quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Os Desafios de 2020!


Feliz Ano Novo para todos os visitantes da Casa do Boneco Mecânico!

Usys 222


Abaixo seguem algumas considerações sobre o ano que passou, se houver interesse.



Este foi um ano que deu para fazer várias coisas, como divagações sobre vários assuntos de Tokusatsu e Anime, como contestar se Kabutack realmente foi o fim dos Metal Heroes, ou discorrer sobre a Dança em programas de Super Heróis. Assuntos que eu pretendia falar quando tivesse oportunidade e elas vieram, pois estava sem figuras para apresentar.

Deu também para escrever sobre alguns mangás que li. De fato, um deles era um título que eu queria apresentar faz muito tempo, que fala sobre o mercado de mangás. Sobre o que é o quadrinista, o mangaká, escrito e desenhado por um grande nome do ramo: Kazuhiko Shimamoto. Uma daquelas obras que deveriam estar aqui há muito tempo e que servem de lição para quem quer tentar se aventurar no mercado.

Também pude falar das séries Precure e o impacto que elas tiveram em minha vida e o que elas significam para mim, assim como apresentar figuras, livros e especiais de cinema, incluindo o fabuloso All Stars Memories, a grande comemoração dos 15 anos da franquia.

Outra coisa que pude fazer foi uma fotoestória que estava planejando há muito tempo. Seria o meu "Precure Ultra Stars", reunindo heroínas de três gerações, embora uma delas não seja Precure no original. Deu bastante trabalho e ficou um tanto instável, mas senti que dei tudo de mim e também foi um desabafo. E também uma "vingança" por Miracle Universe, que ficou abaixo da média. Pena que eu também não pude fazer melhor, mas...

Fiz algumas correções recentemente, eliminando algumas repetições de frases (mas não todas) e coloquei algo muito importante sobre a Miyuki que tinha me esquecido, na cena em que ela se levanta. Se quiser dar mais uma checada:


Isso foi bom também para não me esquecer de como fazer efeitos digitais. Outra coisa que me ajudou nesse sentido foram as matérias sobre o KishiryuOh, em que pude descobrir mais outros truques.

Falei bastante sobre Tokusatsu, tanto sobre atores, como Susumu Kurobe, que este ano completou 80 anos de idade, e uma história sobre Saburo Shinoda e Ryu Manatsu. Escrevi também sobre figuras de bastidores como Nobuo Yajima, renomado Diretor de Efeitos Especiais, que ironicamente acabou falecendo meses depois que publiquei a matéria. Também tive sorte de encontrar material sobre Shozo Uehara e seu trabalho nas séries Ultra, embora na verdade eu quisesse que essa fosse a última de uma série de matérias sobre o grande roteirista. Mas infelizmente só agora pude encontrar algo sobre sua participação nas séries Super Sentai. Pude ainda apresentar o trabalho de Takao Koyama e a Brother Noppo, mais outra pauta que estava esquentando faz tempo.

Mas meu maior trabalho foi falar sobre o livro de Takeyuki Suzuki, o ex-produtor da Toei que cuidou das séries Super Sentai, entre elas Esquadrão Relâmpago Changeman, extremamente popular no Brasil. E com isso, pude descobrir como funcionam as coisas nessa franquia, preenchendo várias lacunas de conhecimento. Essa matéria também foi a que teve mais visualizações: mais de 700, sendo que muitas não passam dos dois dígitos.

Entendo que minhas matérias sobre esses assuntos sejam altamente enfadonhas. Mas o fato é que o que me interessa não são só os rostos ou as vozes, mas também os cérebros, os ossos, os músculos e os tendões que criam e movem a indústria do Anime e do Tokusatsu. Quero dar crédito àquele pessoal que não aparece, mas está lá, trabalhando para nosso entretenimento. Ou, como eles dizem, para dar sonhos e esperanças para as crianças.

Este ano sinto que me desviei muito do foco nas figuras. Mas é que realmente está ficando mais difícil consegui-las devido à alta do dólar. E fazer fotos tem se provado mais difícil também. O motivo é risível: depois de cada sessão, termino com uma tremenda dor nas costas. Talvez seja hora de fazer mudanças no estúdio e desenvolver novos métodos.

