domingo, 5 de janeiro de 2025

You and Idol Precure♪ - Informações Preliminares

Saudações.

Foram liberadas informações da nova série Precure de 2025. Abaixo segue um compilado de informações e algumas impressões.


Eu sou Uta Sakura! Estudante do 2ºAno Ginasial que gosta muito de cantar!

Um dia, enquanto estava passeando com meu cachorro, Kyu, eu tive uma surpresa. Achei um enorme pêssego flutuando na água e de lá apareceu um Mascote chamado Purirun!

Purirun veio em busca das Salvadoras Lendárias, as Idol Precure! Sua terra natal, KiraKiland, era um lugar pacífico e cheio de brilho, mas foi tomado pelas trevas criadas por Darqueene, líder da Gangue Chokkiri.

Então eu também resolvi ajudar Purirun em sua busca pelas Idol Precure, que podem iluminar as trevas! Deve ser uma pessoa brilhante, alegre e sorridente, uma pessoa "sorrilhante"!

Nessa hora, a Gangue Chokkiri ataca esta cidade, Hanamichi, roubando o Brilho das pessoas, o que é um enorme problema!

- Quero que todos fiquem sorrilhantes! Com a minha canção!

Quando eu decidi isso, surgiu a Precure Ribbon e o Idol Heart Brooch. Com isso eu me transformei na Salvadora Lendária, a Cure Idol!?

Vou cantar, dançar, acenar!
Te fazer ficar sorrilhante!
O palco que é meu e seu começa agora!

(Tradução rudimentar da sinopse)


Obs.: os termos foram traduzidos por mim e por isso podem ser diferentes dos de uma eventual versão brasileira, que será bem melhor.

Temática

Desta vez o tema será Idols, um termo usado no Japão para cantores/artistas populares entre o público mais jovem, que é tão somente o nosso "ídolo". Uma temática que até agora não foi usada para um time inteiro, mas só para uma ou outra personagem, como a Urara/Cure Lemonade, a Makoto/Cure Sword e a dupla Twin Love, composta por Emiru/Cure Macherie e Ruru/Cure Amour

Outro elemento em comum a todas será o "Fan Service", que tive que colocar como "aceno", visto que esta expressão ficou difundida no ocidente com um significado incorreto e até pejorativo, impróprio para um desenho voltado ao público infantil. Originalmente seria um "agrado para os fãs", que pode ser fazer um coração com as mãos ou com os dedos, um sorriso, uma piscadela ou uma pose característica.

A produtora da ABC Animation, Maine Nishimura, comenta que um dos motivos do título ser "You and Idol" é que para uma Idol existir, é preciso ter uma plateia, os fãs, "vocês". É graças a eles que as Idols podem brilhar e com isso retribuir, distribuindo o Brilho para os espectadores. Ou seja, existe uma reciprocidade que cria um ambiente iluminado e alegre.

Aki Murase, produtora da Toei, responsável por várias obras das séries Precure, corrobora com essa ideia de que se a pessoa ficar sozinha no mundo, as Idols não podem existir. E agora não há só um tipo de Idol, mas vários, com uma grande diversidade e variedade. Murase ficou pensando em como seria uma Precure Idol, mas percebeu que uma menina jovem, de repente jogada em um palco, mas que mesmo sem saber o que fazer, vai se esforçando para fazer as pessoas sorrirem, bate com a imagem que ela tem de Precure.


Personagens



Uta Sakura
O Brilho do Coração, cantando com você! Sempre sorrindo, Cure Idol!

Estudante do 2º Ano do Ginásio que gosta muito de cantar. É alegre, cheia de energia. às vezes expressa suas emoções cantando. Gosta de coisas brilhantes, alegres, sorridentes, "sorrilhantes".

Se transforma na Cure Idol, cujo aceno é o sorriso.

A protagonista da vez é um pouco mais ortodoxa, sem nenhuma grande característica especial, como ser um animal ou vir de outro mundo. Apenas uma menina comum, alegre e cheia de energia que gosta de cantar. Só não se sabe se ela vai ser bruta na hora de lutar como a Manatsu ou a Yui.

