha.

Outra mudança de GoGo! foi o item de transformação que passou a ser um aparelho semelhante a um telefone celular, o CureMo (de "Mobile Phone"), guardado em uma pochete.

As leggings são representadas por pinturas e também usam a camada perolada.

As pernas são bem moldadas, com joelhos.

As botas são extremamente detalhadas, com detalhes que lembram pétalas de flor na boca. Apesar de ter salto alto, algo que foi evitado nas séries anteriores, o solado é grosso, como que para demonstrar que as meninas se mantém firmes com seus próprios pés.

Todas as figuras vêm com um suporte opcional.

No caso da Nozomi, é preciso encaixar nos sulcos dos cabelos, em uma área específica.


Junto com outras figuras da Cure Dream. Interessante que o tom de rosa é diferente em cada uma delas. A da Q posket é a mais próxima da original.


3. Cure Rouge



Rin Natsuki é boa com esportes e a grande craque do time de futebol de salão da escola. Amiga de infância de Nozomi, é ela quem tem que dar apoio ou fazer a moderação quando a protagonista faz ou fala alguma besteira. Rin é bastante ativa e valente, mas guarda um lado sentimental, querendo um dia encontrar um namorado bonito. E tem talento para fazer bijuterias, que são vendidas na Natts House, a casa dos Mascotes e a "base de operações" das Precure 5.

Na versão em quadrinhos, até é mostrada uma aproximação de Rin com Natts e tudo indicava que eles iam ser um casal, mas...


Rin foi interpretada por Junko Takeuchi, que foi o personagem título de NARUTO, Naruto Uzumaki, que agora passou o título para seu filho Boruto. Um de seus outros trabalhos foi como Gon Freccs na primeira versão de HUNTER X HUNTER, que foi exibida no Brasil pela Animax, mas só com a dublagem brasileira. Assim como Sanpei, Takeuchi é conhecida por seus papéis como meninos, mas ela também fez a voz da anti-vilã Kuromi em Onegai My Melody.




Rin também ficou bem representada, com a pose parecida com a da auto-apresentação. Ela foi a primeira Cure de vermelho. Toshie Kawamura comenta que escolher o tom certo da cor foi bem trabalhoso, pois um vermelho mais forte deixaria muito parecido com o rosa da Dream. E um tom mais suave ficaria parecido com o amarelo da Lemonade.



Close do rosto. Os olhos são levemente puxados para cima, como na original. Isso foi levado em consideração ao passar para o formato Q posket.

Detalhe da franja.


O cabelo é altamente esmerado, lembrando fogo, o elemento da Rouge. Mas na verdade só está desarrumado e ficou desse jeito por acaso.

Outro diferencial de GoGo! são os enfeites no cabelo com o formato de rosas. Nozomi tem dois e Rin tem um. Na primeira temporada tinha o formato de uma borboleta.

Mas esse motivo continuou nos brincos.

O broche de Rin é vermelho.

Detalhe das costas. Pena que as marcas de Copyright não possam ser escondidas pois Rin tem cabelo curto.


A gola é simples, comparada com Nozomi.


A jaqueta de Rin é sem mangas, só com babados.



As poses dos braços transmitem força, combinando com a personagem.


Detalhe da saia, com movimento, assim como as caudas de andorinha da jaqueta.

A pochete para carregar o item de transformação.

As leggings possuem uma linha que delimita a cor.

As pernas são dobradas e por isso ela parece mais baixa que as outras.



Detalhe das botas. O solado é um pouco mais grosso que o de Nozomi e sem tantos enfeites. A pose é bem firme.

O suporte opcional.


Desta vez o suporte é preso dos dois lados. Útil para saber a posição da cabeça, que é presa por um pino circular.


Com outras figuras da Rin. O tom de vermelho é parecido na S.H. Figuarts e na Deformeister Petit. O da Q posket tende para o salmão.


