terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

MiniPla Kishiryu Gattai Series 05 - Parte 2: Shine Raptor & Shadow Raptor


Em continuação à matéria anterior, vou falar das versões MiniPla da Shine Raptor e do Shadow Raptor do seriado Ryusoulger, feitas pela Bandai.


1. Informações
2. Shine Raptor & Shadow Raptor
3. Cosmo Raptor
4. Ação



1. Informações


Shine Raptor e Shadow Raptor são Knightsaurs feitos a partir de velociraptors usando-se a energia do Cosmos. Shine Raptor é fêmea e tem o poder de curar feridas e restaurar o que foi destruído. Shadow Raptor é macho e cria buracos negros controláveis, que engolem aquilo que seu usuário deseja que desapareça. Os dois Knightsaurs foram capturados pelos Druidon e ficaram presos no espaço até que o Shadow Raptor conseguiu escapar e caiu na Terra, onde se encontrou com Canalo. Ao enfrentá-lo, reconheceu sua força e lhe deu sua Ryusoul.

Os dois podem se combinar em um(a?) só, o(a?) Cosmo Raptor, capaz de superar as barreiras das dimensões e ver através delas.


Os Raptors aparecem pela primeira vez no arco de episódios 21 e 22, em que misteriosamente animais desaparecem e pessoas mortas ressuscitam. Entre elas estão a mãe de Ui, amiga dos Ryusoulger e a Master Pink, mestra de Asuna/Ryusoul Pink que foi morta no primeiro episódio, se sacrificando para salvar sua discípula. E aparentemente esses dois casos estão interligados. Alguém ou alguma coisa está trocando as vidas de animais e até mesmo de pessoas vivas pelas dos mortos.

Esse arco foi bastante emocional e um dos mais bonitos do seriado, falando do valor da vida, do amor eterno entre mãe e filha e entre mestra e discípula. O grande ponto é a interpretação de Ichika Osaki, a atriz que faz a Asuna, junto com Miyuu Sawai, a Master Pink, que também foi a Usagi/Sailor Moon na versão tokusatsu de Pretty Guardian Sailor Moon. Os diálogos entre as duas têm forte carga dramática e emocional, com Asuna questionando sua Mestra e a lição que ela deixa. Ao mesmo tempo, a mãe de Ui também deixa um legado, algo que ela não pôde passar a sua filha por ela ser muito pequena e agora teve a oportunidade. O roteirista Junpei Yamaoka fez um excelente trabalho, com um tema que é eterno: os Laços entre as pessoas.

E devido à participação de Sawai, no episódio existem várias referências a Sailor Moon. É divertido procurar.


E Ichika Osaki também deu mais uma demonstração de suas habilidades no penúltimo episódio da série, exibido em 23/02/2020, em que Asuna faz seus companheiros se levantarem quando eles estavam em dúvida e quase desistindo diante do último inimigo. Esse episódio mostrou que o Heroísmo em Super Sentai não acabou. Para mim, essa virou uma das cenas mais memoráveis da franquia.


2. Shine Raptor & Shadow Raptor


Os dois Raptors são bem parecidos um com o outro. Quase a imagem refletida em um espelho, embora haja algumas diferenças. No brinquedo é usado material translúcido, mas no MiniPla as cores são sólidas.

Close das cabeças. A Shine Raptor tem partes que lembram cílios. O Shadow Raptor tem olhos no formato de raios, lembrando o Ultraman Belial.


As mandíbulas usam plástico dourado com purpurina.

Os braços são curtos, semelhantes aos do Tyramigo, como nos velociraptors.

Os braços são presos por conexões esféricas. Ainda assim a mobilidade limitada.

As maiores diferenças são nos corpos. A cauda da Shine Raptor lembra uma lâmina, enquanto a do Shadow, um cano de pistola.

E existem esses pinos. O da Shine Raptor fica no peito e o do Shadow nas costas. Isso é para a característica especial dos dois.

As pernas possuem características opostas nos dois modelos. Os pontos em que um tem um conector macho, o outro tem um fêmea. O mesmo ocorre com as áreas vazadas. As pernas são presas por Ryusoul Joints e são totalmente estáticas.

Nas coxas é preciso aplicar esses adesivos. A superfície é no formato de uma serra e por isso é difícil colocar com perfeição.


