domingo, 28 de junho de 2020

Figure-rise Standard ULTRAMAN Suit TIGA

Saudações.

Desta vez vou falar do kit plástico da ULTRAMAN Suit TIGA, feito pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações



TIGA seria um traje ULTRAMAN modelado por um artefato chamado Tiga Crystal, de posse de um jovem chamado Daigo. O cristal absorveria os conceitos dos trajes feitos pela Patrulha Científica para materializá-lo nesta forma, semelhante aos usados por Shinjiro e Moroboshi.

Por não ter sido feito pela Patrulha Científica, no começo ela não tinha marcas ou inscrições e só depois que Daigo aceitou colaborar com a organização, foram colocadas insígnias e marcas de aviso para a manutenção.

O cristal foi incorporado a um aparelho, o Spark Lens, que é um bracelete que Daigo usa em seu braço direito e quando necessário, ele o ergue para materializar o traje. O Spark Lens também consegue formar uma arma, a Zeperion Spear.


O traje TIGA foi feito com o conceito de se adaptar o Ultraman Tiga ao mundo de ULTRAMAN e não aparece na versão em quadrinhos (ao menos, ainda não). O design é de Eiichi Shimizu, que cuida da arte.

Está em andamento uma minissérie de fotoestórias na revista Hobby Japan, escrita pelo grande Keiichi Hasegawa, que conta que o traje consegue fazer a mudança de forma (modo) como o Tiga original. E além de Daigo, figura uma menina chamada Yuzare. Mas tudo sobre eles ainda está encoberto em mistério.


A linha Figure-rise consiste em kits plásticos de montar figuras articuladas. Existem vários modelos de Kamen Rider, Dragon Ball, Digimon e até de Sword Art Online, em duas categorias dependendo da complexidade de tamanho: a MG (Master Grade), a mais intrincada e maior, com modelos na escala 1/8 (aproximadamente 20cm) e a Standard, de escala 1/12 (Aprox. 15cm), mais próxima das S.H. Figuarts. O TIGA cai na categoria Standard.

Outras linhas são a Figure-riseBust, de bustos de personagens e Figure-riseLABO, em que são experimentadas novas técnicas de modelagem, pintura e materiais, geralmente com modelos em pose fixa. Tem também a Figure-rise Mechanics, que representaria personagens robôs como o Halo de Gundam e a Arale, de Dr. Slump, assim como veículos como a máquina do tempo Hope, do Trunks de Dragon Ball Z.


Mesmo sendo a Standard, a montagem é complexa, exigindo leitura atenta ao folheto de instruções. Muito é pictórico, bastando apenas prestar atenção na letra e no número da peça, assim como sua posição para encaixar com outra. A linha Mini-Pla realmente é brinquedo perto desta.


Os frames são coloridos de fábrica, dispensando a pintura. Mesmo assim, existem guias de cores para quem quiser fazer um trabalho mais caprichado.


Um ponto diferente de outras linhas são as "under gates". Na hora de tirar as peças das molduras é preciso deixar algumas ligações...

... e removê-las depois. Isso serviria para reduzir as rebarbas aparentes no modelo final.

De fato funciona se bem utilizado e nas mãos de quem tenha experiência e as ferramentas adequadas. Só que não foi o meu caso. Se não tirar direito, compromete o encaixe perfeito. E uma vez encaixada, é difícil, ou mesmo impossível, abrir de novo, caso seja necessário fazer algum acerto.


O kit montado e os acessórios. Vem pouca coisa.

2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. Uma boa transcrição do Ultraman Tiga, em sua forma Multi-Type, para o universo de ULTRAMAN. Tem vários elementos que remetem ao original, talvez mais até que o próprio traje do Shinjiro.

Close da cabeça. O rosto lembra o traje do Shinjiro, mas tem direitinho as reentrâncias no alto, dos dois lados, como idealizado pelo desenhista original, Hiroshi Maruyama. O olhos e a joia da testa, que no original seria o Tiga Crystal, são representados com material transparente.

A placa peitoral tem detalhes em dourado, exatamente como no Ultraman Tiga. No modelo, eles são representados por adesivos, que exigem precisão para serem aplicados.


A Luz de Aviso tem formato esférico, liso, não como o de uma joia como no original.

Nas ombreiras existem esses adesivos com o símbolo da GUTS ao invés da Patrulha Científica, como constaria nos conceitos. Pessoalmente achei melhor assim. Quem tiver habilidade pode cortar as partes transparentes do adesivo para ele parecer mais integrado.

