sábado, 12 de dezembro de 2020

Healin' Good♥Pretty Cure - Episódio 35

Saudações.



Direção: Tsuyoshi Tobita
Storyboards: Toshiaki Komura
Roteiro: Sawako Hirabayashi
Direção de Animação: Mikio Fujiwara
Arte: Takashi Kurahashi

Obs.: nesta matéria uso as denominações e termos da versão em português, diferentes de matérias anteriores.
Obs. 2: contém revelações sobre os rumos da trama.


No Episódio Anterior: Chiyu vence na modalidade de salto em altura no Campeonato Ginasial e conhece Tsubasa Takami, que a vê como uma rival. Mas é questionada por ela se não está levando o esporte na brincadeira. Abalada, Chiyu se faz a mesma pergunta enquanto se testa mais e mais. E ao superar seus limites, encontra sua resposta. Ela então promete a Tsubasa competir com ela mais uma vez nos torneios mundiais.


Rabirin, Asumi e Rate vêem seu desenho animado favorito na TV, Queime, Vôlei de Praia. Rabirin, fortemente influenciada, sente vontade de jogar vôlei de praia e Rate então sugere que Asumi leve todas para uma ilha nos mares do sul. Como uma maneira de recompensar as Cures por seu esforço em curar a Terra.


Asumi usa seus poderes para criar uma passagem de vento e elas chegam a uma ilha tropical deserta, onde se encontram com o Elemento do Mar, que lhes dá as boas vindas. Mas ao invés de entrarem na água, Rabirin muda os planos para um campo de treinamento de vôlei de praia, tendo ela como treinadora e Rate como supervisora. As meninas acham divertido e resolvem entrar no espírito.


Enquanto isso, Guaiwaru busca um meio de utilizar melhor seus poderes já que evoluiu. Ele vê Toji e um amigo jogando vôlei como no desenho e acaba tendo uma visão...



As séries Precure têm três tipos de episódios que são tradicionais: o de comédia absurda, o de esportes/jogos e o ambientado na praia. E aqui temos esses três tipos reunidos em um só. Foi bem engraçado ver Nodoka, Chiyu e Asumi reagindo por reflexo tentando segurar as bolas de fogo que o Megapatógeno lançava, como no vôlei. E desta vez foi a vez de Hinata apontar que suas amigas estão fazendo coisas estranhas.


Foi uma boa oportunidade também de ver as Cures em trajes de praia e penteados diferentes do usual. Na verdade, já seria inverno no Japão, mas usar os poderes de Asumi para levar todas para uma ilha tropical foi um bom jeito de contornar isso e manter a tradição.

Como é de se esperar, Asumi fica bem de canga.

O estilo de Queime, Vôlei de Praia!, o "desenho dentro do desenho", é bem interessante, com traços grossos e cheios de detalhes como em obras mais antigas. Especialmente 巨人の星 (Kyojin no Hoshi, "A Estrela dos Giants"), que é o grande arquétipo do gênero e é possível reconhecer muitas referências a essa série, incluindo a música que toca, no estilo Enka. É o "Showa" dentro de "Reiwa". Até a movimentação é feita de modo a emular o estilo dessa época.

Os storyboards foram feitos por Toshiaki Komura, que foi diretor de série em Futari wa Precure Splash☆Star, Yes! Precure 5 e Yes! Precure 5 GoGo!, e também de Tiger Mask W, que tinha um estilo parecido com o de Queime, Volei de Praia!, clássico e com traços grossos. Recomendo também e tem disponível na Crunchyroll.


Mas existem várias atualizações de valores, mostrando que os tempos mudaram. O treinador não é mais aquele que esbraveja ou impõe treinamentos quase impossíveis, agressivos, mas alguém que apoia e incentiva os jogadores. Até Hinata fica surpresa, pois ela tinha uma ideia mais estereotipada desse tipo de desenho.

Os tempos mudaram, Hinata. Agora é importante colocar o pessoal se divertindo com o esporte.
Assim eles conseguem estados como o... Ten'i Muhou?

Mesmo assim, existem valores que se mantêm, como os que Chiyu comenta de reverência aos oponentes e de espírito esportivo, respeitando as regras e lutando sem fugir. Em Queime, Volei de Praia! também é mostrada a importância de não desistir diante de um oponente poderoso.

Porque isso significa subestimar a força do oponente, desrespeitando-o

Por outro lado, Guaiwaru usa métodos antiquados, impondo treinamentos duros e desumanos(?) para o Megapatógeno, que a bem da verdade nem sabe o que está acontecendo e só segue ordens. É como um questionamento aos métodos antigos, vindos de gente que enfrentou a guerra, com uma visão que nos tempos de agora não fazem mais tanto sentido. Aqui a necessidade de se repensar os métodos, descartar o que não é mais necessário, mantendo só o que é importante.

Se usar de métodos árduos não é uma coisa ruim, mas só se houver uma convergência de valores entre o atleta e o treinador. Focar somente no resultado, tirando o gosto pelo esporte só faz prejudicar o atleta.

Referência a Kyojin no Hoshi.
Ittetsu só fez isso duas vezes no desenho, mas a imagem marcou por sempre aparecer no encerramento.

O ponto alto do episódio é quando as Cures usam um ataque combinado usando as técnicas de vôlei, com uma passando para a outra a Bola Elementar criada pelo Frasco da Colheita. A movimentação lembra um ataque de Super Sentai, para ser mais exato, a Vulcan Ball de Sun Vulcan.

