domingo, 1 de agosto de 2010

Sega Vocaloid Miku Hatsune Premium Figure

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão Premium Figure da Miku Hatsune feita pela Sega.



Todo mundo conhece aquelas máquinas de pegar bonecos, com garras que devem ser movimentadas com precisão para capturar prêmios. No Japão elas são bem populares e podem ser encontradas em vários lugares além dos fliperamas. As máquinas mais populares são as UFO Catchers da Sega, cujo nome se tornou a referência comum a esse tipo de jogo (use o mesmo raciocínio de "gilete" para "lâmina de barbear" ou "chiclete" para "goma de mascar"). Os prêmios são vários, desde bichos de pelúcia até um vale-brinde que dá direito a ganhar um Play Station 3 (!!!). Mas um prêmio que se tornou popular no Japão são as "figures" como as que costumo apresentar aqui.


A Sega não produz só jogos. Ela também fabrica os prêmios para suas máquinas de diversões. E muitas vezes esses prêmios são de uma qualidade impressionante, o que faz com que eles sejam bem cobiçados. Cada tentativa custa 200 ienes (aproximadamente R$ 4,00) e se o jogador tiver habilidade o suficiente, pode levar para casa um prêmio bem polpudo ou de alta qualidade. No entanto, isso não é tão fácil quanto parece. Muita gente reclama das máquinas daqui, por terem uma garra muito frouxa, mas isso é porque eles não viram as máquinas do Japão. Eu consigo pegar prêmios das máquinas daqui e quando fui ao Japão no ano passado, achei que ia conseguir levar uns "souvernires" extras a preço de banana. Ledo engano. As garras das máquinas do Japão são mais frouxas ainda, especialmente nos modelos novos de máquinas. Tentar pegar um boneco de lá com a mesma estratégia daqui não tem o mesmo resultado. Tanto que eu só consegui pegar bonecos em máquinas de modelos mais antigos.


Para pegar uma "figure" dessas no Japão, é preciso posicionar a garra de modo que ela se encaixe nos buracos feitos na área picotada da foto. A garra então levaria o prêmio até a "boca" de saída. Outro jeito seria em máquinas com uma "boca" maior na qual se deve posicionar a garra de modo que ela incline a caixa, fazendo-a deslizar e escorregar até a saída. Como eu nunca consegui uma proeza dessas e nem posso mais, já que não estou no Japão (e nem vou poder ir para lá pelo menos pelos próximos cinco anos), acabei comprando em uma loja virtual de lá. As fabricantes de prêmios colocam um número limitado à venda para o público por preços módicos na época do lançamento.

Visão de corpo inteiro da "figure". A primeira coisa que podemos ver é que a Sega adotou um tom mais azulado para o cabelo e para os enfeites da Miku, ao invés do verde esmeralda tradicional. Isso dá uma sensação de novidade, que é um dos atrativos da "figure".

A "figure" é bem grande, com aproximadamente 24 cm de altura. Aqui eu coloquei com uma lata de batata frita para dar uma idéia.

Por incrível que possa parecer, a Miku custou a metade do preço da Nowa.

Aqui nos quatro lados. Podemos ver que a modelagem é muito bem feita. Difícil acreditar que essa "figure" é um brinde.

"Close" do rosto. Logo se vê que é bem diferente da ilustração original, com um ar mais travesso. É como uma ilustração da Miku feita por um outro desenhista, mas igualmente talentoso. O ponto a ser notado são as bochechas com as marcas vermelhas que dão um ar de "garota de gênio forte". A tampografia dos olhos é bem precisa.

A parte de trás da cabeça. A divisão do cabelo é bem modelada.

O fone de ouvido com microfone também foi bem esculpido e pintado. Mas já podemos ver alguns defeitos na modelagem do cabelo, que ficou um pouco grosseira.

Diferente de outras "figures", os cabelos da Miku não são "cavados" como colheres e nem dispersos, feitos de peças sólidas e pesadas. O ponto fraco é a pintura, que ficou bem irregular, apesar da aplicação de "degradê".

A base vem com esse suporte para sustentar os cabelos. A "figure" pode ser exposta sem o suporte, mas é melhor deixar colocado.

A modelagem é excelente, com as dobras das roupas esculpidas, assim como vários detalhes. Mas mais uma vez podemos ver que a qualidade da pintura não é muito boa. Bem, considerando o preço e que (ao menos em teoria) pode-se conseguir uma dessas por 200 ienes, não dá pra reclamar muito.

Também podemos ver detalhes como a palavra "VOCALOID" no bolso esquerdo do colete. A gravata tem dobras também, mas a pintura é péssima. E parece que a Miku andou exagerando no energon e ficou com um busto bem maior (isso não é ponto negativo, muito pelo contrário). Dependendo da iluminação, algumas partes também ficam bem evidentes. A "figure" é indicada para maiores de 15 anos e por isso não tem problema (acho).

As unhas têm esmalte verde e as mangas têm o console estampado direitinho.

Também podemos ver vários detalhes esculpidos. No antebraço esquerdo está estampado o número 01, mas também podemos ver falhas no acabamento, como as linhas divisórias das peças da "figure".

Mesmo assim, a modelagem das dobras das mangas é formidável.

A saia tem várias marcas impressas e é bem esculpida. Também podemos ver o serrilhado do colete e a cinta pendurada, marca registrada da série Vocaloid2.

As botas (meias?) tem detalhes esculpidos. Também podemos ver a coxa da Miku levemente apertada pelo fecho.

O sapato também é altamente detalhado. Parece removível, mas na verdade não é. Debaixo do pé existem pinos que servem para prender a "figure" na base.

Mais algumas fotos.


E com isso terminamos a apresentação da versão Premium Figure da Miku Hatsune. A modelagem da "figure" é muito bem feita, mas a qualidade da pintura prejudica um pouco. Não fosse por isso, ela poderia ser vendida a um preço bem maior sem grandes problemas. Talvez seja por essa razão que na época do lançamento a "figure" esgotou e por um tempo ela só podia ser encontrada em leilões pela internet pelo triplo do preço original. Bom, tive sorte em fazer a encomenda na pré-venda e paguei barato. De acordo com a apresentação na página da Sega, a "figure" foi feita por Takeshi Miyagawa, um modelador de renome que pôs muito do seu estilo na confecção. Por isso a Miku saiu bem diferente da ilustração original, mas isso cria o diferencial necessário. A mudança do esquema de cores também ajudou um bocado. Essa "figure" é ideal para quem quer ter uma Miku com um visual um pouco diferente do comum.





- Que tal, Soundwave? Fico bem?
- Fica sim, mas por que azul?
- ......

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html