Páginas

sábado, 19 de setembro de 2020

Healin' Good♥Pretty Cure - Episódio 24

Saudações.



Direção: Hideki Hiroshima
Storyboards: Toshinori Fukasawa
Roteiro: Mitsutaka Hirota
Direção de Animação: Nobuhito Akada
Arte: Miki Tanaka

Obs.: nesta matéria uso as denominações e termos da versão em português, diferentes de matérias anteriores.
Obs. 2: contém revelações sobre os rumos da trama.



No Episódio Anterior: Asumi se intriga com o que significa "fofo" e tem contato com um filhote de cachorro chamado Pochi-to, que a princípio tem medo de estranhos. Com isso ela descobre mais um aspecto do sentimento humano.


As Cures se reúnem na casa de Nodoka e Hinata propõe a todas irem a uma cafeteria que ela viu em uma revista, que fica na cidade Oraka, localizada a duas horas e meia de trem de Sukoyaka. Mas Asumi vê outra reportagem de um enorme lago cheio de verde na mesma cidade e se interessa. As meninas então mudam o plano para fazer um piquenique à beira do lago.


Lá, depois de brincarem e comerem bastante, Nodoka encontra um filhote de pássaro e tenta pegá-lo para levá-lo ao ninho, mas é detida pela arborista Sakuya Itsuki (Ayaka Fukuhara), que a alerta para não fazer isso. As Cures então acompanham Sakuya em seu trabalho de cuidar das árvores e da natureza do local e se encantam com seu trabalho e sua atitude. E no final do dia, elas voltam para Sukoyaka.


Enquanto isso, Daruizen resolve fazer um experimento com uma das Mega Partes. Latte sente a presença de um Patógeno e Hinata traz a notícia de que há um estranho ser voando por Oraka. Elas vêem Sakuya correndo para o lago, onde está a tal criatura, e tentam ir ajudar, mas Oraka fica muito longe e até elas chegarem lá, pode ser tarde demais...



Este episódio toca em um dos temas de Healin' Good: a proteção da Natureza. E desta vez mostrando que existem pessoas que "curam a Terra" e tentam entender seus sinais, mesmo sem ter superpoderes. Saber disso pode ser benéfico para Asumi, ao ver que vale a pena proteger os humanos. E é o que ela faz durante a luta, ao impedir que Sakuya seja esmagada por uma árvore, mesmo não sendo uma colega Cure ou mesmo Latte. Isso mostra o seu desenvolvimento ao se importar com outros seres.


E também é mostrado que alguns danos à Natureza são causados pelos humanos. Como nas marcas de iniciais cravadas em uma árvore. Mas sem dizer isso verbalmente, apenas com imagens.


Interessante que os Animais da Cura sabiam direitinho que não se deve tocar no filhote de pássaro. Tanto que Rabirin tenta alertar Nodoka, mas Sakuya chega primeiro. E eles fazem "sim" com a cabeça diante das palavras dela enquanto se escondem atrás de uma árvore. Isso indica que eles conhecem as leis da Natureza.


Daruizen, com seu experimento, cria um ser semelhante a Batetemoda ao corromper um animal, dando origem a um novo inimigo, Nebusokku (Eiji Takeuchi). Ele se mostra um oponente forte, embora tenha dependência de seu "irmãozinho" Daruizen e um inesperado ponto fraco. Seu nome provavelmente vem de 寝不足 (nebusoku, "falta de sono"). Desta vez não é um sintoma, mas algo que pode causar doenças.


Só que o pássaro não se tornou um General e acabou como apenas mais um "monstro da semana". Poderia dar uma variação, mas Nebusokku se mostrou ineficiente, além de ter um custo-benefício muito ruim. Foi necessário sacrificar uma Mega Parte e o pássaro nem sequer deixou pedaços para fabricar mais. Por isso talvez, Daruizen o trata com frieza, como um projeto a ser abandonado. E ao invés de dirigir palavras de apoio, menospreza suas demonstrações de força.

