sábado, 8 de maio de 2010

Nendoroid Konata Izumi & Kagami Hiiragi (Chara Ani Ver.)



Nendoroid é um conceito de figuras criado pela empresa Good Smile Company, que representa personagens na proporção de 2,5 cabeças de altura, semelhante à série SD (Super Deformed) Gundam. As figuras têm articulações básicas, mas com vários acessórios, além de mãos, braços e pernas intercambiáveis. As Nendoroids fizeram enorme sucesso entre os entusiastas devido ao nível de detalhe e capricho na pintura, apesar da proporção. Mais do que isso, elas são uma graça. As Nendoroids foram feitas pelo grupo de modeladores chamado de Nendoron, daí o nome. Interessante notar que a palavra "Nendo" em japonês também quer dizer "argila" e vendo bem, essas figuras parecem mesmo feitas desse material.


Existem três versóes das Nendoroids de Konata e Kagami, cada uma com uma expressão e acessórios diferentes. O problema é que elas sáo vendidas somente no Japão e não estão disponíveis em lojas virtuais que aceitem encomendas internacionais. Pior ainda: elas só podem ser obtidas por procedimentos especiais. Ou por uma promoção da revista Comptiq, que publica as tirinhas, ou através da página oficial da série Lucky Star ou pela página da Chara Ani, fabricante das figuras. E todas as promoções já estão esgotadas. Quem se interessar, pode tentar procurar em sites de leilões, mas aviso que existem versões falsificadas dessas figuras circulando por aí. Estas eu comprei em uma viagem pelo Japão no bairro de Akihabara e consegui comprar por um preço em conta, bem próximo ao valor original. Ou seja, essas figures são usadas, mas o estado de conservação é perfeito.

As figuras fora da caixa. Como podemos ver, são versões "comprimidas" das originais. E elas são maiores do que parecem, com aproximadamente 10 cm de altura.

Para verificar se as figuras são legítimas existe um procedimento muito simples.

Basta olhar o suporte. As autênticas têm a marca de "Copyright" de Kagami Yoshimizu, o autor e do Lucky Paradise. As falsificações só possuem a inscrição "Made in China". Fora isso é verificar as figuras. As autênticas têm pintura fosca e as falsificações usam um plástico mais brilhante e com cores mais esmaecidas.

Vamos começar pela Konata. Esse é o rosto "normal", com a expressão típica da personagem, com uma cara de quem não quer nada. A boca de gato é bem marcante. Na verdade, existe até um emoticon baseado nessa expressão, mas só é possível representar com caracteres japoneses (ou gregos, talvez). Seria algo assim: (=ω=)

Essa é a cara "alegre". Só para variar existe um emoticon com essa expressão: (>∀<) Dá pra notar que a minha veio com respingos de tinta no rosto.

Essa é a expressão exclusiva da versão Chara Ani. Não é uma expressão "brava" como pode parecer.

É a expressão "comendo", nesse caso o famoso enrolado de chocolate. Esse acessório também é exclusivo da versão Chara Ani e é uma das razões pela qual eu comprei essa versão (a outra era o preço).

Outro acessório exclusivo é essa sacola com um poster (não removível) dentro. Esse símbolo é do Grupo SOS do desenho 涼宮ハルヒの憂鬱 (Suzumiya Haruhi no Yuuutsu, algo como "A melancolia de Haruhi Suzumiya"), feito pela Kyoto Animation, que fez a versão desenho animado de Lucky Star. Também é um dos desenhos favoritos da Konata.

Ela pode ser colocada em uma mão feita especialmente para segurar a sacola.

O problema é que só tem a mão direita disponível para segurar a sacola e o enrolado. Mas para quem não liga muito para detalhes, é possível colocar a mão que segura a sacola no braço esquerdo. Pena que desse jeito o polegar fica em uma posição estranha.

Esta é uma cadeira que vem em todas as versões. Ela é bem detalhada e por alguma razão me lembrou aquelas do Playmobil.

Para fazer a "figure" se sentar na cadeira, é preciso trocar algumas partes, como a saia e as pernas. Interessante notar que a articulação tem o símbolo da Good Smile Company, uma carinha com um sorriso.

Ficaria algo assim. Pena que não tem nenhum pino para segurar e por isso, se não tomar cuidado, acaba caindo. A minha caiu no chão e com isso arranhou a pintura do cabelo, como se pode ver em algumas fotos.

