domingo, 22 de dezembro de 2019

Q posket Cure Peach & Q posket Cure Berry


Saudações.

Desta vez vou falar das versões Q posket da Cure Peach e da Cure Berry, do desenho animado Fresh Precure!, feitas pela Bandai.


1. Informações
2. Cure Peach
3. Cure Berry
4. Galeria



1. Informações



Fresh Precure! completou este ano seu 10º Aniversário desde a estréia em 01/02/2019 no Japão.

O desenho das personagens foi feito pelo Mestre Hisashi Kagawa, que fala um pouco sobre os conceitos usados para compor os visuais. O pedido do produtor Atsutoshi Umezawa foi o de que as personagens tivessem proporções diferentes das de até então, com várias "cabeças" de altura, e assim elas ficaram com mais "adultas". Kagawa também gosta de visuais assimétricos, o que pode ser visto em seus designs. E a premissa maior foi a de ser possível identificar a personagem só pela silhueta e por isso ele deu características diferentes para cada uma.

A Cure Peach teria sido a primeira a ser desenhada, com dois enormes rabos-de-cavalo. Kagawa decidiu simplificar ao máximo, para que as personagens fossem mais fáceis de serem animadas. Por isso, apesar dos rabos-de-cavalo serem volumosos e terem uma forma definida, não haveria linhas na parte de dentro para representar os fios. A maior parte das indumentárias, como o broche e a pochete, se concentrou no lado esquerdo.

A Cure Berry foi feita a partir da Peach, e para fazer o enorme rabo-de-cavalo único, característico da personagem, Kagawa estudou várias sugestões vindas da Bandai. Daí ele resolveu fazer um bem grande, com o formato de uma broca no lado esquerdo da cabeça. Como ele diz, "mais ou menos como se a broca do Getter 2 ficasse na cabeça". Para contrabalançar, foi colocado um laço de fita com pontas longas na cintura, do lado direito.


A linha Q posket continuou a lançar modelos de Precure e desta vez trouxe as de Fresh!. Primeiro foram os da Cure Peach (Love Momozono) e da Cure Berry (Miki Aono), lançados em 10/2019 para as máquinas de fliperama do Japão.

Desta vez não foram disponibilizadas versões com pintura perolada, mas sim com tons mais claros. Escolhi ficar com as de coloração mais fiel à original.

As figuras vêm desmontadas, mas é fácil colocar tudo no lugar, com exceção dos suportes.


2. Cure Peach


Vamos começar pela Love/Cure Peach. Esta é a terceira figura em proporções comprimidas da personagem que consegui e desta vez ela tem um quê de boneca, puxando mais para a elegância do que para a comicidade.

Close do rosto. Tem o olhar e o sorriso de confiança da Love direitinho. Os olhos não usam material transparente, mas parecem ser peças separadas do rosto. As bochechas são levemente rosadas.

A franja é esculpida com esmero, com vários sulcos.

Assim como os rabos-de-cavalo dos lados. Segundo Kagawa, os cabelos foram colocados em feixes para ficar mais fácil de animar, pois um cabelo solto daria mais trabalho. Os fios também não eram tão detalhados no desenho pelo mesmo motivo.


Os enfeites em forma de coração não usam pintura especial. Do lado direito só tem um cordão e no esquerdo dois, o que é fiel aos conceitos.

Detalhe das bases dos rabos-de-cavalo, muito bem modelados, mostrando os fios apertados pelo enfeites.

A parte de trás do cabelo tem uma divisória com os fios convergindo para os lados.

As orelhas são bem feitas, inclusive com os brincos.

No peito existe o emblema das Fresh Precure, o trevo de quatro folhas, do lado esquerdo e não no centro. Isso também tem a ver com o gosto por assimetria de Kagawa.

As costas são abertas.

As fitas que passam pela roupa são representadas com estampas. E existem dobras no busto, mostrando que Love é "bem-dotada". Kagawa conta que não sabia que as heroínas da franquia não tinham seios definidos e ficou surpreso com a reação do público ao ver isso pela primeira vez.

Detalhe das mãos formando o símbolo do "coração". Essa parte também é bem feitinha, com os dedos mínimos levantados.

Detalhes das pulseiras, com laços de fitas.

A saia é incrivelmente detalhada, com os laços de fita esculpidos. Ela é curta para mostrar melhor os passos de dança, outra premissa da série.

A pochete para guardar o item de transformação, o Linklun. Ela fica no lado esquerdo, do mesmo do broche, para dar a ideia de assimetria.

Como que para compensar o fato das fitas serem estampas, o cordão tem uma modelagem mais bem cuidada, sendo uma peça separada do corpo.