Curiosamente é mostrado que ele voltou ao normal, diferente de Batetemoda que desapareceu completamente. O que isso pode significar?


A cena de luta foi dinâmica, com Nebusokku usando de vários tipos de ataques. E as Cures se valem de trabalho de equipe, tanto para enfrentar o inimigo quanto para salvar Sakuya. A combinação final em especial foi muito bonita e até tem uns frames discretos.

Esse pequeno frame no momento do impacto do chute triplo, mostrando que doeu bastante.

E temos um novo poder de Asumi, que é o de criar um portal de vento que liga diretamente para a outra cidade, enviando todas para lá de forma instantânea. Mas não pode ser usado continuadamente e no fim, as Cures acabam tendo de voltar com suas próprias pernas (e dinheiro para a passagem de trem).

Esse poder é interessante e abre novas possibilidades, dando um raio de ação maior para as Cures. Não é garantido que os Patógenos ataquem apenas a cidade Sukoyaka, como foi visto neste episódio, e então pode haver episódios em outras localidades ou até mesmo outros países.



No próximo episódio, depois de se assustar com um filme de terror, Pegitan foge de casa porque queria ser visto como "heroico", mas é encontrado por uma menina chamada Riri, que o leva para casa, chamando-o de Josephine. Chiyu e as Cures saem para procurá-lo e...




Semanal da Chiyu-chi

Correndo a sério, agora que tem uma oponente à altura, como contado no evento abaixo.


Extra: Healin' Good♥Precure Special Talk & Mini Live


Foi exibida uma live pela plataforma Open Rec em 19/09/2020, que seria a data de um show reunindo as dubladoras e cantoras, mas que não foi possível devido à situação atual. Compareceram Aoi Yuuki (Nodoka/Cure Grace), Natsu Yorita (Chiyu/Cure Fontaine), Hiyori Kouno (Hinata/Cure Sparkle) e Suzuko Mimori (Asumi/Cure Earth), trocando ideias sobre o desenvolvimento do desenho.

Yuuki conta que seu episódio favorito é o 5, em que Nodoka, Chiyu e Hinata ainda não eram um "time" e ainda tentavam se conhecer uma a outra e se dar bem, pois uma era diferente da outra. E aponta que haverá outro nesse sentido, desta vez incluindo Asumi.

São relembrados vários momentos, como Pegitan se movendo como uma bola e quando Hinata avança sobre Shindoi-ne, mesmo sem se transformar. Elas também comentam uma parte apontada pelos fãs no Twitter de haver três ingressos direitinho para o aquário e que provavelmente eram para Nodoka ir com seus pais, originalmente.


Yorita fala do episódio 8, em que Chiyu passa por uma crise e não consegue mais saltar direito. Por ser um episódio em que as Cures mostram sua amizade ajudando Chiyu a superar seus problemas e também menciona a arte, representando a Natureza, com o mar e o céu se mesclando. 

Yorita também fala das partes cômicas com Pegitan em pânico, preocupado com Chiyu e imaginando Nodoka e Hinata indo passear sem ela. Yuuki e Kouno comentam que as frases dessa cena foram no improviso e feitas para parecerem as mais falsas possível, inclusive o bordão de Nodoka, o "Eu sinto que estou viva". Yorita, por sua vez, ficou se segurando para não rir ao ver as duas gravando a cena. 

Kouno também revela que Yorita fez muitas pesquisas pelo YouTube para saber como um atleta de salto em altura respira na hora de pular. Yuuki comenta que gostou do episódio pois Chiyu tirou suas conclusões e decidiu seu caminho por si mesma, com o apoio de suas amigas. Nisso também as Cures conseguiram o Frasco Elementar do Gelo, que as dubladoras colocam como "o mais forte", pois tem sido bastante usado.


o episódio favorito de Kouno é o 18, em que Nyatoran se apaixona por uma humana. Na verdade ela ficou na dúvida entre este e o episódio 13, mas escolheu o 18 por mostrar que a união de Hinata e Nyatoran era verdadeira. Yorita conta que se emocionou com a expressão que Hinata fez ao correr para proteger o presente de Nyatoran do ataque do Megapatógeno. Uma expressão séria, como a personagem nunca havia feito antes.