4. Cure Lemonade



Urara Kasugano estuda no 1º Ano do Ginásio e trabalha como cantora Idol, participando de pequenos shows e eventos, arranjados por seu agente, Kouta Washio. Mas esse não é seu verdadeiro sonho e ela deseja avançar na carreira e um dia ser uma grande atriz, como sua mãe falecida, Maria. Urara é mestiça, sendo que seu pai, Michel, é francês. Seu prato favorito é o Curry, que faz despertar boas lembranças com sua mãe. Apesar de ser a mais jovem do grupo, Urara é a mais madura mentalmente e se dedica bastante à sua carreira, o que a faz se distanciar de seus colegas de classe. Mas é o contato com Nozomi que faz com que ela tenha amigas novamente.

O agente Washio é baseado no produtor Takashi Washio, considerado o "Pai das Precure".

Em GoGo!, ela se aproxima do mascote Syrup, que também assume a forma de um menino humano quase da mesma idade dela, sob o nome de "Shiro Amai" (nome dado por Karen, às pressas). Syrup no começo não se dava bem com o time, devido a problemas no passado, mas depois passa a se entrosar mais.


Urara foi interpretada por Mariya Ise, que mais tarde foi a maníaca Midari Ikishima em Kakegurui  (a da arma). Curiosamente nesse desenho tem uma personagem com uma história parecida com a de Urara. Na segunda temporada existe um capítulo em que as duas se encontram em uma cena que não tem na versão original, na qual Midari (por alguma razão) conta que o caminho do show business não é tão fácil assim. Ise também foi Kilua na segunda versão de HUNTER X HUNTER, Eureka (Bonnie) em Pokémon XY e Dragon Kid em TIGER & BUNNY.

Ise lançou dois CDs cantando como Urara e ambos estão disponíveis no Spotify:

とびっきり!勇気の扉 (Tobikkiri! Yuuki no Tobira, algo como "Repentinamente! Portal para a Coragem")
ツイン・テールの魔法 (TWIN TAIL no Mahou, "A Magia dos Twin Tails"). Existe outra versão com uma letra diferente com o subtítulo ~扉をあけはなして~ (Tobira wo akehanashite, "Escancarando as portas")

Syrup/Shiro foi interpretado pela diva Romi Park, conhecida como a voz do protagonista Edward Elric em Fullmetal Alchemist. Ela ainda trabalhou nas séries animadas de GARO, como Ema em Honoo no Kokuin, a heroína Seimei em Guren no Tsuki e a vilã Queen em Vanishing Line.




Urara é representada em sua pose de apresentação. O perolado dá um brilho a mais para o amarelo.



Close do rosto, com um tom mais maduro que o original. Mesmo assim é gracioso.

Detalhe da franja, com a testa bem exposta.

O cabelo da Lemonade é altamente característico, com as voltas dos lados, esculpidas na forma de cones. Também estão presentes os enfeites em forma de rosas.

A parte de trás do cabelo é modelada de modo a convergir para os lados.

Nas versões preliminares, ela teria apenas bombons arredondados dos lados, mas acharam que ficaria comum demais. Daí optou-se por colocar esses fios, com o formato de uma tromba de borboleta. Esse também é o ponto que a dubladora Mariya Ise mais gosta no visual da personagem.

Detalhes dos brincos em forma de borboletas. Os fios dos lados também têm o formato de espirais. 


A gola da jaqueta lembra uma flor.


O broche tem uma borda amarela e para a Lemonade, a parte de dentro ficou laranja para aparecer mais.

Detalhe das costas. Urara também tem o mesmo problema da Rin, das marcas de Copyright não poderem ser escondidas pelo cabelo.


As ombreiras lembram pufes.

A pose dos braços é peculiar. O perolado dá um ar de suavidade.


A saia é cheia de babados e a jaqueta é curta, sem as caudas de andorinha.

A pochete para guardar o CureMo.

A "zona absoluta", com as leggings. Essa parte é menos exposta que as outras.


É porque Urara usa meias do tipo 7/8 com enfeites na boca. Em compensação a bota é mais simples.

O suporte opcional. Como não tem fotos, tive que procurar a melhor posição...

... de modo que o suporte encaixasse nas ranhuras do cabelo.


Outras figuras da Urara. Na versão S.H. Figuarts ela acabou ficando do mesmo tamanho das outras, sendo que ela deveria ser mais baixinha.


