domingo, 5 de abril de 2020

映画Yes!プリキュア5 鏡の国のミラクル大冒険! - Yes! Precure 5 - O Filme - A Milagrosa Aventura na Terra dos Espelhos!

Saudações.

Em continuação ao projeto da semana passada, desta vez vou comentar sobre os especiais de cinema de Precure que foram exibidos no Canal Oficial no YouTube esta semana. Começo com 映画Yes!プリキュア5 鏡の国のミラクル大冒険!(Eiga Yes! PRECURE 5 Kagami no Kuni no MIRACLE Daibouken!, algo como "A Milagrosa Aventura na Terra dos Espelhos!").


Obs.: contém revelações sobre os rumos da trama.


Na Terra dos Espelhos, um ser das Trevas manda dois Mascotes, Migirin e Hidarin, ao mundo dos humanos para roubar o Dream Collet, um item capaz de realizar um único desejo e que está com as Precure 5.



Enquanto isso, Nozomi/Cure Dream (Yuko Sanpei) e suas amigas Rin/Cure Rouge (Junko Takeuchi), Urara/Cure Lemonade (Mariya Ise), Komachi/Cure Mint (Ai Nagano) e Karen/Cure Aqua (Ai Maeda) vão ao Princess Park, um parque temático em que os visitantes se vestem de príncipes e princesas. Junto vão os Mascotes Coco (Takeshi Kusao), Natts (Miyu Irino) e Milk (Eri Sendai).


Eles se divertem, mas Coco e Nutts são capturados por Migirin e Hidarin, que tomam seus lugares e pedem às Cures para ver o Dream Collet. Porém, Nozomi logo percebe que esse Coco é falso. Os dois Mascotes então usam máscaras para se tornarem um monstro Kowaina de duas cabeças, que é derrotado quando Karen deduz seu ponto fraco.


As meninas levam os Mascotes para a Natts House, que explicam que vieram da Terra dos Espelhos. Ela fora dominada pelo(a?) vilão(vilã?) Shadow, que petrificou seus habitantes e roubou os cinco Cristais que servem como o sol do local, exigindo o Dream Collet como resgate.


Os Mascotes levam as meninas e Milk para a Terra dos Espelhos, mas a partir dos Cristais, Shadow cria as Dark Precure 5, cópias das trevas das Cures, que as levam para duelos de vida ou morte em locais separados.


Este filme estreou em 10/11/2007 no Japão e foi um grande ponto de virada para a franquia, quando Atsutoshi Umezawa assumiu a produção dos especiais de cinema, e mais tarde sucedendo Takashi Washio nas séries de TV, criando novas tradições. Foi a partir daqui que passaram a ser usadas as Luzes Milagrosas e no começo do filme os Mascotes Coco, Natts e Milk dão instruções de uso e advertências.

Assumindo a forma humana por um tempo, para alegria das fãs femininas mais velhas...?

E elas figuram dentro do filme, a princípio como itens usados pelos vilões para descobrir em que mundo estão as Precure 5 e como a chave para ir à Terra dos Espelhos. Só no final, como em outros filmes, elas dão novas forças às Cures.


Diferente de outros filmes da franquia, desta vez o item-chave é o mesmo da série de TV, o Dream Collet, que pode realizar um único pedido ao se coletar para dentro dele as 55 fadinhas conhecidas como "Pinky". Felizmente são dadas explicações o suficiente para mostrar como ele funciona e as condições para uso e com isso, pais que estão acompanhando os filhos não vão ficar perdidos ao ver o filme.

O Dream Collet, na mão de Shadow.
Urara consegue uma Pinky (interpretada pela cantora Mayu Kudo) logo no começo.

Os personagens originais do filme são Migirin e Hidarin, dois Mascotes gêmeos com o formato de ursos. Os seus nomes vêm de 右 (migi, "direita") e 左 (hidari, "esquerda") e são interpretados pela dupla de comediantes The Touch, composta pelo irmãos gêmeos Takuya e Kazuya Kakuta. Os dois personagens usam várias piadas e dos bordões da dupla. A interpretação é bem curiosa, com os dois falando suavemente. Claramente não são profissionais de dublagem, mas combinam direitinho com os personagens e conseguem sincronizar suas falas com naturalidade, sendo que as cenas com eles eram aprovadas logo na primeira tomada.


"Só um pouquinho, só um pouquinho"
O grande bordão da dupla.

