domingo, 12 de setembro de 2010

Super Robot Chogokin Great Mazinger

Em seguida, vou apresentar a versão Super Robot Chogokin do Great Mazinger.

Great Mazinger surgiu como um sucessor do Mazinger Z no último capítulo do desenho antes de iniciar sua própria série. Nesse capítulo, surge um novo inimigo que o Mazinger Z não consegue derrotar: os Monstros Guerreiros do Império Micenas. Eram eles quem estavam por trás dos Mecamonstros do Dr. Hell e o usaram para verificar quais eram as forças do povo da superfície e saber o momento certo para iniciar sua invasão. Os Monstros Guerreiros eram muito mais poderosos que os Mecamonstros e o Mazinger é derrotado sem ter chance nem mesmo de atacar. Os novos inimigos possuem armas que podem derreter ou até mesmo destruir a Super Liga Metálica Z, que até então se pensava ser indestrutível. Nisso, surge o Great Mazinger como um grandioso herói e salva o Mazinger Z na última hora. Construído por Kenzo, pai de Kouji, que tinha sido dado como morto há muitos anos, o Great Mazinger é feito da Super Liga Metálica New Z e consegue repelir os ataques dos novos inimigos, derrotando-os com facilidade. Ele então assume a missão de derrotar o Império Micenas. O piloto do Great Mazinger é Tetsuya Tsurugi, um jovem de 19 anos (apesar de parecer ter 25) que recebeu arduos treinamentos desde a infância para esta missão e se auto-intitula como "O Profissional do Combate".


Também foi exibida uma versão para cinema da passagem do Mazinger Z para o Great Mazinger: マジンガーZ 対 暗黒大将軍 (algo como "Mazinger Z contra o Grande General das Trevas"). Nesta versão a história é um pouco diferente. Kouji consegue derrotar um esquadrão de Monstros Guerreiros, mas com grande dificuldade sofrendo muitos danos. Sem tempo para se recuperar ou mesmo para reparar o Mazinger, ele parte para deter o segundo ataque do Império Micenas mesmo sabendo que pode morrer. O Mazinger Z e o próprio Kouji já estão em frangalhos depois da primeira luta e com isso, eles não tem a mínima chance e são encurralados pelo inimigo. Assim como na série de TV, Tetsuya e o Great Mazinger surgem para salvar Kouji e o Mazinger Z da morte certa e junto com eles, derrotam os inimigos. Esta versão é mais empolgante e tem mais ação e é considerada como um dos melhores filmes de robôs de desenho animado do Japão.


E como o Mazinger Z foi lançado na versão Super Robot Chogokin, o Great Mazinger não podia ficar de fora. Ele vem com mais acessórios que o Mazinger Z e por isso o preço é um pouco maior.


Este é o Brain Condor, a nave que se transforma na cabine de comando do Great Mazinger. Como podemos ver é minúscula, mas mesmo assim a pintura é bem precisa, como no Hover Pilder. O problema é que ela se solta com facilidade da cabeça do Great, especialmente quando se faz a troca das mãos, podendo ser perdida. Para evitar grandes problemas, eu apliquei um pouquinho (só um pouquinho mesmo!) de cola de silicone. Por pura sorte, além de ficar firme ela adquiriu um pouco de elasticidade, podendo ser movida para frente e para trás sem quebrar.


O corpo inteiro. Ele é bem semelhante ao Mazinger Z, e as articulações e as pinturas são as mesmas. Na ficção ele teria 25m e 32t. Mas no modelo (e nas vezes em que eles aparecem juntos) ele e o Mazinger Z tem quase o mesmo tamanho.


O rosto é bem mais agressivo que o do Mazinger. As "orelhas" tem as pontas voltadas para cima, parecendo chifres e a "coroa" é bem mais pontuda.



Podemos notar vários detalhes que dão uma aparência mais agressiva e mais contundente que o Mazinger. É uma verdadeira versão evoluída da anterior.


No entanto, as mãos não tem a mesma pintura metálica do resto do braço. Talvez isso seja devido às partes de efeito de que vou falar logo abaixo.


Em seu repertório de ataques, o Great conta com poderosos chutes, como o Back Spin Kick. No desenho, uma lâmina se projeta da perna, mas esse mecanismo não foi reproduzido nesta versão. Mesmo assim a forma do chute pode ser feita com perfeição e sem o uso de suportes. Ele teria ainda o Knee Impulse Kick, uma poderosa joelhada com um espinho que se projeta e causa mais danos. Essa peça também não está disponível.


Assim como o Mazinger Z, Great pode lançar um poderoso raio de calor da sua placa peitoral, o Breast Burn.


A primeira arma que me vem à cabeça quando falam do Great Mazinger é o Great Boomerang. A placa do peito pode ser removida e usada como um bumerangue cortante. Recomendo que se puxe essa peça pelo centro e não pelas pontas.


O Great Mazinger foi o primeiro robô-herói do Japão a ter como equipamento padrão uma espada, a Mazinger Blade. O modelo é o mesmo que o do Mazinger Z, com a lâmina cromada.