O design da forma Cure é bem complexa, cheia de detalhes, especialmente os padrões em tartan que parecem dar trabalho para animar. Ela também tem uma cinta dupla com coraçõezinhos nas pontas. O esquema de cores tem o rosa como predominante, com detalhes em amarelo, como no cabelo. Mais ou menos como na Cure Heart, na Cure Flora e na Cure Peach. O cabelo loiro tem mechas em rosa.

Uta será interpretada por Misato Matsuoka, que foi a Tsubame em Keep Your Hands Off Eizouken (será que não dá para chamar a Mutsumi Tamura de volta para ser a Cure adicional, ou a agente do time?). Ela também esteve presente em Wonderful!, como a Kirarin Animal coelho, além de outros papéis menores. Ela é um exemplo de uma Mascote que vira Precure, como aconteceu com Atsumi Tanezaki, a Iroha/Cure Friendy. Matsuoka descreve Uta como uma menina alegre e inocente, que dá vontade de apoiar. E que vai se esforçar em transmitir esse aspecto da personagem.


Nana Aokaze
A Coragem no Coração, para piscar com você! Com um brilho nos olhos, Cure Wink!

Colega de classe de Uta e sabe tocar piano. Bondosa e inteligente.

Seu aceno é a piscadela, ao se transformar na Cure Wink.

A azul do time também parece ser bem ortodoxa, como a "tranquila e inteligente" do time. Dá a impressão de vir de uma família rica, mas ainda não foram revelados detalhes sobre esse assunto. E considerando sua frase de apresentação, ela pode ser tímida, precisando ganhar coragem para aparecer em público.

A forma Cure é um pouco menos complexa, com a túnica que lembra uma banda de marcha (ou uma Paquita, como queira). Predomina o azul, com detalhes em púrpura, como a mecha do cabelo. As cintas têm estrelas nas pontas. A cinta na coxa direita chama a atenção.

Nana será interpretada por Minami Takahashi, que teve vários papéis de personagens Idols, como a Sora de Aikatsu!, a Konomi de Idol M@ster Million Live, e até a Lina de Back Street Girls: Gokudolls. Ou seja, tem currículo comprovado, especialmente por este último que não é nada fácil e não tem como descrever a personagem sem parecer ridícula. Takahashi comenta que Nana é uma menina altruísta, que entende a importância que as pessoas dão ao que lhes é valioso e que consegue se esforçar por elas.


Kokoro Shigure
O Ritmo do Coração, dançando com você! Coração acelerado, Cure Kyun²!

Estudante do 1º Ano do Ginásio e consequentemente a mais nova do time. Ela é boa com dança, sabe o que quer e tem bastante entusiasmo dentro de si. Tem a mania de dizer "Meu coração está bem acelerado!".

Seu aceno é a pose, como que mostrando o bater do coração.

Por sua frase, ela tem um jeito respeitoso, formal de falar, o que lembra a Urara/Cure Lemonade, assim como o fato dela ser a mais jovem do grupo. Só não se sabe se ela já tem pretensões a ser Idol desde o começo, já que Uta parece ser uma menina comum e Nana não parece ter muito apreço a isso.

Sua forma Cure tem o púrpura como cor predominante e é o mais colorido, com detalhes em azul e rosa. O cabelo com dois "bombons" e dois rabos de cavalo é bem vistoso. Nas pontas das cintas há enfeites no formato de gotas. Em tempo, o nome Cure se lê "Cure Kyun Kyun".

Kokoro será interpretada por Natsumi Takamori, que foi a Kome-Kome em Delicious Party♡Precure. Aqui temos mais uma Mascote que virou Precure. Ela conta que tinha planejado sua interpretação baseada no nome e no visual da personagem, mas que sua impressão foi mudando quanto mais a conheceu de verdade. E também que o ponto da personagem será isso do "coração acelerado", da emoção, da paixão. Então talvez seja alguém como a Urara mesmo.



Purirun

Mascote que veio de KiraKiland para procurar as Idol Precure. É bem sossegado(a?) e faz as coisas no seu ritmo. Quando pisca, consegue ver o Brilho nas pessoas. Termina as frases com "-puri".