E elas também comentam sobre as relações entre as Cures e os Mascotes, como no episódio em que Nodoka e Rabirin se desentendem (por culpa de Nyatoran, segundo Kouno, que pede desculpas usando a pelúcia do Mascote). Elas comentam que ficaram surpresas com as ações de Hinata ao ler o roteiro do episódio 18, mas Kouno conta que o grande direcionamento de Hinata é proteger o que as pessoas gostam.


E o episódio favorito de Mimori é o 21, em que Asumi passa a morar com Nodoka. Ela comenta que esperou por muito tempo pela chegada dessa história, e nesse meio tempo ficou se "unindo com a Terra". Mimori aponta que apesar de ter uma primeira aparição bem pomposa, mostrando ser superforte, na verdade Asumi não tem a mínima ideia dos costumes do mundo dos humanos. Até na hora de comer, faz uma expressão que parece com um Shojo Manga antigo, com os olhos brancos.

Yuuki gostou muito da personagem e menciona que antes era Nodoka quem passava por novas experiências com suas amigas. E agora ela é quem passa isso para Asumi, ao mesmo tempo em que faz novas descobertas. É como se Nodoka tivesse ganhado uma "irmã mais nova maior", já que Asumi tem a aparência de uma jovem de 20 anos.


Yuuki fala também do episódio 15, da briga de Nodoka com Rabirin. Até então ela pensava que se deve enviar conflitos a qualquer custo, mas aprendeu com isso que às vezes é preciso bater de frente e depois reatar para a amizade ficar mais forte. Kouno aponta a bondade de Nodoka ao levar Chiyu para a praia no episódio 17, quando ela não sabe como lidar com Emily. Que Nodoka fez isso porque Chiyu gostava do mar.

Mimori dá mais detalhes sobre os bastidores. Ela foi instruída pelo diretor a dar um tom de "personagem poderosa" à Cure Earth. E que se emocionou ao ver a cena de transformação, quando sentiu que finalmente havia se tornado Precure. Tanto que ela viu a cena várias vezes. E para fazer a Character Song no novo CD, treinou bastante, tentando dar um ar de "espírito", de "ser etéreo". Yuuki aponta que ficou bem a cara da personagem, como se fosse alguém  que está aprendendo sobre os sentimentos, para alegria de Mimori, que queria passar exatamente isso.

Kouno conta que levou o Bastão da Cura e uma pelúcia para ganhar forças e entrar na personagem na hora de cantar. Até com direito a um "Toque Cure". Yuuki descreve o jeito de cantar de Kouno como "uma fruta cortada na hora". Yorita ficou um pouco nervosa, falando consigo mesma como se fosse Chiyu dizendo que "Está tudo bem, eu estou ao seu lado". E Yuuki conta que deu certo, pois a voz ficou muito bonita. Já a própria Yuuki comenta que Nodoka é uma personagem totalmente diferente dela e sempre pensa em como ela diria alguma coisa ou como ela agiria.

As dubladoras comentam também sobre o especial de cinema Precure Miracle Leap, mas se esforçando para não falar demais e estragar as surpresas. Yuuki conta que a gravação foi com todo o elenco reunido e até sentiu certa pressão ao estar junto com suas antecessoras, mas teve o apoio delas. Yorita já conhecia todas elas por ter participado das séries em papéis menores e comentou com suas colegas que o clima costuma ser muito bom, o que provou ser verdade.


Também compareceram Rie Kitagawa, Machico e Kanako Miyamoto, cantando ao vivo as canções do desenho e do especial de cinema. 

