domingo, 25 de agosto de 2019

Nendoroid Rintaro Okabe Kyouma Hououin Ver.


Saudações.

Desta vez vou falar da versão Nendoroid de Kyouma Hououin Rintaro Okabe, o herói do jogo Steins; Gate, feita pela Good Smile Company.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações



Rintaro Okabe é um universitário metido a inventor e fundador do Laboratório de Apetrechos do Futuro. Ele diz ser "Kyouma Hououin", o "Insano Cientista Louco" (sic) que irá abalar as fundações da sociedade e é perseguido por uma "Organização". Mas a realidade é bem diferente, pois tudo isso deriva de sua imaginação. Seus inventos são apenas pequenos aparelhos com pouca ou nenhuma utilidade prática. E nem seus amigos o levam a sério, chamando-o de "Okarin".

Okabe também é o tipo de pessoa que não se liga e tenta resolver as coisas à sua maneira. Tem momentos de presunção, achando que descobriu algo incrível, porém com interpretações equivocadas e teorias que não se sustentam. Uma pessoa que vive em seu próprio mundo. Não admite suas próprias fraquezas ou deficiências, tentando se mostrar forte, mas no mau sentido. E é do tipo que "desdenha mas quer comprar".

Outra de suas manias é a de sacar seu telefone celular (geralmente desligado ou sem linha) para se comunicar com alguém (imaginário) do outro lado e relatar que está sendo perseguido pela "Organização", terminando com uma frase "El Psy Congroo", que não tem um sentido definido. Geralmente, Okabe faz isso em situações de aperto, como quando vê que não vai ganhar uma discussão, e foge.

Ainda assim, é verdade que seu intelecto é acima da média, pois consegue conversar e até entender o que dizem seus companheiros realmente inteligentes, como Itaru Hashida, o Daru, especialista em programação, cibernética e eletrônica, ou a bela Kurisu Makise, que se juntou involuntariamente ao grupo e é um gênio da ciência. Ainda há a meiga e ingênua Mayuri Shiina, a "MayuCy", amiga de infância de Okabe e que aparentemente é a única que acompanha seu pensamento, embora pareça mais uma mãe conversando com o filho.

Segundo Okabe, tudo ocorre segundo a escolha de "Steins; Gate" (seria o "Portal da Pedra do Destino" em sua mitologia interna). Kurisu já comentou que essa palavra é estranha por misturar inglês com alemão, mas Okabe nem ligou.


Os problemas de Okabe começam quando ele descobre que conseguiu construir uma máquina capaz de mandar mensagens para o passado, que acabam alterando a realidade. Em outras palavras, uma máquina do tempo. E uma organização de verdade, a SERN, vem em seu encalço. E se ela tiver sucesso, irá acabar dominando o mundo.

Okabe tem um poder especial, o "Reading Steiner", que permite que ele veja que a História foi alterada. Trata-se de uma percepção que todas as pessoas têm, mas em Okabe ela é mais forte. É assim que ele consegue fazer suas viagens no tempo sem ser afetado pelas alterações, e com isso tentar salvar Mayuri de um destino fatal.

No especial de cinema é contado por que Okabe se finge de louco. Tudo isso começou com a morte da avó de Mayuri e para consolá-la, inventou a história de ser um "cientista louco" e que a tem como refém.

O nome "Kyouma Hououin" ou 鳳凰院凶真 viria de "Verdade (実; shinjitsu, nesse caso) Maligna (悪; kyouaku)" mais "Fênix" (鳳凰; houou). O 院 (in; instituição, templo) está lá por algum motivo obscuro que só Okabe sabe e que segundo ele "demoraria para explicar".

De acordo com uma entrevista, os conceitos de Okabe vieram de um tipo frequente no Japão, o "Cara do Refeitório". Geralmente é um estudante da universidade que, quando vê uma notícia sobre o mundo na TV do refeitório, logo saca um telefone celular desligado e, como se estivesse falando com alguém do outro lado, diz algo como "então essa é a escolha do mundo" ou "esse é o plano do (alguma pessoa famosa ou influente)". E depois termina com a frase "La Jodaso Stiana", que assim como a frase de Okabe, não tem um sentido definido.