Não se sabe se Purirun é menina ou menino no momento e nem foi revelado quem irá interpretar. Mas dá para ver que vai dar um pouco de trabalho para as meninas, especialmente Uta e Kokoro, que parecem ser mais ativas.


Melolon
Mascote que veio de KiraKiland. Tem temperamento forte e ousado. Termina as frases com "-melo".

A outra Mascote, aparentemente fêmea. Pela descrição pode ser do tipo da Milk, de Yes! 5 e da Pam-Pam, de Delicious Party. As orelhas(?) lembram cabelos pretos com mechas rosas e me faz pensar se ela não consegue virar humana um dia. Ou até ser a Cure adicional, como a Milky Rose.



Assim como as personagens, a formação do time também é altamente ortodoxa, com duas "alegres e animadas" e uma "tranquila e inteligente". Ao menos aparentemente, mas as séries Precure sempre conseguem ir além do que o espectador consegue prever e trazem coisas inesperadas.

Como se trata de Idols, cada Cure terá uma canção exclusiva, algo semelhante ao que foi feito em Kira KiraPrecure A La Mode, que serão lançadas em 26/02/2025. De fato, estão colocando bastante força na música, visto que além de Erika Fukasawa, que já trabalhava nas séries Precure desde Delicious Party, tem agora a presença de Misaki Umase, em conjunto. E foi Umase quem compôs as canções mencionadas.

Outro aspecto que remete a Idols é que cada Cure tem um autógrafo, que pode ser visto na página oficial, na parte de apresentação de personagens. É de lá que tirei as romanizações e por isso o nome da Cure Kyun² ficou daquele jeito.

Ainda não há muitas informações sobre os vilões a não ser a(o?) chefe Darqueene, que pelo nome pode ser uma mulher, juntando "Dark" com "Queen". Ou uma junção de "Dark" com a expressão japonesa "iine", que seria o nosso "curtir", em redes sociais. E pelo visto serão vilões normais, querendo roubar a energia dos humanos, o "Brilho", para algum propósito maligno.

É uma incógnita como serão as cenas de luta/ação. Se seguirá a linha de Wonderful!, sem violência, com uma disputa de canto e dança, ou se retornará ao estilo normal com socos, chutes e arremessos.


Produtos e Itens Relacionados

O item de transformação é o Idol Heart Brooch, que a bem da verdade lembra mais um pingente. Nele é instalado um outro item, a Precure Ribbon, cuja cor corresponde a de cada Cure. Tem ainda o Heart InCom, um fone de ouvido com microfone, que todas têm em suas formas Cure.



Aparentemente o colecionável da vez serão as Kirarun Ribbons, no formato de laços de fita. É o que dá a entender por este item, o Atsumete Kirarun Ribbon Book, sendo que atsumete significaria "juntar", "colecionar", em japonês. O livrinho teria fichas sobre as Cures e seria possível treinar fazer os autógrafos delas. Quanto às Ribbons, não há informações. Uma suposição é que elas podem ser instaladas no Idol Heart Brooch para dar poderes especiais para as Cures.



Obviamente estarão disponíveis as pelúcias de Purirun e Melolon, com alguns mecanismos. Ambas falam, mas Purirun tem mais frases que podem ser "aprendidas" ao se instalar as Ribbons. Já Melolon permite que possam ser feitos vários arranjos com seus cabelos.


E a linha Pretty Holic está presente este ano também, tendo como alvo as meninas do Primário. Os batons terão o formato de laços de fita e estará disponível um perfume de fragrância suave.


Fora isso terão as Cure Dolls, além de itens para torcer pelas Cures, que lembram luzinhas para shows. Ainda não há nada sobre as Cuty Figures. A linha S.H. Figuarts voltou a fazer figuras de Precure com a Cure Dream e a Cure Peach, mas também não anunciou nada nesse sentido.


