domingo, 12 de setembro de 2010

Super Robot Chogokin Mazinger Z

Saudações.

Desta vez vou apresentar o Mazinger Z da versão Super Robot Chogokin.



Mazinger Z foi criado em 1972 pelo mestre desenhista Gô Nagai, fundador da Dynamic Production, e passado para desenho animado pela Toei. Mazinger Z fez um sucesso estrondoso ao usar o conceito de um robô tripulado por um piloto como se fosse um veículo, uma idéia que surgiu quando Nagai viu um engarrafamento e imaginou como seria se o carro tivesse pernas e andasse entre os outros veículos. Até então, os robôs eram manipulados por controle remoto ou possuiam um cérebro eletrônico independente, e apesar de não ser o primeiro a usar o conceito de um robô tripulado, Mazinger Z apresentava uma interação maior do personagem principal com o robô. Isso virou moda e é utilizado até hoje em vários desenhos e seriados japoneses, como Gundam, Getter Robo, Evangelion e até mesmo Jaspion. A série de TV teve um enorme sucesso, chegando à (na época) espantosa marca 92 episódios e gerou duas continuações, além de dois episódios especiais para cinema, sendo que em um deles ele contracena com outro herói de Gô Nagai, Devilman. Também foi feito um remake recentemente com o título 真マジンガー衝撃!Z編 ("Shin Mazinger Shougeki! Zetto Hen" ou algo como "A Verdadeira História de Mazinger - Impacto! O Capítulo de Z").


A história de Mazinger Z é bem simples. Kouji Kabuto é um estudante do colegial inconsequente, mas com grande senso de justiça, que ganha de seu avô, o gênio da ciência Juzo Kabuto, um poderoso robô, o Mazinger Z. Segundo o moribundo Dr. Kabuto, Mazinger Z pode dar ao seu piloto poder o suficiente para ser um Deus que salvará o mundo ou um demônio que o destruirá. Daí o seu nome que vem da palavra 魔神 ("majin", 魔=demônio e 神=Deus; Nagai o romanizou como "mazin"). E isso é verdade. O robô é feito da Super Liga Metálica Z, um material virtualmente indestrutível e é movido a energia fóton, que é quase infinita, além de contar com um enorme arsenal embutido, com poder equivalente à 7a. frota da Marinha dos Estados Unidos. No começo, Kouji enfrenta problemas para pilotar o robô, causando muitos estragos, mas felizmente ele encontra Sayaka, filha do Prof. Gennosuke Yumi, discípulo do Dr. Kabuto, que o ensina a pilotar o Mazinger. Nisso, o cientista louco Dr. Hell inicia sua marcha para dominar o mundo com uma arma que ele descobriu nas ruínas do Império Micenas na (fictícia) ilha de Bados na Grécia: os Mecamonstros, robôs gigantes que podiam se movimentar como feras e que defendiam os Micenas de invasões inimigas. Sob seu comando estavam também os vilões mais bizarros que já apareceram na ficção japonesa: o Barão Ashura, literalmente metade homem e metade mulher, feito das múmias de um casal de micênicos encontrados nas ruínas e o Conde Brocken, um oficial alemão da Segunda Guerra Mundial morto que foi revivido pelo Dr. Hell, ganhando a capacidade de separar sua cabeça do corpo. Como podemos ver, Mazinger Z introduziu vários conceitos que são usados até hoje em desenhos japoneses de robôs.


Mazinger Z também foi o iniciador da linha de brinquedos Chogokin ("Super Liga Metálica") que vem do conceito da ficção. A linha fez sucesso no Japão, como explicado na apresentação do Voltes V e da Chogokin Drossel. E agora, a Bandai lança a série Super Robot Chogokin, sob o conceito de "Compact X Impact", ou seja, uma série de modelos em tamanho compacto (aproximadamente 14 cm), fáceis de colecionar, e altamente articulados e modelados, com partes em metal, totalmente voltado para o público adulto. Como de praxe em todas as séries de Chogokin, o primeiro modelo é o Mazinger Z.


O conteúdo da caixa. Assim como a maioria dos heróis da época, Mazinger Z usava armamentos embutidos em seu corpo e por isso vem com poucos acessórios.



Este é o Hover Pilder, um pequeno hovercraft que se transforma na cabine de comando do Mazinger Z. A idéia original era usar uma motocicleta, mas isso foi mudado por ser parecido com o herói Kamen Rider. O modelo é microscópico, mas a pintura é detalhada, inclusive nos faróis e nas hélices. Diferente do desenho, as asas não se dobram para fora, mas considerando o tamanho, isso seria pedir demais.


