domingo, 16 de junho de 2019

Rapidinha: Saburo Shinoda e Ryu Manatsu, os Irmãos Ultra

Saudações.

Desta vez vou contar uma pequena história, muito bonita, envolvendo Saburo Shinoda, que foi Koutaro Higashi, o Ultraman Taro e Ryu Manatsu, que interpretou Gen Ootori, o Ultraman Leo. A história foi relatada no programa japonês Bakuhou! THE FRIDAY, de 27/02/2015.




Em 2004, Saburo Shinoda recebeu um telefonema de sua esposa, contando que Ryu Manatsu foi diagnosticado com câncer no estômago e morreria em meio ano.

Manatsu já sentia dores no abdômen e pensava que era apenas uma gastrite. Mas um dia ele acabou hospitalizado enquanto se apresentava em uma peça de teatro devido a dores ainda mais fortes. Nisso foi diagnosticado o câncer, que já havia tomado dois terços de seu estômago. E daí ele foi avisado de que mesmo retirando, a probabilidade de recaída era grande e que só teria meio ano de vida.

Manatsu procurou por vários hospitais, mas nenhum pôde fornecer uma solução. E nisso, sua mulher, Kayo, contatou a de Shinoda, explicando o caso. Ao ouvir isso, Shinoda quis salvar aquele que era como se fosse seu irmão mais novo, não só dentro da ficção, como em sua vida particular. Os dois vieram da mesma agência de atores, e eram amigos desde então. Mesmo depois de muitos anos, eles tinham bastante contato, inclusive envolvendo suas famílias.

Apesar de estar ocupado, trabalhando em uma peça de teatro em Nagoya, Shinoda usou sua rede de contatos em busca de um especialista em câncer estomacal para dar uma segunda opinião sobre o caso. Ao encontrar um hospital de confiança, em Tóquio, Shinoda telefonou para Manatsu, pedindo que se dirigisse ao local.

Manatsu foi para o hospital no dia seguinte e para sua surpresa, Shinoda também estava lá, esperando por ele. Para encorajá-lo, mesmo tendo de deixar o trabalho em Nagoya para trás, tamanha era sua amizade. Manatsu então passou por uma cirurgia para extirpar o câncer e teve sucesso, mesmo ao custo de dois terços de seu estômago. Porém, sua vida foi salva, graças à segunda opinião do médico indicado por Shinoda. A chance de sobrevivência, cinco anos depois de uma operação dessas, é de apenas 40%, mas mesmo tendo que tomar vários remédios e mudar seus hábitos de vida, Manatsu está bem até hoje e de vez em quando retoma seu papel como Leo.

Foi assim que Shinoda, o Ultraman Taro, salvou a vida de Manatsu, o Ultraman Leo. Mesmo não tendo se encontrado dentro do seriado, ambos mostraram uma união forte, provando que eles são mesmo os Irmãos Ultra.


Anteriormente, eles participaram de um programa, Gokujou Kuukan, em que ambos rodaram pela cidade visitando vários locais com um carro, enquanto conversavam sobre suas carreiras. A parada final foi no restaurante Joli Chapeau, de Koji Moritsugu, o Dan Moroboshi, o Ultra Seven, com quem Manatsu contracenou na época de Leo.


Os três então foram para a beira do mar, de onde dava para ver a ilha Enoshima, para dar o clima, e fizeram suas poses de transformação, cada um com seu item especial. Claro que eles não se transformaram de verdade, afinal não havia nenhuma ameaça por perto e isso gasta energia. Mas foi gostoso ver que eles ainda têm apreço por seus papéis.


Agora é torcer para que Saburo Shinoda recorra de sua decisão de não mais interpretar o personagem, e faça uma aparição como Koutaro Higashi (não necessariamente como Taro) em Ultraman Taiga (link para o Blog Sushi POP, com maiores informações), que começa em julho deste ano no Japão. E também torcer para que consigam exibir aqui no Brasil.

6 comentários:

  1. Fala, Usys!

    Eu não sabia dessa bela história de amizade. Eu achava que eles poderiam ser meros conhecidos, afinal nunca atuaram junto na franquia Ultra, não imaginava que vinham da mesma agência e desenvolveram amizade. Gosto dessas histórias de nobreza e solidariedade, que tanto humanizam e aproximam pessoas as quais geralmente conhecemos apenas o trabalho.

