sábado, 26 de dezembro de 2020

Healin' Good♥Pretty Cure - Episódio 36

Saudações.



Direção e Storyboards: Ippo Takatoya
Roteiro: Ryunosuke Kingetsu
Direção de Animação: Mitsuru Aoyama
Arte: Miki Tanaka

Obs.: nesta matéria uso as denominações e termos da versão em português, diferentes de matérias anteriores.
Obs. 2: contém revelações sobre os rumos da trama.


No Episódio Anterior: Influenciadas pelo seu desenho animado, Queime, Volei de Praia!, Rabirin, Rate e Asumi levam as Cures para uma ilha deserta nos mares do sul. Mas ao invés de nadar, elas fazem um campo de treinamento de vôlei de praia. Guaiwaru tem uma ideia parecida e as enfrenta, mas acaba derrotado pelo trabalho em equipe das Cures.


É dada uma prova de inglês na classe de Nodoka, que tem uma boa nota. Chiyu, como é de se esperar, tem um 100. E Hinata, como também é de se esperar... Mesmo assim ela logo se recupera e vai se encontrar com uma velha amiga, Eriko (Sara Matsumoto), que havia se mudado de Sukoyaka há cinco anos. Elas eram tão próximas que se chamavam de "Natasha" e "Elisabeth".


Mas quando Hinata conta como está indo, Eriko adota uma atitude distante, ríspida. Até ao ponto de não querer que a chame de "Elizabeth". Com isso, Hinata sente que a distância pode afastar grandes amizades e para poder ir para o mesmo colégio que Nodoka e Chiyu, resolve estudar para valer.

Sei como é isso, Hinata.

Ainda assim ela não consegue bons resultados e então Chiyu propõe fazer uma festa do pijama um grupo de estudos para ajudá-la. Asumi questiona Hinata se a distância realmente separa uma amizade, o que é corroborado por suas amigas. 


Nisso, Eriko manda uma mensagem querendo se encontrar com Hinata mais uma vez. Mas Shindoi-ne ataca...

Quem?


Depois de tantos episódios com Nodoka e Chiyu, finalmente temos um com a Hinata. E ela passa por um problema semelhante ao mostrado no episódio 16 sobre distanciamento entre amigos que não se vêem há muito tempo. Mas agora é a vez da Cure sentir isso na pele, embora não tivesse havido uma briga séria.

Uma situação que é parecida com o episódio 16 é quando o Megapatógeno de Shindoi-ne ataca e Eriko puxa Hinata pela mão. Como quando Hideo puxou Tetsuya, tentando levá-lo para longe do perigo, mostrando que se importava com ele, mesmo se passando tanto tempo e depois de uma briga. É o mesmo sentimento de Eriko nessa hora.


Eriko então revela que na verdade estava insegura e ficou com ciúmes de Hinata ao ver que ela tinha novas amigas, alguém que teria tomado seu lugar. Algo que já estava evidenciado logo no começo quando Hinata mostrou a foto em seu celular. Um motivo altamente verossímil. Existe isso mesmo de nos sentirmos para trás quando um velho amigo apresenta alguém que se tornou mais próximo.

Já dá para perceber daqui.

Mas é mostrado que "Atualização" não significa "Sobrescrever". Como na tela no final do episódio. Hinata é do tipo que "salva colocando outro nome" ao invés de simplesmente "salvar".


A cena com Hinata imaginando que ficaria para trás se não estudasse é muito engraçada, com Nodoka e Chiyu paramentadas como estudiosas, até de óculos, enquanto ela mesmo usa roupas no estilo mais descolado, quase "gyaru". A interpretação de Aoi Yuuki e de Natsu Yorita lembra o da cena em que Pegitan imagina Nodoka e Hinata se divertindo enquanto Chiyu treinava no episódio 8 e provavelmente segue a mesma ideia contada pelas dubladoras na Mini Live.

