domingo, 5 de setembro de 2010

Transformers G1 Twincast & Flip Sides

Saudações.

Desta vez vou apresentar o Twincast, versão reforçada do personagem Blaster, o oficial de comunicações dos Autobots na série Transformers, conhecido no Japão como Broadcast.



Twincast é a versão reconstruída do Broadcast depois que ele foi destruído pelo (e destruiu) Soundwave em um duelo na série japonesa Transformers The Headmasters. Blaster (Broadcast) é o equivalente ao Soundwave nos Autobots e tinha personalidades diferentes na versão dos quadrinhos e na versão do desenho animado. Nos quadrinhos ele era obcecado pelo desejo de vingança contra os Decepticons que mataram um de seus melhores amigos, Scrounge. Isso fez dele um personagem bem agressivo e sombrio. Por alguns números ele foi o personagem principal e até foi eleito por aclamação para ser o novo líder dos Autobots depois que Optimus Prime morreu e Grimlock assumiu o poder (Optimus voltaria alguns números depois). No desenho, ele era um personagem mais alegre, que gostava de música, bem diferente de sua outra versão, mas não teve tanta participação.


O conteúdo da caixa. Inclui armas para os robôs e dois cartões com as fichas dos personagens.


Twincast originalmente veio da série Micro Change. Seu nome original era RadiCasse Robo. RadiCasse é uma contração das palavras "radio" e "cassete", que designam o nosso Rádio Gravador, que é a forma do Twincast. Ele estava disponível em duas cores: vermelho e azul. A versão vermelha foi usada para representar o Blaster (Broadcast) em suas primeiras aparições, enquanto a versão azul foi alterada para representar o Twincast. Ambas as versões tiveram algumas mudanças no esquema de cores em relação aos originais.


O RadiCasse Robo poderia ser considerado uma versão aperfeiçoada do Cassete Man (Soundwave), uma vez que ele funcionava como um rádio AM de verdade. Tanto que os botões das fotos funcionavam na versão original, assim como os auto-falantes. Havia também um conector para um fone de ouvido. Na migração para os Transformers, esses mecanismos foram omitidos e os botões passaram a ser meros moldes para reduzir os custos.


Diferente do Soundwave, os botões eram funcionais. O Play serviria para ligar o rádio (antes seria necessário ligar o interruptor em um dos lados do modelo) e o botão duplo Off seria para desligar.


O botão Eject faz exatamente o que seu nome diz. Ele abre o compartimento de fitas. Originalmente esse compartimento acomodava um cartucho que seria o rádio AM em si. Nos Transformers, ele serve para acomodar os Cassetebots, fitas Micro Cassetes que se transformavam em robôs, equivalente aos Casseticons de Soundwave. Twincast foi modificado para acomodar dois de uma vez. O interior é liso, sem qualquer detalhe esculpido.


O visor em vermelho serviria para "decodificar" informações que viriam nos Micro Cassetes. Aqui com o Ravage da versão Commemmorative Edition (por alguma razão) com planos do Fortress Maximus, líder dos Autobots na série Headmasters.


Assim como Perceptor e seus colegas da série G1, Twincast tem um adesivo termossensível que mostra o símbolo de sua facção quando colocamos o dedo.


Para iniciar a transformação é preciso deslizar o cabo da alça para destravá-la.


A partir daí a transformação é simples.


O modo robô. É bem "quadradão", quase um tijolo. Uma pena que o esquema de cores é chamativo demais, parecendo mesmo um brinquedo. Na versão original o peito era azul-claro e as partes em vermelho eram pretas, dando um ar bem mais sóbrio. A "janela" do cassete era totalmente transparente.


"Close" do rosto. Ele é bem diferente da versão do desenho, que não tinha esse visor. Mas a versão dos quadrinhos foi bem mais fiel.


Esta foto mostra todas as articulações que podem ser movidas no robô. Os pulsos giram e a cabeça pode ser colocada olhando para cima graças ao mecanismo de transformação. Não existem articulações nos cotovelos e as pernas são estáticas, podendo apenas ser abertas para os lados. Diferente do Perceptor, não dá pra improvisar uma pose muito boa.


No modo robô ele também consegue abrir o compartimento do peito.


Sua arma, o Electro-Scrambler. Os buracos serviam para guardar o fone de ouvido na versão original, sendo que o conector era colocado no buraco menor.


