domingo, 2 de fevereiro de 2020

Healin' Good♥Precure - Primeiras Impressões

Saudações. 

Desta vez vou falar sobre o primeiro episódio de Healin' Good♥Precure. Abaixo segue um resumo e impressões.




Obs.: contém detalhes sobre os rumos da trama
Vide também: Healin' Good♥Precure - Informações Preliminares


Nodoka Hanadera chega com sua mãe à nova casa na cidade Sukoyaka, onde seu pai a espera. A menina se empolga e sai para conhecer a cidade.


Ao mesmo tempo, o Healing Garden, que fica em outra dimensão, está sob ataque dos Byogens. A Rainha Teatine envia sua filha, Latte, mais três Healing Animals aprendizes, Rabirin, Pegitan e Nyatoran para o mundo dos humanos para que encontrem parceiras que as ajudem a tratar o planeta Terra.


Enquanto ajuda várias pessoas e explora a cidade, Nodoka se encontra brevemente com Hinata Hiramitsu e depois Chiyu Sawaizumi. Nisso, o parque da cidade é atacado por Daruizen, um dos Byogens, que envia um monstro Nano Byogen para corromper o Elemento das Flores que habita o parque e ficar gigante, se tornando um Mega Byogen, contaminando tudo ao redor.


Sentindo o ataque, Latte adoece e Rabirin tenta deter o monstro, mas obviamente não consegue. Nodoka chega a tempo e decide salvar Latte. Para isso, Rabirin a transforma em Precure, a Cure Grace, que consegue purificar o Mega Byogen e salvar o Elemento. 


Mesmo assim, Latte não se recupera, por ter ficado muito tempo sob os efeitos do Mega Byogen. Mas o Elemento das Flores fornece uma garrafa com um remédio que a cura.


E só depois de tudo que Nodoka percebe que está diante de animais falantes. 


O primeiro episódio tem uma boa narrativa ao apresentar os personagens e as motivações de Nodoka de forma orgânica, natural. Logo dá para ver como é cada um. Rabirin é impulsiva, tentando resolver as coisas sem um plano e nem pensar nas consequências. Pegitan é hesitante, cauteloso e preocupado. Já Nyatoran é sossegado, leva as coisas na boa, mas ainda assim tem consciência de sua missão.

Logo dá para ver como é cada Mascote na primeira aparição.

Nodoka é altamente prestativa, sempre ajudando quem esteja em dificuldades. Ela esteve internada por muito tempo, devido a um mal grave e por isso sente muito prazer ao poder andar e correr com suas próprias pernas, embora ainda se canse com facilidade. E agora pode ajudar outras pessoas como ela foi ajudada. Tudo isso é transmitido em breves relembranças e pelas falas da personagem, nas quais ela comenta que "já pode correr sozinha", e ao ver o parque e o céu azul, diz "Agora eu sinto que estou viva". Essa é uma grande novidade ao apresentar logo no começo uma Cure de rosa que teve um grave problema de saúde. Outro ponto é ligar isso às motivações da personagem e explicar por que ela é desse jeito.


No caminho ela encontra Hinata, que é um tanto atrapalhada e agitada. Depois é Chiyu, tranquila e com bom condicionamento físico, enquanto faz jogging. A aparição é breve, mas logo dá para ver exatamente como são seus temperamentos e que tipo de personagens elas são. Méritos da roteirista e Compositora de Série, Junko Koumura.

Hinata. Expressiva e um tanto exagerada.
Chiyu. Calma e serena.

A arte é caprichada, representando bem uma cidade pequena à beira do mar. Altamente aconchegante, cheia de verde e natureza. Existem muitos estabelecimentos que têm a ver com bem-estar, como termas, herbários, acupunturistas e reflexologistas.


A música, feita por Shiho Terada, também é digna de nota. Os temas são bucólicos, combinando com a atmosfera da cidade. Uma especialmente bonita é a que toca quando Nodoka está com Latte adoentada no colo, que é terna, porém com um quê de tristeza. E quando ela decide ser Precure, é tocado um arranjo heroico dessa música.


