domingo, 30 de junho de 2019

MiniPla KishiryuOh Three Knights


Saudações.

Desta vez vou falar da versão MiniPla do robô KishiryuOh, do seriado Super Sentai Ryusoulger, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Tyramigo
3. KishiryuOh
4. Ryusoul Joints
5. Tricane e Ankirose
6. KishiryuOh Three Knights
7. Ação



1. Informações



Há mais de 65 milhões de anos, na época dos dinossauros, o Povo Guerreiro Druidon tentou dominar a Terra. Para detê-los, a Tribo Ryusoul desenvolveu armas e equipamentos e criou a Ordem dos Dino Cavaleiros Ryusoulger. Para ajudá-los, existiam os Knightsaurs, dinossauros blindados semelhantes a robôs. Mas depois de uma chuva de meteoros, que aparentemente devastou os dinossauros, os Druidon fugiram para o espaço. A Tribo Ryusoul permaneceu na Terra, mantendo seus costumes, longe dos seres humanos que surgiram depois. E nos tempos atuais, a missão dos Ryusoulger é passada para três novos guerreiros:

Kou, o Ryusoul Red é o Cavaleiro da Bravura. Ele é impulsivo e não é muito inteligente, mas demonstra grande coragem e uma estranha astúcia nas batalhas. Kou é fascinado por coisas novas e sempre quis viajar para fora da Vila Ryusoul. Acredita piamente na amizade e na união e é altamente determinado, sendo capaz de se sacrificar por seus companheiros. No começo, seu objetivo era vingar seu Mestre, que morreu ao protegê-lo do general Druidon Tankjoe. Mas se lembra das palavras de seu tutor sobre o que é mais importante para um Cavaleiro e passa a lutar para defender as pessoas que lhe são caras. Tem 209 anos de idade, jovem para os padrões Ryusoul. Seus grandes lemas são "Não desistir" e "Limites existem para serem superados".

Melto, o Ryusoul Blue é o Cavaleiro da Sabedoria. Faz jus ao seu título e usa-se de técnica para aprender os padrões de movimentos de seus inimigos e desenvolver meios para contra-atacá-los. Por isso, no começo ele era derrotado nos treinamentos, mas da segunda luta em diante, nunca mais perdeu. Por ser muito inteligente, seus companheiros não conseguem acompanhar seu raciocínio e ele não tem tanta paciência para explicar. Por isso e por ser cuidadoso, Melto acaba incompreendido, até sendo tomado como medroso ou indeciso, quando está apenas tentando pensar na melhor estratégia.

Asuna, a Ryusoul Pink é o Cavaleiro da Força. Apesar de sua aparência graciosa e de ser de linhagem nobre, ela não é lá muito delicada ou frágil. Pelo contrário, é comilona, canta mal e tem superforça. E esse é seu maior complexo, que ela detesta que mencionem. Apesar de não ser muito inteligente, tem boa percepção das coisas e encontra algo que pode ser uma solução, mas sempre perde a hora certa de dizer para todos, que às vezes a ignoram. Asuna também tem uma enorme sorte e consegue resolver algumas coisas por acidente.

Os Druidon retornaram à Terra no tempo presente, alegando que o planeta na verdade pertence a eles e criam monstros, os Minusaurs, gerados e alimentados pelas energias negativas das pessoas, daí o nome, que viria de "Minus" (negativo) e "Saur". O Minusaur vai absorvendo essas energias até chegar a um ponto em que fica gigante, sem precisar de um item ou outra criatura que o faça crescer, e a pessoa que gerou o Minasaur vai definhando até morrer. Por outro lado, matando a pessoa enquanto o monstro não se desenvolveu completamente pode fazer com que ele desapareça.

A Vila Ryusoul, que fica na Floresta Aokigahara, na base do Monte Fuji, é encontrada por uma jovem humana, produtora de vídeos pela internet, chamada Ui Tatsui. E um gigantesco Minusaur se aproxima...


騎士竜戦隊リュウソウジャー(Kishiryu Sentai RYUSOULGER, algo como "A Ordem dos Dino Cavaleiros") estreou no Japão em 17/03/2019. A intenção desta vez foi a de fazer algo tradicional, uma vez que as séries anteriores, Kyuranger e Lupinranger VS Patranger foram criadas para trazer inovações à franquia Super Sentai. Foi escolhido o tema de "Dinossauros", um dos mais populares entre as crianças, ao lado de "Carros". Também foi adicionado o tema de "Cavaleiros", que são frequentemente associados à figura do "Herói". Porém, de acordo com o produtor Shinya Maruyama, o motivo de "Dinossauros" foi escolhido para representar "Força" e não por ser popular. Na verdade, o grande intento era o de fazer algo como Ohranger. De fato, desta vez é um só time, com cinco membros no início e recentemente foi adicionado mais um, embora ainda haja conflitos a serem resolvidos.