Equipe de Produção

A direção ficará por conta da renomada Chiaki Kon, que trabalhou recentemente nos especiais de cinema de Sailor Moon, Eternal e Cosmos, e foi  a responsável pelo fabuloso filme de Happiness Charge Precure!. Outro trabalho curioso é em Gokushufudou: Tatsu Imortal, em que ela até fez uma "abertura" do desenho que o ex-yakuza e atual dono de casa acompanha, Crimecatch Policure, que ficou muito caprichado. Inclusive é a própria diretora, que canta o tema, com uma letra que remonta às canções de GokudollsMais uma que trabalhou com anime de Yakuza?


O Compositor de Série será Yoichi Kato, que tem uma extensa bagagem com anime de Idols, como Aikatsu! e Idol M@ster, além de Yo-kai Watch e também das séries Girls X Heroine. Sendo assim, ele tem currículo com outras obras que têm elementos das séries Precure.

O Character Design ficou por conta de Miho Sugimoto (antigamente Miho Suzuki), que foi uma das Diretoras de Animação em Sailor Moon Eternal e Sailor Moon Cosmos, trabalhando com Chiaki Kon. E também dirigiu a animação de vários episódios de Precure Full Bloom. O Design de Arte continua com Rie Iida e a Direção de Arte fica com Chen Tong Nian.

A versão em mangá continua nas mãos das irmãs Futago Kamikita, que sempre fazem um bom trabalho. O tema de abertura, キミとアイドルプリキュア♪ Light Up (Kimi to IDOL PRECURE♪ Light Up), será cantado por Chihaya Yoshitake, Ami Ishii e uma nova cantora para a série, Akane Kumada. O encerramento, Trio Dreams, será cantado pelas três Cures e pode ser o nome do time quando elas não estão transformadas.


E estas são as informações disponíveis até agora. Mais uma vez, o tema é bem definido e a Toei tem botado bastante força nesse sentido, visto que haverá shows de estreia e lançamentos de CDs.

A equipe conta com gente competente, a começar pela diretora Chiaki Kon, que é apaixonada pelo gênero. E espero que ela repita o feito do especial de cinema de Happiness Charge!, que um dos meus filmes favoritos das séries Precure.

Só que a competição será acirrada, pois foi decidido que haverá uma segunda temporada de Himitsu no AiPri, das Pretty Series, e estreará Princess Session Orchestra, que tem uma proposta semelhante à de Precure. Inclusive o elemento de "música" está presente em You and Idol. A composição do time, com três membros, também é parecida, sendo que cada uma tem sua canção. E logo já mostra que será combate físico mesmo.

Concorrência forte. E Natts nos traiu.

Até agora não há informações da exibição de You and Idol pela Crunchyroll, mas pode ser como nos outros anos, em que o anúncio foi feito em cima da hora.

Apesar do que alguns dizem, Wonderful! foi um sucesso de vendas e audiência. Trocar as cenas de luta por perseguição, em especial, foi bem aceito pelos adultos, já que eles para brincar com os filhos eles tinham que fazer o papel dos monstros e vilões, e as crianças não costumam maneirar na hora de bater. O tema de animais de estimação ajudou bastante, visto que é algo bastante comum no dia a dia.

E tirar os combates corporais não foi a única ousadia da série. Finalmente houve um romance de verdade em que o garoto, Satoru, conseguiu se declarar à sua pretendida, Iroha, a Cure Friendy. E desta vez em um namoro de verdade. Algo que teve que ser sublimado em Yes! 5, Yes! 5 GoGo, sendo que Nozomi e Coco só realizaram seu amor muitos anos depois, em Precure Full Bloom. Em Happiness Charge! tentou-se colocar o namoro no centro, mas no fim, acabou não tendo tanta relevância e Seiji só conseguiu se declarar a Megumi no último capítulo. Coincidentemente, todas essas séries foram escritas por Yoshimi Narita, que pelo visto conseguiu cumprir um intento que ela tinha já faz muitos anos, desde a aurora das séries Precure.

Wonderful! conseguiu explorar bem a temática de animais de estimação, inclusive abordando um assunto inerente a isso que não é muito agradável, mas que também é inevitável. E foi feito sem milagres, sem magia, sem desafiar as leis da Natureza, mostrando como é realmente quando um animal de estimação tem que partir. Só o fato de não fugir disso é altamente elogiável.