A novidade nas lutas é que os Mascotes se fundem aos bastões mágicos e participam da batalha de perto, fornecendo instruções, armando barreiras e localizando em que parte do corpo do Mega Byogen está preso o Elemento.

Navegação.
Puni Shield!
Cure Scan!

A própria Cure Grace demonstra enorme força física, detendo o golpe de um gigante muitas vezes maior que ela com uma só mão e ainda arremessando-o por cima da cabeça. A cena de luta é tradicional, sem tantos malabarismos ou angulações especiais, mas funciona ainda assim.

Se surpreender com o próprio pulo é uma tradição...
Assim como a descida de calcanhar.
Super Força. O estilo de luta é altamente tradicional.

O ataque final é o Precure Healing Flower, que lança uma poderosa rajada de energia em forma de parafuso que arranca o Elemento preso dentro do Mega Byogen e purifica o monstro. Simples, porém eficiente e transmite a força necessária.


Na cena de transformação fica mais claro que o motivo principal é "Médico", uma vez que surge um jaleco que se torna o traje da Cure. Tudo isso com pétalas de flores. Outra característica é que Rabirin também entoa as frases de transformação, com partes em uníssono com Nodoka. Na luta ainda fica claro que em Healin' Good, a integração das duas é que fazem uma Precure.

Agora o motivo fica mais claro. Ou eu tenho que exercitar minha percepção, o que é mais provável.
Nós duas somos Precure!

A abertura teve o storyboard feito por Yuta Tanaka, um dos maiores diretores da Toei Animation, famoso por suas cenas de ação altamente dinâmicas. Na equipe também estavam Yuki Hayashi (animador e não o músico; o nome se escreve diferente), Toshie Kawamura, desenhista de Yes!, Yes!GoGo, Smile! e HUGtto!, além da própria desenhista de personagens, Naoko Yamaoka. Segundo ele, a intenção foi  a de fazer algo que se tenha vontade de ver mais de 50 vezes por um ano. De fato, existe bastante dinamicidade, mas também transmite o clima bucólico da cidade Sukoyaka ao retratar o dia-a-dia das meninas e dos Mascotes.

De certa forma também pode representar que tipo de interações há entre as Cures e os Mascotes.
Não deveria ser uma foto da Nodoka, que é a protagonista?

A sequência de encerramento também ficou muito bonita, com as Cures dançando enquanto o cenário passa por dia e noite e pelas quatro estações. Os modelos das personagens ficaram ainda melhores e mais próximos da animação convencional, com direito até a uma cena com as três colando os rostos sem "clipping".

Modelos próximos de animação convencional.
Então? Não deveria ser uma foto da Nodoka?
Em modelos mais antigos, uma atravessaria a bochecha da outra ou elas manteriam uma estranha distância.


E existem muitos mistérios a serem resolvidos. Daruizen, ao ver a Cure Grace, se surpreende, dizendo que um ser humano não pode viver tanto tempo. Isso indica que os Byogens podem ser seres longevos ou até imortais. Ou a luta pode ter sido com seus ancestrais. Mas Rabirin o conhece.

Daruizen, surpreso em ver o que ele chama de "Alguém da Antiguidade".

E também existe a estátua do que parece ser uma divindade em Healing Garden. Talvez seja uma Deusa da Terra, como Gaia. Mas a teoria mais aceita é de que se trata de uma Cure Antecessora e Teatine seria sua Mascote.


Ainda, a roteirista Junko Koumura sempre coloca algo escondido em seus protagonistas. Em Zyuohger, Yamato/Zyuoh Eagle parecia ser um jovem bom, prestativo, resolvido, mas na verdade tinha brigado com o pai e por isso morava com seu tio. Kairi/Lupin Red tinha complexos em relação a seu irmão mais velho. Haruto/Kamen Rider Wizard parecia ser confiante, mas escondia um receio de lutar. E o que pode haver com Nodoka? Que doença ela tinha ou tem? Será que ela está totalmente curada mesmo? Não parece ser uma doença cardíaca, já que ela consegue levantar pesos. Temas muito pesados são evitados em Precure, como no caso da mãe de Megumi/Cure Lovely em Happiness Charge Precure!, que também sofria de uma doença. Porém isso pode mudar com esta série.