E o mais interessante é que veio de uma ideia que Nodoka teve tirada do "Rally", a combinação de movimentos em que um jogador passa a bola para outro. Mais ou menos como acontecia em desenhos de esportes ou artes marciais, quando o herói via algo que parecia trivial, mas que dava uma ideia para uma nova técnica. E isso prova a tese de que algo que gostamos leva à vitória.


Desta vez, Guaiwaru cria um Megapatógeno ao invés de um Giga. Pelo visto, a força do monstro depende do ente que é corrompido e não do Nanopatógeno gerado. Isso acaba invalidando sua intenção inicial de desenvolver um plano que usasse seus novos poderes, já que acabou criando um monstro comum, que foi derrotado usando-se um dos golpes do início e com Nodoka sozinha.

E pior. Ao invés de infectar a ilha, que em teoria estaria longe dos olhos das Cures e com isso aproveitar para expandir seus domínios, Guaiwaru ficou impondo treinamentos para o Megapatógeno. Tanto que Rate demora um pouco para sentir sua presença e quase não espirrou. Com isso lá se foi sua oportunidade de fazer um plano "ousado, genial e complexo". Bom, ia falhar de qualquer maneira, já que as Cures estavam lá, por acaso...

Talvez Guaiwaru achasse que um Megapatógeno gerado pelos poderes evoluídos seria mais forte que o normal.
... Ou não pensou em nada, o que é mais plausível.

Os quadros-chaves das personagens foram feitos por uma pessoa só, o diretor de animação Mikio Fujiwara, ao invés de uma equipe como é usualmente. Outra pessoa que faz isso várias vezes é o veterano Mitsuru Aoyama, que também trabalhou nas séries Precure All Stars (claro que nesses especiais de cinema ele teve uma enorme equipe, mas...).

Por isso, algumas partes ficaram um tanto instáveis. Mesmo assim, Fujiwara faz um bom serviço, como quando Hinata muda várias vezes de expressão ao ter que correr. E também nos closes das personagens, que ficaram bem graciosas. Outro trabalho de Fujiwara foi a cena de transformação da Cure Star em Star☆Twinkle, conforme conta o diretor da série, Hiroaki Miyamoto.


E também é bom dar créditos a Takashi Kurahashi e Maya Kasai, que fizeram os cenários, muito bonitos retratando bem uma ilha tropical.


Um detalhe pequeno, mas recomendo ver a cena abaixo usando fones de ouvido e prestando atenção. Enquanto Guaiwaru fala, dá para ouvir o Toji e seu amigo conversando no fundo e parece mesmo que eles estão lá no campo, embaixo da árvore. A direção de sonoplastia também tem seus méritos.



No próximo episódio, Hinata tenta se esforçar nos estudos. Para ajudá-la, suas amigas fazem uma festa do pijama um grupo de estudos em sua casa.

...Natasha?



Semanal da Chiyu-chi


Mais um valor que tem que ser mantido no Esporte. Ou melhor, uma dica valiosa.



Mais Opiniões:


Netoin![N! Drops] Dez'2020 #63: praia, vôlei e cura!


Magical Cinnamon: HEALIN' GOOD PRECURE EPISODE 35 IMPRESSIONS




Mel-chan:

2 comentários:

  1. Olá!

    Quantas informações! São tantas pessoas envolvidas que dá prazer ver o resultado final. Toshiaki Komura fez um belo trabalho, traços grossos sempre deixam as expressões com impacto, visualmente mais agradáveis de se acompanhar as sequências das cenas de ação. As meninas estavam tão focadas para treinar, a Nodoka principalmente. E é isso mesmo! Para o atleta enquanto não esgotar o tempo da partida ainda há o que ser feito. E contar com o incentivo do treinador é a base de qualquer esportista, isso faz toda a diferença para a motivação, confiança e desenvolvimento dele. Essa é talvez a maior diferença entre a Rabirin e o Guaiwaru. Hostilidade pode trazer sérios problemas como exaustão ou até mesmo provocar auto cobrança em excesso. Mas com paciência, respeito e foco, as meninas puderam ganhar experiência. Penso que isso vai ajudá-las em batalhas futuras.
    Assistir a este episódio me fez lembrar de um episódio/capítulo do mangá da série The Prince Of Tennis em que os personagens jogam Vôlei de Praia. É muito cômico (chega até ser louco!) e possuí exatamente estes traços mais grossos.

    De forma geral, obras desta temática costumam a explorar essas questões tratadas em Precure. Curti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Esse episódio tem tantas referências a Kyojin no Hoshi que fica difícil enumerar todas. Tentei trazer um pouco para cá para mostrar no que se basearam. E esse episódio me parece uma contestação a alguns elementos que ficaram defasados em Kyojin no Hoshi. Antigamente li um mangá de ginástica olímpica, o Ganba! Fly high, que falava que o mais importante era o atleta gostar do que faz. E que impor limitações e treinamentos extremos só o quebravam.

      Essa do Ten'i Muhou eu descobri quando pesquisava sobre os trabalhos do ator que fez o pai da Chiyu e daí vi que ele era o Jujiro Oni que tinha alcançado esse estado. Li mais e encontrei essa de "se divertir não importa o resultado". Que se comunicava com o Fly high e também com este episódio e até o anterior.

      As coisas mudam, mas o essencial fica: fazer tudo o que é possível até o fim da partida. Vôlei de praia pode ser um bom treinamento, por ter muitos elementos que se comunicam com o tênis. E em um ambiente mais hostil, já que na areia é mais difícil se firmar.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html