domingo, 3 de janeiro de 2021

Healin' Good♥Pretty Cure - Episódio 38

Saudações.



Direção e Storyboards: Hiroyuki Kakudou
Roteiro: Mutsumi Itou
Direção de Animação: Hitomi Matsuura
Arte: Yuu Saitou

Obs.: nesta matéria uso as denominações e termos da versão em português, diferentes de matérias anteriores.
Obs. 2: contém revelações sobre os rumos da trama.



No Episódio Anterior: O Animais da Cura e Rate saem para passear para aproveitar o outono. No meio do caminho, eles veem que existem humanos que são desleixados e jogam o lixo em qualquer lugar, mas também que há aqueles que zelam pelo meio-ambiente. Eles se questionam sobre o que vai acontecer caso cumpram sua missão e Daruizen sugere que parem. Mas os Mascotes então mostram que estão decididos a proteger a Terra e as pessoas.


Na Pousada Sawaizumi, a família de Chiyu comenta sobre a reportagem sobre ela competindo no Salto em Altura. Vendo que Toji se entusiasma em ser o futuro novo proprietário e que Chiyu almeja competir internacionalmente, seu pai então sugere que ela se concentre no esporte deixando a pousada aos cuidados de seu irmão. Ninguém se opõe a essa ideia, deixando Chiyu livre para perseguir seu sonho.


Mas Chiyu fica confusa. Mesmo sendo desobrigada de assumir a Pousada, seu desempenho no esporte fica prejudicado e ela não consegue mais acertar o salto. Ela volta para casa e tenta ajudar na limpeza, mas seu irmão pede para que ela descanse do treino. Chiyu lê uma carta de Tsubasa, que está se esforçando no exterior, porém ainda assim não consegue se tranquilizar e corre para a praia.


Pegitan conversa com as outras Cures e seus colegas e Nyatoran então explica o problema de Chiyu, que gosta tanto de cuidar da Pensão e do salto em altura e por ter um dos dois tirado ficou desestabilizada. Rate também aponta para a caixa onde estava a faixa usada para torcer por ela no episódio 8. E com isso, Pegitan descobre o que tem que fazer e corre para encontrar Chiyu na praia. Mas surge Shindoi-ne que infecta um surfista transeunte, transformando-o em um Gigapatógeno...



Este episódio é o resumo de Chiyu. Aqui, à primeira vista, ela enfrentaria um dilema que afligiu muitas outras Cures de azul: o de ter de escolher entre dois caminhos. Mas desta vez foi dada uma abordagem diferente, pois logo no começo é dado o que parece ser a solução, com Chiyu desobrigada de assumir a Pousada e assim ficar livre para se dedicar ao salto em altura.

Só que não é bem assim. Pelo contrário, isso cria uma confusão em seu coração. Isso aparece bem quando ela tenta saltar, mas falha. E ao voltar para a pousada e varrer as folhas, esboça um sorriso, mostrando que gosta de trabalhar lá.

Ou seja, na verdade, a questão não é que ela encontrou um novo sonho e decidiu trilhá-lo, como aconteceu com Saaya de HUGtto! e Minami de Go! Princess. Ou que tinha um sonho e queria ser livre para realizá-lo, mesmo tendo de abandonar as obrigações familiares como Aoi de PreALa. Desta vez o cerne do problema de Chiyu não era saber qual desses dois caminhos escolher, mas sim ter consciência do que a afligia realmente.


Claro que por um tempo ela pensou que a questão era a de ter de escolher entre um dos dois. Tanto que ficou um bom tempo pensando nisso. A construção do conflito foi bem feita nesse sentido. Tinha a promessa feita a Tsubasa de que iria competir com ela e não poderia traí-la. Chiyu é séria e cumpre com os compromissos que assume.

Por outro lado desde a infância Chiyu pensava em assumir a Pousada. Ela poderia responder à carta pedindo desculpas e dizer que mudou de ideia. No final, Toji então confessaria que pensou em ser o proprietário só em consideração por sua irmã e que na verdade não teria tanto apreço, mas não é o caso. Cuidar da Pousada era algo que Toji realmente queria e gostava, como demonstrado no episódio 32. 

O que movia Chiyu não era só uma promessa ou um compromisso assumido com sua família ou com Tsubasa. Ela gostava do Salto em Altura tanto quanto do trabalho na Pensão, fazendo os hospedes contentes. Sentia prazer em fazer ambas as coisas. O seu verdadeiro conflito era pensar que tinha que abandonar uma delas, quando não precisava fazer isso. Havia uma terceira saída.