    Foi uma pena Saburo Shinoda não ter chegado a um acordo sobre cachê na época do Ultraman Mebius, pois ele foi uma ausência sentida. Seria interessante ver Kohtaro Higashi se reencontrando com Taro, depois de tanto tempo. E, claro, ver ele se transformar novamente.

    Obrigado por trazer essa bela história para os leitores. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      Fiquei surpreso quando soube que o Shinoda e o Manatsu tinham essa amizade de longa data. E foi gostoso saber que o Shinoda não ficou parado e fez alguma coisa para ajudar o "irmão". Justo eles que não se encontraram no seriado. E tudo correu bem, já que o Manatsu está vivo e bem, mesmo depois de tanto tempo.

      O Shinoda é ator de prestígio no Japão e por isso o cachê dele deve ser bem alto. Mas a Tsuburaya agora conta com bastante apoio e quem sabe desta vez não consigam trazê-lo ao menos para um capítulo. Senão, acho que o Manatsu pode dar um jeito e aparecer mais uma vez para dar um treinamento extra para o Taiga.

      Excluir
  2. Que show essa amizade! Como não sou familiarizado com a carreira dos dois atores achei até que a história acabaria com a morte do Ryu Manatsu, e fiquei bem feliz ao ver que eu estava bem errado. Saburo Shinoda nunca desistiu do amigo e foi atrás de uma cura para ele, taí um ato de amizade bem comovente que às vezes parece até que existe apenas em filmes.

    Imagino como esse apoio deve ter sido importante para o Manatsu após ouvir que só teria meio ano de vida. Com certeza não foi apenas o cuidado médico especializado que salvou ele, o grande incentivo a continuar vivendo deve ter ajudado muito em sua recuperação.
    Acho que além de uma bela história de amizade também é uma boa mensagem de esperança para aqueles que têm problemas de saúde. Heróis da vida real, não desistem de lutar! Show!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      E pensar que o Ryu Manatsu não só escapou da morte como está vivaço! Logo depois ele fez participações especiais em duas séries de TV de Ultraman, além de aparições, ainda que breves, em especiais de cinema e spin-offs, como a voz do Ultraman Leo. E até hoje ele dá as caras no Joli Chapeau para se encontrar com os fãs.

      Uma pessoa qualquer iria se limitar a pensar "coitado do cara" e se conformar, mas o Saburo Shinoda não. Ele foi atrás até achar um jeito e conseguiu. E ainda por cima viajou de encontro ao amigo para dar apoio. Essa foi bem de filme de Ultraman, inclusive com a mensagem de não desistir.

      Herói de verdade inspira a gente, mesmo depois do seriado terminar. E isso é que é gostoso. Espero que eles voltem a aparecer na tela no próximo seriado.

      Excluir
  3. Nossa, que história linda! Confesso que foi difícil segurar as lágrimas nos olhos, pois sou fãnzaça desses dois. Ryu Manatsu e Saburo Shinoda fizeram (e ainda fazem) parte da minha infância. Espero ue eles estejam bem e cheios de saúde para continuar nos entretendo ainda. Agora, preciso perguntar uma coisa: por onde anda o ator Tetsuya Ushio, que fazia o Shishimaru em Lion Man? A única notícia que tive dele foi de que se aposentou da vida artística e que era (ou ainda é) casado com aquela jovem que fazia a Saori em Lion Man branco..nunca vi entrevista nem nada a respeito dele..No mais, valeu por nos compartilhar essa ULTRA bela história de amizade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!

      Esse tipo de história é sempre comovente. Saber que o ator é Herói também. O Ryu Manatsu está bem vivo ainda, mesmo depois disso. O Saburo Shinoda continua tocando a carreira. Espero que desta vez consigam trazê-lo de volta para Taiga. Se bem que ele comentou que gostou desse "filho".

      De fato o Tetsuya Ushio se casou com a Akiko Kujo, a Saori. Por um tempo ele apresentou um programa de corridas de cavalos, o Super Keiba, de 1987 até 1994, mas muitos anos depois realmente abandonou a carreira artística. Seu último trabalho registrado foi em 2010, na novela Ryomaden da NHK, em um papel menor como Noriyasu Matsudaira.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html