5. Cure Mint



Komachi Akimoto é de uma classe acima de Nozomi e cuida da biblioteca da escola. Ela, geralmente, é pacata e plácida, mas quando fica brava consegue meter medo em todos. A família de Komachi tem uma confeitaria em estilo japonês e ela mesma tem a mania de querer colocar Youkan (uma espécie de gelatina de feijão azuki) em tudo quanto é tipo de comida. Komachi tem uma irmã mais velha chamada Madoka, que é bem parecida com ela, mas seu oposto em matéria de temperamento, andando pelas ruas com sua moto. Komachi sonha em ser escritora e de vez em quando mostra seus trabalhos para suas amigas.

O mascote Natts é velho amigo de Coco e sempre carrega consigo uma chave. Ele se mostra frio e mantém distância do grupo, mas isso é por sentir culpa de ter inadvertidamente deixado que Nightmare invadisse seu mundo e o devastasse. Natts assume uma forma humana de um homem bonito chamado "Natsu", que se torna popular entre as meninas da cidade, o que causa certo desconforto nele. Mas ele sabe usar isso ao seu favor para encobrir as identidades das Precure 5. Natsu é habilidoso com máquinas e trabalhos manuais e tem uma loja de acessórios, a Natts House.

Natts é um leitor compulsivo e um dia Komachi lhe mostra um romance que ela escreveu. Mas por ter lido vários tipos de livros, faz críticas duras à Komachi, o que quase faz com que ela desista de seu sonho. Só que ele não faz isso por mal e apenas não é bom com palavras e por isso muitas vezes age de forma rude, e na forma de mascote conta que viu pontos positivos e com isso Komachi se reergue. Mais tarde, os dois passam a se aproximar mais.

No começo, aparentemente não se sabia se Natts teria um par romântico e na versão em quadrinhos, Futago Kamikita o colocaram com Rin. Mas mais tarde se ajustaram ao desenho animado e Komachi passou a ser seu par, sem grandes explicações.


Komachi foi interpretada por Ai Nagano, que foi a protagonista Honey Kisaragi em Cutey Honey F. Infelizmente ela não foi chamada para reprisar o papel em Cutey Honey Universe e nem mesmo uma de suas formas. Outro papel foi como Shaochung, a irmã mais nova de Lee, um dos protagonistas de Digimon 3.

Natts foi interpretado por Miyu Irino, que foi o Jean-Nine/Jean-Killer nas séries Ultra e o protagonista Sora na de jogos Kingdom Hearts. Ele também foi ator-mirim e apareceu no especial de cinema Ultraman Tiga Ultraman Dyna & Ultraman Gaia - Batalha no Hiperespaço como Yu Hirama, o amigo do protagonista Tsutomu.




A pose de Komachi é relativamente tranquila, como é de se esperar dela. Ela é uma Cure do elemento Terra e por isso o visual lembra um vegetal.



Close do rosto, com uma expressão igualmente tranquila e o olhar voltado para o lado.

O enorme enfeite de cabelo em forma de borboleta com uma rosa no centro.



O penteado de Komachi é o mais "comportado" de todas, mas ainda assim a modelagem é intrincada e detalhada.

Mesmo assim existem essas duas mechas que lembram cipós e também asas de borboleta.

As mechas são assimétricas. A curvatura é caprichada.

Os brincos em forma de borboletas.


A gola do jaqueta tem moldes que lembram uma flor.

O broche é verde, com uma rosa debaixo da joia do centro.


As mangas são no formato de pufes, mas com pontas voltadas para os lados. Na primeira temporada, os ombros ficavam de fora.



As luvas com adornos em forma de borboletas.


A jaqueta de Mint tem duas caudas de andorinha.

A pochete para o item de transformação. Tem direitinho o emblema de uma rosa com uma borboleta.

Komachi fica com as pernas de fora.


As botas, que são o ponto que a dubladora Ai Nagano mais gosta no visual da personagem. Especialmente a boca, com o formato de flor.

O suporte opcional. O cabelo pode ser colocado em volta da haste como uma trepadeira.

O suporte é feito como se amparasse a cabeça de Komachi.

Com outras figuras da personagem.