Mas mesmo assim, para a equipe de produção foi chamado pessoal que nunca trabalhou com Super Sentai, como o próprio produtor Maruyama. Por exemplo, o diretor dos primeiros episódios foi Kazuya Kamihoriuchi, relativamente novo no ramo que trabalhava com séries Kamen Rider, como EX-AID e Build. Kamihoriuchi é conhecido por dar ênfase à expressividade dos personagens, o que pode ser conferido nos primeiros capítulos de Ryusoulger.

Para o roteiro, foi chamado como principal, Junpei Yamaoka, que até então trabalhava com séries de mistério e policiais, sendo que este é seu primeiro trabalho com tokusatsu. Ele comenta que escolheu os nomes dos personagens de modo que fossem fáceis de lembrar pelas crianças. Yamaoka também foi selecionado por ser da faixa etária dos pais das crianças de agora e com isso conseguiria escrever algo que os agradasse e lhes fosse acessível. De fato, quando ele mesmo era garoto, assistia a Esquadrão Relâmpago Changeman e sonhava em ser o Change Dragon. E tem em casa a DVD Box de Kamen Rider Black.

O grande bordão do seriado é a palavra "Que Bom", tirada do português e existem outros motivos que combinam elementos brasileiros com japoneses, como o tema de transformação, que remonta a Kyoryuger. "Bom" ainda remonta à palavra "bone" (osso, em inglês), que no Japão é frequentemente associada a dinossauros, visto que eles são conhecidos pelos fósseis. As músicas ficaram por conta de Kiyoshi Yoshikawa, que também nunca trabalhou com tokusatsu. Além dos temas "sambistas", há melodias de estilo celta, o que se alinha com o tema de "Cavaleiros".

E foi trazida de volta a "Dança de Encerramento", que esteve ausente no seriado anterior, mais um elemento de "retorno às tradições". Foi colocada bastante força nesse aspecto e existe um Canal no YouTube com vários atores dançando a "Que Bom Dance", inclusive de outras séries.


A linha MiniPla, da Bandai consiste em um kit de montar que viria com uma bala, que é vendido em docerias e supermercados. O principal em teoria seria o doce, mas obviamente, todos compram mais pelo brinquedo mesmo.

As embalagens individuais são iguais para todos.

Desta vez o conteúdo está estampado na parte de cima de cada caixa.

Os modelos vêm totalmente desmontados, uma vez que se trata de um "mini plastimodelo", daí o nome de linha.

Junto vem essas balinhas em forma de trevo. O sabor é de tutti-frutti e não é ruim. Preferia menta, mas...

Infelizmente não dá para deixar as caixas intactas, uma vez que as instruções são impressas na parte de dentro. E elas são indispensáveis, pois o modelo é complexo.

Pode ser um mini plastimodelo, mas os cuidados são os mesmos de modelos maiores. Felizmente existem guias que impedem que a peça seja colocada de forma incorreta. E existem numerações para cada peça em determinada moldura.


Um ponto a se tomar cuidado é que algumas peças podem parecer iguais, mas os conectores têm alguns mícrons de diferença de tamanho. Note as abas das peças acima. E existe uma posição certa para se colocar, marcado pelo vão acima, na frente da peça.

E junto vem adesivos para se completar o modelo. Aplicá-los de forma precisa é um grande desafio.

Cada caixa tem um pedaço do Tyramigo, mais os dois outros Knightsaurs.


2. Tyramigo






Juntando as peças dos kits 1 a 3 e mais algumas dos restantes, é possível formar o Tyramigo, Knightsaur parceiro de Kou. O motivo é um tiranossauro-rex, como em outras séries e desta vez ele fala, terminando suas frases com "-tyra". Só que sua inteligência é equivalente à de uma criança e de fato até se comporta como uma. A voz do Tyramigo é feita por Masaki Terasoma, que foi Shadow Moon em Kamen Rider Black, Kintaros em Kamen Rider Den-O e Daigo Hino em Smile Precure!. Ele também foi o Saber Tiger, um dos componentes do DaiZyuZin em Zyuranger, o primeiro seriado Super Sentai com dinossauros.