O conteúdo da caixa. Vem com vários acessórios, braços intercambiáveis, mas nenhuma perna. Ainda assim tem bastante coisa.


2. Modelagem


Visaõ de corpo inteiro. Finalmente, depois de oito anos depois do desenho, foi lançada a versão Nendoroid do protagonista do jogo, sendo que até então vieram só da Mayuri, da Kurisu e da Falis Nyan Nyan. Mayuri teve duas versões e Kurisu, três. Mas a espera valeu a pena.

Close do rosto com a expressão "1", de fábrica. É neutra, representando as ilustrações oficiais do personagem na parte de apresentação. Dá a impressão de uma pessoa fria e calma, mas na verdade é bem o contrário.

A expressão "2" demonstra decisão e força de espírito. Algo que de certa forma condiz e ao mesmo tempo não condiz com o personagem. Essa é bem rara.

A expressão "3" denota auto-confiança. Mas geralmente logo acontece algo que a abala e coloca Okabe em algum tipo de desvantagem. Bom, é para isso que tem aquele celular...

Todos os rostos têm a barbicha por fazer, representada por pinturas.

A modelagem do cabelo é impressionante, especialmente a franja voltada para trás, mas com algumas pontas soltas.

A escultura da parte de trás também é caprichada, sem quase nenhuma superfície totalmente lisa.

Okabe usa sempre o jaleco por cima da roupa, chova ou faça sol. Pois esse é o logotipo do "Cientista Louco".

Tem direitinho o bolso do peito com uma caneta.

O cinto, com a ponta solta. A fivela e o detalhe da ponta têm pintura metálica.

Na parte de trás do jaleco tem um vão para simular a costura.

As pernas, com calças compridas, frouxas, quase cobrindo os sapatos. Existem vários detalhes representando dobras de tecido.


3. Articulações


O pescoço tem uma articulação multi-direcional Nendoro Joint. Como não há adornos, a movimentação é livre.

O braço pode ser girado no pino, mas só como mostrado na foto.

O pulso pode ser girado.

A cintura gira, mas bem pouco.


As pernas são presas por Nendoro Joints e podem ser giradas na conexão com a articulação.


4. Acessórios


Estão incluídos esses braços para representar Okabe com as mãos nos bolsos.

O "bolso" é parte integrante do braço. Desta vez não existem moldes no jaleco para representar.

Estes são os braços para a emblemática "Pose do Cientista Louco" que, só para variar, não tem nenhum grande significado.

Ficaria mais ou menos assim. Não são tão fechados.

As mãos desses braços são diferentes das que vêm de fábrica.

Está incluída essa garrafa de... "Dr. People"? No jogo e no desenho seria a Dr. Pepper, que existe de verdade. Talvez a Good Smile Company não tenha conseguido a licença.

A tampa e a traseira são bem modeladas.

Está incluído este braço dobrado, em que a mão tem um pico.

Ele serve para conectar a "Dr. People".

Está incluída esta mão segurando um celular. Atualmente se usam smartphones, mas talvez esse fosse o último tipo na época.

Esta mão segura um dos "Apetrechos do Futuro", a Cyalume Saber, baseada no filme "Spark Wars". A parte "luminosa" é feita em material transparente.


A Cyalume Saber é removível e pode ser recolocada sem problemas.

A base com suporte incluída é a padrão, sem nenhum tipo de modificação.

A conexão é fácil, mas firme.

A Nendoro Joint de reserva. Espero nunca precisar usar.


5. Ação


Algumas fotos com o rosto de fábrica, mas dando uma imagem equivocada do personagem.

Mais algumas com sombras ou "como Okabe Kyouma gostaria de ser visto".

A Cyalume Saber tem um uso bem limitado.

Mas ela foi necessária para o plano de salvar Kurisu. Só que ocorreu um incidente inesperado. Nesse caso, a solução foi...

Junto com a Nendoroid Kurisu Makise White Coat Ver. Aí fica bonito.

Os dois têm constantes discussões.

Ideal.

Realidade. Okabe bem que tentou derrotar Kurisu em um debate, mas fracassou miseravelmente.
O modelo tem compatibilidade de expressões com outras Nendoroids, mas a conexão é um pouco dura.