A espada que vem com o Mazinger Z na verdade é do Great e por isso, ele pode usar um estilo "duas espadas".


Mas muitas vezes, o Great arremessava a espada ao invés de usá-la no meio tradicional. Bom, funcionava.



Esta é uma das armas mais poderosas do Great Mazinger, o Thunder Break. Ele lança raios das "orelhas" que eletrificam as nuvens do céu, que por sua vez mandam de volta raios mais poderosos que o energizam. Ele então descarrega a energia pelo dedo, eletrocutando o inimigo. O modelo acompanha uma peça que simula o efeito do raio e cabe direitinho na mão com o dedo em riste.


A peça é longa e felizmente é feita de plástico flexível, sendo mais difícil de quebrar. Mesmo assim não é bom abusar.


Às vezes, o Great usava a Mazinger Blade para conduzir o raio. O modelo também acompanha uma peça para isso, que também acaba se tornando uma espada de raios que não foi utilizada no desenho. Mas se não for colocada com cuidado pode arranhar a pintura cromada da espada.


O Great também pode usar as peças de efeitos especiais do Mazinger Weapon Set. Aqui lançando o Atomic Punch, que no desenho gira como um parafuso.



O modelo também acompanha esses braços com lâminas em forma de broca para reproduzir o Drill Pressure Punch, uma versão mais forte do Atomic Punch.


Esses braços tem articulações, ainda que limitadas.


Diferente do Mazinger Z, o Great Mazinger foi feito para voar sem a necessidade de partes extras. No desenho, a unidade de vôo Scramble Dash se projeta das suas costas com asas retráteis. No modelo, isso é reproduzido com partes extras parecidas com o Jet Scrander. As asas são feitas em plástico com pintura metálica e são tão frágeis quanto o Scrander e por isso é preciso tomar cuidado ao utilizar. As pontas em especial são bem quebradiças. O leme felizmente é um pouco mais grosso e um pouco mais difícil de quebrar, mas não é de plástico maleável.



É preciso também trocar peças das pernas e instalar as aletas para completar o modo de vôo.


Esta é a versão mais conhecida do Great Mazinger, bastante utilizada no jogo Super Robot Wars. As asas dão uma sensação de completude ao modelo, justificando o seu apelido: O Herói dos Céus.


Não podemos negar que combina bem.


Great vem com a mesma peça que o Mazinger Z para ser utilizada no Soul Stage e é conectada no mesmo lugar. Aqui mais uma vez eu me viro com o di:Stage mesmo e funciona sem problemas para fazer as cenas de vôo.


Outra técnica que o Great possuia era a de fincar as duas Mazinger Blades no inimigo...


... e disparar o Thunder Break das duas mãos nas lâminas, que serviam como condutores para os raios. Esse é o Double Thunder Break. Aqui eu utilizei a peça da espada. Tive que segurar a peça por uma ponta e "enganchar" a outra no dedo do Great para fazer a foto.


O Great não possuia nenhum golpe especial com a espada, característica essa que só seria introduzida pelo Voltes V. Mas podemos usar a imaginação e criar golpes originais como essa "Thunder Blade". As articulações permitem que o Great segure a espada com as duas mãos nesta posição.


Aqui com o Mazinger Z. Podemos ver várias semelhanças, mas ao mesmo tempo muitas diferenças entre os dois modelos.


Na série Super Robot Wars, eles contam com vários golpes combinados como o Double Mazinger Punch.


Disparando o Double Burning Fire. Eles usam um golpe parecido na versão para cinema e no último capítulo do Great Mazinger, quando Kouji devolve o favor.


O modelo vem com esse par de mãos extras. As duas são do mesmo lado, mas isso não é um defeito.


Elas servem para reproduzir o aperto de mão da Dupla Mazinger. Um toque que mexe com o coração dos fãs e que é muito bem vindo.


Super Robot Wars! Pena que eu não tenho nenhum Gundam, por incrível que isso possa parecer. E é certo que na foto tem alguém que não aparece no jogo e outro que vem em outra versão, mas dá pra dar uma idéia do tamanho dos modelos. Ah, sim. O Great Mazinger tem 25 metros e por isso a escala com o Voltes V não está completamente errada. Quanto à Drossel, isso já é outra história.

Com isso fechamos a apresentação das versões Super Robot Chogokin da Dupla Mazinger. Esta versão tem quase os mesmos defeitos do Mazinger Z, como peças frágeis nas pontas e a cabine que se solta com muita facilidade, com o risco de ser perdida. Mas as articulações são formidáveis e as peças de efeitos vem bem a calhar. Ele custa um pouco mais que o Mazinger Z, mas é porque ele vem com mais acessórios. Pena que ele não vem com as lâminas das pernas ou os espinhos dos joelhos e nem com a sua arma mais poderosa, o Great Booster. Mas talvez eles lancem uma Mazinger Weapon Set 2 quando (e se) lançarem o Grendizer e/ou o Mazinkaiser original. Em breve deve sair o Mazinkaiser SKL, robô principal de um novo desenho, mas só estará disponível para venda no Japão pelo site da Tamashii Web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html