O design é próximo das teorias mais recentes sobre a aparência do tiranossauro: esbelto, ágil, diferente do estilo que deu origem a monstros como o Godzilla.


Close da cabeça. Lembra um dinossauro usando uma espécie de elmo de cavaleiro. E vendo por um lado é até simpático.


Assim como no tiranossauro-rex original, os braços são diminutos, quase atrofiados. No Tyramigo, eles têm o formato de lâminas.


Nas costas existem esses canhões-metralhadora. Não existem furos nos canos.


Dos lados existem essas duas brocas. Por serem feitos (originalmente) para crianças, as pontas são arredondadas, como medida de segurança.

As enormes pernas, com coxas grossas e os joelhos voltados para trás, como os de pássaros. Isso também se alinha com as teorias atuais de que os dinossauros na verdade seriam mais próximos das aves do que dos répteis.


A enorme cauda. Pena que ela é vazada de um lado, talvez para cortar custos e economizar material.


Nas costas existem esses canhões montados.

A sola do pé é totalmente vazada. Os furos têm uma utilidade, explicada mais abaixo.

A mandíbula pode se abrir.

Na parte de dentro não existe nenhuma língua. Aquilo no céu da boca não é um conector para peças de efeito, mas apenas o pino para unir as partes que compõem a cabeça.

Existe uma articulação em dobradiça para o pescoço.

Mas não há espaço o suficiente entre a cabeça e o corpo para que ela funcione.

Aqui entra esta peça, que aparentemente havia sobrado.

Ela é conectada entre a cabeça e o corpo, como na foto.

Com isso o pescoço ganha mobilidade e o Tyramigo pode olhar para cima e assim urrar mais forte.


Sem a peça extra, só fica assim.


Mas com ela, dá mais impressão de movimento.

Os bracinhos são presos por pinos que só giram.

Os canhões das costas podem se mover para cima.

O tronco pode se torcer em dois pontos.

Os barris dos canhões das costas se movem em conjunto para cima e para baixo.

As pernas têm uma abertura surpreendentemente boa.

Os joelhos se dobram do lado contrário dos dos humanos, como nas aves.

Existe uma articulação giratória entre a coxa e a perna.

Os pés podem inclinar levemente para os lados.

As garras e os calcanhares se movem de forma independente.


Pose usando todas as articulações (mais umas peças de efeito não incluídas)


Os kits 1, 2 e 3 vêm com versões simplificadas das brocas e dos canhões.





Com isso é possível completar o Tyramigo mesmo sem os kits 4 e 5.

RYUSOUL GATTAI!!!
A transformação é idêntica à do seriado. Primeiro é preciso remover a cauda e os canhões das costas.
Trívia: na verdade deveria ser "Henkei" (transformação), mas por alguma razão foi usado o termo "Gattai" (junção, combinação).

Depois é girar completamente o corpo...

... de modo a inverter o sentido das pernas, colocando os joelhos para a frente.

Depois é trocar o sentido das brocas.

Instalar os canhões das costas nos braços...

... e a cauda nas costas.

Daí é desconectar as pernas e reconectar em outro orifício, mais acima da coxa para dar altura.


Finalmente é instalar a cabeça. No seriado (e no brinquedo), ela seria a Ryusoul, um dos itens de transformação dos Ryusoulger, que permitiria unir sua alma com a do Knightsaur. E existem outras que dão poderes especiais no formato de braçadeiras.


3. KishiryuOh


Com isso está formado o KishiryuOh. A silhueta é esbelta, diferente das formas clássicas em formato de "blocão" como o Change Robo ou o Flashking. Como dá para imaginar, ele luta usando a agilidade, mas também demonstra ter muita força.

Close da cabeça. O rosto é completamente coberto por um adesivo laminado, mas existem moldes por baixo. Bom para quem tem as manhas de pintar. É bonito, mas fica achatado quando olhado dos lados.

Aqui, visto de lado. Como dá para ver, não fica lá muito bem.

As brocas ficam nas ombreiras, apontando para cima, lembrando torres de castelos.

Os canhões passam para os braços. Existem detalhes cobertos por adesivos laminados, que exigem precisão para serem aplicados.

O tronco é afinado, com a cabeça do Tyramigo no peito.

As pernas, que no Tyramigo pareciam grossas, agora parecem finas no modo robô. As garras se tornam calcanhares.