Foi um começo altamente promissor e mais uma vez pretendo acompanhar. O primeiro episódio está disponível no Canal Oficial do YouTube por tempo limitado até 31/03/2020 às 23h59min (Horário do Japão). O segundo capítulo também será disponibilizado em 09/02/2020 às 09h até o mesmo período do primeiro. Não há legendas, mas também não tem bloqueio de região, ao menos por enquanto.


Não pretendo fazer matérias semanais, mas vou comentar alguns episódios que tenham algo de especial. Era isso que deveria ter feito na série anterior, Star☆Twinkle Precure, que tem muita coisa para ser contada. Estou preparando um resumo que pretendo publicar em breve. Até lá...

Cuide-se bem!




Extra:

Coincidências acontecem...

10 comentários:

  1. Posso Tentar Teorizar nas Respostas sobre HealinGood?

    "Ainda, a roteirista Junko Koumura sempre coloca algo escondido em seus protagonistas. (...). E o que pode haver com Nodoka? Que doença ela tinha ou tem? Será que ela está totalmente curada mesmo?"

    R: Vamos Lá, acho que a "Nodoka" teve uma doença incurável (tipo: um cancer) que, nem ela sabe de início. Na Medida em que usa, cada vez mais, seus poderes de "Pretty Cure", mais sua doença acaba piorando.
    E Pode chegar a um ponto que, durante o natal ou ao clímax final (Janeiro de 2021), ela precise escolher entre sua vida (deixando os poderes de precure de vez) e a terra (sacrificando sua vida ao usar seus poderes de cure), possibilitando a um dos finais mais impactantes da história da franquia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, camilokufs

      Ainda não dá para dizer exatamente o que pode ser. Mas mesmo a Junko Koumura deixa alguma esperança no final, como nessas obras acima. Essa doença pode ser um grande agente limitador, mas agora pensando bem pode ter sido um acidente grave. Ela menciona que "faz tempo que não vê o mar", então ela era saudável antigamente. O fato de se cansar fácil pode ser falta de exercício devido ao longo período de internação.

      A Toei evita matar as protagonistas desde aquele episódio de Sailor Moon em que as Sailors morrem, o que gerou uma tremenda onda de protestos e um grande constrangimento para a empresa. Coadjuvantes talvez, mas não as protagonistas. Ainda tem muito a ser descoberto, já que é só o primeiro capítulo.

      Excluir
    2. Eu Não acho que a Toei vá Matar seus Protagonistas (exceto como era temporariamente, com os Kamen Riders FourZe, Drive, Ghost, Lazer ou Geiz, ou, em casos especiais, alguns membros dos sentais, como Masato Jin ou o Nada)...
      Mas, você lembra de "Digimon Frontier" e a Trama de Koichi, Irmão gêmeo do Koji? Bom...
      Eu Pensei no que pode ou não ocorrer com nossa Cure Grace:
      a) O Uso Excessivo do "Ataque Máximo em Conjunto" (Aquela com todas as cures da Temporada, incluindo a Extra/Striker/Sexto Membro/Membro Extra)faz com que uma antiga doença dela volte com força total (tal qual um câncer)e, aos poucos a enfraqueça.
      b) O Lema da Série "O Sentimento de Estar Vivo" vai estar mais presente do que nunca, ao caber à Heroína uma terrível e dolosa escolha: a Si Mesma ou a Terra.
      b.1) Explicando, Se Escolher a Si Mesma, ela terá de Deixar de ser Precure para poder se tratar de sua doença. O Problema é que, com o desfalque de sua lider, a Equipe não terá como utilizar seu ataque mais poderoso, e o pior: no Clímax e que o Vilão não apenas foi revelado, quanto vai executar seu plano de adoecer o mundo, não vai perder a oportunidade do desfalque para botar seu plano em ação.
      Mas, Se Escolher o Mundo e Continuar como uma Pretty Cure, terá que enfrentar as complicações do uso excessivo de seus poderes a ponto de matá-la devido à seu uso excessivo. E Claro que, pelo que conhecemos a franquia, a Nadoka escolherá por este caminho, deixando todos angustiados por sua situação.
      b.2) Podemos ter como Inspiração duas obras da (outrora) Casa das Ideias como "A Morte do Capitão Mar-Vell" e o Final da saga de "Jane Walters como Thor".
      c) Claro que teremos um final feliz para "Healin' Good", e para isso, trago duas inspirações: "Digimon Frontier-Episódio Final" e "Star Twinkle Pretty Cure-Episódio Final". A Madoka ficaria em Coma após a Batalha Final contra o Vilão Final, após o Sacrifício das Mascote (Incluindo a Latte) para salvá-la. O Episódio Final passaria dentro do Sonho da Nadoka, na qual encontra com suas Amigas, enfrentam um frangmento do Vilão e encontra com sua Cure Sucessora. No Final, ela despertaria, totalmente curada, aproveitando sua nova vida e seu futuro.

