domingo, 3 de outubro de 2010

Relato de viagem a Saitama

Saudações.

Desta vez vou fazer uma apresentação um pouco diferente. Vou mostrar várias fotos que tirei em uma viagem que fiz no ano passado à província de Saitama no Japão, palco do desenho animado japonês Lucky Star. Lá consegui vários "souvenirs" da série que apresento aqui (<- clique para pular direto para a apresentação dos "souvenirs").





Lucky Star fez um grande sucesso no Japão. Tanto que surgiram fãs de todo o país para visitar os locais que serviram de modelo às localidades do desenho, nesse caso as cidades de Satte, Washinomiya e Kasukabe na província de Saitama. As associações de comerciantes e artesãos dessas cidades perceberam o enorme potencial desse público e organizaram vários eventos para promover o turismo.


Tudo começou quando a revista Newtype apresentou o templo Washimiya, localizada na cidade de Washinomiya, que serviu como modelo do fictício templo que seria a casa das irmãs Kagami e Tsukasa Hiiragi. Vários fãs passaram a visitar o templo, em um movimento que seria apelidado mais tarde de 聖地巡礼 ("seichi junrei" ou "peregrinação à terra sagrada"). No começo, os fãs eram vistos com desconfiança, mas mostravam-se cordiais e não perturbavam muito a ordem. E na comemoração do Ano Novo, esse movimento ganhou espaço na mídia quando mais de trinta mil fãs (quase o mesmo número de habitantes da cidade inteira) foram visitar o templo, intensificando o movimento e reanimando o comércio da cidade.



A cidade de Satte também ganhou notoriedade por ser o local de nascimento do autor da série, Kagami Yoshimizu, e porque a casa da personagem principal, Konata Izumi, se localizava lá. Tanto que a casa do autor foi transformada em uma espécie de museu do desenho, atraindo mais fãs para a cidade. As associações comerciais das duas cidades uniram esforços para a revitalização do turismo e do comércio local e passaram a confeccionar "souvenirs" especiais sobre o desenho.


A cidade de Satte é típica de interior (ao menos para os padrões japoneses). É um lugar bem tranquilo com uma calma que pode ser sentida no momento em que se põe o pé para fora da estação de trem.


Uma coisa que chama a atenção são essas luminárias com desenhos de flores de cerejeira (Sakura), pois essa é uma das especialidades de Satte.


Nas bases das luminárias existem painéis com ilustrações das personagens e de cenas do desenho.


Esses painéis originalmente tinham estampas em formato de flor de cerejeira e se acendem à noite, junto com as luminárias.


Este é o hotel em que eu fiquei. Tendo em mente o novo tipo de turista que vem visitar a cidade, o hotel oferece internet de banda larga e uso ilimitado, além de uma LAN House com jogos on-line. A velocidade é incrível, com saltos de 1Mbps, a melhor que eu consegui em todos os hotéis em que eu fiquei no Japão.


O quarto não é muito grande, mas é bem confortável. Interessante que a televisão ainda é de tubo. Ao contrário da crença popular, esses televisores ainda são usados no Japão.


Na recepção já pude ver um folheto com as personagens do desenho. Esse personagem em forma de cogumelo também foi criado por Kagami Yoshimizu.


Esta é a casa do autor, transformada na "Studio Kimagure Yoshimizu Kagami Gallery Satte". Note a placa que designa quem mora na casa, escrita "Izumi", o sobrenome da Konata. Ela fica em um bairro residencial e por isso é solicitado aos visitantes que não se faça barulho e que não se perturbe a paz local.


Aqui temos uma seção modificada para parecer o quarto da Konata. A casa da Konata dentro do desenho foi feita baseada na casa do autor e por isso não foram necessárias modificações na estrutura em sí. Podemos ver que a reprodução é bem fiel. Aquela blusa com um panda foi usada pela Konata no desenho em vídeo.


É um típico quarto de nerd. Me senti como se estivesse visitando a casa de uma amiga (o que de certa forma é verdade), tamanha a familiaridade.


Este é o quarto da Yutaka, prima da Konata. É um típico quarto de menina, com um monte de bonecos de pelúcia e em cores bem suaves.


A banheira da casa. Note o xampú Timotei no canto.


Na sala de estar temos este altar budista com a foto da Kanata, mãe de Konata, falecida no desenho.


Um dos cômodos abriga artigos de "memorabilia" de Lucky Star, como esses mini-colchões, essas pelúcias da Kagaboo (Kagami transformada em porco de forma inexplicável em um "spin-off" da série) entre revistas em que as tirinhas foram publicadas e antologias de outros desenhistas.