Nestes modelos também vêm peças de expansão para trocar os polos das Ryusoul Joints.

Os dois se dividem em várias peças para serem instaladas no KishiryuOh e no Kishiryu Neptune. é preciso trocar os braços de lado e reinstalar nas coxas dos modelos.





KishiryuOh Shine Raptor.
Como o nome diz, esta configuração usa peças da Shine Raptor no KishiryuOh. Mas curiosamente, ela não foi usada no seriado.


Close da cabeça. Lembra uma versão "Paladino" do KishiryuOh. É necessário colar inúmeros adesivos. A crista em forma de estrela em especial não ficou boa. Na verdade, a ponta de cima seria única e não dupla.


Na ombreira direita fica a cabeça da Shine Raptor.


O corpo da Shine Raptor se torna uma espada, a Kagayaki Sword. Ela é grande e a parte da lâmina é prateada. Pena que do outro lado ela fique vazada.


No braço são instaladas as pernas da Shine Raptos que se tornam esse item de propósito desconhecido. Talvez um escudo?





Kishiryu Neptune Shadow Raptor.
Mais uma vez o nome descreve a configuração. Essa foi a primeira que apareceu no seriado usando um dos Raptors.


Close da cabeça. Lembra um "dark hero", com um enorme visor cobrindo os olhos. Mais uma vez é preciso colocar vários adesivos para completar.


A cabeça do Shadow Raptor fica no peito.



O corpo se torna uma enorme pistola, a Kurayami Gun. Adequada a Canalo, que usa essa arma e com a mão esquerda. Ela também á vazada em um dos lados.


No Neptune, as pernas do Raptor também se acoplam ao braço, formando esse item de propósito desconhecido.


Não está nas instruções, mas na teoria é possível montar um KishiryuOh Shadow Raptor e um Kishiryu Neptune Shine Raptor.


3. Cosmo Raptor


Os dois podem se combinar para formar o Cosmo Raptor. Mas aparecia mais para as combinações do que para a luta efetivamente.

A crista dos dois Raptors se juntam para formar um visor que permitiria que o Cosmo Raptor pudesse ver através das dimensões. Mais uma vez é necessário colar vários adesivos e é duro de alinhar.

Os braços de cada Raptor seriam as metades dos braços do Cosmo Raptor. 

Os braços até se movem, mas sem um propósito prático.

Agora os ornamentos das pernas ficam para fora. Assim como nas versões separadas, elas são estáticas.

Mais uma vez é preciso muita habilidade para colar os adesivos das coxas. Habilidade que eu não tenho...

Os pés até que ficam integrados, parecendo que têm duas garras cada.

KishiryuOh Cosmo Raptor. Assim dá a impressão de que o modelo ficou completo juntando os poderes da Luz e da Escuridão. Consegue viajar para outras dimensões e até entrar no ciberespaço.

Kishiryu Neptune Cosmo Raptor. Aqui a mudança no corpo é mais discreta, com exceção da cabeça. As armas chamam mais a atenção. Teve só uma breve participação.

Os dois compartilham a mesma cabeça. Mais uma vez, o adesivo da testa exige habilidade para ser aplicado pois fica em uma superfície esférica. Existe um pequeno corte para alinhar, mas ainda assim não fica perfeito.

No KishiryuOh, a cabeça do Shadow Raptor é instalada na ombreira esquerda.

O item desconhecido do braço é montado ao contrário do Neptune.

No Neptune, as cabeças vão para as couraças das pernas.

No Neptune também o item misterioso é instalado no braço direito e com uma montagem ao contrário do KishiryuOh.



4. Ação


Shadow Raptor consegue escapar e chega à Terra, onde tem uma luta com Canalo. Ao reconhecer sua força, lhe dá a Ryusoul da Escuridão.

RYUSOUL GATTAI! KISHIRYU NEPTUNE SHADOW RAPTOR!
Ela ajuda os Ryusoulger a enfrentar Tankjoe, que fora ressuscitado. E o Kishiryu Neptune assume uma nova forma, lutando junto com o KishiryuOh Five Knights.

Ele salta, usando tiros da pistola.

E também golpeia com ela.

E ainda usa chutes.

Mas o inimigo é Tankjoe e ele é muito forte.