Kitagawa comenta que o tema Circle Love ~サクラ~ (Sakura) transmite uma grande força. Ela mesma canta para a franquia há mais de seis anos, mas sentiu que essa era a mais poderosa que cantou até agora. E comenta que 若葉のころ (Wakaba no koro, algo como "Quando eu era um broto") é mais tranquila, imaginando as Cures de pé, debaixo de um árvore deixando passar raios de sol pelas folhas. Machico conta que cantou imaginando algo assim, tentando transmitir gentileza e ao mesmo tempo elegância, sem colocar muita tensão.

Kitagawa e Machico comentam sobre os trajes que elas usam no show, parecidas com as das Cures, que lembram médicas ou enfermeiras. Elas acharam que para fazer os trajes iam tirar várias medidas, mas no fim deixaram que elas escolhessem os tons de rosa e azul de cada roupa. E as canções de Healin' Good transmitem "vida" e ao cantar é preciso colocar os pés no chão com firmeza. 

Miyamoto chega depois para dar instruções sobre a dança de encerramento e então cantar com todas o novo tema de fechamento da série. Também é anunciado que sairá um CD de Kitagawa com novas versões dos temas de Precure que ela cantou e também novas canções.

O show ficará disponível até 02/10/2020 e não tem bloqueio de região, mas também não tem legendas.




Mais Opiniões


Netoin![N! Drops] Set'2020 #41: Precure e as vozes da natureza


Magical Cinnamon: HEALIN' GOOD PRECURE Episode 24 Impressions




Mel-chan:


2 comentários:

  1. Olá!
    A maneira como abordaram sobre o tema de proteção da natureza foi brilhante, muito bem articulado. A escolha para uma arborista interagir com as meninas ampliou ainda mais o assunto e reforçou algo atual, a preservação do ecossistema e como os humanos também fazem parte deste. Episódio bem projetado!
    Não me recordo com certeza, mas acho que essa é apenas a segunda vez na franquia que uma personagem com o nome Itsuki é mencionado, foi uma grande surpresa! Os poderes da Asumi de transportar me deixou intrigada, fico imaginando o que pode vir daqui pra frente. Será que os poderes dela ainda estão amadurecendo e logo vão despertar por completo?
    Legal esta live com parte do elenco e participação especial com as cantoras. Dá pra perceber que todas elas conseguem se conectar com as suas respectivas personagens e histórias, se dedicam ao máximo e se doam para trazer a melhor interpretação. Deve ser divertido acompanhar tudo isso pelos bastidores, pelas falas fica claro que existem várias técnicas e jeitinhos diferentes para incentivar e apoiar uns aos outros. Impossível não aplaudir essa classe, ainda mais com tantos desafios que existem sabemos o quão duro é conseguir um papel e se mander nesse ramo. Fantástico! Uma pena que cheguei tarde e o vídeo já não está mais disponível. Que bom que ficou aqui registrado as falas (e o melhor, traduzido!) Rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa.

      As palavras de Sakuya resumem bem o que é a Natureza, o Ecossistema e que tudo está ligado. A composição de cenas também foi bem feita, mostrando o que deve e o que não se deve fazer. E acho que sim. A palavra Itsuki (um jeito de se dizer "árvore") só foi usada com ela como sobrenome e na Cure Sunshine como nome.

      Dublagem é coisa séria e os atores se esforçam para compor os personagens. Mas existe espaço para se divertirem também. Natsu Yorita em especial se dedica bastante e até dá para ver uns comentários dela pelo Twitter. Ela se emocionava bastante durante o evento, quase chorando algumas vezes. Já a Aoi Yuuki dava bastante espaço para as colegas, incentivando a participação delas, puxando assuntos. Deu para ver que elas são bem integradas. Agora é torcer para internacionalizarem ainda mais e um dia fazerem um evento desses com tradução simultânea.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html