Agradeço a todo mundo que veio ver este blog e o apoia. Alexandre Nagado, amigo de longa data tem prosseguido com o seu Blog, o Sushi POP, trazendo várias resenhas sobre mangás e falando sobre o mundo da música japonesa. Houve momentos de hesitação, mas ele se manteve firme em seu caminho e decidiu continuar a escrever. Como eu acreditei. Ou melhor, sabia.

Graças ao Ronin, do Anime Brilliant Blog, pude ter contato com várias obras de Anime que foram muito bonitas/divertidas. Dei muita risada com RobiHachi e Oresuki. E adorei ver Cop Craft, uma "fantasia policial" altamente emocionante. Além dos Animes, graças a ele tive contato com um filme chinês muito bom, Our Shining Days que me mostrou como é a cultura nerdotaku desse país (que não é muito diferente da nossa).

Adelmo Veloso do Super AHAM! mostra ser altamente habilidoso com a Toyart, com técnicas que eu não consigo imitar. Tudo isso com muita criatividade e senso de humor. Ele e seu filho têm muito talento e são esses relatos que me emocionam. Tem ainda as matérias de Thiago Paulini, homenageando aquele que é provavelmente o maior nome da dublagem no Brasil.

E não posso me esquecer de agradecer à Mel-Chan, que fez uma ilustração muito bonita de duas personagens das séries Precure que gosto muito. Fiquei realmente emocionado com esse presente e nunca vou me esquecer disso. Agradeço mais uma vez de coração... ou o que sobrou dele.

Apesar do título, não pretendo fazer nada tão audacioso ou pretensioso. É apenas uma referência ao episódio de Ultra Q, 2020年の挑戦 ("O Desafio do ano 2020") em que aparece o Kemur, que figura na foto acima (o bonecão de pelúcia). Continuarei a linha do blog de forma sossegada (embora tenha sentido que foi bem corrido), sem grandes coisas ou nada estrondoso. Mesmo sabendo que logo ele completará seus dez anos de existência. Em outras palavras, não tenho nada planejado. Mas tenho ideias para outras matérias.

Mais uma vez agradeço a todos e Feliz 2020!




E não se preocupem. A foto do começo foi só imagem e a Yayoi não quer machucar ninguém. De fato, a Yayo-tan gosta deles e quer ser a Embaixadora da Paz entre os humanos, os monstros e os alienígenas. Depois todo mundo foi comer mochi juntos para comemorar o Ano do Rato.

10 comentários:

  1. Fala, Mr. Usys.

    Feliz ano-novo, que 2020 seja um bom ano, com paz, saúde e boas realizações. Obrigado pela força de sempre e que nossos blogs possam oferecer sempre uma boa medida de informação e entretenimento.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      Vamos fazer o que queremos e como queremos. Mas mantendo o compromisso de apresentar informações fidedignas. Vamos nessa, enquanto a vida permitir!

      Excluir
  2. Olá!
    O ano de 2019 com certeza foi recheado de momentos divertidos, a Casa do Boneco Mecânico trouxe valiosos dados e esclarecimentos sobre assustos que jamais teríamos acesso sem a tradução realizada por você. Para além das informações levadas aos fãs, pode-se ver com clareza o quão o carinho dá formas ao blog, em cada texto, fotografia evidência este apreço, mas às vezes é preciso modificar algumas maneiras de materializar a criatividade.
    É uma honra ser citada nesta lista, há tantos nomes notáveis que contribuem para o mundo dos animes, tento dar o meu melhor através dos desenhos, são humildes (perto de outros) mas feitos com dedicação para levar sorriso às pessoas. Foi ótimo ter participado, mesmo que brevemente, de uma parte deste processo. O 10° aniversário do blog está chegando? Oh! Seria gratificante poder contribuir de alguma forma... é claro, se permitir.

    Feliz 2020!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Eu ficaria honrado em contar com algo de sua parte. Ainda não tenho nada planejado, então pode ser qualquer coisa. E não se deprecie. Suas artes definitivamente não ficam atrás de muitos fãs japoneses.

      Vendo as histórias de todo esse pessoal, vejo o quanto é difícil "chegar lá" na indústria do entretenimento. Que é preciso ralar bastante, inclusive passando por humilhações. Mas ainda assim eles estão lá, lidando com prazos, limitações, às vezes comentários maldosos do público, mas ainda assim perseveram. Queria que eles fossem valorizados e por isso falo deles. E se alguém se interessar por isso, fico contente.