No começo eles estão do lado inimigo, mas não são maus e fazem o que fazem para recuperar a Terra dos Espelhos das mãos de Shadow, um ser de sexo indefinido com corpo que lembra o de um homem, mas com uma voz e um jeito de falar de mulher. Não é mencionado o que ele(a) é exatamente ou se tem alguma ligação com Nightmare, já que deu as máscaras Kowaina para os Mascotes. De fato, a personagem não tem tanta profundidade e seu objetivo é simples: dominar o mundo usando os poderes do Dream Collet. E faz isso com uma boa estratégia, usando os espelhos para coletar as Pinkies espalhadas pelo mundo.

Shadow, com a voz da versátil Romi Park, que seria Syrup/Shiro na série seguinte, Yes! Precure 5 GoGo.

Mas o grande atrativo do filme são as Dark Precure 5. Especialmente a Dark Dream, de rosa, que foi a primeira a ser criada e espiona as Cures para transmitir suas formas a Shadow para a criação de suas colegas. Devido aos seus conflitos internos, ela acaba se tornando um dos personagens centrais da trama.

Dark Dream (Chinami Nishimura). Belíssima, a única que tem uma forma comum, em estilo "Gothic Lolita".
Dark Rouge (Miki Nagasawa, a Vampire Princess Miyu)
Dark Lemonade (Rie Kugimiya... aru). Possui vários ataques e cartas na manga.
Dark Mint (Yuko Minaguchi, a Hotaru/Sailor Saturn)
Dark Aqua (Reiko Kiuchi, o Daisuke, protagonista de Digimon 02)

As Dark 5 não são simples cópias. Cada inimiga tem um estilo de luta, sendo que algumas têm golpes especiais, se mostrando oponentes poderosas e perigosas. Elas não se cansam e não têm sentimentos como amizade. E usam de ataque psicológico, negando os valores das Cures, como que dissessem o que elas pensam de verdade.

Darkness Fire
Darkness Flash, um cortador de energia das pernas.
Dark Lemonade tem ainda um ataque sônico que ela chama simplesmente de sua "canção".
Dark Mint se especializa em ataque, em oposição a Cure Mint, que se usa de defesa.
O Darkness Spread consegue penetrar o Mint Protection.
Dark Aqua usa várias armas, como esta espada de energia. Karen revida com uma também.

A direção é de Tatsuya Nagamine, que depois faria Heartcatch Precure!. Anos mais tarde, ele assumiu Dragon Ball Super a partir do episódio 77 e dirigiu o especial de cinema Dragon Ball Super: Broly, um dos maiores sucessos de bilheteria da franquia. Nagamine é conhecido por caprichar nas cenas de ação, com bastante luta corporal, graças à sua experiência ao estudar na companhia de dublês AAC STUNTS (antiga Atractive Action Club). E ele não fez por menos desta vez. As lutas das Precure 5 com as Dark 5 são altamente dinâmicas, intensas. E com muitas, muitas explosões, outra marca registrada de Nagamine.

Golpe de palma seguido de explosão. Forte influência de Dragon Ball.

Urara é baixinha e graciosa, mas também sabe lutar. Com forte influência de Saint Seiya.

O roteiro, mais uma vez, é de Yoshimi Narita, que também cuidou da Composição de Série da versão para TV e trabalhou com Nagamine em Happiness Charge Precure! e na segunda temporada de Saint Seiya Omega. O roteiro é bem feito, com os sinais para a solução final dados desde o começo de modo que o espectador até se esquece desse detalhe. E as caracterizações são bem feitas, o que é mostrado nos diálogos. Em especial com Coco e Nozomi, sendo que ela logo descobre o impostor.



Além das lutas, são mostradas as Cures se divertindo no Princess Park, brincando em várias atrações e eventos, retratando como cada uma é. Nozomi é travessa, mas seu truque de tentar dar um susto em Coco não dá certo, pois ele "consegue sentir quando ela está perto". Urara entra em seu papel ao brincar de Princesa. Rin mostra seu condicionamento físico ao não ser pega na prova da coroa de flores.


Komachi conta uma história de terror sobre os espelhos, que é uma dica para o que vai acontecer, botando medo em Rin, que não gosta dessas coisas. E é escoltada por Natts, por não estar acostumada a andar de salto alto. Já Karen vai mais no embalo, sem entender as coisas fora do ambiente da escola e de sua mansão, além de explicar as coisas para Milk.