Essa é a Nendoroid Petit da personagem Akira Kogami, que acompanha a Konata.

Como se pode ver, é menor que a Konata. Akira vem de brinde e talvez por isso, não seja pintada.

Vamos ver agora a Kagami (tenho certeza que o nome dela seria mudado se o desenho passasse no Brasil).

Essa é a expressão "sorriso", exclusiva da Chara Ani. Só tenho a impressão de que os olhos ficaram um pouco "estreitos" e retilíneos demais. Ah, sim. Ao contrário do que possa parecer, ela não é nenhuma personagem do tipo "rival malvada" da Konata, mas sim uma de suas melhores amigas. Mesmo porque no desenho não há rivalidade ou qualquer outro tipo de confronto (mas existe um pouco de maldade).

Essa é a expressão "alegre". Por incrível que pareça, é uma expressão bem rara.

Essa é a expressão de "oh não". Essa é bem mais usada no desenho toda vez que a Konata começa a falar de assuntos completamente "nerds".

Tem até uma marquinha de suor típica desse tipo de situação em desenhos japoneses mais recentes.

Os cabelos têm articulações nas bases.

Com isso, eles podem ser colocados em várias poses, semelhante à figma Miku Hatsune.

Essas são as partes exclusivas da versão Chara Ani: os braços e mãos para comer o biscoito doce Pochy. Eu coloquei a moeda de 10 centavos para dar uma idéia do tamanho.

Pochy é uma paródia do biscoito Pocky, que existe de verdade no Japão. É possível comprar no bairro da Liberdade em São Paulo. Trata-se de um biscoito em formato de palito com uma das pontas cobertas de chocolate. Como se pode ver, mesmo na "figure" ele é pintado direitinho.

A caixa tem o logo impresso. Uma coisa surpreendente, considerando o tamanho.

A caixa é presa na mão por minúsculos pinos, mas pode ser removida.

Kagami também vem com uma cadeira e partes intercambiáveis para se sentar. Ela tem os mesmos problemas de equilíbrio da Konata e deixá-la sentada na cadeira é muito difícil.

Este é o Nendoroid Petit de Minoru Shiraishi, que vem de brinde com a Kagami.

Existem as versões pintadas, que acabaram sendo vendidas antes destas. A Akira tem uma expressão um pouco diferente, mas Minoru é totalmente igual. O plástico das versões brancas também é mais macio e não tem a camada fosca das pintadas.

Nesta foto com as versões Nendoroid das outras duas amigas, a Miyuki e a Tsukasa. Essas podem ser compradas em lojas que aceitam encomendas do exterior.

Cena comum na hora do lanche, com as meninas conversando sobre trivialidades. Dá pra notar que todas elas têm meias diferentes e Miyuki usa uma meia-calça.

Konata falando de algum assunto que só "nerds" conseguem entender, deixando todo mundo desnorteado.

Dando tchauzinho! Ei, Konata! Primeiro termina de mastigar!

E aqui terminamos a apresentação das "Nendoroids" de Konata e Kagami. A linha Nendoroid oferece possibilidades que as outras linhas não possuem, apesar de não serem muito articuladas. Com as peças extras e um pouco de imaginação, é possível criar uma infinidade de situações. Existem vários personagens disponíveis, todos baseados em personagens de desenhos, quadrinhos e jogos japoneses, sendo que muitos deles possuem uma versão figma. E logo deve sair a centésima "figure" da linha, que por alguma razão vai ser o Mickey Mouse, o primeiro personagem ocidental da série. Há também variações da linha, como as Nendoroid Petit, em tamanho reduzido e as Nendoroid Plus, que estão disponíveis como chaveiros e até bonecos de pelúcia. Mas apesar da aparência, as Nendoroids não são voltadas para o público infantil. Elas têm peças que são pequenas, microscópicas até, que podem ser perdidas ou engolidas com facilidade. Ou seja, é mais uma linha voltada para entusiastas que queiram ver seus personagens favoritos em uma aparência mais cômica, mas bem-feita.

Ah, sim. A Good Smile Company anunciou que "Nendoroid" é um formato aberto. Ou seja, outras empresas e modeladores amadores podem utilizar o formato e a marca para construir "figures". Várias empresas já aderiram ao novo formato, entre elas a Orchid Seed, a Phat Company e até mesmo a Konami. Só não tenho informações sobre o pagamento de "royalties" no caso de comercialização das "figures".

Obs: matéria escrita originalmente em 08/05/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html