quinta-feira, 13 de maio de 2010

Action Works Toei Hero The Live 01 Metalder


Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão Action Works Toei Hero The Live do herói Metalder, feita pela Mega House.
Todo mundo se lembra de Jaspion e Changeman. Esses heróis foram exibidos no Brasil pela Rede Manchete no final dos anos 80 e criaram uma verdadeira febre de super heróis japoneses no Brasil, semelhante ao que aconteceu com Cavaleiros do Zodíaco nos anos 90. Com isso, vários outros canais de televisão também começaram a exibir seriados de super heróis japoneses, em sua maioria feitos pela Toei Company do Japão, com espadas laser, armaduras brilhantes e, é claro, robôs gigantes. No entanto, um herói não seguia a risca as fórmulas dos outros super heróis japoneses. Esse herói era Metalder, o homem máquina.


Metalder foi exibido no Brasil pela primeira vez na Rede Bandeirantes em um horário bem ingrato: às 8h30min da noite, na época em que a novela das oito realmente passava às oito horas da noite. Por essas e outras razões, Metalder não ficou tão conhecido como seus compatriotas Jaspion e Changeman, que usufruiam de horários mais acessíveis. Mas ele era um herói diferente mesmo para os padrões da Toei Company. Em primeiro lugar, Metalder não portava armas. Ele lutava usando apenas seu próprio corpo. Apesar de possuir um carro dotado de um modo voador e uma moto com side-car, ele os usava muito pouco e não tinha um robô gigante. Na verdade, ele mesmo era um robô, criado para impedir que um império do mal dominasse (ou melhor dizer, que já dominava pelos bastidores) a Terra. Porém ele é ativado sem ter consciência de sua missão e por isso é derrotado em sua primeira luta, na qual ele é forçado a enfrentar um exército de inimigos sem ter idéia do que fazer. Ele sobrevive e na última cena do primeiro capítulo, ele faz a seguinte pergunta:

"Vento, nuvem, sol. Se tiverem coração, então me digam. Por que vim a este mundo?"

Ou seja, Metalder não era um herói determinado, que sabia o que deveria ser feito. Ele era como um recém nascido, atirado em um mundo cruel cheio de inimigos que queriam matá-lo. Mas o contato com os seres humanos faz com que ele ganhe novos conhecimentos e descubra qual é a sua verdadeira missão na Terra. E o verdadeiro poder de Metalder só se manifesta quando ele adquire novas experiências. Mais ou menos como acontece com um ser humano.

Metalder tinha uma atmosfera densa e seus os inimigos também tinham motivos fortes para enfrentá-lo. Alguns o faziam para se redimir de um erro do passado. Outros lutavam por amizade ou por honra. E havia aqueles que lutavam para dar uma vida mais digna a suas famílias. Com isso, muitas lutas iam além do conceito do "bem contra o mal". As histórias eram mais elaboradas e mais complexas que as de outros heróis e por causa disso, Metalder falhou em atingir seu público-alvo: as crianças. Os conceitos complexos do seriado e a falta de elementos presentes em outros seriados do gênero também não foram bem aceitos pelo público infantil, o que fez com que a audiência caísse. A Toei decidiu reformular o seriado, diminuindo a tensão e fazendo ele ficar mais "infantil", mas isso foi em vão. Como resultado, Metalder foi o único seriado de super heróis da Toei a ser cancelado. Mas ao menos, os executivos da Toei deram a oportunidade à equipe de produção de retomar a linha original e encerrar o seriado com um dos melhores finais já feitos para o gênero.



Metalder acabou esquecido por um bom tempo, mas agora a Mega House nos oferece uma versão articulada do herói. E provavelmente a versão definitiva.

O conteúdo da caixa é bem simples. A base com suporte é gigantesca e toma boa parte da caixa.

Foto do corpo inteiro. Como podemos ver, é uma versão quase perfeita do herói. A proporção lembra o biótipo de um japonês típico, de tronco desenvolvido e com pernas curtas. Isso ajuda a deixar o herói bem mais real.

Detalhe do peito. Pode-se ver que apesar do tamanho, a figura é bem detalhada, com pinturas nos "circuitos". A pintura é esmaltada na placa do lado esquerdo (vermelho) do peito, fazendo com que pareça metal. Os detalhes em prateado têm pintura metálica.



Uma coisa que não ficou muito boa foram as articulações, que ficaram muito evidentes. Talvez se elas fossem prateadas, não chamariam tanto a atenção.