Tudo isso é você, como diria Julio Ryoma Echizen em uma canção dele.

O pensamento japonês tem muito disso de se dedicar a uma só coisa, como é visto em várias obras de esporte como 柔道一直線 (Judo Icchokusen, algo como "Caminho direto para o Judô") ou 空手バカ一代 (Karate Baka Ichidai, "A Vida de um Fanático por Karatê"). Tem também várias expressões nesse sentido como 一意専心 (Ichi I Senshin, algo como "Devoção a uma só ideia") ou 頑固一徹 (Ganko Ittetsu, "Obstinação Rígida") ou 一心不乱 (Isshin Furan, "Concentração Inabalável"). E que isso é uma virtude e muitas vezes a chave da vitória.

É nisso que Shindoi-ne acredita ao se devotar de corpo e alma ao Rei Patógeno. São as palavras dela que deixam Chiyu atônita por um tempo ao ver que está tentando buscar duas coisas e não se dedicar a nenhuma. 

Então, Shindoi-ne. Tinha uma pessoa que agia como você em Rayearth e se deu mal.
Até o nome era parecido. Era... Alcyone?

Mas isso é refutado por Pegitan, mostrando houve mudanças nesses últimos tempos. Não há nada de errado em se tentar as duas coisas ao mesmo tempo, desde que seja de todo o coração em cada uma delas. Mais do que isso, porque as duas coisas são a Chiyu e pegar ambas também era uma opção. O mais importante não era escolher entre uma, mas sim decidir o que fazer para ser feliz e que fosse algo do qual ela não iria se arrepender.

E isso já estava presente no começo do episódio com Haruko, avó de Chiyu que, como quase todos os avós de Precure, é uma pessoa sábia e que não vai impedir a felicidade da neta em nome de alguma tradição familiar. Como o avô de Itsuki em Heartcatch!, que a aconselhou a tomar uma decisão parecida ao assumir as duas coisas que gostava e que aparentemente eram opostas, mas compunham o seu ser.

Palavras de Sabedoria. Ou melhor, é a pura Verdade, embora seja bem difícil.

Essa resolução deu forças a Chiyu, que foi capaz de enfrentar Shindoi-ne, uma oponente que no começo se mostrou poderosa, mas agora teve seus ataques facilmente rechaçados. Deu a impressão de que Chiyu poderia tê-la derrotado nessa hora mesmo, mas decidiu deixar o duelo para ajudar suas amigas, priorizando-as, como Nodoka fez nas duas vezes em que enfrentou Daruizen. E vence o Gigapatógeno usando justamente o salto em altura para descobrir como derrotá-lo.

Chiyu e Pegitan são invencíveis!

Neste episódio é mostrado de novo que os Mascotes de Healin' Good agem como a Consciência das meninas. Como o Grilo Falante era para o Pinóquio, dando conselhos e orientações. E foi o que Pegitan fez por Chiyu, elucidando sobre o que fazer, depois de observar tudo pelo que ela passou. 

No começo era Pegitan quem precisava de Chiyu para ganhar ânimo e desta vez os papéis se inverteram. Agora é a sua vez de dar forças a ela, dizendo as mesmas palavras que ouviu de Chiyu quando os dois se encontraram, fechando a Corrente de Coragem. E com isso, é realizado o desejo de Hana Takeda de ver Pegitan se desenvolver (vide Informações Preliminares), como ela conta em seu Blog.

Nyatoran, também agiu como uma consciência ao descobrir qual era o verdadeiro problema de Chiyu. Ninguém melhor do que ele que tem inteligência emocional bem desenvolvida, enquanto Pegitan ia mais pela lógica. E Rate também demonstra que observou tudo, dando a última pista que Pegitan precisava. Aqui mais uma vez é mostrado que é bom ter amigos que conseguem ver o que não podemos sozinhos.

Legal, Nyatoran. Consegue explicar as lições de casa da Hinata desse jeito?

Outro sinal de mudança dos tempos foi o fato de Toji querer se tornar Okami, que é um termo usado para mulheres. Tanto que se escreve 女将 que tem o ideograma 女 que significa "mulher", embora originalmente a escrita seria 御上. Mas ainda assim, em pousadas tradicionais no Japão é atribuição da mulher cuidar de receber os hóspedes e fazer a administração, assim como coordenar a decoração, o menu e instruir o pessoal obedecendo a padrões de etiqueta.