Vários pontos em que os adesivos são aplicados. Dá bastante trabalho. E eles desgastam com o uso.

A cabeça é presa por uma conexão esférica e tem boa liberdade de movimentos.

Os ombros podem ser girados e têm uma excelente abertura para os lados, graças a vários sistemas de articulações. Só que é diferente do traje(armadura?) usado no seriado, em que as ombreiras são fixas.

Os cotovelos só se dobram até 90°. Algumas vezes eles escapam. Existe uma articulação giratória na junção do antebraço com o ombro.

Surpreendentemente os pulsos giram. Existe um orifício, mas o robô não vem com nenhuma arma para segurar. Ao menos neste pacote.

A articulação do tronco é compartilhada com o Tyramigo, limitada só pela cauda nas costas.

O mesmo pode ser dito das coxas. Mas desta vez elas se abrem mais, devido à mudança da conexão, agora mais para cima. Só que a articulação é dura e algumas vezes a perna se desmonta e escapa.

Os joelhos se dobram até 90°, desta vez no sentido de um humano.

A articulação giratória entre a coxa e o joelho continua funcionando...

Assim como as articulações dos tornozelos.

Aqui dá para ver melhor como são as articulações. O modelo poderia esticar mais os pés, mas existe uma tala que interfere. Removê-la com uma faca é uma opção.


O modelo é bem articulado e consegue se manter nessa pose de chute sem a ajuda de suportes.


KishiryuOh com as peças simplificadas.


Todas elas se concentram nos braços.


Esta peça também tem utilidade no KishiryuOh.



Ela pode ser instalada na parte de baixo ou nas costas do robô e tem um conector para bases com suporte (não incluídas). A Soul Stage da Bandai coube perfeitamente.


Comparação de tamanho com outras figuras. Fica um pouco maior que um dos Transformers da classe Deluxe.



Com o Grimlock da linha Transformers Classics. Mais ou menos o mesmo tamanho, tanto no modo robô quanto no modo dinossauro.


4. Ryusoul Joints



O Tyramigo/KishiryuOh tem em todo o corpo vários conectores com o formato de quatro pinos ou quatro orifícios.


Essas são as Ryusoul Joints, a maior característica do robô. O "sou" de Ryusoul nesse caso seria um trocadilho com 装 (sou), que significaria "equipar", "instalar".
Esse "sou" também pode ser um trocadilho com o "-saur" de "dinosaur". E ao acionar os poderes das Ryusoul com a espada RyusoulKen, há efeitos vocais dizendo "Sou!" no sentido de "Sim!" ou "Isso!".

Ficaria algo como "Sim! Sim! SIM! É ISSO AÍ!!!", na voz do lendário Tomokazu Seki.
Para mim lembra um pouco Thundercats.


As Ryusoul Joints estão presentes também nos canhões e nas brocas.



Com isso é possível criar outras configurações para o Tyramigo.


E também para o KishiryuOh.



Pessoalmente acho mais funcional colocar as brocas nos braços e os canhões nos ombros.



Outra possibilidade é essa combinação de ombrada seguida de soco usando as brocas.


Ou esta broca telescópica. Até existe uma arma assim no seriado.


Esta é a configuração que eu uso, com todas as peças, inclusive as simplificadas.


Todas se concentram nas pernas do robô.


5. Tricane e Ankirose


Tricane é o Knightsaur parceiro de Melto e tem como motivo um triceratops. No começo ele não aceitava Melto, que tentava comandá-lo. Mas depois, o cavaleiro percebe que a relação entre eles não pode ser de dominador e dominado, mas de parceria de igual para igual. Lembra um tanque e não fala. Talvez por isso, não seja tão proeminente quanto o Tyramigo.


Close da cabeça. O enorme chifre do nariz é uma espada, a Knight Sword. Daí o nome do Knightsaur em que "cane" em japonês se pronuncia "ken", que significaria "espada". No modelo ela tem cantos arredondados.


A parte de trás tem mais dois chifres, que não existem no triceratops. Mas existe uma razão para eles estarem aí.

A cabeça é presa por uma conexão esférica e por isso pode se movimentar em vários ângulos.

Os dois chifres podem ser movidos na vertical, de forma independente.

Ankirose, o(a?) Knightsaur parceiro(a?) de Asuna, tem como base um anquilossauro rosa, daí o nome. Logo se dá bem com Asuna, que percebe como tem que ser a relação entre os Cavaleiros e os Knightsaurs. Lembra um tanque e assim como Tricane, não fala e por isso não aparece tanto.