Finalmente sinto que a Nodoka e a Chiyu estão completas visualmente.

Igualmente engraçados são os livros que Hinata usa para estudar, que na verdade são métodos de eficácia duvidosa. Um deles inclusive é de "cola", usando um lápis com as alternativas marcadas na traseira para rolar e com isso sortear uma resposta nas questões de múltipla escolha. É algo clássico no Japão (e nada recomendável) e para ser sincero não sei como funciona ou qual a lógica, já que depende da sorte para se acertar uma questão com isso.


E na fest... no grupo de estudos temos a oportunidade de ver as Cures de pijamas e de cabelo solto fora das cenas de transformação. Essa é mais uma tradição nas séries Precure. Uma cena bem engraçada é quando Hinata diz para Chiyu que "não sabe o que ela não está entendendo" em diálogos que parecem correr em círculos.

Excelente trabalho de tradução. Essa frase da Hinata chega a ser filosófica. Ou algo de Chaves.
E se tudo der certo, elas vão se encontrar com alguém com um dilema parecido.

Na verdade. esse é outro episódio que deve ter sido um desafio para traduzir, como quando Nodoka conta como faz para memorizar as palavras em inglês e Hinata se perde ao tentar associar uma palavra com outra.

Excelente trabalho - Parte 2. Esse até a Nodoka sentiu que alguma coisa estava saindo dos trilhos.

Outra ocasião é quando Shindoi-ne cria apelidos para seus colegas e é retrucada por Guaiwaru. Mas daí usa apelidos para se referir a ela mesma. Com certeza essa parte foi dura de se adaptar. Mas conseguiu não só tirar de letra, como também fazer algo engraçado.

Excelente trabalho - Parte 3. Acho que um d'Os Trapalhões falava de um jeito parecido.

Falando nela, assim como Guaiwaru no episódio anterior, desta vez Shindoi-ne também produziu um Mega-chi... Megapatógeno ao invés de um Giga. Até o Elemento era do mesmo tipo, da "Árvore". O ideal seria ela ter transformado Eriko em um Gigapatógeno, Hinata tê-la resgatado e então ouvir o que ela realmente sentia, como foi com Tsubasa e Chiyu. Mas assim a cena com Hinata sendo levada por ela pela mão não existiria e a história perderia o efeito.

Me faz pensar que esse episódio foi adaptado de algum que deveria ter sido usado na época antes de Asumi chegar, já que sua participação foi mínima, embora tenha dito uma frase decisiva. Isso explicaria sua ausência na foto que Hinata mostrou a Eriko quando elas se reencontraram pela primeira vez. E por que na cena do quarto só haveria dois colchonetes, nas cores de Nodoka e Chiyu, além da cama, da cor da Hinata, com espaço só para três delas dormirem.

Mas isso é só teoria, embora a compositora de série Junko Koumura e a produtora Kaori Yasumi confirmem que houve episódios que trocaram de ordem devido ao hiato criado pela pandemia.

A purificação foi com o Healing Oasis. Por um lado ajuda os itens a não ficarem obsoletos.
E mostra que para cada problema se usa um método diferente, mais adequado.

Um ponto interessante é que as três mostram que pretendem ir ao mesmo colégio quando se formarem. De uns tempos para cá, no final cada Cure seguia seu caminho atrás de seus sonhos, só se reunindo mais tarde com suas amigas. Mas agora existe um sinal de que elas terminem juntas.



No próximo episódio, é outono e os Animais da Cura resolvem sair para aproveitar a estação dos Esportes, das Artes e da Colheita. Mas surge a sombra de Daruizen...




Semanal da Chiyu-chi


De cabelo solto e com palavras de sabedoria. De óculos ficaria invencível.


Extra: Aquilo que a Hinata realmente precisava?

Será que era desse card de cinco estrelas que a Hinata estava falando?

Tem esse da Chiyu, mas é de quatro estrelas. Aparentemente não deu tempo de fazerem um de cinco para ela.