A parte de dentro da saia é recheada de babados. Nada de tentar ver o que tem dentro. Curiosamente isso também é fiel aos conceitos e até existem instruções nesse sentido.

A chamada "zona absoluta". As pernas são abertas e não são simplesmente tubulares. Parte das meias fica para fora das botas, pois era moda na época. E um pouco abaixo do joelho para fazer a personagem parecer mais alta.

As botas são detalhadas, fieis ao desenho original. As pernas são abertas, com as pontas dos pés voltadas para dentro, representando a personalidade ativa de Love.

Junto vem um suporte opcional.

O suporte é modelado para acomodar o cabelo, inclusive com os sulcos.


3. Cure Berry


Vamos passar para a Miki/Cure Berry. A pose é a que ela faz depois da transformação e com mais elegância, combinando com o formato. Q posket tem só a cabeça grande, mas o corpo é "de modelo", o que é apropriado para a Miki-tan.

Close do rosto, também denotando confiança, mas com mais racionalidade. Assim como na Love, o olhar é voltado para o lado.

Detalhe de divisão da franja. O vão do meio é feito de modo a parecer com duas partes.

O enfeite em forma de coração. Assim como na Love, não é usada nenhuma pintura especial.

O enorme rabo-de-cavalo do lado esquerdo, modelado de forma magnífica. O formato de cada secção não é simplesmente de bolas, mas de discos com tamanhos diferentes.

O cabelo tem todos os fios convergindo para a trança.

As mechas dos lados, uma diferente da outra. Por trás os brincos com pintura perolada.

Na Miki-tan dá para ver o corpo melhor. O bustiê tem o emblema das Fresh Precure esculpido. Assim como na Love, as fitas que passam pela roupa são representadas com estampas. Na base do pescoço dá para ver a clavícula e nas costas, as escápulas.

Assim como as outras Fresh, Miki-tan é "bem-dotada", diferente de outras personagens da franquia.

O braço esquerdo estendido. O frufru da manga é caído. dando um ar realístico. A pulseira tem um laço de fita esculpido.

O braço direito é dobrado, com a mão na cintura.

A palma da mão é voltada para fora. Tem até o músculo da mão, perto do polegar.

O traje da Miki-tan deixa o umbigo de fora. Ao redor tem a correia da pochete...

... que é igual ao da Love.

A saia, que seria a mais curta do grupo. Os detalhes que seriam fitas cruzadas são representadas por estampas. Mas as dobras são bem representadas.

Miki-tan tem um só laço de fita enorme em um dos lados da cintura, para contrabalançar o enorme rabo-de-cavalo.

A saia pode ser curta, mas os babados tapam tudo.

A "zona absoluta". As coxas da Miki-tan são mais finas que as de Love e fechadas. Os meiões vão acima dos joelhos, uma vez que a Miki-tan já tem pernas compridas e não precisa fazer com que elas pareçam mais longas.

As pernas estão na posição de "andar de modelo". O salto é bem fino, o que vai contra os preceitos de Takashi Washio, o criador da franquia, que sempre pedia solados grossos e firmes para os sapatos. Talvez outra tentativa de Umezawa de inovar. Kagawa também conta que não sabia nada de Precure na época, então essa pode ter sido a razão.

O suporte opcional. Esse é preciso usar a cabeça para saber o que encaixa aonde, pois não vem nenhum folheto de instruções nesse sentido e as fotos não mostram como colocar.

A melhor posição que encontrei. Ou ao menos a parte que encaixava na trança. Demorou bastante para eu  descobrir.


4. Galeria


O Coração Rosa é o símbolo do Amor.

O Coração Azul é o símbolo da Esperança.
A cabeça pode ser girada, o que cria outras possibilidades.

Algumas em preto e branco (não há um sentido especial nisso, mas...)

Fotos em alto contraste e saturação de cores (idem).

Algumas com as duas juntas.

Colocando as duas lado a lado desse ângulo, os cabelos delas formam um coração.

Love e Miki algumas vezes têm alguns desentendimentos. Em várias ocasiões, Miki diz palavras duras, mas que são verdadeiras, e sempre pensando no bem de Love, que por usa vez entende e se lembra do que deve ser feito. Uma relação de amizade e confiança bem interessante.


A posição das mãos da Love também é o do seu golpe especial no início, o Precure Love Sunshine. No caso a versão usada na luta contra a vilã Northa.

Com outros modelos comprimidos, a Deformeister e a chibi-Arts

A cabeça da chibi-Arts pode ser colocada na Q posket e até que não fica tão ruim. O contrário não pode ser feito, pois o pino da chibi-Arts é mais grosso.

Da Miki só tem esses dois. Ambos têm em comum o "andar de modelo".

Finalmente pude realizar o sonho de reunir essas duas de kimono em formato comprimido, embora o conceito seja diferente e causa um pouco de estranheza.