Nessas horas, Okabe foge para o celular, fingindo que fala com alguém.

Mas no fundo, os dois são parecidos e colaboram para um objetivo comum.

Okabe se faz de louco por ser um homem bom. Para proteger Mayuri. E por esse mesmo motivo, decide se jogar no labirinto do tempo.
Esta é a versão da campanha Cheerful Japan, para ajudar as vítimas do Grande Terremoto de 2011. Ainda não consegui a versão normal.

Em uma determinada hora, ele terá de escolher entre salvar Kurisu ou Mayuri.

Mas vai provar que herói de verdade consegue salvar as duas.

Com a versão figma. Com isso dá para ver que é uma boa versão comprimida.

Com o "alter-ego" Ultraman Zero, também interpretado pelo grande Mamoru Miyano. Considerando que tem um Steins; Gate 0 e que ele interpretou um personagem cujo nome significa "zero", parece que esse número tem uma estranha ligação com o Astro.


Ajudando uma pessoa com a mesma ferida no coração.

E esta foi a apresentação da versão Nendoroid do Rintaro Okabe, feita pela Good Smile Company. Demorou bastante, mas finalmente apareceu o protagonista da história. Talvez por este ano se comemorarem os dez anos do jogo, que foi lançado em 15/10/2009 para o XBox 360. Nesse meio tempo vieram três versões da Kurisu e duas da Mayuri. Ao menos valeu a pena e com isso já dá para representar várias cenas do jogo e do desenho animado. As expressões "1" e "3" foram bem escolhidas, mas a "2" foi usada poucas vezes. Pessoalmente acho que deveriam ter colocado uma mais cômica ou com a cara de "Cientista Louco", característica do personagem. Talvez incluam em outra versão, já que esta consta como "Kyouma Hououin Ver.". Só não consigo imaginar outro visual. Talvez o do Steins; Gate 0, que conta o que se passa em uma linha de tempo alternativa. Espero que não demorem tanto.

Até lá é conseguir as versões regulares da Kurisu e da Mayuri.




- Puxa! Você me lembra um cara que eu conheço. E a voz é parecida com a de um amigo meu.
- ?

8 comentários:

  1. Olá Usys!
    Como vai?
    Enquanto lia o texto estava tudo ok, só foi bater o olho na garrafinha "Dr. People" que gargalhei! Nossa, essa foi inesperado, mas compreensivo já que a marca do produto não liberou a licença para inserir o nome.

    Outro aspecto bacana desta Nendoroid tá na qualidade do material em comparação com a da Kurisu. Os detalhes da fivela em dourado realçam a peça, bonito.
    Não sei se com sua Mayuri ou outra Nendoroid já ocorreu isso, mas tenho a versão Nendoroid da Mayuri com vestido azul (a roupa principal dela), entretanto, o material dela com o passar do tempo ficou com aspecto "grudento" como se fosse uma reação natural do próprio plástico material. Achei muito estranho, apesar de ser umas das primeiras Nendoroids, ela é original, me pergunto o que poderia ser...

    De toda a maneira, seja na animação, game ou em versões de figure Steins;Gate consegue ser incrível! Muito boa a matéria !!!

    Obs.: Cure Yell e "Miden" se reencontram, inédito!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Ah, Steins; Gate é uma das minhas obras favoritas! Começa lento, mas depois que engata aí não para mais!

      Ah, você tem a Mayuri? E, sim. No jaleco da Kurisu aconteceu isso de ficar meio grudento. É um componente do material que sai com o tempo, mas não chega a prejudicar a figura, pelo que eu ouvi falar. Parece que deixando por um tempo coberto por arroz cru ajuda a tirar, mas nunca tentei. Não consigo fazer esse tipo de coisa com algo que se come.

      Gozado que na figma da Kurisu vem uma garrafinha dessas, mas com parte do "P" raspado, ficando "Dr. Iepper". Esse negócio de marcas é muito complicado. Se bem que Dr. People ficou engraçado!


      A voz é do Miden, mas não consigo tirar da cabeça que o George é alguém como o Okabe.