Um detalhe interessante da montagem é que é preciso aplicar outro  adesivo para esconder a articulação da ombreira. Não fica muito bem, mas é melhor do que nada.

Os braços têm um design complexo, condizente com os trajes da série. A coloração segue o mesmo esquema do Ultraman Tiga, nas partes em vermelho, prateado e púrpura.

Detalhe da mão. No protetor também existe um adesivo com a marca da GUTS. Nesse universo talvez seja uma divisão da Patrulha Científica.

A placa ventral é muito parecida com a do Shinjiro. As partes metálicas já vêm assim de fábrica, sem a necessidade de pintar como antigamente. E em um tom muito bonito.

E como em todos os trajes, existe esta "espinha dorsal".


O baixo ventre também é parecido com o traje do Shinjiro, até com as partes que seriam maleáveis debaixo das placas.

As coxas têm as mesmas colorações do Ultraman Tiga original, nos mesmos lugares.

Na joelheira tem essa outra inscrição da GUTS.

Nas pernas foi necessário usar adesivos para representar as cintas que unem as peças. De longe não tem muito problema, mas de perto não fica tão bem. Quem tiver habilidade, o melhor talvez seja pintar.

A sola do pé é moldada e não lisa. Não tem nenhum tipo de marca que remeta ao personagem.

Junto com o Ultraman Tiga Multi Type. Daqui dá para ver que ficaram bem parecidos.

Junto com os outros trajes ULTRAMAN. O tamanho é consistente com a linha Ultra Act X S.H. Figuarts. Só que o material é diferente, mais fino e frágil.



3. Articulações


O pescoço tem boa gama de movimentos...

... mas não consegue se erguer muito. Em compensação se move bem para baixo.

Os braços têm boa mobilidade, com articulações giratórias nos bíceps.

O pulso é preso só por uma conexão esférica e por isso não se move muito.

O tronco até se move, mas muito pouco. E algumas partes se abrem no meio do caminho.

As coxas se movem bem, mas...

... o lado da armadura da cintura interfere. Uma ideia é deixá-la voltada para fora e com isso fazer com que ela se mova mais.

Ficaria assim. Só que atrapalha um pouco ainda. É preciso tomar cuidado ao mover.

Os joelhos se dobram bem.

As articulações são assim por dentro. Existem travas que impedem que seja dobrado para o lado contrário.

Os tornozelos são flexíveis e para esticar o pé existem mecanismos especiais na armadura do calcanhar para impedir que interfira.


4. Acessórios


Só estão incluídos dois pares de mãos. Não vem um em forma de lâmina, que seria indispensável para poses mais características (ao menos as do original).

A troca das mãos é um pouco trabalhosa, pois a couraça é compartilhada e por isso é preciso tirar para colocar na outra. Cuidado para não perder no meio do caminho.

A placa do braço direito é intercambiável com esta outra, com uma fenda.

Nela pode ser instalada a peça de efeito do Raio Zeperion.

Fica assim. Nesse caso o negócio é usar as mãos abertas mesmo, já que não vem as em lâmina.

O raio é longo e lembra as de Ultra-Act. O material é diferente, mais leve, mas frágil. Especialmente na aba, que fica bem presa e é necessário cuidado para remover sem quebrar.

Esta é a Zeperion Spear, que também serviria como escudo.

Existem vários adesivos com inscrições. Mais uma vez, alguém habilidoso pode cortar as partes transparentes para ficar mais bonito.

O disparador de raios, com um conector.

Nele é possível instalar a peça de efeito que representa a lâmina da Zeperion Spear.

A Zeperion Spear é instalada no mesmo antebraço com conector.

Ficaria algo assim, mas ela não pode ser girada.


Está incluída esta base com suporte.

O suporte é dividido em secções não articuladas, sendo que os conectores são em octógono. Isso dá mais firmeza, mas menos flexibilidade para ajustes sensíveis.

As únicas partes que giram são a conexão para a base...

... e o conector para a figura.

Removendo a parte de trás da armadura, é revelado um conector para a base. A placa que fica por baixo é coberta por um enorme adesivo.


Ficaria assim, mas a bem da verdade, não a achei muito útil para cenas de ação.


Isso é porque a angulação do chute fica muito limitada a só o que é preestabelecido pelos conectores octogonais.

Com uma Soul Stage dá pra regular o ângulo melhor.