E agora a série ruma para o seu final, em que as Cures têm de enfrentar um inimigo que não é mau e tem motivos justos para fazer o que faz. Provavelmente uma das lutas mais difíceis de todas, que deve ser resolvida sem violência. Como obter a paz com um oponente que tem razão, afinal? Esse será o grande desafio.



Links

6 comentários:

  1. Olá! Finalmente podemos dizer que o ano começou, chegou o anúncio da série Pretty Cure! Fiquei feliz com o tema desta vez, talvez porque focar exclusivamente em ídolos era algo que faltava a franquia. Teremos pessoas altamente competentes a frente, com experiência real em mahou shoujo e em idols, como é o caso do Youichi Katou. E a Misato Matsuoka trabalhou em Eizouken!? Essa é nova!
    A propósito, as estampas em xadrez das Precures é semelhante as das roupas do trio principal de Aikatsu!, onde curiosamente são personagens compostas pelas mesmas cores: uma protagonista loira de roupa rosa (Ichigo), uma de cor azul (Aoi) e outra de cor roxa (Ran), igualmente a da nova série Precure. Gostei muito do design das novas personagens (apesar de serem trabalhosas de se desenhar (rs)), elas são carismáticas em ambas as formas, inclusive os mascotes que lembram o design característico das séries clássicas! Gostaria que tivéssemos o anúncio de personagens suporte, algo como o Satoru ou o Coco/Kokoda, pois eles desempenharam papéis importantes nas tramas. Quem sabe isso não aconteça em You and Idol Precure, também. Estou ansiosa para vê-las em ação! E creio que embora possa parecer um enredo simples a princípio, é nestes casos que podemos acabar sendo surpreendidos com algo diferente. Como de praxe, ótima postagem!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!
      A impressão realmente foi de Aikatsu! nos designs. Não sei por que senti isso. Bom, em matéria de Idols essa é referência. Mas só de ver tanto detalhe me fez lembrar daquilo que o Hisashi Kagawa e o Akira Takahashi disseram de que design de personagens tem que ser algo "animável". E com o seu testemunho está confirmado que são trabalhosas mesmo. Mas acho que a diretora sabe o que está fazendo.

      E se o tema é Idols precisa mesmo de gente no apoio. Um agente do tipo de Rosemary e um assistente de camarim como o Satoru. Purirun e Melolon sozinhos podem não bastar. O jeito é esperar por mais informações. E vamos ver que tipo de vilões vêm por aí.

      Excluir
  2. Escritora ao dispor e lá vamos nós para um novo "Precure". Como diria da temática, já não era sem tempo, afinal, a concorrência da franquia usa e abusa desta temática de idols, temos uma penca de animes que mexe com o tema, então, previsível e óbvio, diria. Olhando pros visuais, é bem cara de "Aikatsu", aí lê a staff por trás e tem gente que trabalha lá, então, é um ponto positivo ter pessoal que conhece pra dar seu toque na série. Nada de errado se inspirar, é bem comum querer algo que remete a outra, seja conhecida ou não.

    Percebo que desde o "fiasco" de "Delicious Party Precure" (e penso que vai continuar sendo um fiasco, outras temporadas conseguiram dar a volta por cima, este tenho minhas dúvidas), a Toei Animation tem tido mais cuidado em colocar na produção gente que saiba trabalhar com a franquia ou com mahou shoujos, o que é o sensato da parte deles. Colocar uma franquia ou saga com gente novata não é uma boa ideia, em partes.

    Sobre os visuais, a forma civil das personagens está bem sem sal e sem presença própria, até entendo que seja pra contrastar com o visual Cure delas, mas, dava pra ter visual melhor nas personagens quando não transformadas. E já imagino as batalhas da vez serem performance de show, o que manteria o "ideal" sem batalhas físicas, como tivemos em "Wonderful Precure", só espero que façam uma alternância entre ter batalhas ou não, pra não cansar o público que acompanha a franquia. Não sou muito de ver animes com idols, mas, posso dar uma chance pra este novo Precure.