Aqui em comparação com o Soundwave. Ele é bem grande. No desenho os dois são mostrados como tendo o mesmo tamanho.


Essa é uma ilustração que eu encontrei na revista japonesa TV Anime Magazine de 1983, voltada para o público infantil, em uma seção chamada Microman Club, na qual os leitores davam idéias de novos personagens para a série Microman/Microchange. Podemos ver no desenho de cima um "RadiCasse Robo", que lembra muito o modelo que a Takara só lançaria em 1984. No entanto, o mecanismo de transformação é um pouco diferente. Abaixo, temos um cassete que se separaria em armas para os Micromen. Seria interessante se a Takara tivesse aproveitado essa idéia.


Vamos passar agora para a Flip Sides. Ela é uma recoloração dos Cassetebots Rewind e Eject, com detalhes em rosa para dar um ar feminino. Flip Sides é uma pessoa alegre e simpática, bem amigável. Ela também é altamente competente em coletar informações. Flip Sides não aparece no desenho ou nos quadrinhos, sendo uma personagem original feita especialmente para essa versão.


"Close" do rosto. É uma completa máscara com um visor, não sendo possível ver a parte de dentro. No desenho, Rewind e Eject aparecem com os olhos e o nariz para fora.


As armas são cromadas com coloração rosa. Isso ajuda a dar um toque feminino ao modelo.


Ironicamente, Flip Sides é bem mais articulada que Twincast. Ela pode mover os ombros para cima e para baixo e pode mover as coxas para frente e para trás.


A transformação é um pouco mais elaborada. Um ponto a ser notado é que é preciso apertar a cabeça, que tem um mola e segurá-la. Enquanto isso, é necessário pressionar os ombros para dentro para poder travar a cabeça para dentro do corpo. Nunca inverta essa ordem, senão a trava impede que a cabeça seja recolhida.


Modo Micro Cassete. Adesivos são usados para que esse modo pareça uma fita cassete de verdade.


Em um dos cantos da fita podemos ver um adesivo com planos do Mega Zarak (Scorponok), líder dos Decepticons em Headmasters.


Esses planos podem ser "decodificados" por Twincast.


No entanto, do outro lado existem planos do Fortress Maximus, que deveriam estar nos Casseticons.


Isso é porque Flip Sides na verdade é uma Decepticon em disfarce que se infiltrou nos Cassetebots. Mas nem mesmo ela sabe disso, pois sofreu um poderoso controle mental que faz com que ela pense que é um Autobot. Essa reprogramação se desfará depois de um determinado tempo e nessa hora, Flip Sides irá levar informações valiosas para os Decepticons.


Aqui junto com o Frenzy. Os dois tem pontos em comum, como o mecanismo de mola na cabeça e os detalhes em cromo. Não sei dizer se o molde de Flip Sides era para fazer um novo tipo de Micro Cassete na linha Micro Change mas que foi cancelado com o advento dos Transformers. Esse modelo apareceu pela primeira vez em Transformers O Filme de 1986.

Com isso tivemos a apresentação de Twincast e Flip Sides. Twincast é menos elaborado que Soundwave e as cores também não ajudam, mas ainda assim é bom para ver a evolução da linha Micro Change que passou a instalar mecanismos para fazer dele um aparelho que pode ser usado de verdade. Se essa versão viesse com o rádio seria melhor, mas isso não foi possível. Ia ser interessante ouvir notícias no Twincast. Felizmente essa idéia foi desenvolvida mais tarde para fazer a linha Music Label.

Flip Sides também é bem interessante. O mecanismo de transformação é diferente dos primeiros Micro Cassetes e o cromo rosa dá os toques femininos necessários, embora seja um pouco "forçado". Ela também ajuda a entender por que o Twincast veio em um pacote Decepticon ao invés de um Autobot. E sua história é meio triste, típica de desenhos japoneses antigos. Fico pensando como seria se ela tivesse aparecido no desenho.








Não se sabe como Flip Sides era antes de sofrer a reprogramação.


E agora que a guerra acabou, talvez nunca saibamos. Já se passou muito tempo, mas não houve nenhuma mudança na personalidade de Flip Sides.


- PRETENDER!!!


?!


Luka! Você viu a Flip Sides por aí?

- Aquela garota super simpática? Não, eu não a vi.

Estranho. Ela estava aqui até agora a pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html