6. Cure Aqua



Karen também é do 3º Ano e é presidente do Conselho Estudantil. Ela vem de uma família rica, com várias propriedades, e mora em uma mansão em estilo europeu. Karen é inteligente, sempre tirando as melhores notas, e é muito boa com esportes, especialmente equitação. Por outro lado, ela não se dá bem com trabalhos domésticos. No início, Karen tentou se tornar Precure movida por seu grande senso de responsabilidade, mas foi rejeitada pela borboleta luminosa que se tornaria seu item de transformação. Só quando desejou isso de coração, movida por vontade própria e não por dever, que ela conseguiu se transformar na Cure Aqua.

Os pais de Karen viajam muito pelo mundo, deixando-a sozinha muitas vezes. Mas sempre telefonam para conversar com ela. Karen conta com a ajuda do velho mordomo conhecido apenas como "Sakamoto" (seu primeiro nome é desconhecido), que também é seu chofer, cozinheiro e conselheiro, demonstrando muitos talentos e habilidades. Não. Ele não é esta pessoa.


Karen foi interpretada por Ai Maeda, que foi a Mimi Tachikawa em Digimon Adventure. Outro de seus papéis foi como Raki, a discípula de Kiki de Aries em Saint Seiya Omega. Ela, ainda, é a Setsuna Meioh/Sailor Pluto em Sailor Moon Crystal.




Karen é uma das Cures mais elegantes da franquia (opinião com forte viés). E isso é representado na figura, mesmo com proporções reduzidas.



O rosto também esbanja elegância, ainda que comprimido, com as bochechas saltadas, rosadas, comuns a todos os modelos da linha Q posket. Também é uma das poucas figuras que representam Karen sorrindo.

O enfeite de cabelo é parecido com o de Komachi.

A modelagem do cabelo é insana, com os fios convergindo para formar o rabo-de-cavalo e até formando faixas ao redor da cabeça. A imagem seriam os anéis do planeta Saturno.

O enorme rabo de cavalo, desenhado para lembrar um chafariz.

O cabelo é espalhado, mas as pontas formam uma linha reta.

Detalhes das mechas dos lados. No fundo os brincos no formato de borboletas.


A gola é a mais curta e simples de todas.

O emblema, com o formato de uma borboleta com detalhes em azul. Não são usadas partes em material transparente.

Detalhe das costas.

As ombreiras são acentuadas, protuberantes, com forte presença.

O braço direito. A mão faz uma pose peculiar, sendo que os dedos não são simplesmente alinhados.

O braço esquerdo, com a mão fazendo uma pose característica. Nela também os dedos não ficam simplesmente esticados.


A jaqueta tem uma cauda de andorinha.

As pernas ficam de fora, com as coxas cobertas pelas leggings.


As botas, com solado grosso e bocas em formato de flores. A modelagem é magnífica, com as dobras.

O suporte opcional.

Assim como na Komachi, a base parece acomodar a cabeça.

Com outras figuras da Karen. A Q posket é a única com um sorriso no rosto. Vendo só as figuras faz pensar que Karen é sisuda, mas na verdade ela é altamente expressiva.


7. Milky Rose



Milk é uma Mascote que veio do Reino Palmière e aspira ser a Servente Oficial dos príncipes Coco e Natts. Talvez por isso, não veja as Precure com bons olhos, achando que elas não são qualificadas para protegê-los. Especialmente Nozomi, com quem ela tem muitas brigas de baixo nível, inclusive envolvendo chocolates. E ela sempre dá um jeito de atrapalhar tudo quando Nozomi e Coco se aproximam. Mas ela não é má pessoa e faz isso pensando no bem estar dos príncipes e com o tempo vai reconhecendo o valor das Precure 5. E ela cria uma forte ligação com Karen, que cuidou dela quando estava doente.

Em GoGo!, ela consegue assumir uma forma humana, de nome Kurumi Mimino, e também se transforma na heroína Milky Rose. Ela teria a força de todas as Precure 5 juntas, que ela demonstra nas séries All Stars criando uma cratera enorme no chão com um soco. Mas sua transformação teria um tempo limite, embora não seja mencionado quanto.

Na versão em quadrinhos, Milk acaba se tornando uma rival para Nozomi pelo amor de Coco. Só que no fim as duas acabam percebendo que no fundo gostam uma da outra e Milk finalmente abençoa a união dos dois.


