domingo, 12 de setembro de 2010

Super Robot Chogokin Mazinger Weapon Set


Em seguida, vou apresentar o Mazinger Weapon Set, um conjunto de acessórios que permite ampliar as possibilidades do Super Robot Chogokin Mazinger Z.

De acordo com o Dr. Juzo Kabuto, o Mazinger Z seria perfeito, sem a necessidade de ajustes ou modificações (daí o Z do nome, significando que nada mais existiria depois dele). No entanto, ao longo da série foi mostrado que isso não era completamente verdadeiro (em certo sentido, ainda bem que não). O Dr. Hell sempre usava artimanhas que se valiam dos pontos fracos do Mazinger Z, como por exemplo Mecamonstros voadores que se aproveitavam do fato de ele não poder voar. Outros pontos fracos foram sendo mostrados, mas o gênio do Prof. Yumi e de seus colaboradores permitiu implementar aperfeiçoamentos no Mazinger Z para superar essas vulnerabilidades. Com isso, Ele demonstrou ser um robô que se desenvolve e que se adapta às dificuldades, o que foi bem aceito pelo público.


Outro conceito introduzido pelo Mazinger Z foi o Rocket Punch (Soco Foguete), uma arma na qual o braço era disparado e funcionava como um míssil teleguiado. No brinquedo, isso era reproduzido por um mecanismo com uma mola que lançava o braço ao apertar um botão. Esse mecanismo foi implementado em vários outros brinquedos de robôs da época, mesmo que na ficção eles não tivessem essa arma. O problema é que essas peças eram pequenas e por isso se perdiam com facilidade, para infelicidade de muitas crianças (e pais também). Mas elas adoravam. O Rocket Punch e suas variações são usados até hoje em vários desenhos de robôs, como Dangaioh e GaoGaiGar. Na verdade até em desenhos que não são de robôs como Pokémon.


A versão Super Robot Chogokin não vem com um mecanismo com mola, mas o braço é removível na articulação do antebraço e pode ser conectado a esta peça de efeito que vem no conjunto Mazinger Weapon Set para reproduzir o golpe. A peça é feita em plástico transparente e é bem pintada e detalhada, representando o "fogo" da explosão dos jatos e a fumaça produzida pelo disparo.


O conjunto vem com quatro peças dessas, sendo possível recriar o disparo duplo do Rocket Punch.



Também está incluída esta "luva", desta vez para a mão esquerda para representar o Rocket Punch reforçado. Na ficção, o Mazinger só usou a mão direita e ainda assim só uma vez. Mas isso ajuda a dar completude ao modelo.


As partes são leves e podem ser usadas com as peças de efeito sem grandes problemas e sem a necessidade de suportes.





Com as duas luvas dá pra imaginar golpes originais. Aqui o "Mazinger Knuckle", baseado no Kaiser Knuckle do desenho do Mazinkaiser, uma versão mais aperfeiçoada do Mazinger.

O Rocket Punch foi a arma que teve mais variações na série, como uma versão atada a uma corrente, utilizada para puxar um Mecamonstro voador para o chão e outra mais famosa, a Iron Cutter, que consistia em duas lâminas em forma de machados que se projetavam do braço do Mazinger, aumentando a força de ataque. Infelizmente o conjunto não inclui essas variações. Havia ainda o 大車輪ロケットパンチ ("Dai Sharin Rocket Punch" ou algo como "Soco Foguete em Grande Roda") no qual o Mazinger gira os dois braços e depois dispara os Rocket Punches aumentando a sua força.


E finalmente a peça principal: o Jet Scrander, um foguete com asas que permite que o Mazinger voe pelos céus, podendo enfrentar inimigos aéreos de igual para igual. O modelo é feito em plástico rígido e as asas tem uma pintura metálica vermelha. As duas turbinas são móveis e podem se deslocar para frente e para trás. As asas são removíveis e podem ser trocadas para representar a curvatura para frente ou para trás.


Na ficção, o cinto é parte do Jet Scrander, mas no modelo ele é separado para não comprometer a flexibilidade do torso. É preciso colocar o cinto primeiro para então acoplar o Scrander em um orifício nas costas do Mazinger. Isso também explica por que a parte do conector do suporte teve que ser na parte de trás do quadril.


- JET SCRANDER!!!



- SCRANDER CROSS!!!



Ao formar uma cruz com o Jet Scrander no ar, Mazinger Z pode voar pelos céus na velocidade de mach 3 e chegar a 20 mil metros de altitude!




Mazinger com o Jet Scrander acoplado. Parece até que o jato era parte do Mazinger desde o começo. No entanto, o material das asas e do leme é frágil e as pontas se quebram com facilidade, como aconteceu com o meu modelo, na ponta superior de uma das asas. Se fosse usado um plástico flexível isso provavelmente não teria acontecido, mas aí seria difícil fazer a pintura metálica. As pontas também são bem afiadas e podem causar um tremendo estrago se caírem no olho de alguém. Por isso é importante não deixar que o modelo caia nas mãos de crianças que podem se machucar.


Com as asas e as peças de efeito, as possibilidades aumentam em muito. Na ficção as asas também eram lâminas afiadas que podiam cortar os inimigos com o golpe Scrander Cutter. Das asas também eram disparados pequenos shurikens (dardos ninja em forma de estrela), as Southern Cross Knives, que não estão incluídas.


E estas foram as peças extras do Mazinger Weapon Set. Elas ajudam bastante a aumentar as possibilidades do Mazinger e são bem feitas com um preço bem em conta. O problema são as partes finas e frágeis do Jet Scrander. Mas isso é culpa minha. Fui me meter a inventar moda ao tentar reproduzir o Scrander Cross e deu no que deu. Pelo menos deu pra fazer esse alerta para quem estiver pensando em comprar um. Na minha opinião é indispensável. Apesar de ser possível utilizar o Mazinger sozinho, as partes extras dão aquele "algo mais" necessário. Uma pena que não inclui as outras peças extras que mencionei na apresentação, mas torço para que soltem um segundo conjunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html