domingo, 24 de janeiro de 2021

Healin' Good♥Pretty Cure - Episódio 40

Saudações.



Direção: Akiko Seki
Storyboards: Toshiaki Komura e Ippo Takatoya
Roteiro: Sawako Hirabayashi
Direção de Animação: Ayako Mori, Yukari Takano, Noriyasu Murata, Naoko Yoshimori
Arte: Miki Tanaka

Obs.: nesta matéria uso as denominações e termos da versão em português, diferentes de matérias anteriores.
Obs. 2: contém revelações sobre os rumos da trama.



No Episódio Anterior: Guaiwaru deixa o portal para o Reino dos Patógenos aberto. Hinata vê isso e chama seus amigos, pois pode ser a chance de derrotar o Rei Patógeno de uma vez. Todos partem e após uma luta difícil, aparentemente vencem. Mas tudo foi um plano de Guaiwaru para tomar o poder.


Guaiwaru revela seu plano de usar as Cures para eliminarem o Rei Patógeno e tomar o poder, embora esperasse que todos se destruíssem. Ele então absorve todas as Mega Partes que tem e evolui para se tornar o Rei Guaiwaru. Shindoi-ne e Daruizen surgem logo depois e se surpreendem com o que aconteceu. Shindoi-ne não o aceita como o novo líder e sai em busca do Rei Patógeno. Daruizen por sua vez decide ajudá-lo.


Guaiwaru derrota a Cures com facilidade e elas são forçadas a se esconder. Então ele vai para o mundo dos humanos para iniciar sua grande marcha para infectar a tudo e a todos, criando vários monstros Mega e Gigapatógenos, começando pela cidade Sukoyaka.


As Cures tentam se recompor, mas Hinata se culpa por ter sido a primeira a sugerir entrar no Reino dos Patógenos e com isso cair na cilada de Guaiwaru...



Pelo visto estamos testemunhando o começo do fim de Guaiwaru. Seu "Governo dos Cem Dias". Achei que ele iria absorver alguma essência residual do Rei Patógeno, porém evoluiu com as Mega Partes. Foi uma boa saída para gastar todas as que ele tinha coletado, mas que ficaram de lado depois da evolução dos três Generais. E por alguma razão nenhum deles tentou experimentar para ver se reforçava um Gigapatógeno.


Mesmo assim ele demonstra uma poderosa força de combate e nem os esforços combinados das Cures podem fazer frente a ele. É usado bastante confronto corporal com movimentos frenéticos com direito às Cures serem arremessadas contra rochas ficando encravadas ou até chegando a atravessar várias delas com a força do impacto.

A diretora Akiko Seki comentou em seu Twitter que esse foi seu último trabalho nas séries Precure, desde HUGtto! e passando por Star☆Twinkle. Ela também desenhou vários quadros-chave na parte em que as Cures enfrentam King Guaiwaru.


Daruizen continua focado em seu objetivo, sem se importar com quem está no comando ou o que for. Mas mesmo assim ele vê que Guaiwaru está deixando detalhes vitais de lado. Até esboçou um sorriso ao perceber isso e quando Nodoka escapou de suas mãos.


Só que tudo isso tem seus efeitos em Hinata, que tem de se recompor e perceber que a culpa não era dela. Mas não é fácil, pois as feridas em seu coração são muito profundas devido a vários erros de julgamento que cometeu ao longo de sua vida. Isso aparece na luta, quando ela golpeia desesperadamente. Depois chega a dizer que mesmo algo pensado por ela deu errado, que o melhor era ela não ter feito nada, o que mostra que sua autoconfiança está arruinada.



Mesmo assim as suas amigas a acolhem e tentam animá-la. E ninguém melhor do que isso do que Nyatoran, seu parceiro e grande amigo com quem passou muitas coisas juntos. As palavras do Mascote são as que alguém na posição de Hinata precisa ouvir. Pois quando estamos por baixo, realmente temos a tendência de vermos nossas falhas ao invés de nossos sucessos. E segundo Aki Kanada, o Nyatoran, Hinata enfrentou um obstáculo que surgiu porque ela passou a ter a coragem de "tentar", algo que ela não faria antigamente. E isso é o que vale.



Essa frase na verdade é a mesma de quando eles se encontraram pela primeira vez no episódio 4. Mas agora tem uma nova nuance, mostrando o desenvolvimento da ligação entre os dois.

De fato, ninguém a culpa de nada e durante a luta com o Rei Guaiwaru continua prevalecendo o trabalho em equipe. Não foi o suficiente para derrotá-lo, mas era claro que as Cures nunca deixaram de confiar em Hinata, inclusive servindo de distração e levando um golpe do vilão para que ela atacasse com um golpe mais forte.


Mais uma vez é Rate quem descobre uma saída, desta vez literalmente. E graças a uma das ações de Hinata assim como a ajuda dos Elementos, como foi no episódio 12 e que foi relembrado agora. Usar essa cena foi uma boa jogada.

