domingo, 8 de agosto de 2010

Transformers Universe Commemorative Edition Perceptor

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão G1 do Perceptor, o cientista dos Autobots.


Só para variar, Perceptor originalmente pertencia à série Micro Change antes de ser migrado para os Transformers e seu nome era "Micro Scope". Ele pertence a uma leva que veio depois de Megatron e Soundwave que já não era tão realista quanto a leva anterior, lembrando mais brinquedos mesmo. E na adaptação para Transformers, Perceptor teve suas cores mudadas de preto para vermelho, provavelmente porque em sua coloração original, ele pareceria um Decepticon. De fato, no Japão foi lançada uma versão nas cores originais representando um outro personagem, o Decepticon Magnificus, acompanhado de uma "figure" da série Microman, Gamede.


Esta versão faz parte da série Transformers Universe (antiga Transformers Classics), que recriam e relançam modelos da chamada "Generation One" ou G1 dos Transformers. Este modelo é vendido nos Estados Unidos somente na rede de lojas de brinquedos Toys R Us. A caixa vem em formato de "livro" com a ficha técnica do personagem na tampa.

Este é o modo "microscópio". Mas diferente de Soundwave e Megatron, ele não encolhia ao se transformar e não é tão realista. Como podemos ver, ele parece mesmo um brinquedo. Mesmo assim, ele tem detalhes que o fazem parecer um microscópio.

Girando este botão...

... a objetiva do microscópio se extende ou retrai, simulando o movimento de ampliação.

Na versão original, o microscópio era equipado com lentes de verdade que ampliavam até 15 vezes, mas nesta versão colocaram apenas plásticos transparentes. Dá pra ver do outro lado, mas não funciona tão bem.

Os botões dos lados serviriam para ajustar a posição do visor em um microscópio de verdade, mas neste modelo eles são meros enfeites que podem até ser removidos.

Esta seria a platina, onde se colocam as lâminas contendo o objeto a ser analisado.

O microscópio também tem um espelho feito de plástico cromado. Ele pode ser posicionado para cima e para baixo como um microscópio de verdade para ajustar a luz.

Os adesivos já vem aplicados de fábrica. Interessante notar a inscrição "MC 20", que era o número do modelo na série Micro Change.

A parte de baixo tem esteiras moldadas e rodinhas embaixo. A razão será explicada mais tarde.

Aqui podemos ver o adesivo termossensível utilizado nos Transformers da série original. A Hasbro utilizava esses adesivos como prova de autenticidade do produto, visto que depois do lançamento começaram a surgir cópias falsificadas dos Transformers. Colocando o dedo em cima do adesivo faz surgir o símbolo da facção do robô (Autobot ou Decepticon). Mas se a temperatura ambiente estiver suficientemente quente, o símbolo aparece sozinho.

Na ficção, Perceptor tinha a capacidade de analisar objetos e descobrir se eles eram Decepticons disfarçados. Aqui com o Laserbeak.

A transformação não é muito complicada.

No final é preciso girar um botão nas costas para erguer a cabeça do robô.

Perceptor em seu modo robô. As armas não ficam guardadas em nenhum lugar especial dentro do robô, diferente de Soundwave. Podemos ver que é um robô bem retilíneo, "duro" até. O canhão do ombro chama bastante a atenção. A silhueta lembra um Mobile Suit da série Gundam, para ser mais exato o Guncannon. Até o rifle é parecido. A diferença é que o Perceptor tem o canhão só em um dos ombros.

O rosto é bem diferente da versão do desenho e dos quadrinhos, que não tinha essa placa facial. Talvez tivesse sido omitida para que não confundissem o personagem com o Optimus Prime.

O canhão do ombro pode ser posicionado em qualquer um dos lados.

Este é o lançador de mísseis. Na versão japonesa, ele tinha uma mola que disparava o míssil de verdade. Mas na versão americana, a mola foi removida para atender aos rígidos padrões de segurança de brinquedos do país. Uma pena que com isso o lançador não consegue segurar os mísseis, que caem se colocados com o braço em repouso.