Obs: Junpei Yamaoka comenta que os Knightsaurs têm sexo. Ainda não foi revelado se Ankirose é macho ou fêmea.


A cabeça lembra mais um estiracossauro. Talvez seja o formato do elmo.


A enorme cauda em forma de martelo, a Knight Hammer. Ela consegue girar na base.

A montagem em si é simples, mas eles vêm com toneladas de adesivos.

Eles são microscópicos e têm de ser aplicados com precisão.



Os olhos em especial dão bastante trabalho.


Foi difícil mesmo com uma pinça.

Um adesivo curioso é este, aplicado ao redor do martelo.

As cabeças dos robôs possuem moldes.


Mas eles são completamente cobertos pelos adesivos. Pintar é uma opção, para quem tem habilidade para isso.



Tricane e Ankirose podem se dividir em duas partes cada um e ambos possuem várias Ryusoul Joints espalhadas pelo corpo. Com isso eles se tornam armas e podem dar outras configurações para o KishiryuOh.



De acordo com o jeito como se conectam as partes, surgem mais Ryusoul Joints em que é possível instalar outras peças.


E é possível instalar peças nos dois, como os canhões.


6. KishiryuOh Three Knights


Esta é a forma combinada dos três Knightsaurs, na configuração Three Knights. É a força principal no começo e a forma mais utilizada.

Os pedaços do Tricane se conectam no braço direito, formando uma espada.

Já Ankirose coloca a cauda na ombreira ao invés de no braço para se tornar um martelo de batalha.


Esta é a configuração KishiryuOh Tricane, com o triceratops como principal. Mas até agora só apareceu uma vez.


Nesse caso é a Ryusoul de Melto que se transforma na cabeça. No modelo ela é quase toda coberta por adesivos.


A Knight Sword é reforçada com uma das brocas.


Diferente do Tyramigo, desta vez é a parte de baixo que fica no peito ao invés da cabeça, que se tornou a espada. Mas os dois chifres e o rabo dão a impressão de se trata da cabeça de um triceratops.



Esta é a configuração KishiryuOh Ankirose, com o(a?) anquilossauro como principal. Os trejeitos são mais graciosos (embora brutais), já que segue os movimentos de Asuna. Também só apareceu uma vez até agora.


A cabeça lembra os capacetes dos Ryusoulger, sem o rosto à mostra.


A cauda do Tyramigo vai para o braço direito, se tornando uma arma. E ajuda a dar uma silhueta diferente das outras formas.


O martelo vai para o braço, refletindo o estilo de luta de Asuna, usando força bruta. Um dos lados é a broca e o outro é o canhão, com os pinos para baixo, como se fosse um amaciador de carne.


A cabeça de Ankirose fica no peito.



Os três também podem se juntar nesta configuração, o KishiryuOh Fortress, uma espécie de tanque. Mas é preciso bastante imaginação para ver como um veículo, e não olhar para a parte de trás.


O modelo consegue usar as configurações do brinquedo original, como esta, a KishiryuOh Impact, em que a maioria das partes se concentra no braço direito, formando um martelo. Não foi usada no seriado até agora.


Esta é a KishiryuOh Striker, concentrando tudo nas pernas. Não consigo ver um propósito prático...


KishiryuOh Roller, usando o Tricane e a Ankirose como patins.


Esta seria a formação Three Amigos. Não vejo um propósito prático e fica bem estranho.

Dá até para criar configurações especiais como esta, que chamo de "KishiryuOh Attacker".

O grande ponto é este martelo de batalha, com duas brocas.


"KishiryuOh Battler". Os braços voltam a ser canhões de ombros. Tricane e Ankirose se tornam braços só com armas e sem os manipuladores (mãos).


Esta eu chamo de KishiryuOh Samba, semelhante ao Kyouryujin, de Kyoryuger.


Outra paródica é esta, a KishiryuOh Yes. Essa talvez seja mais difícil de adivinhar no que me baseei.


A minha versão da Fortress, a Dinosaur Tank. Os pés servem de aríetes e os canhões ficam voltados para a frente. Mas ainda assim não fica muito bonito...

Eu sei o que você está pensando, mas não. Não dá.


A parte de trás das cabeças também tem conexões para as Ryusoul Joints.




Com isso é possível colocar as cabeças em várias partes do corpo do KishiryuOh. Parece bizarro, mas uma das formas do Kamen Rider Zi-O é assim.