Milk/Kurumi foi interpretada por Eri Sendai, que trabalhou no elenco fixo da série original Futari wa Precure e Max Heart como a Shiho, colega de classe de Nagisa, que tinha a mania de falar três vezes a mesma frase. Ou seja, na franquia inteira ela interpretou uma "amiga da protagonista", uma "mascote" e uma "heroína". Outro papel foi como Rei Saotome (Blair) em Yu-Gi-Oh! GX.

Sendai foi atriz mirim e apareceu em Super Equipe de Resgate Solbrain (Ep. 42) e em Zyuranger (Ep. 11).




Kurumi é representada em uma pose semelhante à de apresentação. Logo dá para ver que se trata de uma guerreira diferente e por isso o nome do programa não é invalidado.



Close do rosto, com uma expressão cheia de confiança. As sobrancelhas grossas são bem representadas.




A tiara tem um formato característico, com partes semelhantes a plantas, como a rosa azul, assim como folhas e frutos.


Dos lados existem partes que lembram raízes.


O volumoso cabelo ondulado, esculpido de forma extremamente intrincada.


Dos lados existem dois rabos de cavalo, que remetem às orelhas da forma mascote de Milk, que lembra um coelho de orelhas caídas (lop).


Os rabos de cavalo são peças separadas, o que dá uma sensação de realidade.


A testa é aberta, com todos os fios de cabelo convergindo para os lados.


Os brincos são mais simples que os das Cures.


Vendo bem, o traje lembra um pouco os visuais da temporada anterior. Mas com detalhes que lembram rosas ao invés de borboletas.


A enorme rosa azul do peito, diferente as outras Cures. Esse é um dos pontos que a dubladora Eri Sendai mais gosta no visual da personagem.


O umbigo fica de fora, como na Cure Dream na primeira temporada, na abertura em "V" da roupa. Na versão em quadrinhos, esse ponto é fortemente enaltecido por Urara.


As ombreiras lembram pétalas de rosas.



As luvas têm designs diferentes das Cures, com rosas ao invés de borboletas. E tem mais babados.



A saia também segue um conceito diferente, sem a jaqueta por cima.


As pernas ficam de fora e são bem esculpidas, com curvas nas coxas e nas panturrilhas.



As botas têm solado grosso. O enfeite amarrado com um laço na parte de trás é o ponto a se notar.


O suporte é um pouco diferente das outras.


Desta vez ele sustenta o cabelo volumoso.


Com outras figuras da personagem.


8. Galeria



- A Grandiosa Força da Esperança! Cure Dream!


- A Chama vermelha da Paixão! Cure Rouge!


- O Efervescente Aroma do Limão! Cure Lemonade!


- A Terra Verde da Tranquilidade! Cure Mint!


- A Fonte Azul da Sabedoria! Cure Aqua!


- A Rosa Azul é o Símbolo Secreto! Milky Rose!


- A Força da Esperança e a Luz do Futuro! Os Cinco Corações que voam com elegância! YES! PRECURE 5!!!
Toshie Kawamura conta que a escolha das cores foi um dos pontos mais difíceis da criação. Kawamura já tinha a intenção de dar cores das quatro estações, mas não sabia qual seria a da protagonista. Nisso, a produtora Rika Tsurusaki sugeriu o rosa e assim ficou decidido que essa seria a cor da Dream.


No princípio, segundo o produtor Takashi Washio, Milky Rose não seria uma Cure. Mas com o tempo ela passou a contar como uma delas nas séries All Stars.


Nozomi e Rin são amigas de infância. E é Rin quem tem que dar apoio quando Nozomi faz ou fala alguma besteira.
Interessante que Yuko Sanpei e Junko Takeuchi contracenaram por dois anos na série e mais tarde se reencontrariam como pai e filho em BORUTO.


No começo eram apenas Nozomi e Rin, mas mais tarde Urara se junta ao grupo.


- Nozomi! Nozomi! Você só sabe falar dela?!
No começo, Rin não se dava bem com Urara, que se aproximava muito de Nozomi e sempre perguntava dela. Mas isso era por Urara não ter tido amigas de verdade e Rin mais tarde entende seus motivos.


Komachi e Karen são velhas amigas desde o primeiro ano. Foi Komachi quem deu apoio a Karen quando ela enfrentou um problema em seu trabalho no Conselho Estudantil e de vez em quando lhe dá dicas.