    Quando terminar "Wonderful Precure" e "Ultraman Arc", passo minhas impressões finais das séries no e-mail, se quiser, é claro! Adiantando, curti muito as duas produções. Mais uma vez, grata por suas impressões preliminares anuais de Precure: se quero uma impressão melhor sobre, tenho de ter alguém com calibre e você é um dos melhores. Se cuida aí e até mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Escritora!

      Talvez a Toei tivesse evitado devido ao mercado estar saturado. Mas talvez ao saber que Oshi no Ko é um dos animes mais assistidos pelas meninas, resolveram trilhar por esse tema. Mas a concorrência vai ser bem acirrada e provavelmente por isso chamaram gente de renome.

      Eu não tenho tanto problema com os visuais serem comuns quando nas formas normais. Tanto que os de Healin' Good são os meus favoritos... depois de Smile!, é claro. Com isso dá a entender mesmo que qualquer menina (ou menino, agora), por mais comum que seja, pode ser Precure, que é um dos pontos dessas séries.

      Agradeço mais uma vez, mas sinto que deveria ter esperado mais um pouco antes de publicar. Saiu um monte de novas informações, inclusive o logo em inglês, o que dá uma esperança.

      E não é anime, mas de Idols tenho acompanhado Utahime Dream. A Kiyomi Mashiro em especial é minha favorita.

      Excluir
  3. Olá senhor Boneco Mecânico rs! Novamente, feliz ano novo!

    Estou adorando Wonderful PreCure desde o início, e sua nova abordagem de embates me deixou ainda mais curioso de como as futuras produções trabalharão esse aspecto da franquia, que sempre foi visto com entusiasmo à quem gosta de Pretty Cure pela execução das lutas.

    Admito que gosto demais desse aspecto das séries mas... sabe, é uma boa mudar de tempos em tempos a abordagem das coisas, principalmente se isso conversar com a temática da vez.

    Se em You and Idol PreCure vierem com batalha de apresentações, com canto, dança e performance eu vou explodir de alegria rs. Combina demais com a temática de Idol que são exatamente isso. Não descarto lutas é claro, isso pode vir em algum momento.

    Pelo nome do antagonista líder e pela sua explicação pode ser um artista desordeiro, inne de "curtir" me leva a pensar nisso, o "tirar o brilho" dessa vez pode ser o resultado de suas apresentações, e daí que pode entrar as Cure animando a galera.

    Enfim, o ano só começa de verdade pra mim quando chegam a Toei libera as informações da nova temporada de Pretty Cure rs.

    Uma coisa que gostaria de falar aqui é que finalmente eu terminei de ver TODAS AS TEMPORADAS da franquia, e não podia estar mais feliz, foi no dia do meu aniversário de 28 anos em 29 de dezembro! Essa última foi justamente HappinessCharge, uma das mais mal faladas, e olha, tem sim seus problemas, mas caramba, tem tanta coisa legal, e como você mencionou o filme anual delas é MARAVILHOSO.

    Desculpe o textão rs, tô muito animado, obrigado pelas informações como sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, André!
      A direção será de Chiaki Kon e só isso já é um bom sinal, considerando que ela já mostrou ter bastante apreço a Precure, tanto no filme de Happiness Charge! quanto em Gokushufudou.
      Uma batalha de apresentações remeteria àquele episódio da Aoi e aquilo da Yuko com a Hosshiiwa. Pode ser também algo como em Jem and the Holograms, de ter um grupo de cantoras rival. No estilo punk como as Misfits.

      E terminar as séries Precure é uma tarefa hercúlea, então parabéns! E Happiness Charge! não é uma série ruim (nenhuma é, sabendo ver e entendendo a proposta e o contexto). Até hoje não entendo qual é o problema. Mas entendo que não se pode agradar a todos, sendo que cada um tem um gosto.

      Agora é esperar pela estreia. E torço para que tragam MIRAI DAYS também. Estou esperando o anúncio oficial para não me desmotivar quando (e se) lançarem.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html