- MAZIN GO! PILDER ON!!!


Ao se conectar ao Hover Pilder, Mazinger Z ganha vida!


O corpo inteiro. São linhas bem simplistas em comparação com os robôs de agora, mas as cores ditaram o padrão seguido pelos robôs-heróis que surgiram posteriormente. Na ficção, ele teria 18 m de altura e pesaria 20 t (as mesmas medidas do primeiro Gundam). As pernas são de metal garantindo a estabilidade do modelo sem precisar de um suporte para a maioria das poses. As partes em preto são lustrosas e reflexivas, parecendo a superfície polida de um carro. As outras partes usam pintura metálica brilhante.



O rosto também é bem "demoníaco". Isso ilustra bem o conceito de ser tanto um Deus quanto um demônio. Ainda, ele é semelhante a outro personagem de Gô Nagai, Demon Lord Dante, que já foi exibido no Brasil no canal Animax. O formato dos olhos e a boca rasgada que parece um sorriso são muito parecidos e o vidro da cabine fica no mesmo lugar da "face humana" de Dante. A pintura é bem precisa apesar do tamanho, sem respingos de tinta.



O pescoço tem articulações na base e na nuca, proporcionando grande liberdade de movimentos.



Os braços possuem múltiplas articulações e grande flexibilidade.


Os ombros tem articulações duplas, uma tradicional embutida em outra esférica, semelhante às Microladies e aos Ultra Act.



As articulações duplas dos cotovelos são bem interessantes. Elas são tradicionais até certo ponto e depois são semelhantes às Revolver Joints da série Revoltech, articulações esféricas com "cliques". Interessante notar também que existem moldes de "molas" nas pontas dos cotovelos que se revelam quando flexionadas, parecido com o que foi visto na versão Revoltech do Robô Gigante.




Os pulsos são presos a uma conexão esférica e podem ser colocados em diversas posições.




O torso possui articulações em cima e embaixo da parte prateada. Essas partes podem ser extendidas para aumentar a flexibilidade.



As coxas também são bem articuladas, sendo presas a conexões esféricas.



Os joelhos tem articulações duplas semelhantes às dos cotovelos e são "clicadas" também.


Os pés ficam em conexões esféricas, e podem ser posicionados de um modo que garanta a estabilidade do modelo.



O modelo vem com mãos intercambiáveis. Um par de mãos abertas e outra para segurar objetos.


Por alguma razão, o modelo inclui uma espada, a Mazinger Blade. Na verdade essa arma pertence ao Great Mazinger, mas pode ser usada para representar a cena em que Mazinger rouba a espada do Mecamonstro Kingdan X10. A palma da mão tem uma cavidade em que o cabo da espada pode ser encaixado.






Também está incluída esta "luva" que representa o Rocket Punch reforçado. Ele só vem com a mão direita.



A "luva" vem com uma mão aberta intercambiável.


Esta peça pode ser colocada na parte de trás do quadril do Mazinger para que ele possa utilizar as Soul Stages, suportes especiais comercializados pela Bandai.


Aqui eu usei uma di:Stage da Good Smile Company. Por incrível que possa parecer, coube direitinho.



A primeira tiragem inclui um pedestal que simula um rochedo, mas como podemos perceber é bem diferente da foto, sendo feita de isopor pintado.


Mesmo assim ela funciona muito bem.


Mazinger podia lançar de seus olhos feixes de raios fóton com força regulável até o equivalente a 10 t de TNT.


De sua boca, ele podia lançar o Rust Hurricane, um vento que carrega um agente corrosivo que literalmente reduzia seu inimigo a pó.


Esta é a maior arma do Mazinger, o Breast Fire, um poderoso raio de calor emitido das suas placas peitorais que pode derreter um inimigo.

E com isso tivemos a apresentação da versão Super Robot Chogokin do Mazinger Z. Essa série realmente cumpre o que promete, proporcionado um tremendo impacto com suas articulações e sua modelagem impecável, tudo isso em um corpo compacto de 14 cm. O custo-benefício é grande, sendo que o preço é um pouco maior que o de uma figma ou de um Revoltech. Com isso, pude finalmente conseguir uma versão do Mazinger de bom tamanho e relativamente em conta. Os únicos defeitos ficam no Pilder, que se solta com facilidade e tem o leme bem quebradiço. Deixei cair no chão acidentalmente e a ponta já quebrou. Se fosse em plástico mais maleável, talvez isso não tivesse acontecido. Mesmo assim estou satisfeito com esse modelo e o recomendo para os fãs da série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html