Rin e Karen também não se davam bem no começo por terem algo em comum: elas não gostavam de perder e sempre discutiam, às vezes por motivos banais como o sabor de um suco para levar em uma excursão.


Mas as duas se entendem e passam a reconhecer o valor uma da outra. Os elementos podiam ser opostos, mas no fundo elas eram parecidas.


Com isso tudo pode parecer que Rin era a encrenqueira do grupo, mas esse posto na verdade é de Milk, que implicava com as Cures. Especialmente com Nozomi e brigava por motivos mais fúteis ainda. Na versão em quadrinhos, elas se tornam rivais pelo amor de Coco.


Com o tempo, uma reconhece o valor da outra e na versão em quadrinhos, Milk percebe que Coco tem olhos para Nozomi e aceita bem. Mais do que isso, percebe que no fundo gosta de Nozomi, que se torna tão importante para ela quanto Coco, e passa a ajudá-la em seu romance.

A compositora de série Yoshimi Narita comenta que prefere que as personagens briguem no começo para só depois construir uma amizade mais forte.


Quando Milk ficou doente, Karen ficou ao seu lado, cuidando dela. Isso estreitou os laços entre as duas e foi aí que Karen percebeu que queria ser médica. Também é por isso que em All Stars DX3, Milk parece ficar triste por ter de se separar de Karen em especial.


Rin por alguma razão foi preterida pela Bandai e em um brinquedo foi representada apenas como uma placa de papel, enquanto as outras Cures tinham versões em bonecas. Também foi a única a não ter uma fantasia na linha Chararito Kids na versão GoGo!. E na linha S.H. Figuarts, ela foi lançada com Komachi em um pacote duplo de venda exclusiva, enquanto Nozomi, Urara e Karen tiveram venda aberta. Isso tudo virou motivo de piada e protesto entre os fãs. Mas ainda assim ela tem muitas figuras.


"Nos momentos tristes e solitários quando estiver prestes a cair
Lembre-se de nós
Tanto você quanto eu ainda temos alguma força que desconhecemos"
O tema de abertura, Precure 5 Full Throttle GO GO! lembra canções dos anos 1980, especialmente o refrão.




Fotos com jogos de luzes e efeitos.


Com as versões Q posket de Futari wa Precure. Esses não são todos os modelos da linha, sendo que existem modelos reduzidos de Futari wa Precure Max Heart.

E esta foi a apresentação das versões Q posket das heroínas de Yes! Precure 5 GoGo!, feitas pela Banpresto. As personagens foram bem arranjadas para o formato da linha e muito bem representadas, especialmente no cabelo e nos detalhes das roupas. O mais incrível é que se trata de prêmios de máquinas (quantas vezes eu já disse isso?). E sendo assim, cada unidade pode ser comprada em lojas de usados a preços baixos, com uma excelente relação custo-benefício. As versões peroladas, então, têm um ar muito mais chique e luxuoso, aumentando a vantagem. Figuras muito bonitas e espero que lancem mais, especialmente de Go! Princess Precure, que já mostraram que ficariam bem nesse formato.

6 comentários:

  1. Escritora e como estas bonequinhas são tão bonitinhas, amo muito o visual desta série da franquia "Precure", um dos melhores design de mahou shoujo que tive contato. Foi com Yes! que tive meu contato mais direto à franquia e a querer curtir mais outras temporadas. Gosto demais das aberturas, a do "Yes! Pretty Cure 5 Go Go" é a minha favorita e a que mais gosto de ouvir e reouvir, gosto das personagens e de suas características que definiram muito a franquia como um todo. Por isso, minha decepção quando veio "HUGtto Precure" e não quiseram realizar um crossover com o pessoal do Yes!, só uma participação da Nozomi nos episódios 36/37 e no último filme da franquia. Pela inspiração que deu para HUGtto, esperava mais da parte do estúdio. Fazer o quê...
    Gostei da matéria, soube muito bem expressar os pontos mais importantes desta temporada e o que cada personagem tem de interessante. E sim, Milky Rose é apelona pra caramba, até os golpes finalizadores delas tem mais força que as demais e amo muito o último ataque em conjunto delas, com os floretes, coisa linda demais, pena que era apenas uso do golpe e não armas pra combate.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Escritora!