Bizarrice mesmo é isto...


7. Ação


A Vila Ryusoul é atacada pelos Druidon e um gigantesco Minusaur. Os mestres de Kou, Melto e Asuna são mortos diante de seus olhos. Nisso, do Templo Ryusoul se ergue a maior arma da Tribo.

É um titânico colosso de mais de 50 metros da altura, formado pelos Knightsaurs, que até então se pensavam ser lendas: o KishiryuOh.

O Minusaur ataca.

Mas o KishiryuOh corre, desviando das explosões, e pula para atacar com a Knight Sword.



O KishiryuOh tem velocidade e agilidade para correr por uma encosta...


... e também para desviar de um ataque inimigo com a cauda.


E ainda demonstra força no combate corporal.


O Minusaur contra-ataca com um raio, mas o KishiryuOh mais uma vez salta...


As brocas se desprendem dos ombros...


... e se conectam aos joelhos.


Para então dar uma joelhada no Minusaur com um golpe que lembra o Knee Impulse Kick do Great Mazinger.


Ele então instala a Knight Sword na perna...



... para emendar um chute giratório semelhante ao Backspin Kick, também do Great Mazinger, com isso cortando a cauda do monstro.



KishiryuOh Final Blade!



Vitória!


O KishiryuOh então se separa em seus três componentes, que misteriosamente desaparecem.


Os Ryusoulger vão para o mundo exterior, fora da vila. E encontram o Tyramigo dormindo em um zoológico.
Trívia: nesta cena foi flagrado um acasalamento de cabritos monteses. O ator Hayate Ichinose, que faz o Kou, deu uma cobertura providencial, tapando a cena ao aparecer na frente da câmera.


Enquanto isso, um novo Minusaur ataca a cidade.



O Tyramigo vem para enfrentar o monstro.



Tyramigo avança e golpeia com sua cauda, mas...



... o Minusaur contra-ataca, fazendo com que ele bata em um prédio e perca a consciência.


O maior trunfo dos Ryusoulger foi derrotado. Mas mesmo assim...


- Não desistam! Os nossos limites são a gente quem decide. Enquanto a gente não desistir, não há limites!
Kou diz isso enquanto anda, passando por cima de uma linha. Uma cena bem pensada, cheia de simbolismos.


Tyramigo se levanta mais uma vez, disposto a continuar lutando.



QUE BOM!!!
Kou se lembra das palavras de seu Mestre de que as Almas são uma só. E percebe que é quando os Cavaleiros juntam forças com o Knightsaurs que é possível conseguir a vitória.


Vamos lá! KISHIRYUOH!!!


KishiryuOh ataca com socos...


... chutes...


... artilharia...


... e arremessos.


JOINT CHANGE!


TAIL CRASH!
A cauda do Tyramigo se torna um chicote. No brinquedo ela usaria mais peças, mas no seriado vai só a cauda.


- Golpe Final!


A cabeça do Tyramigo se junta com as brocas e os canhões formando uma arma telescópica.



- TYRA DYNABITE!!!


KishiryuOh vence a luta!


Os Ryusoulger são presos em um espaço confinado e têm de enfrentar dois Minusaurs. Eles então fazem uma formação com os Knightsaurs circundando os inimigos.





Tricane e Ankirose atacam com a espada e o martelo...



... enquanto Tyramigo fustiga os Minusaurs com artilharia.


RYUSOUL GATTAI!
QUE BOM!!!
KISHIRYUOH TRICANE!!!





Melto usas suas técnicas com a espada para enfrentar os dois monstros.


TRICANE STRIKE!!!


Os dois Minusaurs devem ser derrotados ao mesmo tempo, caso contrário eles ressuscitam.


E assim, finalmente eles conseguem vencer.


RYUSOUL GATTAI!
QUE BOM!!!
KISHIRYUOH ANKIROSE!!!


Asuna usa a cauda em um ataque giratório.


E, claro, o Martelo de Batalha. Só que os movimentos são meio lentos. Em alguns momentos ocorre um verdadeiro milagre, devido à sua sorte.



ANKIROSE BOMBER!!!
O golpe especial é esmagador. E o martelo fica gigante antes de atingir o inimigo.


Com brutalidade, mas sem perder a delicadeza. Jamais!


O modo Fortress só apareceu uma vez. E não foi lá de grande valia...


- Kou!E agora? Esse Minusaur é muito forte! Só conseguimos nos proteger!
- Não desistam! Limites existem para serem superados!