- KISHIRYU NEPTUNE BLACK HOLE CANNON!!!

Graças à astúcia de Koh, Canalo consegue derrotar Tankjoe disparando um Buraco Negro de sua arma.

Mas a cidade sofreu sérios danos. Koh se culpa por não ter tido força o suficiente para impedir essa tragédia.

Nisso, a Master Pink pede a Shadow Raptor que chame a Shine Raptor.

Ela chega e dispara uma energia luminosa da boca...

... que reconstrói a cidade.

RYUSOUL GATTAI! KISHIRYUOH COSMO RAPTOR!!!

O inimigo se esconde em outra dimensão e Koh usa os poderes do Cosmo Raptor para ir atrás dele.

Os dois travam uma grande luta, flutuando na intersecção dimensional.

- KISHIRYUOH COSMO BREAKER!
KEN BOBOBOBOOOOM!!!

Koh cria um Buraco Negro com a Kurayami Gun e depois o joga no inimigo com a Kurayami Sword, derrotando-o. Mas isso significa devolver a Master Pink e a mãe de Ui para o mundo dos mortos...

RYUSOUL GATTAI! KISHIRYU NEPTUNE COSMO RAPTOR!!!
Em outro episódio, Canalo conhece uma noiva em potencial, Mao, que é filha de um mestre de Karatê. Ela tem um sonho, mas seu pai se opõe a isso. Nisso, Mao é usada para criar um Minusaur e Canalo usa os poderes do Cosmo Raptor para salvá-la.

O Minusaur consegue criar uma poderosa barreira, que por alguma razão tem o formato de um bolo de morango.

Com os poderes do Cosmo Raptor, Canalo consegue atravessar a barreira.

- KISHIRYU NEPTUNE COSMO BREAKER!!!
Aqui a ordem dos ataques é o contrário. Primeiro é criada uma lâmina de energia com a Kagayaki Sword e depois disparado um Buraco Negro da Kurayami Gun.

Com isso, Canalo vence o Minusaur confeiteiro.

No fim, Canalo descobre que sua pretendida já tinha namorado e seu sonho era ir para Paris com ele para ser confeiteira. Mais uma vez Canalo se dá mal.
Mas uma menina que é filha de um Mestre de Karatê e que quer ser confeiteira? Acho que já vi isso em algum lugar...

- Chamou chamou?
- ......
O episódio foi escrito pelo grande Naruhisa Arakawa, que é conhecido por ser fã das séries Ultra. Será que ele gosta de Precure também?

Vendo bem agora, sinto que o outro motivo desses dois Knightsaurs é o Yin Yang. Isso de uma ser a criadora e o outro ser o destruidor e juntos formarem algo com poder cósmico. E o formato também é parecido com as metade do símbolo. Essa capacidade de associação, essa imaginação. Quem será que pensou nisso?

- Kira Yaba~☆ Falou em Cosmo é comigo mesmo!
De novo? Bom, Star☆Twinkle Precure também usava vários jogos de cena usando luzes e sombras...


E esta foi a apresentação das versões MiniPla da Shine Raptor e do Shadow Raptor, feitas pela Bandai. Os modelos desta vez são bem simples, embora se transformem em armas bem estilosas. Uma pena que não conseguiram fazer algo com as pernas, que se tornaram engenhos de propósito desconhecido e não há materiais que expliquem o que é aquilo nos braços ou para que serve.

Outro ponto desabonador é que eles não têm muita participação no seriado, apesar de seus enormes poderes. Ou talvez os Ryusoulger usem secretamente a Shine Raptor para colocar a cidade em ordem depois de cada luta. E ainda tem uma forma que sequer apareceu no seriado, o que é um grande desperdício. E ajudaria a explicar também para que serve exatamente a Kagayaki Sword, que até agora só solta um cortador de energia que lembra uma mistura de auréola de anjo com uma serra.

Mesmo assim, o conceito é muito interessante e criativo, aumentando o leque de possibilidades. Uma pena que não haja um Special Set e por isso acabam vindo vários repetidos. Outra opção seria comprar usados e devem haver vários de gente que comprou o pacote. Ou usar para equipar o KishiryuOh e o Kishiryu Neptune ao mesmo tempo. Tendo duas unidades de cada robô, dá para expor os dois com todas as formas ao mesmo tempo usando todos os Raptors do pacote.