Temos também material promocional, como esse cartaz que apareceu no desenho.


Estas são as capas das edições limitadas dos DVDs do desenho.


A primeira tirinha da série Lucky Star.


Este ratinho foi um dos primeiros personagens criados por Kagami Yoshimizu.


No sótão existe um espaço em que os visitantes podem conversar e trocar idéias. Também existe material do desenho em exposição, como os livrinhos que reúnem as tirinhas publicadas. Na foto também aparecem as versões em chinês.


Estes são outros personagens promocionais criados pelo autor.


Perto da casa localiza-se este caminho que dá para o parque Gongendou e que aparece na abertura do desenho, com Konata dançando. O parque recebe muitas visitas na primavera quando as cerejeiras desabrocham.


Esta é a entrada do templo Washimiya, localizado na antiga cidade de Washinomiya, que foi incorporada à cidade de Kuki em 2010.


Perto do templo podemos ver essas decorações com desenhos das irmãs Hiiragi. Essa em mármore é impressionante.


Este é um espaço em que são pendurados os 絵馬 ("ema"), placas de madeira em que se escreve um pedido e são pendurados em templos xintoístas por pessoas com necessidade de ajuda dos Deuses. Interessante que em vários aparecem desenhos dos personagens e tem até um de K-ON.


Dentro do templo há um lago de onde, segundo diz a tradição, emergiu um Deus-dragão.


Perto do templo há uma casa de udon (um tipo de macarrão japonês com fios grossos). Os pratos também são baseados nos personagens do desenho. Só que tem um personagem que eu acho que é de outro lugar.


Na estação de trem está exposto esse 神輿 ("mikoshi", uma espécie de carro alegórico utilizado em festivais, mas carregado pelos participantes) enfeitado com motivos do desenho.


Esta é a cidade de Ômiya, central de Saitama. Esta cidade é mais modernizada, com muitas lojas.


Esta é a loja Gamers de artigos de jogos e desenhos animados. A loja tem uma rede extensa com filiais em todo o Japão. Ela também é a origem dos desenhos Di Gi Charat e Galaxy Angel.


Esta é a animate, outra loja do ramo e concorrente da Gamers. O personagem representante da loja, o Anime Tenchou (também conhecido como Captain Animate) aparece de vez em quando em Lucky Star. Esse ano o personagem completa 10 anos e um dos itens da comemoração é uma figma de tamanho natural do personagem. Espero que soltem uma de tamanho normal também.


Este é o Sonic Hall, pavilhão de eventos local. Foi aqui que Konata e suas amigas vieram para ver um show de música com uma cantora muito parecida com a Haruhi, do desenho 涼宮ハルヒの憂鬱 ("A Melancolia de Haruhi Suzumiya").


Esta é a estação Kasukabe, na cidade de mesmo nome onde fica a escola em que Konata estuda e é o palco principal do desenho.


Este é um fliperama local. Foi aqui que Konata humilhou um grandalhão, derrotando-o em um jogo de luta.


A escola Kasukabe Kyouei, que serviu de modelo para o Colégio Ryouou, onde Konata estuda. Podemos ver que é bem parecido com o desenho.


O ponto de ônibus atrás da escola, que aparece por um momento no desenho e que por alguma razão ficou na minha memória.


Perto da estação estão expostas essas 羽子板 ("Hagoita"), raquetes de madeira usadas para jogar peteca no Ano Novo no Japão.


Kasukabe é lar de outro personagem famoso de desenho animado, o Shin-chan de Crayon Shin-chan, que já foi exibido por aqui.


Esse foi o meu relato de viagem a Saitama. Logo vai fazer um ano que fui para lá e queria compartilhar o que vi, antes da onda de Lucky Star acabar totalmente. Foi uma viagem bem cansativa, mas também muito divertida, na qual pude ver ao vivo tudo o que eu antes só podia ver pela televisão ou pela internet. Mas também não foi barata. Tive que economizar por seis anos para juntar o dinheiro e tive que escolher entre a viagem e um carro. Bom, como eu dirijo mal mesmo a escolha foi óbvia. Em seguida vou apresentar uns "souvenirs" que eu comprei por lá. Para ver, clique aqui (Link para o blog principal).

2 comentários:

  1. poxa,que legal, queria poder ir ao Japão :'(

    http://gliter-lovely.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações, Melissa!

      Ir ao Japão é uma experiência muito custosa, mas muito boa também. Recomendo bastante. Queria poder visitar as Precure Stores...

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html