Tem ainda esse de cinco estrelas da Nodoka. Era bem forte.


Extra 2: Precure Kanshasai

Desde Kira Kira☆Pretty Cure A La Mode são feitos shows com as dubladoras e cantoras da série corrente. E no ano anterior, passou a se chamar Precure Kanshasai, algo como "Festival de Agradecimento das Precure". Como seu nome diz, a intenção é agradecer o apoio dos fãs pelo ano que passou.

Devido à pandemia, pensou-se que não seria realizado este ano, mas decidiu-se fazer um show online, com transmissão pela internet. O Precure Kanshasai será no dia 21/02/2021 às 13h00min, no horário do Japão, e provavelmente será restrito só a esse país.


Haverá conversas com as dubladoras com várias histórias de bastidores. E desta vez não só as Cures, como os Mascotes estarão presentes. Serão feitas apresentações musicais com as cantoras Machico e Kanako Miyamoto. Só que Rie Kitagawa, que canta a abertura, não poderá comparecer e mandou uma carta explicando que nesse dia estará participando do musical Um Violinista no Telhado. Haverá ainda um circo-show ao vivo com as Cures em uma história original, provavelmente com muita ação e talvez a participação das Cures antecessoras.

O evento é pago e o show poderá ser revisto até o dia 24/02/2020. Depois provavelmente sairá em DVD.


Mais Opiniões:


Netoin![N! Drops] Dez'2020 #64: estudo e elos de amizade!


Magical Cinnamon:



Mel-chan:

2 comentários:

  1. Olá!

    Os episódios envolvendo a Hinata são bem curiosos e simpáticos, tudo ao mesmo tempo. A direção sabe dosar o cômico e a seriedade do que ela está vivendo, algo que é diferente nas histórias focadas nas outras meninas.
    Não tinha percebido, no primeiro momento, estes detalhes de mudança na ordem dos episódios. Mas agora parando pra pensar, faz todo o sentido principalmente pela primeira foto mostrada no celular da Hinata. Se fosse para ela mostrar as amigas para a Eriko, ela jamais deixaria a Asumi de lado. Não haveria razão lógica para isso. Pode ser que a produção resolveu reaproveitar algum episódio/cena que era pra ter sido transmitido naquele período de hiato que já estava pronto e poderia ser bastante útil para o desenvolvimento da Hinata. Foi essa sensação que tive.

    Saudades de jogar Tsunagaru Puzzlun, só de ver as imagens bate aquele aperto no coração.
    Estes shows temáticos são mega divertidos! Vi apenas poucos minutos do de PreALa. Infelizmente não entendo japonês e fiquei "boiando" nos diálogos entre elas e os fãs da platéia. Mas vale a pena!
    No fim acabou escolhendo a imagem da Chiyu de cabelos soltos? Legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Hinata é uma personagem bem curiosa e precisava de mais episódios com ela. Esse, por exemplo, gostei muito. E é bem por aí. As histórias com ela dosam bem o cômico e o dramático, passando a mensagem que tem que ser passada.

      Já tinham feito a série pensado que haveria um hiato, por causa das Olimpíadas, mas a pandemia estragou muita coisa. Tudo indica que esse episódio estava quase pronto para sair e aconteceu o hiato. Só que isso é teoria não confirmada e na entrevista que li não é dito exatamente quais episódios tiveram que trocar de lugar ou ser removidos. E creio que nunca saberemos.

      Ia ser legal se Tsunagaru Puzzlun tivesse continuado e houvesse um evento aproveitando esse episódio para soltarem outro card de cinco estrelas da Hinata com o tema de estudos. E queria ver a live de Star Twinkle, que conta uma história que aconteceu depois da série.

      Tinha mais uma foto da Chiyu de cabelo solto, de perfil, muito bonita. Mas escolhi esse com uma expressão bondosa e falando algo que precisava ser dito. Queria algo que a representasse bem.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html