Mesmo assim, a figura é bem articulada. O pescoço faz todos os movimentos necessários.

A articulação dos braços também é muito boa. Na verdade, o braço é removível para recriar a cena em que Metalder o arranca para derrotar o inimigo Ypsilone Leviathan, mas é muito difícil recolocá-lo no lugar. Só fiz isso uma vez e não quis tentar de novo.

O tórax pode ser arqueado ou girado. A roupa usada para as filmagens do seriado tinha uma composição semelhante.

As pernas e pés também têm vários pontos de articulação, inclusive nas pontas. Na verdade, a perna pode se dobrar ainda mais.

Sabendo controlar o centro de gravidade...

... é possível colocá-lo apoiado em um pé só.

Agora demonstrando alguns golpes do Metalder que podem ser reproduzidos na figura.

G Kick (conhecido aqui como "Golpe G"). Um chute usado no seriado no qual Metalder usa seu dispositivo gravitacional para potencializar o golpe.


- METAL TORNADO!
"Golpe Tornado". Um chute giratório de alta potência. Foi desenvolvido no meio do seriado e é muito mais poderoso que o Golpe G.

- METAL BOMBER!
"Golpe Atômico". Segue o mesmo princípio do "Golpe Tornado", mas com as mãos. Também foi desenvolvido no meio do seriado.




- LASER ARM!!!
"Punho Titânico". Metalder concentra toda sua energia no braço, criando um campo de energia laser. Ele golpeia o inimigo com a mão em forma de "lâmina" e consegue cortá-lo em dois.

Metalder é acompanhado por seu amigo, o cão-robô Springer. A figura é bem feita e detalhada, mas não tem nenhum ponto de articulação. Talvez porque mesmo no seriado, ele não tinha muitas cenas de ação.

Outro acessório que acompanha Metalder é esta espada japonesa. Mas ela nunca foi usada no seriado a não ser na abertura, na qual ela é empunhada por Metalder em sua forma humana.

A escala é quase a mesma da série figma, podendo interagir com elas.

E aqui temos uma versão quase perfeita do Metalder. Digo isso por causa dos pontos de articulação evidentes demais e pelo fato desses pontos se gastarem com facilidade. O preço também não é convidativo. Apesar de ter quase o mesmo tamanho de uma figma e vir com menos acessórios, ele custa o dobro de uma figura dessa série. Mesmo assim, ela é muito bem feita. Parece até que o modelador teve acesso à roupa usada nas filmagens para desenvolvê-la. As coxas possuem músculos moldados e a pintura é altamente intrincada. Quem é fã tem que ter essa figura não só por ser uma representação quase perfeita do herói, mas também porque Metalder não é tão conhecido e por isso tem poucos produtos à disposição. Mas uma boa notícia. Em breve deve sair por essa série a figura do Comandante Arthur (Conhecido como Coolgin no Japão), um dos inimigos de Metalder. Mas antes, será lançado Gavan, que foi exibido por aqui como "Space Cop". E ironicamente não há previsão de uma figura do Jaspion para esta série.



- Metalder é meu noivo!
- Essa sensação é... Isso é o que os japoneses chamam de "moe"?

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Saudações, Arthur Nogueira!

      Infelizmente nenhum dos itens mostrados aqui está à venda.

      Sugiro procurar em lojas de usados como a AmiAmi (https://www.amiami.com/eng/search/list/?s_keywords=metalder) e a Mandarake (https://order.mandarake.co.jp/order/listPage/list?keyword=%E3%83%A1%E3%82%BF%E3%83%AB%E3%83%80%E3%83%BC&lang=en). Mas é preciso bastante paciência até que esteja disponível.

      Excluir
  2. Saudações Usys
    Esta figura do Metalder é a melhor versão que existe do personagem,porem em 2019 continua carissima,INFELIZMENTE a Bandai resolveu trolar a todos quando mostrou em 2014 a versão Sh Figuarts e nunca lançou...😢
    So pude ter um boneco do Metalder via VR Troopers da Kenner

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Emily!

      Essa custou bem caro mesmo na época. Mas valeu a pena. Eu também estava na expectativa por uma versão S.H. Figuarts e em todas as enquetes pedia por ele. Mas isso nunca foi atendido...

      Mesmo assim ainda não perdi a esperança. Quem sabe um dia?

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html