Com isso as Cures conseguem descobrir o buraco do Guaiwaru a saída para verem que a cidade Sukoyaka está infestada...

Nem o Café Jun do episódio 16 escapou.


Não é nada lá muito importante, mas... Só para quebrar a tensão.

Perdão. Eu ri. Mas essa é a tradução fiel, literal, ipsis litteris, é assim mesmo no original, a Hinata falaria desse jeito, não tem outro, e advogo com todas as minhas forças. No Japão também isso foi motivo de piada.


No próximo episódio, a batalha contra a invasão dos Patógenos continua. E surge a sombra de algo muito maior, muito mais horrível que não é o Rei Guaiwaru...




Semanal da Chiyu-chi

Sem culpar Hinata, pois ela mesma também não sabia que consequências isso acarretaria.
Diante do desconhecido, ninguém pode prever o que pode acontecer.


Extra: 65 Anos da Tanoshii Youchien


A Tanoshii Youchien (algo como "Jardim da Infância divertido") vai comemorar seus 65 anos em 2021. Também conhecida como "TanoYo", a revista é voltada para o público infantil, do Jardim da Infância, de 4, 5 e 6 anos de idade, como seu título diz. Como parte da comemoração, foi feita uma ilustração especial com as personagens das séries Precure, Manatsu/Cure Summer de Tropical-Rouge! Precure, Nodoka/Cure Grace de Healin' Good e Hikaru/Cure Star de Star☆Twinkle.

Segundo a editora Satoko Asano, a revista já foi acompanhada por três gerações e para isso houve a ideia de se fazer uma colaboração com "as melhores garotas de capa", que são as séries Precure. E com a mensagem que assim como elas, a revista irá acompanhar o desenvolvimento das crianças nesses três anos de Jardim da Infância.

A TanoYo, assim como sua "irmã", a Otomodachi ("Amiguinho"), é um bom material também para quem está começando a aprender o japonês e algumas vezes é usado como "fonte de informação" para episódios e eventos futuros dos desenhos animados.


O problema é que algumas vezes vazam scans da revista antes de seu lançamento, o que pode ser prejudicial, pois as vendas têm caído nos últimos anos. As revistas têm vários encartes que ajudam a segurar um pouco, mas ainda assim a distribuição do conteúdo antes do lançamento, geralmente na última sexta ou sábado do mês, pode desestimular a compra por parte de quem quer ter só as informações.


Mais Opiniões:


Netoin!: [N! Drops] Jan'2021 #1: Hinata e o "novo" Rei Byougen


Magical Cinnamon: HEALIN' GOOD PRECURE Episode 40 Impressions



Mel-chan:

2 comentários:

  1. Olá!
    A prévia já tinha mostrado que iria ser uma batalha difícil e realmente foi dureza. O Rei Guaiwaru mostrou o tamanho da diferença de poder entre ele e as Cures, foi bem amedrontador vê-las sendo atacadas sem que pudessem se defender ou contra atacar. O melhor jeito nesses casos é recuar, elas fizeram o certo. Certamente que daqui em diante o cenário das lutas vai ser ainda mais árduo. Porém os holofotes deste episódio estavam todos voltados para a cena da Hinata e do Nyatoran. Foi muito fofinho! Uma frase que gosto muito de usar e acredito que caiba para a cena deles dois é: "Quem está longe, julga. Quem está perto, compreende". O jeito dele confortá-la provou a solidez do vínculo, tudo isso é produto de vários momentos compartilhados, amadurecimento de ambos os lados.
    Uma coisa que me intrigou bastante foi quando o portal estava quase para se fechar e por milagre a Grace conseguiu escapar. O Daruizen ficou olhando para as mãos. Me pergunto o que ele pretendia e o que se passava em sua mente naquele instante.

    Uma pena que Akiko Seki tenha encerrado suas atividades para a franquia, mas quem sabe não surja novos projetos num futuro próximo. Boa sorte para ela!

    Essas revistas infantis são bacanas, tem algumas nas livrarias no Bairro da Liberdade. Ah! Chegaram suas Cutie Figure, que legal! O que achou delas?
    Ótima matéria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Exatamente isso! A pessoa que está perto e está por dentro é quem tem condições de compreender a situação e com isso dizer a coisa certa para quem está em dificuldades. Ou alguém próximo que consegue ver o que ela não consegue. Acho que a integração desse time é uma das mais fortes que eu já vi até agora. Mais do que isso só se for Nozomi e Coco.

      Daruizen é uma grande incógnita. Não dá para saber no que ele está pensando exatamente. Se ele realmente não tem interesse pelo poder ou o que ele pretende com a Nodoka. Ainda acho que ele é um dos grandes pontos de atenção da série.

      Essas revistas são legais, só que na minha época não vinham os encartes para cá. Só as revistas mesmo. Agora ainda que estão vindo, inclusive aquele despertador. E quanto as Cutie Figures, se tudo der certo vai ser assunto para a semana que vem. Já estou fazendo as fotos e compondo a matéria.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html