      Bom...
      Vamo ver o que a trama nos trará...

      Excluir
    3. Até pode ter algum tipo de demérito nesse sentido. Mas Junko Koumura também é do tipo que não dá soluções óbvias.

      Ainda é o primeiro capítulo, então acho que é cedo para fazer especulações. O negócio é ver e só depois juntar as peças que surgirem.

      Excluir
  2. Agora está explicado o motivo do "Healing". Além da transformação, há todo um processo de cura envolvido na história, e até a protagonista carrega isso, com sua saúde abalada. Aliás, a Nodoka é bem interessante, parece que as Cures rosas sempre me chamam a atenção hehehe.

    O visual está muito bonito, essa cidade passa uma sensação extremamente aconchegante, lembra até a cidadezinha de Barakamon, lugares onde dá vontade de passar umas férias XD

    O enredo parece intrigante, pode seguir vários caminhos, tanto dramáticos quanto esperançosos. Apresentar uma dificuldade para a protagonista logo no começo é uma boa forma de fazer a audiência se importar com ela e torcer por seu sucesso. A Toei acertou na ideia desses encerramentos com as personagens em CG dançando, sempre fica muito legal.

    Simpatizei com essa nova série, acho que vou conferir depois que terminar Kirakira Precure a la Mode e Yuru Camp, até lá já vai estar com uma boa quantidade de episódios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Por essa eu não esperava. A própria Nodoka era a novidade na franquia. Até então não havia uma Cure de rosa com algum problema de saúde. Pelas informações iniciais achava que ela era simplesmente uma boa menina, mas colocaram um bom motivo para isso.

      Essas cidades japonesas à beira do mar são muito bonitas, agradáveis. Incrível como conseguem representar esses lugares. Estive em um lugar desses uma vez e sinto uma tremenda saudade ao ver.

      Uma personagem principal não precisa ser perfeita ou invencível. As Cures sempre têm algum tipo de ponto fraco. Desta vez é um daqueles de deixar o coração na mão caso surja algo mais poderoso que quebre a transformação dela. Se pegarem a Nodoka na forma normal...

      De fato é melhor pegar uma série de cada vez. São longas e por isso é bom ir aos poucos. E da outra vez eu até ia perguntar como sabia que o pai da Ichika era lutador de karatê. Agora está explicado!

      Excluir
  3. Escritora e finalmente, pude conferir o primeiro episódio e tenho de admitir, gostei do que vi.
    Cidade costeira, com muitas clínicas e clima típico de cidades de termas, rimado, sei e foge do padrão cidade de outras temporadas; protagonista que recuperou sua saúde, não acho que vão explorar isso de maneira dramática em excesso, apenas realçar que teve algum problema de saúde e está em recuperação, apesar da franquia ter condições de fazer disto algo dramático e com sequelas, sem apelar demais, isso não é "Madoka Magica".
    Os mascotes mostraram simpatia e o estilo de fala da Rabirin assemelha demais a do USApyon de "Youkai Watch", muito parecida no timbre, só não é a mesma dubladora, já chequei isso; só de curiosidade, a dubladora da Nodoka faz a voz da "dona" do USApyon, gente, isso é demais pra mim, tenho de digerir essa. Vamos ver no que vai dar. De todo jeito, começo promissor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Escritora!