Talvez esse termo seja usado para homens também atualmente. Só que fiz várias pesquisas e não encontrei nenhuma resposta nesse sentido. Na tradução foi usado o termo "proprietária(o)", o que facilitou as coisas por aqui. E foi a melhor opção, sem precisar dar grandes explicações. De novo, é melhor deixar esse tipo de curiosidade para este blog mesmo.


O roteiro é de Mutsumi Itou, que foi quem mais escreveu histórias focadas na Chiyu, como o 17 (sobre o trabalho na Pousada), o 22 (Chiyu ensinando a Asumi sobre o "gostar"), o 32 (Toji tentando ajudar na pousada) e agora este. Exceções seriam o 3 (transformação em Cure Fontaine), escrito por Junko Koumura, o 8 (Chiyu em crise) e o 25 (Pegitan foge de casa), ambos por Ryunosuke Kingetsu, e o 34 (de Tsubasa), por Mitsutaka Hirota.

E Itou conseguiu fechar a história de Chiyu e Pegitan, englobando todos os elementos que surgiram em todos esses episódios. As palavras de Chiyu para Pegitan no episódio 3, a faixa que aparece no episódio 8, o salto em altura dos episódios 8, 22 e 34, a Pousada nos episódios 3, 17 e 32. E claro, a união e a Corrente de Coragem de Chiyu e Pegitan nos episódios 3 e 25.


Ou melhor dizendo, a história não acaba. O que vimos foi só uma parte da vida de Chiyu, que ainda tem muita coisa pela frente, mesmo depois que as Cures salvarem a Terra. O que vai acontecer, o futuro, agora é com ela. Não será fácil perseguir duas coisas ao mesmo tempo, mas Chiyu poderá contar com Pegitan para ser sua consciência e com o apoio de sua família e seus amigos. E ainda...

"Os nossos limites somos nós quem decidimos. E eles existem para serem superados. Enquanto não desistirmos, não há limites!"


No próximo episódio, Guaiwaru deixa aberto o portal para o Reino Patógeno, o que é descoberto por Hinata. Pode ser a grande chance de derrotar os Patógenos...

Mas o próximo episódio vai ficar para a outra semana, pois não houve exibição no Japão no dia 03/01/2020 devido à transmissão de uma Maratona tradicional de começo de ano.



Semanal da Chiyu-chi


Esse sorriso... não posso deixar escapar!


Extra: Natsu Yorita - Entre dois Sonhos

Encontrei uma entrevista em que Natsu Yorita fala de sua carreira. É um material bem interessante e tem paralelos com Chiyu.

Yorita conta que quando estudava no ginásio era fã ávida de The Prince of Tennis e que foi através do desenho que soube do trabalho com a voz, tanto interpretando personagens quanto cantando, e passou a ter interesse nisso. Mas ela morava no interior e não havia escolas especializadas por perto. Então deixou isso de lado para se dedicar a outra coisa que gostava: Tecnologia da Informação, e foi estudar isso na faculdade com o intuito de ser engenheira de sistemas ou consultora de TI, até chegando a conseguir uma certificação nacional.

Mas ela não conseguiu deixar de lado o sonho de trabalhar com dublagem e para não se arrepender, resolveu pesquisar mais um pouco e encontrou um curso na Japan Narration Actor Institute. Como sua faculdade era em Nagoya e havia uma filial da Japan Narration por lá, com aulas uma vez por semana, ela viu uma oportunidade palpável e passou a frequentar as aulas com o dinheiro que ganhava com bicos.

Yorita trabalhou com Precure em HUGtto! como Henri Wakamiya nas cenas em que era retratada a fase de infância do personagem. Ela ficou tocada pelo slogan da série de "Podemos ser o que quisermos. Podemos nos tornar qualquer coisa" e quis ser Precure também. Depois de representar os gêmeos Ikuto e Takuto Amamiya, irmãos de Elena em Star☆Twinkle, ela finalmente conseguiu o papel de Chiyu em Healin' Good, realizando seu intento.