- SHWATCH!!!


- Isso mesmo, Kou! Vocês têm que lutar até o fim sem desistir e fazer o impossível se tornar possível!
- Mestre Ancião! É o senhor?!
- Sim! Agora levantem-se!
O Grande Ancião, o líder da Tribo Ryusoul, é interpretado por Jiro Dan, o Hideki Go, o Regresso de Ultraman.


- Kou! Melto! Asuna! Lembrem-se! O KishiryuOh tem inúmeras possibilidades! E elas são limitadas apenas por suas imaginações! Façam como eu!
- Oh! É verdade!


- Muito obrigado, Mestre Ancião! Por seus ensinamentos!
- Muito bem! Agora vão e lutem!


- Depois não deixem de passar na minha food truck de churrasquinho grego! SHWATCH!!!
- Churrasquinho grego? Como assim?
- Depois a gente te conta, Asuna!


- Ele vai atacar com a garra!
- Pode deixar! Já conheço os movimentos dele!


- Grappling Claw!


- Counter Drill!



- Somersault Slash!




- Minha vez! Hammer Heel Drop!!!


- Long Range Saber!


- DynaBite Hammer!


- Muito bem! Essa foi o próprio Mestre Ancião quem me ensinou!




- CHUTE DA ESTRELA CADENTE!!!



- Vencemos!!!


E esta foi a apresentação da versão MiniPla do KishiryuOh, feita pela Bandai. Há muito tempo não compro um robô de Super Sentai. Na verdade, talvez esse seja o primeiro que consegui, além da versão Power Rangers do Goikaioh. Quando vi o robô em ação, realmente deu vontade de ter um, por causa das Ryusoul Joints, que permitiam inúmeras possibilidades de configurações e armas. Até saiu  uma versão DX pela Bandai, como o produto principal da série, mas que só movia os braços e queria um que fosse totalmente articulado. O MiniPla foi a solução, embora fosse de tamanho reduzido e tivesse que montar. Dá trabalho, mas é divertido, embora ache que seja complexo demais para uma criança montar (a menos que elas realmente sejam mais inteligentes que as de antigamente). A parte dos adesivos em especial exigiu bastante paciência. Mesmo assim compensou.

É certo que as articulações do modelo não são totalmente iguais às do traje usado nas filmagens, mas ainda assim permite fazer poses elegantes. O tamanho é o mesmo de um Ultra-Act ou um Transformer classe Deluxe e por isso é possível usar os Tamashi Effects de prédios com ele sem problemas.

Ainda assim, como se trata de um plastimodelo, não é algo que possa ser usado para ficar brincando direto, por pena de desgastar as articulações e os adesivos. E algumas peças ainda se soltam, caso se faça algo muito ousado. Bom para colocar em alguma pose e expor desse jeito. Para quem tiver habilidade, pode-se pintar ao invés de usar os adesivos. E recomendo, pois com eles os rostos dos robôs ficam muito planos, parecendo balões estampados.

O KishiryuOh foi um grande acerto da Bandai, por mexer com a imaginação e estimular a criatividade. As formas elegantes do robô também são um grande ponto a se ressaltar. Tanto que a versão DX ganhou o Grande Prêmio na International Tokyo Toy Show deste ano. Espero que isso alavanque as vendas de Super Sentai, que baixaram drasticamente no ano passado, devido ao fim do contrato da Bandai com a produtora de Power Rangers, visto que os lucros da versão americana também contavam no resultado da franquia.

Eis aqui um item que dá para perder horas brincando. Tanto que a matéria ficou longa e gastei duas semanas para fazer. E existem combinações muito mais criativas, como em um concurso de fotos promovido pela Bandai, que terminou dois dias depois que recebi o modelo em casa. Bom, eu não ia ter chance mesmo...

Está disponível outro conjunto, o Five Knights, que inclui os modelos deste mais outros três Knightsaurs. Achei que sairia um conjunto só  com os adicionais em separado, mas não foi assim. Caso queira comprar, o melhor é pegar o Five Knights, embora atualmente esteja esgotado.



Extra: Fotos de Bastidores


Legal não? Só que a ombreira estava com a peça errada da Ankirose e tive que tirar tudo de novo... 😖

Mesmo princípio. Daí foi balançar a Tamashi Effect Impact para parecer que a terra estava se revolvendo.