      Ainda estou no meio da primeira temporada, mas o que gostei é que as relações entre as personagens são muito bem construídas. Algumas vezes são espinhosas, mas no fim todas firmam uma grande amizade (ou amor, como no caso da Komachi com o Natts).

      Yes! 5 foi o grande definidor dos rumos das séries posteriores, ao introduzir o conceito de times ao invés de duplas. E por isso tem importância histórica. Mesmo assim, em várias foi mantido o aspecto de se começar com uma dupla para então virem mais amigas. Acredito que essa mistura de conceitos foi a grande característica da franquia.

      O tema de abertura de GoGo! é um show à parte! Muito bonito mesmo! Tanto que transcrevi a letra do refrão da segunda parte em uma das fotos.

      Uma pena que depois elas não foram tão aproveitadas nas séries All Stars. Embora a Nozomi tenha sido decisiva em New Stage 3. Ia ser bom se em HUGtto! houvesse um arco em que elas se encontram com cada time da franquia. Mas acho que isso vai ter que ficar para os 20 anos.

      Fiquei um pouco decepcionado em saber que não usavam os floretes como armas. A Karen até deu um bom show de luta com espada montada no cavalo, mas com o item anterior. Podiam ter usado mais esse aspecto.

      E na verdade eu não contei tudo ainda sobre Yes! 5 e GoGo!. Tem mais coisas. Mas estou esperando sair o novo modelo de S.H. Figuarts que prometeram para ter assunto. Estou no aguardo e espero que lancem logo.

      Excluir
  2. Olá Usys! Como vai?
    Estou encantada com o post, inclusive com os ângulos das imagens. Deu um ar de movimento, expressão bastante realista! É possível perceber que tem experiência nisto.Meus parabéns!
    Também ainda não consegui concluir Yes! Precure 5 GoGo!, mas uma das coisas que me chama atenção nesta série é justamente a harmonia entre os personagens, algo que dá prazer em assistir e acompanhar. Agora que você mencionou, há muitos seiyuus importantes representando os personagens da série. Não sabia que a Mariya Ise interpretava a Lemonade! Estou muito feliz em saber disso, a Eureka (Bonnie em inglês) de Pokémon XY é super fofinha, assim como a Lemonade.
    Gosto muito do Irino Miyu, Paku Romi, Junko Takeuchi e Ai Maeda! Todos estes sabia que estava no elenco... estes fatores também são motivadores para assistir a série!
    *Spoiler* Recentemente assisti aos dois filmes da série e me supreendi com a "tão esperada cena"... acho que foi a primeira vez que demonstraram isto na franquia, depois de alguns anos o Blue e a Mirage em HappinessCharge também se beijaram. Isto é um diferencial na série, e Nozomi e Coco formam um casal admirável!

    Muito lindo ver a sua coleção crescendo, e ainda mais interessante que você compartilha fotos dela com tanta qualidade!
    Aliás, essa informação do Mangá em que a Rin tem interesse pelo Nutts me deixou bem confusa, confesso. Rs

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Na verdade, tenho bastante dificuldade com figuras que não são articuladas. É preciso muita criatividade e habilidade para se fazer fotos legais com elas, que eu não tenho muito. Por isso uso muito os efeitos e luzes. Daí, acabo encontrando alguma coisa legal.

      Vendo bem o elenco de Yes! e GoGo! é estelar. Só tem gente de primeira linha! A Mariya Ise como a Eureka até consigo imaginar, mas em Kakegurui era uma personagem totalmente ao contrário. Mal dava para acreditar que era a mesma pessoa atuando. Para ver o poder dela.

      Ah, essa cena do filme eu vi, sim! Pena que foi rápido. Mas valeu! Mais uma barreira quebrada por Yes! 5!. A história da Rin com o Nutts é simpática. Em um Festival de Verão japonês, eles vão ver fogos de artifício, e junto fazer propaganda dos acessórios da Nutts House. Tenho que retomar as quadrinizações e falar dessa. Para quem é shipper de Coco e Nozomi, é um prato cheio!

      Excluir
  3. Show de review!