Existe mais uma característica especial. Para isso é preciso remover a placa das costas...

... e desmontar a figura do peito para cima. Isso revela uma pequena unidade de luz.


Primeiro é preciso instalar duas pilhas LR41, não incluídas.


Daí é usar o outro lado do conector do suporte como ferramenta para apertar um botão.


Isso acende a Luz de Aviso do peito.


Ela até que brilha bastante.


O conector do pescoço e a parte de dentro da cabeça também têm peças translúcidas.


Isso faz os olhos e a joia da testa brilharem também.



Apertando o botão duas vezes faz a Luz de Aviso brilhar na cor vermelha. Não é dito se é o mesmo esquema do Shinjiro ou se é um indicador de pouca energia. A luz fica acesa por três minutos e então se apaga sozinha.


O problema é que para ligar a luz é preciso fazer vários passos, tendo inclusive que desmontar a figura. Acho que seria melhor se o botão de ligar ficasse em um lugar mais acessível.



No meu caso em especial isso dificulta bastante, pois para fazer as fotos, tenho que desmontar a figura, apertar o botão, montar de novo, alinhar as peças, fazer a pose, ajustar o ângulo e o foco da câmera e então fotografar. Tem bastante tempo, mas no caso de algum imprevisto dá mais trabalho para recuperar.

A terceira ponta do conector, achatada, pode ser usada para remover as baterias. Acabo usando mais esse pedaço do que a própria base.


5. Ação














Fazer essa sequência de ação foi bem trabalhoso. Só tinha três minutos para fazer cada foto.


Atualização de uma cena clássica.
"Um Herói. É de um Herói que precisamos, Kinjo."


Mas qual papel o TIGA teria na série em quadrinhos? Um rival para o Shinjiro, considerando que existe uma "Rena"?


Mas aqui na Casa já existe um "Daigo Madoka". Então quem veste a armadura é Tetsuo Shinjo, tenente da GUTS que recentemente foi transferido para a HERO.


O traje ULTRAMAN Ver. TIGA foi desenvolvido por Mitsuhiro Ide, junto com Masami Horii. O sistema operacional foi criado por Jun Yazumi.




O traje tem três modos. O básico é o "Multi-Mode", equilibrado.




Quando o indicador do peito fica púrpura, o traje passa para o "Sky Mode", que possui propulsores e voa graças a um dispositivo antigravitacional, além de ter um mecanismo acelerador. Ele também conta com a Zeperion Spear, de onde é disparada a Rambart Shot.




Quando fica vermelho, é o "Power Mode", acionando vários servomotores que aumentam a força do traje. Da palma é disparada a Deracium Wave. Mas esses dois modos gastam bastante energia e por isso não podem ser usados por muito tempo. E o próprio Shinjo sofre um grande desgaste físico.


Shinjo foi transferido para a HERO e se junta ao time liderado por Masaki Kazamori.

E esta foi a apresentação do kit plástico Figure-rise representando o traje TIGA, feito pela Bandai. A parte boa de um kit desses é a montagem, que foi menos difícil do que eu imaginava. Embora os "under gates" tenham me dado trabalho até entender como funcionam. Tanto que algumas partes não têm o encaixe perfeito, embora seja uma boa ideia se for executada corretamente. Ao menos vem com as peças em metálico pintadas em um tom que gostei muito. Fiquei impressionado com a evolução desses kits. Só precisa de alguns retoques, mas isso é feito com o uso de adesivos e assim não é necessário ser nenhum mestre plastimodelista para se ter uma figura decente.

Por ser um kit plástico, não é algo que dê para ficar brincando, visto que o material é mais frágil que o de figuras articuladas já prontas, como as S.H. Figuarts ou as figmas. Mas o custo é bem menor e se for só para expor, não tem problemas.

O mecanismo de luzes tem um efeito muito bonito, mas achei complicado de acionar. Fazer fotos foi difícil. É preciso primeiro planejar a cena, posicionando as figuras e objetos, encontrar o ângulo correto e depois fazer todo o processo para acender a luz, para então posicionar do jeito que estava antes e fotografar. Achei que essa parte precisava ser revista.

Gostei muito do visual desse TIGA Suit, elegante, estiloso e bem fiel ao original. Só não consigo imaginar como encaixar na história, que já está com muita coisa e novos personagens, além  de velhos inimigos reaparecendo, ora de forma redefinida, ora seus conterrâneos. E tem até alguns personagens que são correlativos de outras obras da Tsuburaya fora das séries Ultra.