      Feliz 2020 e obrigado pelo apoio!

      Excluir
    2. Agradeço o apoio! Ok, por favor, escolha o que gostaria que fosse feito. Caso tenha alguma ideia, contate-me! À disposição ;)

      Excluir
  3. Nobre Usys! Que ano!

    Foram muitos desafios, mas a Casa permaneceu firme durante todos os meses do ano! As matérias que eram do Anexo foram excepcionais, trazendo um tesouro de informações que não veríamos tão cedo e olhe lá!

    Sobre manter o foco nas figuras, te entendo muito bem. 2019 foi provavelmente o ano que adquiri mais figuras, apesar de me desfazer de várias (dessas que partiram no ano passado, não me arrependo). Então lembrei de uma situação que um amigo me contou: ele sempre baixava muitas músicas de várias bandas de Rock, para um dia ouvir. Chegou um tempo que o reencontrei e ele disse ter parado de baixar, pois agora estava ouvindo as músicas, ou seja, curtindo o acervo! Caso diminua drasticamente suas aquisições, aproveite para brincar com elas e, claro, compartilhe com a gente!

    Foi uma honra poder ter sido citado aqui! Agradeço infinitamente, mas não se acanhe! Tem muito acessório bacana espalhado pelas suas figuras, então dá pra rolar altas brincadeiras por aqui! Ainda mais com aquelas referências das galáxias que só a Casa tem!!!

    Que em 2020 a sua saúde fique boa e estável! Precisamos de sua pessoa por aqui! Até as próximas postagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Realmente teve muitas vezes que senti que não ia dar. Mas ao menos consegui realizar alguns projetos que não seria possível caso eu focasse só nas figuras. Incorporar o Anexo teve seus resultados.

      De fato é hora de desempacotar e curtir as figuras de fato. Fazer várias coisas com elas. Só preciso antes desenvolver algo mais anatômico para o estúdio para poder tirar as fotos de forma mais confortável. O duro é saber como...

      Seu apoio foi valioso e me inspirou a continuar. Conto com ele mais uma vez e pretendo continuar. O quanto a vida me permitir. Feliz 2020! E cuide bem de sua mulher e seu filho! Não deixe de dar valor a eles!

      Excluir
  4. Feliz 2020!

    A Casa teve várias matérias legais em 2019, o formato intercalando assuntos funcionou bem, até para poupar o estoque de figuras. Outra ótima forma de compensar a falta de figuras novas é fazendo as fotoestórias, apesar de que devem dar bastante trabalho.
    Encontrar uma boa postura para fazer os reviews e complicado, eu dei uma parada nos figure reviews justamente por não ter um espaço adequado para isso, aí acabava ficando em péssimas posturas que causavam dores nas costas e nas pernas. É complicado conseguir uma boa postura pra ficar tanto tempo tirando fotos das figuras.

    Fico feliz de saber que a matéria sobre Our Shining Days agradou bastante! Essa foi a matéria que eu mais tive dúvida sobre publicar. Que bom que valeu a pena XD

    Que esse novo ano traga muitas novidades e matérias para todos nós! E que os preços das figuras caiam hehehehe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz Ano Novo, Ronin! E obrigado!

      Pode não parecer, mas postura é importante. Teve muitas vezes que tive que parar por causa das dores nas costas. Imagina fotoestória, que dá mais trabalho ainda, pois algumas vezes é preciso segurar duas figuras e ainda apertar o botão da máquina, mantendo firme até o timer bater a foto! Até improvisei um banquinho, o que poupa as pernas, mas as costas é que continuam sendo o problema.

      Suas dicas são altamente valiosas, pois me encontro com coisas que provavelmente nunca teria a iniciativa de ver e nunca saberia o que eu estava perdendo. Além dos mencionados teve Kakegurui XX, que também foi muito louco. E o final de Irodzuku foi lindo! E pode crer que adorei Our Shining Days! Pode ser meio clichê, mas é bem sólido e com personagens de caráter coerente. Isso sem falar na "grande batalha musical"!

      Com a alta do dólar fica difícil conseguir as figuras, assim como os Blu-Rays. Só espero que não passem a tributar os livros também, senão já era! Aí não tenho mais material!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html