Uma crítica que fazem de Narita é que suas histórias costumam ser muito "Shojo Mangá". Como pode ser visto acima isso é verdade, em parte. É só que...

- Eu não sou sempre a mesma! Sou melhor do que eu ontem! Que a eu de uma hora atrás, de um minuto, de um segundo atrás! Quero ser cada vez melhor!
- Porque eu... nós temos sonhos a realizar! Por isso nos esforçamos, nos desenvolvemos e superamos os nossos antigos "eus"!
- Superar a si mesma?! Você não consegue! Isso é loucura!
- É! Loucura! Mas não posso ficar parada enquanto minha amiga está dando tudo de si! 
- Tenho que ir. A Dream está me chamando.
- E você? Você tem algo a proteger?! 
- Você sou eu antes de me encontrar com todas. Que achava que podia fazer tudo sozinha. Eu era tão tola...

... ela também usa frases com a lógica dos Shonen Mangá. De que "se eu quiser sair daqui eu só tenho que te vencer". E as amigas de Nozomi captam suas intenções e a seguem.

As lutas com as Dark 5 são muito bem conduzidas também com a música. No primeiro instante é usado um tema opressivo, urgente demonstrando a força das inimigas. Quando as Cures se recuperam e contra-atacam é usado um tema heroico, triunfante mostrando a reviravolta. Mas no desfecho a música é melancólica. Pois apesar de serem cópias, as Dark 5 tinham coração, sentimentos. Foram criadas só sabendo que devem derrotar as heroínas, sem ter sentimentos fracos como "amizade". Só que...

- Eu recebi ordens de Shadow para te derrotar! Isso é tudo o que eu sei. Rir por que é divertido. Chorar por estar sozinha. Me importar com alguém que eu gosto... Eu ainda não aprendi como é isso!

E as Precure 5 enfrentam suas oponentes com seu próprio motivo. Para fazer valer algo em que cada Cure acreditava, mas era negado pelas Dark 5. Mas sabendo que eram sentimentos negativos que elas tinham no fundo do coração e era preciso superar para prosseguir. Essa dramaticidade é um grande atrativo do filme.


A participação de Milk é intercalada com cada um dos três momentos do embate entre as Cures e suas cópias das Trevas. É ela quem dá uma lição em Migirin e Hidarin para que eles ganhem coragem para enfrentar Shadow e reconquistar a Terra dos Espelhos com suas próprias mãos. Esse é o outro tema do filme, que converge para o confronto final.


E aqui se consolida um formato padrão dos especiais de cinema de Precure, quando as Luzes Milagrosas são usadas para dar forças a elas, simbolizando a união de todos contra as Trevas. Desta vez há uma forma "Super Precure", com asas de borboletas, um dos motivos das Precure 5. A transformação é bem apropriada, com as energias das Luzes envolvendo as Cures como casulos e elas os abrindo como borboletas.

- Pessoal! Obrigada!
Essa parte com as Cures agradecendo é fundamental.
Super Precure

A Terra dos Espelhos foi salva, mas Nozomi sabe que para isso foi preciso passar por um grande sacrifício. E não vai se esquecer daquela que poderia ter sido sua amiga em outras circunstâncias. "Verdadeira". "Imitação". Isso não importa mais. Ao menos, ela partiu após aprender a sorrir.


Esse foi um filme muito bom e se tornou um de meus favoritos. As meninas são colocadas em situações diferentes da série de TV indo para o Princess Park e mostrando direitinho os romances entre Nozomi e Coco, mais um pouco de Komachi e Natts. Milk também tem sua parcela de participação e não sobra. O roteiro é bem amarrado, sem pontas soltas e é uma grande montanha russa, indo de uma situação trivial a uma luta de morte. De fato, o título é uma grande ironia, que induz o espectador ao erro de pensar que a Terra dos Espelhos é algo lindo e colorido, mas na verdade é devastado, só se recuperando no final.


E esse final traz algo de amargo. Pois como as Dark 5 foram feitas dos Cristais que dão vida à Terra dos Espelhos era necessário derrotá-las para que os artefatos recuperassem sua forma original. Essa linha narrativa foi outro bom trabalho de Narita, ao mostrar que não havia outro jeito e não seria possível um final feliz se as Dark 5 continuassem existindo.