4 comentários:

  1. Show de review!

    Que legais esses elementos brasileiros, taí algo que eu não esperava! E a música tem mesmo uma pegada de samba hehehe. Imagina se o samba vira moda entre a criançada japonesa, seria bem divertido. E eu acho que essa série deve atrair bastante criança, pois dinossauro e robô gigante são coisas que nenhuma criança reclama XD

    É engraçado que o doce é o principal do pacote mas a caixa do "brinde" é tão grande que acho que o pessoal deve até esquecer dos doces hahahahaha! Diferente daqui onde esse tipo de coisa costuma ser o contrário, a guloseima grande e o brinde pequeno. Mas ainda bem que para a Hotaru os tamanhos não importam, só de ter uma guloseima já é algo especial XD

    Bem legal o visual do robozão, tanto como dinossauro como no formato humanoide. Gostei como a cabeça do dinossauro fica no peito, lembrando até as armaduras de Shurato. Ah, e brocas nos braços são bem mais úteis mesmo, até Mega Man já nos ensinou isso!
    E ele fica bem brutal todo equipado! Deve dar um belo trabalho montar tudo e colar os adesivos, mas ao mesmo tempo é um passatempo interessante, até porque não precisa pintar nada, o que poderia ser um problema.

    As montagens de ação estão fantásticas! Essas miniaturas de prédios ficam realmente incríveis quando são bem utilizadas. Deve dar trabalho conseguir botar tudo em foco.
    Bah que pena que não deu tempo de você participar do concurso, seria legal mostrar o poder brasileiro para o mundo. Brabo é competir com os caras que compram um montão de peças e ficam cheios de recursos, mas às vezes menos é mais e tenho certeza que você se destacaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Isso já tinha em Kyoryuger e de fato as crianças caíram no samba com essa. Em Ryusoulger a pegada é mais celta e bem gostosa de ouvir. E já está mais do que provado que criança gosta de dinossauro. Eu mesmo adorava... e gosto até hoje!

      Era para eu colocar a Hotaru explicando tudo, mas não deu. Se tivesse um Nendoroid do Kokonotsu ou da Saya ia ficar mais fácil de fazer os diálogos. Ia dar para fazer uma boa partilha. Hotaru pegava as balas e o Kokonotsu os modelos.

      Demorei uma semana para montar. E no meio do caminho me perguntava "isso é mesmo para criança?" de tão complexo que era. O bom é que o modelo já vem quase com todas as cores do original e os adesivos são boas "muletas" para quem não consegue pintar. Já vi modelos pintados que ficaram uma coisa de outro mundo! Embora colar esses adesivos não seja tarefa fácil. Duro é que uma vez vi que tinha montado uma peça errado e para desmontar teria que tirar um dos adesivos...

      Na verdade, nem tudo está em foco. Algumas coisas tem que ficar borradas para dar sensação de tamanho ou profundidade. Pelo menos é o que dizem, embora eu não faça a mínima ideia de como se faz isso. Mas admito, deu trabalho. Na outra semana só fiquei desenhando nuvens.

      Já vi que eu não teria chance quando vi os carinhas usando os canhões como conectores. É muita capacidade de criação e abstração! Gostei também dos arranjos da KishiryuOh Ankirose, nas formas de sereia e de vestido. E tem um tanque-dinossauro muito mais bonito. Mas pensando bem, talvez aquele do Chute da Estrela Cadente pudesse ao menos ser notado...

      Excluir
  2. Que bacana, Usys! Ao montar a bike do Sakamichi Onoda, gostei bastante da experiência! Montar isso aí deve ser demais! A Hotaru foi uma sacada genial!

    Essa peça lembra bastante os Transformers da Hasbro, tanto pelo material quanto pela forma de mudar! Essas cenas bem que poderiam ser usadas na divulgação oficial da Bandai! Ela está perdendo de fazer os colecionadores quererem comprar ainda mais figuras! Olha que dá resultado, porque já vim aqui várias vezes antes de comprar várias figuras minhas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Esses kits de montar são realmente muito divertidos. Dá trabalho, mas é gostoso ver a coisa tomando forma aos poucos. E como se trata de um item que se encontra em docerias e é algo tradicional no Japão, achei melhor colocar a Hotaru.

      O pessoal lá do Japão já dá nó em pingo d'água fazendo modificações e fotos com esses modelos. Aqueles com stop-motion são inacreditáveis! O bom é que desta vez fizeram algo que realmente atiça a imaginação. E é assim que eles conseguem publicidade grátis! E é assim que tem que ser.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html