      Esse é bem promissor e tomara que consigam manter o nível de arte, ao menos nos cenários. Splash Star até se passa em uma cidade costeira, mas Sukoyaka tem um clima diferente. A presença das termas pode ser o diferencial.

      Uma coisa que acho que é certo de acontecer é o da Nodoka ter que enfrentar alguma provação muito dura que a desabilita por um tempo. Como aconteceu com a Ciel, a Haruka e por um tempo a Hana. Mas tenho confiança de que vão saber dosar as coisas. Pelo menos tenho certeza de que a Hinata não vai ser comida pela cabeça no terceiro episódio.

      Então a Aoi Yuuki já tem experiência em lidar com Mascotes do tipo coelho. É só que a Inaho parece ter uma personalidade mais próxima da dubladora que a Nodoka.

      Excluir
  4. Olá! Boa tarde!
    Healin Good Precure começou muito bem, com enredo leve e promissor, boa qualidade técnica, personagens altamente carismáticos e uma protagonista encantadora dedicada à cuidar e proteger àqueles que realmente necessitam. Isto tudo foi apresentado num episódio inaugural.
    Nodoka carrega consigo um passado ainda desconhecido, mas já se pode notar que sua saúde frágil a debilitou por um determinado período, mesmo não sabendo se está curada ou não, a história se encarregará de contar melhor no decorrer dos episódios, muito provavelmente não irão esmiuçar questões complexas sobre a saúde dela, tendo em vista o público alvo ao qual se destina, mas teremos ao menos explicações sobre o passado, isto já é um ponto positivo. É dito algo no Artbook sobre o adoecimento da mãe da Megumi (HappinessCharge Precure)?
    Quem tem olhos mais apurados conseguem ver a evolução da CG no encerramento, confesso que notei algo mais próximo aos traços do anime, mas sem a citação demoraria um pouco mais para perceber as minúcias. Dizem que o Daruizen e a Grace terão algum tipo de vínculo (como rivalidade) tanto que na abertura é possível ver que haverá algo entre eles, será interessante acompanhar e descobrir o que é.
    Embora a cena da transformação tenha sido demasiadamente simples em comparação com as temporadas anteriores, a obra tem seguido um bom rumo. Todo o sucesso às ilustres Naoko Yamaoka, Junko Koumura e colaboradores.
    Esta postagem está bacana, bem informativa. Continue a divulgar as impressões sobre a obra, pode fazer até mesmo das séries passadas (mesmo que não seja com frequência).
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Um bom roteirista é aquele que consegue mostrar logo de cara como são as coisas, tanto a história quanto as personagens. E ainda, o de deixar mistérios para serem desenvolvidos ao longo da série. Healin' Good tem o mérito de fazer tudo isso de forma orgânica, sem forçar nada.

      Realmente consta no Artbook que haveria uma parte em que Megumi teria que escolher entre a saúde de sua mãe e a Paz no mundo. Mas mudaram pois senão ficaria muito pesado. Só que os tempos mudaram e não sei como vai ser em Healin' Good. Em Zyuohger, por exemplo, a Junko Koumura fez uma cena extremamente cruel. Com a Hana ela pegou um pouco mais leve, no filme.

      Como vai ficar a Grace com o Daruizen é uma incógnita ainda. Há uma teoria de que ele foi o verdadeiro responsável pela doença dela. Outra seria que ele é a encarnação dessa doença. Mas realmente não sei se isso é plausível, além de ser cópia de outro seriado. E nem se vai dar para regenerá-lo. Mas acho que ele vai ser o inimigo fixo da Nodoka.

      Desta vez vou tentar escrever mais, para não repetir o erro que cometi em Star Twinkle e deixar as coisas se acumularem. O texto com as considerações sobre a série ficou bem longo. Se soltasse aos poucos daria para digerir melhor. Mesmo assim, pretendo soltar na semana que vem. Só espero que não fique muito cansativo.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html