7 comentários:

  1. Quando vi o link dessa matéria senti o mesmo big bang de quando a record exibiu
    "A Herança da Luz" em uma manhã histórica.Por enquanto é apenas um brinquedo
    se o mangá\anime terminar com Shinjiro deixando a defesa da Terra nas mãos de Tiga
    e partindo para as estrelas,vou me sentir exatamente como as crianças japonesas devem
    ter se sentido em 9 de abril de 1967.

    ResponderExcluir
  2. Um pouco fora do tópico,mas soube que Ultraman Geed chegou dublado no
    Looke.Infelizmente dizem ter uma dublagem sofrível de Campinas ,mas nesse
    tempo de caos,dá para entender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, anderson.

      Esse modelo veio de surpresa e fiquei contente quando vi no site do mangá. Mas não sei exatamente como se encaixaria na história. Talvez fosse melhor deixar como algo paralelo. Ou uma nova história, depois do mangá, realmente.

      Ainda não vi a versão brasileira do Geed. Já vou sem esperar grande coisa, considerando que antigamente também havia problemas nas dublagens de filmes de Ultras, mesmo com a supervisão de uma pessoa de tarimba.

      Excluir
  3. Que figura bacana, Usys! O visual tá muito legal, a cara dos quadrinhos, mesmo! Triste essa parte da luzinha e do compartilhamento do detalhe das mãos! Mas no geral, parece mesmo ser uma ótima peça!

    Ainda tenho intenção de montar algumas figuras como essa ou até mesmo a Hope do Trunks!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Uma figura bonita, mas tem alguns problemas de projeto. Queria ter habilidade para conseguir aperfeiçoar. Tem gente que consegue.

      Pode ser uma boa montar um desses e conseguir figuras articuladas até mais barato que as S.H. Figuarts. O problema é que as Figure-rise são frágeis, parecendo casca de ovo. Isso sem falar na montagem, que exige muita paciência. Mas acho que a Hope é boa para começar.

      Excluir
  4. Show de review!

    Taí mais um personagem que ficou muito bem adaptado no estilo de ULTRAMAN. Dá pra ver as semelhanças com o Tiga original e também com o traje do Shinjiro, o que faz bastante sentido já que o Tiga é bem parecido com o Ultraman original mesmo.

    Achei bem legal, e curti muito as cores, essa pintura metálica é bem melhor do que eu esperava, sempre achei que essa linha teria acabamentos bem inferiores, legal ver que eu estava bem errado sobre isso. Parece que LEDs são uma dificuldade para articulados em geral, eu vejo muita gente reclamando nas figuras da Hot Toys também, e isso que são bem maiores, fazer um bom mecanismo em uma figura pequena deve ser ainda mais difícil, mas tomara que uma hora encontrem a engenharia ideal.

    Meu maior medo com esses kits de articulados é tentar usar as articulações e a peça se desmontar. Mas pelo visto esse é até bem firme, apesar de ter lá suas limitações. E tem a vantagem do preço, acho que pra quem quer apenas ter os personagens na coleção com um visual bacana mas sem se importar muito com movimento, essa pode ser uma boa opção, e como não precisa de pintura dá pra encarar hehehe.

    Se fizeram essa figura e todo um conceito para o personagem então acho que é questão de tempo até ele aparecer no mangá. Mas concordo que já tem muitos personagens, a coisa pode acabar ficando meio bagunçada, ou alguns deles podem acabar sendo deixados de lado, o que seria uma pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Eu acho incrível que conseguiram fazer um kit com essa pintura metálica. Antigamente era uma luta para pintar, encontrar o tom certo e ficar com as mãos sujas de tinta. Isso sem falar no cheiro, sufocante! Digo e repito, os bons tempos são agora.

      Mas ainda tem muita coisa para melhorar, como poder acender os LEDs de forma mais fácil. Nesse caso era só colocar o botão em um lugar mais acessível. Espero que aperfeiçoem o projeto.

      As peças ficam firmes, se montadas corretamente. Mas ainda assim dá medo de mover, sim. Pois o material é fino como casca de ovo. Qualquer erro ou se cair no chão é adeus.

      O mangá realmente está já com muitos personagens e apareceram bem mais depois que pararam de publicar por aqui. A trama também está cada vez mais emaranhada e não sei se tem espaço para colocar mais alguma coisa. Mas quem sabe?

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html