      Excluir
    2. Steins;Gate tem um enredo esplêndido, além de contar com o digno elenco de Mamoru Miyano, Hanazawa Kana, Tamura Yukari, Tomozaku Seki, etc.
      Sim, sim! Na época comprei num site brasileiro que importava figures do Japão, chamado "Anime House". Adquiri algumas coisas, dentre elas a Cure Moonligth S.H. Figuarts, Kurapika - Figma e a Mayuri Nendoroid. Eles tinham um bom catálogo com bons preços, mas hoje a loja encerrou suas atividades, infelizmente.
      Nossa, a minha Mayuri ficou todinha grudenta. Parece pouco justo usar arroz para este tipo de "experimento".

      George? Hum, agora fiquei pensando... talvez se pareça mais com o Okabe de Steins;Gate 0, quando está mais deprimido.

      Abraços!

      Excluir
    3. Elenco estelar! Todas essas lendas juntas já são um grande atrativo! E conseguiram adaptar bem a história do jogo, que tem tantas opções. Super trabalho da equipe!

      Outra opção é usar um lenço umedecido descartável. Experimentei uma vez, mas não consegui tirar tudo. Fica um pouco ainda e corre o risco de ficar uns fiapos do lenço.

      Queria saber o que o George viu. Se aquela foi a única vez que ele viajou no tempo. Mas não tem essa resposta em lugar nenhum. Uma pena. O jeito é imaginar mesmo.

      Excluir
  2. Que figurinha bacana, nobre Usys! Steinsgate está fácil no Top Five de meus animes favoritos! A história é envolvente, parece devagar no início, mas quando se começa a compreender o que está acontecendo, você começa a sofrer com o Okabe Rintarou! Eu me arrependo até hoje de não ter pego a versão Figma quando tive a oportunidade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Esse foi um dos que me convenceram a comprar o Blu-Ray. Ao menos na época em que dava. E é bem assim. De repente eles pisam no acelerador e aí a coisa ganha outro ritmo! Para mim esse já é clássico!

      A figma é legal. Se move bastante e tem um monte de engenhocas do Okabe. Só que as expressões são um pouco difíceis de usar, embora sejam condizentes com o personagem. Mas dá para encontrar em lojas de usados de vez em quando.

      Excluir
  3. Finalmente o Nendo do Okarin está entre nós E chegou com estilo na Casa!

    A adaptação do visual é show demais, e o cabelo é ainda mais bem feito do que eu me lembrava das fotos de divulgação. E por falar na divulgação, não me lembrava do "Dr. People" hehehehe! Até que foi boa a adaptação do nome XD
    Os acessórios estão ótimos, com a Cyalume Saber o Okarin já pode enfrentar os vilões que tentarem roubar seus experimentos, assim como pode proteger suas garotas.
    Só senti falta mesmo do rosto dando risada, algo que funcionaria muito bem para o Nendoroid.

    Consigo até imaginar ele falando umas frases convencidas nessas imagens com sombras, tipo ele explicando sua genialidade hehhehe!

    Mamoru Miyano é gênio, deve ser por isso que chamaram ele para esse papel! Ah, e pode contar mais um zero na vida dele, pois ele também interpretou o Zero Kiryuu em Vampire Knight XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Esse eu esperei muito para conseguir! Fiz questão! E só lançaram agora. Talvez tenha mesmo algo a ver com os 10 anos do lançamento do jogo.

      O pessoal da GSC já sabe como se faz para comprimir personagens, então não tinha como ficar ruim. Só não deu para conseguir os direitos de uso da marca da Dr. Pepper. Mas é melhor, para não encarecer o produto.
      O problema do Cyalume Saber é que ele é muito frágil. Na descrição logo diz isso. Mas pode ser bom para quando o Okarin precisar fazer bico em alguma construtora, orientando o trânsito.

      Pode não ter a cara de louco, mas essa de presunção é boa para representar o Okarin se achando e se fazendo de gênio. É só a Kurisu não estar por perto... Não, pensando bem ele faria isso com ela do lado, sim. O cara não se toca.

      Mamoru Miyano é o Zero Guy! Mas no sentido de ser um matador. O zero à direita, que aumenta o número. Quem diria que ele tem mais um Zero na coleção? Bom, ele tem tantos papéis que provavelmente tem outras coleções.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html