Junto com as outras Q posket de Cures de rosa. Se tivesse a Cure Bloom, de Splash☆Star, dava para reunir as principais do primeiro filme de Precure All Stars.


As Cures de azul (embora uma delas não seja exatamente dessa cor). O perolado faz uma tremenda diferença. Talvez tivesse sido melhor pegar os modelos de cores normais.


E esta foi a apresentação das versões Q posket da Cure Peach e da Cure Berry feitas pela Bandai. Mais uma vez, a escultura é o grande atrativo, altamente detalhada com os babados e detalhes do cabelo. Uma pena que as fitas acabaram sendo representadas com estampas ao invés de relevos, pois elas são um dos grandes pontos dos visuais das personagens e o grande diferencial. E também o fato de não terem saído modelos de pintura perolada. Mesmo assim é bom ver que estão continuando a lançar personagens de Precure para a linha. As de Fresh! em especial são perfeitas para o formato, visto que o design original era esguio, só precisando fazer alterações na cabeça. Espero que continuem e que no ano que vem saiam modelos de Heartcatch!, que também comemorará os seus 10 anos. E continuem pelo menos até Smile!.

Logo devo conseguir os modelos restantes desta coleção, a Cure Pine e a Cure Passion, e espero apresentá-las em breve.

5 comentários:

  1. Olá! Como vai?
    A linha Q posket tem sua característica própria, marcante e muito atrativa, a escultura feita com esmero rica em detalhes e olhos bem expressivos traz à tona a potência do anime e das personagens. A versão sempre surpreende os apoiadores da série! Através desta postagem foi possível conhecer mais sobre os bastidores de Fresh! Precure, algo que raramente encontra-se disponível para ler em sites comuns, novamente um trabalho caprichoso vindo de um fã para outros fãs da franquia.
    A versão perolada destaca mais as minúcias da peça, algo que dá um outro tom à figure (ao menos é o que se pode perceber pelas imagens). Entretanto, a versão fiel à série também realça a beleza das personagens. A graça das coleções é a diversidade, isso ficou evidente nestas imagens em que elas estão reunidas. Bonitas! Parabéns por mais uma postagem! Informações frutíferas e interessantes.

    Feliz Natal, tudo de bom para ti, Usys!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Obs.: Se continuar assim, poderemos ter HeartCatch! e Smile! Precure versão Q posket seria perfeito! Sonhar nunca é demais, né? Quem sabe um dia se realize. Já dá para imaginar como elas seriam...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      No começo eu não dava muito para Q posket,mas depois de ver realmente eu percebi que era muito bonita. O preço também é um grande atrativo, já que dá para conseguir em valores relativamente reduzidos. Ou seja, um custo benefício excelente!
      E é interessante ver como o Hisashi Kagawa pensava primeiro em como mover as personagens ao reduzir o número de detalhes, mas ainda assim fazendo-as bonitas. Por isso eu o chamo de Mestre. E queria que seu trabalho ficasse mais conhecido por aqui.
      Um que eu tenho certeza de que ficaria bonito nesse formato seria Go! Princess. Perolado e no Mode Elegant então ia ficar lindíssimo! Mas quero Heartcatch! e Smile!. Pelo menos esses.

      Excluir
  3. Show de review!

    Como sempre, há mais sobre os designs do que parece. Realmente, essas têm silhuetas bem marcantes, ainda mais que as formas dos cabelos não são lisinhas, há todo um molde muito bem pensado.

    A linha Q Posket conseguiu novamente, essas figuras estão lindas. Adorei os visuais, muito simpáticos, e as esculturas são bem caprichadas. As poses estão perfeitas, a Love ficou muito fofa e a Berry ficou bem elegante "desfilando". É incrível como a linha conseguiu criar rostos tão característicos.

    A ideia de botar a peça de efeito na Love foi ótima, ficaria bem legal exposta assim. E fotos em preto e branco sempre ficam boas, nem precisa motivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      O que eu notei é que esses conceitos são os mesmos que em Ojamajo Doremi. Isso de definir o personagem pela silhueta e de reduzir os traços. Deve ser esse o estilo da Toei.

      As poses escolhidas foram as que mais representam as personagens e achei isso muito bem sacado. Tanto que a pose final da Love na transformação na verdade é outra. Mas esse símbolo do coração tinha que ter de qualquer maneira. A da Miki não tem outra. Tem que ser esse de modelo.

      As fotos em preto e branco são um recurso que eu uso bastante em fotos de figuras de poses estáticas. Vi em um artbook de um fotógrafo da Playboy e tive vontade de imitar. Devo ter usado outras vezes neste blog, mas não me lembro direito.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html