A luta com as Dark 5 subverte a resolução do filme anterior de não colocar uma Cure contra a outra, ao jogar impostoras, e talvez seja isso o que deu a deixa para a criação da Dark Precure em Heartcatch! e depois das Bad End Precure em Smile!.

Dark Precure, a maior representante das Cures das Trevas.
Bad End Precure. Só lutaram em um episódio, mas deixaram sua marca.

Uma coisa interessante é que duas dubladoras das Dark Precure 5 mais tarde se tornariam Cures de verdade. Uma delas é Rie Kugimiya, a Dark Lemonade, que se tornou a Aguri/Cure Ace em Doki Doki! Precure.


Chinami Nishimura, a Dark Dream se tornaria a Reika/Cure Beauty. Curiosamente, em sua primeira transformação, assim como no duelo com o vilão Joker, existem temas de espelhos. E sua Character Song é a lindíssima あなたの鏡 (Anata no Kagami, "Seu Espelho"), que remete ao título do filme de Precure 5.


Ela ainda seria a Bad End Beauty, de certa forma retomando a Dark Dream, mas desta vez sem qualquer chance ou necessidade de redenção.


Também a partir daqui as quadrinizações dos especiais de cinema não foram mais feitas por Futago Kamikita. Ao invés, passaram a ser usadas cenas do próprio filme dispostas como uma história em quadrinhos. Na Amazon do Japão dá para ver uma amostra. Uma pena, na minha opinião, já que as duas irmãs fizeram um excelente trabalho nos outros filmes. Outro problema é que apesar de estar disponível para o Kindle, não pode ser comprado por quem não mora no Japão.

A seguir, o especial de cinema de Yes! Precure 5 Gogo.

4 comentários:

  1. Olá Usys!
    Como vai?

    Outra análise de filme bastante atrativo, parabéns pelo trabalho!

    E o melhor é que esta assisti! Dizem que a primeira temporada de Yes! Pretty Cure 5 fez um baita sucesso no Japão, tanto que depois ganhou a sequência. O primeiro longa-metragem tem seus pontos positivos, enredo divertido e encantador. Especialmente a Dark Dream consegue ser uma das inimigas guerreiras mais queridas entre os fãs. A mensagem de que elas não aprenderam a amar, chorar, rir, se divertir também são pontos bastante profundos e trazem uma gama altamente interessante para se trabalhar. Talvez a beleza deste filme gire em torno destas sutilezas transmitidas.
    Saber que dubladores como Rie Kugimyia e Chinami Nishimura fizeram parte da equipe das Dark Dream e logo depois retornaram efetivamente como guerreiras Precure dá até alegria, enquanto fã fico fascinada em descobrir isso! A música "Anata no Kagami" consegue ser uma das melhores canções de Character Song da franquia, pessoalmente minha favorita de Smile Precure. Na verdade, sou apaixonada pela Reika... pela luta dela com o Joker. Ah! Tão bonita (na verdade, todas elas são maravilhosas)!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Essa foi difícil, pois não tinha nenhum material de bastidores para saber o que o pessoal tinha em mente para fazer este filme, então tive que confiar na minha (pouca) sensibilidade e perspicácia.

      Eu tenho um fraco por esse tipo de história, de seres artificiais que ganham sentimentos. Junta isso com o de "vilã que se regenera" e aí não tem como escapar. E a Dark Dream é justo a Chinami Nishimura, então já era. A performance dela foi excelente, mostrando a dor da Dark Dream naquela hora em que ela diz que "não tem nenhuma pessoa que ela gosta". Foi a primeira vez que vi esse filme e já me cativou. Me emocionei muito.

      Ah, tem um clipe muito legal imaginando como seria se a Reika descobrisse que um dia foi a Dark Dream e isso fosse usado pelo Joker: https://www.nicovideo.jp/watch/sm19940537

      Excluir
  2. Olá Usys222

    Eu sou fã da franquia e estou querendo saber como vc conseguiu entender os mangás

    Pq pelo que mostra na página vc comprou eles em japonês

    Onde vc comprou? Como conseguiu ler?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!

      Eu frequentava escolinhas de japonês na infância. Parei por um tempo e retomei na adolescência para depois me formar na faculdade em Língua Japonesa.

      Consigo os mangás geralmente pela Amazon do Japão (http://www.amazon.co.jp/). Na seção de Links (https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html) tem uma lista de lojas onde compro.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html