Na próxima será o Pachygaroo, o último Knightsaur do pacote. Vamos ver se consigo fazer mais rápido desta vez.

4 comentários:

  1. Eu achava que esses Raptors eram como os Zords de Power Rangers, que funcionavam apenas como veículos, mas vejo que estava errado, eles têm outras funções, até mesmo curar. E dá pra ver que os poderes deles se completam bem, já que um pode causar um enorme estrago na cidade enquanto o outro pode restaurá-la. E essa do Yin Yang foi uma bela sacada, o conceito parece vir daí também!

    A dupla tem bastante estilo! A primeira diferença que percebi entre eles foi o formato dos olhos, o Shadow tem olhos mais furiosos, e realmente lembram o Ultraman Belial. Pena que eles não abrem a boca como MosaRex.

    Eles ficam ótimos com o KishiryuOh e com o Kishiryu Neptune, e é legal como eles funcionam bem tanto como figuras e como acessórios também. Brabo deve ser escolher como expor hehehe.

    Ah, assim que vi que os dois se dividiam pela metade já fiquei imaginando como seria com os dois misturados! Legal ver que essa combinação existe mesmo, e curti como essa crista dá um visual bem diferentão.

    Pô, depois de tanto esforço e demonstração de valor o Canalo ainda se deu mal e não levou a pretendida! E ela é uma confeiteira e tem um pai que luta karatê?! Isso não pode ser apenas coincidência! Bem, será que ela não teria umas amigas para apresentar pro Canalo, como uma baixinha sabichona dos doces ou uma roqueira que gosta de sorvete?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      As coisas andaram mudando desde aquela época. E agora não dá para montar nesses, mas eles viram vários tipos de armas e têm múltiplas utilidades. De fato, ficou faltando eles abrirem a boca. A cena da Shine Raptor ficou estranha. E queria que as coxas fossem móveis. Mas daí seria mais trabalho para montar.

      Isso pode ser dito de todos os Knightsaurs, mas os conceitos e os designs desses dois são muito bem pensados. É como se cada um representasse as leis do Cosmos, de criação e destruição de forma cíclica. Isso de Cosmo Raptor ser a fusão de macho e fêmea também dá essa sensação de algo transcendental. Pena que eles não foram muito aproveitados no seriado e têm suas limitações.

      O próprio monstro lutava karatê e usava ataques com creme e por isso logo me veio PreALa na cabeça. Ia ser engraçado se aparecessem umas meninas assim no final para parabenizar a Mao. O chato é que vendo bem agora, acabei revelando a surpresa final do episódio.

      Uma das curtições de Ryusoulger é ver o Canalo perdendo as oportunidades e a gente torcer para as coisas darem certo (ou errado, depende). O cara é bem intencionado, só que ora mete os pés pelas mãos ou é azar mesmo. Mas acho que no final ele vai conseguir a pessoa certa, sim. Tem uma que acho que é perfeita.

      Excluir
  2. Olá!
    Olhando rápido o KishiryuOh Shine Raptor lembrou os Mashins de "Magic Knight Rayearth", as expressões em adesivo ajudam a realçar esse ar de robôs de combate. Mas deve dar um trabalhão colar estes adesivos, são ultra pequenos. Interessante que algumas peças são parecidas com os famosos "Legos", com encaixes e tudo.
    As edições ficaram boas, explosões, golpes, parece cena de anime/mangá, quantas coisas dá para se imaginar só de olhá-las. Até prédios em ruínas, um verdadeiro estúdio!
    E aquela ali atrás é a Whip-chan!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      A ideia principal acho que é Lego mesmo. Para poder criar várias formas. E de fato, os Knightsaurs são seres parecidos com os Mashins. Só que os Mashins eram mais inteligentes enquanto os Knightsaurs nem tanto.

      Eu tiro essas cenas do seriado mesmo. Pego screenshots das partes que acho bonitas e depois tento recriar com as figuras e efeitos. E felizmente existem peças para recriar os cenários. Só sinto que tenho que fazer algo mais.

      Falou em filha de mestre de Karatê e em confeitaria, não consigo pensar em outra coisa. E sinto que essa combinação não foi coincidência.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html