Houve várias vezes que ela desanimou e até pensou em parar, mas nessa hora, viu que foi bom insistir. Assim como Chiyu, ela também ficou entre dois sonhos, mas Yorita teve que escolher um. E não se arrependeu, o que é o mais importante. Ela tem tanto apreço por Precure que comenta os episódios em tempo real em sua conta no Twitter. E isso também pode ser sentido nas entrevistas que ela dá, falando de forma calorosa de seu trabalho e do de suas colegas na série.

Mesmo assim, Yorita é uma pessoa realista e fez bem em ter tirado certificação em outro caminho que gosta, e um pouco mais seguro, caso o de dublagem não desse certo. Chiyu também pode fazer algo assim, assumindo a Pousada se sua carreira no salto em altura não decolar. Embora seja improvável ela não se dar bem.

Yorita gosta de desenho e de vez em quando usa o iPad para fazer algumas ilustrações. Uma amostra de uma de suas artes abaixo, em comemoração ao aniversário de Chiyu:


E agora eu fico pensando se ela sabe que Daichi Endo, que interpretou o pai da Chiyu, também foi Jujiro Oni em The Prince of Tennis e que o episódio 34 foi escrito por Mitsutaka Hirota, que fez a composição de série de várias temporadas desse desenho. Até agora ela não comentou nada, mas...


Mais Opiniões:

Netoin![N! Drops] Dez'2020 #66: Chiyu e um futuro para pensar...


Magical Cinnamon: HEALIN' GOOD PRECURE Episode 38 Impressions



Mel-chan:

2 comentários:

  1. Olá!
    Este episódio superou as expectativas, surpreendentemente apresentou o melhor desfecho possível de um ciclo de histórias sobre a Chiyu. Não poderia ser de outra maneira. As situações da Minami e da Saaya fizeram com que precisassem escolher um único sonho, abraçar e seguir de acordo com o que o coração dizia. Desta vez foram mais a fundo, desafiaram as barreiras da dualidade. A Chiyu não se limitou "aquilo que tinha em mãos", ao contrário, transformou o que já havia consigo, modelou, ampliou a possibilidade e abriu um novo terceiro caminho. Mostrando que sem abrir mão de um para seguir o outro ou até mesmo reduzir a importância na escolha entre os sonhos aparentemente opostos, que no fundo expressam quem ela realmente é. Assim como a música Zenbu Kimi nanda, num trecho diz "Se você não se dedicar a algo a ponto até de odiar. Não vai saber se é disso que realmente gosta". Foi bem inovador, parabéns à Mutsumi Itou. Isso tudo foi possível graças a uma família acolhedora, amigas preciosas e um parceiro fiel e corajoso.
    Uau! Que legal! Yorita era fã de The Prince of Tennis. O mangá/anime influenciou a geração daquela época, principalmente pelo elenco composto de grandes artistas. Muitas séries de esportes beberam da fonte criada pelo Konomi, se inspiraram nas ideias dele. Feliz de que a Yorita escolheu trilhar pelo caminho da dublagem. Além de talentosa, ótima desenhista, é sábia com as palavras. E outra surpresa! O pai da Chiyu tem a mesma voz o Oni-senpai!? O Endou Daichi fez um ótimo trabalho em New Prince of Tennis. Ele até ganhou uma música tema, no anime. 

    Brilhante!
    Matéria detalhada e bem escrita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Fiquei bem surpreso, pois no começo achei que ela ia ter que escolher entre os dois. Mas arranjaram um jeito interessante de resolver o problema da Chiyu. Ou melhor deram uma boa abordagem do que ela deveria fazer. Não dava para deixar o salto em altura, que ela praticou tanto no episódio 34, como descrito na canção do Ryoma. E nem a Pousada, que ela demonstrou que gosta tanto.

      Claro que não vai ser nada fácil e não se sabe o que pode acontecer no meio do caminho, mas a Chiyu sabe o que deve fazer. Agora é dar um jeito nos Patógenos para poder prosseguir.

      Foi outra surpresa pesquisar e descobrir que o grande fator para a Natsu Yorita ser dubladora foi The Prince of Tennis. Incrível como as coisas se conectam e se influenciam. Não sei se ela ainda é fã, mas se for, ela vai ter muito com o que se divertir este ano, se tudo der certo, com todos esses filmes.

      Desta vez tive que mudar várias vezes a ordem do texto da matéria para algo que ficasse inteligível. Ou seja, deu bastante trabalho. Mas ainda bem que gostou!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html