    A linha Q posket está com tudo! É legal ver que a qualidade se mantêm entre as diferentes coleções. E vi que a linha está expandindo bastante, já tem um monte de franquias novas no formato.

    Dá pra ver que a Nozomi carrega uma boa mensagem para a galerinha que não curte estudar, com certeza existem várias crianças nessa situação, e é bom ter séries que possam passar uma boa mensagem sem parecer meio chato hehe.
    A pose da Nozomi é bem charmosa, e gostei do movimento que ela faz com a mão esquerda.

    Curti a Rin, o cabelo dela é bem estiloso! E pela pose ela passa um estilo mais de ação mesmo, acredito que a versão Figuarts dela deve ser bem útil hehe.

    Eita, e pensar que antes de pirar a Mariya Ise foi uma garota calma e centrada, e que ainda por cima era idol, que mudança! Bom, quando a pessoa pira é de se esperar que ocorra alguma mudança drástica...
    Interessante que a pose da Urara tem um estilo mais gracioso, como se fosse uma pose de idol. Pena que não vem com o mascote, uma mini Romi Park seria legal hehehe.

    A Komachi deveria ter cuidado com essa mania de colocar Youkan em tudo, conheço um cara que coloca maionese em tudo e posso dizer que esse tipo de mania definitivamente não faz bem para a mente.
    O visual dela é bem bonito, o cabelo tem um estilo bem charmoso. As botas me lembram a Hera Venenosa.

    A Karen parece uma princesa! Adorei o cabelo dela, bem diferente, acredito que esse design deve ter dado trabalho! E esse Sakamoto dela tá meio suspeito, ainda mais que o cara só se chama Sakamoto! Tá lembrando muito "aquele" Sakamoto!

    Pelo visto a Milk é a pestinha da turma, ela até parece ter um estilo mais ousado!

    É incrível como essas figuras ficam ótimas todas juntas, é de encher os olhos! E essas fotos com luz baixa ficaram muito estilosas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Q posket está em ascensão e espero que venham mais delas. E mais de Precure, é claro! As da DC Comics também ficaram legaizinhas.

      Nozomi é aquela que se sente inferiorizada por não ter nada, mas percebe que pode contar com ajuda das amigas para realizar projetos. E assim conseguir encontrar seu verdadeiro sonho. De todas as cinco (seis?) acho que ela é a que mais se aproxima das meninas de agora.

      Rin é muito legal, embora desta vez o "chakra" dela seja de fogo. Pena que as S.H. Figuarts das Precure 5 sejam de um modelo primitivo e por isso não sejam muito boas. Mas anunciaram um novo modelo e espero que lancem logo.

      Quando eu soube que a Midari era a Mariya Ise eu fiquei chocado! Como aquela menininha bonitinha virou aquilo?! Essas dubladoras são incríveis! Morri de dar risada com a história da Yumemi e me senti realizado quando a Midari deu um sermão nela. Já Romi Park é Romi Park. Ela sabe fazer qualquer tipo de papel.

      Komachi coloca Youkan em praticamente tudo. Eu conheço uns três ou quatro personagens que comem qualquer coisa com maionese, mas Youkan acho que é só a Komachi. Acho que ela se daria bem com o outro cara que taca toneladas de feijão azuki doce no arroz. O ingrediente principal é o mesmo, então quem sabe?

      Karen é lindíssima e uma das mais populares do seriado, tanto entre o público masculino quanto o feminino. A aparência desse Sakamoto é diferente da do que conhecemos. Tudo bem que os dois usam óculos mas... Espera um pouco... Não. O mordomo fala mais. Talvez seja só alguém da mesma raça(?)...

      Já me peguei várias vezes querendo torcer o pescoço da Milk. Mas depois ela acaba aprendendo sua lição e até tem um golpe combinado com a Nozomi. O especial dela é bem agressivo, tacando uma nevasca de pétalas de flor de metal no inimigo.

      Deve der dado bastante trabalho para a Toshie Kawamura escolher as cores, mas ela conseguiu achar uma combinação muito boa. E como eu não sou lá muito bom com fotos de figuras estáticas, tive que me virar com peças de efeito. Para que as fotos não ficassem muito iguais umas com as outras. Tem um monte de outras tentativas que fiz, mas não publiquei. Deixei só as que achei que ficaram melhores.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html