Como todos os robôs da série G1, as articulações são bem limitadas. Os cotovelos se dobram até 90 graus, mas não giram. Os ombros podem ser movidos mas só podem ser fixados em secções de 45 graus.

Este é o interior do ombro. Até daria para colocar um junta articulada para os lados, mas isso poderia prejudicar o mecanismo de transformação.

As articulações das pernas provem do mecanismo de transformação. As coxas só se dobram para os lados e não para frente ou para trás. Os joelhos se dobram até 90 graus. Existem pontos que podem ser girados nas articulações.

Mesmo com as articulações limitadas, dá pra colocar em poses de luta.

Na verdade, Perceptor tem mais uma forma que não foi mostrada no desenho.

O modo tanque. Houve uma vez que Perceptor voltou para a base andando no modo microscópio junto com os Autobots em seus modos veiculares. Obviamente os produtores do desenho se esqueceram deste modo (ou não o conheciam).

Esse modo vem da época do Microman. Debaixo do canhão existem espaços para as pernas das "figures" da série de modo que elas podem pilotar o tanque. Aqui com a Microlady Eriss. Diferente de Megatron, o canhão não possui manetes para segurar.

O canhão pode ser erguido para servir de artilharia anti-aérea. No desenho, Perceptor lançou um raio no modo microscópio que pôde desmantelar até mesmo o Devastador. Pena que ele se esqueceu de como fazer isso no filme de 1986 (ou os Constructicons foram reforçados).

Aqui com suas "assistentes", as Microladies Marl e Eriss. Elas eram da Medical Force da série Microman.

Como sobrou um pouco de espaço, vou fazer uma mini-apresentação das Microladies. O estilo é fiel à série Microman com as cabeças cromadas e os corpos em material transparente. Podemos ver que os rostos são bem esculpidos. Marl tem até grampos segurando a franja. Eriss tem um busto maior.

Uma coisa que Microman tem de monte é articulação e em todos os lugares possíveis e imagináveis. Elas são firmes, mas não sustentam objetos muito grandes, como as armas que vêm com estes modelos.

O torso também é altamente flexível.

Com isso pode-se fazer uma infinidade de poses. Uma pena que o pescoço não se mova muito, apesar de ter uma conexão esférica. Essa foi a principal reclamação dos fãs da série.

A quantidade de mãos intercambiáveis é impressionante. Algumas mãos têm uma versão com articulações nos pulsos, outra sem nenhuma articulação e mais outra com a articulação em outro sentido.


Com isso terminamos a apresentação do Perceptor. Como um produto isolado, ele não é tão formidável quanto seus antecessores da linha Micro Change. Mas utilizando "figures" da linha Microman, ele mostra seu verdadeiro valor. Ele é cheio de partes cromadas e por isso deve ser manipulado com cuidado pois elas pegam marcas de impressões digitais com facilidade. Ainda, essa versão Commemorative Edition é a mais inferior, com mecanismos e características que foram omitidas da versão original. Peguei porque era a versão mais fácil de encontrar e a mais barata. Tirando isso o modelo é o mesmo e é uma alternativa. Se for possível, o melhor é pegar a versão japonesa que é mais fiel à original.

Quanto às Microladies, podemos ver que elas mantém a tradição como a primeira linha de Action Figures multi-articuladas do Japão. Existem modelos de Microladies representando personagens de desenhos animados como Evangelion e Gaogaigar. E existem modelos de Micromen que representam personagens da Tatsunoko Production e heróis americanos como o Batman. Depois do advento das Revoltechs e mais tarde das figmas, a série perdeu um pouco a força, mas pode-se dizer que sem Microman essas linhas não existiriam. Muitas das tecnologias desenvolvidas por Microman são usadas nas linhas atuais.

- Ei! Pelo conceito elas deveriam ser minhas assistentes.
- Sim, Ratchet. Mas é que você vem da linha Diaclone e não de Microman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html