segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Revoltech Yamaguchi Yukimura Sanada

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão Revoltech do herói Yukimura Sanada do jogo Sengoku Basara.








Yukimura Sanada foi um general que viveu na era feudal do Japão entre os séculos XVI e XVII, filho do brilhante estrategista Masayuki Sanada, que servia a Shingen Takeda. Seu nome verdadeiro era Nobushige e ainda hoje se debate sobre a origem do nome "Yukimura".

Ele teve grande participação nos cercos ao Castelo Osaka, lutando ao lado do clã Toyotomi para resistir ao domínio de Tokugawa. Durante o Cerco de Inverno, Yukimura defendeu o castelo usando uma fortaleza chamada Sanada-no-Demaru ou simplesmente Sanada-Maru. No Cerco de Verão, Yukimura atacou o quartel-general do clã Tokugawa, encurralando as forças inimigas e quase forçando o líder, Ieyasu, o futuro iniciador do xogunato de Tokugawa, a cometer suicídio ritual. No entanto, Yukimura acabou sendo morto enquanto descansava em um templo. Devido a seus feitos heroicos, Yukimura foi aclamado "o maior guerreiro da Terra do Sol Nascente".



O jogo Sengoku Basara foi produzido pela empresa Capcom para o Play Station 2 e se baseia na história do Japão da era feudal, mas distorce completamente os fatos e os personagens, criando um novo universo alternativo, mais facil de se aceitar e de entender para a geração mais jovem. O conceito e o sistema do jogo são semelhantes ao de Sengoku Musou (Samurai Warriors, no ocidente) da Koei, no qual o jogador controla um personagem para enfrentar exércitos de inimigos. O jogo é de ação, mas também tem elementos de estratégia como missões a serem cumpridas para que as forças aliadas do personagem tenham mais vantagens na batalha. 

No começo o jogo foi desprezado e visto plágio do jogo da Koei, mas com o tempo foi adquirindo fama, principalmente por parte do público feminino e atualmente supera as vendas da série Warriors. A Capcom investiu em uma campanha agressiva para popularizar o jogo, contando inclusive com um desenho animado para televisão, que teve uma segunda temporada e agora está prevista uma versão para cinema em 2011. O roteiro e composição ficaram a cargo de Natsuko Takahashi. O primeiro jogo foi trazido para o ocidente, mas sofreu modificações para que pudesse ser aceito pelo público deste lado do mundo. O palco do jogo não seria mais o Japão feudal, mas um mundo fictício de fantasia e o título foi mudado para Devil Kings. Mas a terceira versão será trazida sem grandes alterações sob o nome de Sengoku Basara: Samurai Heroes.




Diferente do personagem histórico em que ele se baseia, Yukimura é um típico personagem principal de desenho japonês antigo: jovem, inconsequente, cabeça quente, que age antes de pensar, mas tem bom coração. Ele é fanático pelos ensinamentos de seu mestre e senhor, Shingen Takeda, também conhecido como "O Tigre de Kai", e o vê como uma figura paterna, chamando-o de お館さま ("oyakata-sama", que tem a mesma conotação de "milorde"). Shingen por sua vez, coloca Yukimura a prova constantemente esperando que o jovem herói supere tudo e um dia se desenvolva e o suceda como líder do clã Takeda. Em Devil Kings, o nome de Yukimura (por alguma razão) é "Scorpio".


O conteúdo da caixa. Ele só vem com duas mãos opcionais feitas para segurar as armas e uma expressão extra para luta.




Antes é preciso completar o personagem instalando o "rabo-de-cavalo" e a faixa da cabeça. Essas peças são feitas de plástico rígido e por isso são frágeis e requerem cuidado ao manusear. Deveriam ter feito com plástico maleável.

Vista do corpo inteiro do modelo. A novidade é essa peça de efeito, que simula uma "pisada" mais forte e que também pode ser usada para deixar o personagem em pé.

O rosto é um mais agressivo que o modelo do jogo, lembrando a versão do desenho animado.

A outra expressão, para luta, com a boca aberta. Os olhos são voltados para o lado, o que limita um pouco o uso.


No corpo está esculpido um colar com as seis moedas de 1 "mon", o dinheiro da época, que também é o brasão do clã Sanada, esculpido nas costas. No Japão, dizem que depois da morte essas moedas devem ser dadas a um barqueiro para que ele leve a alma do morto para o outro mundo. Curioso que no ocidente também existe uma coisa parecida.



O visual do personagem é bem interessante. Ele possui elementos da 赤備え ("aka-zonae"), a armadura vermelha usada pela Cavalaria de Takeda e mais tarde pelos soldados de Yukimura durante os batalhas no Castelo Osaka. Esses elementos são combinados com outros do presente, como o casaco que lembra uma jaqueta de couro. O cinto e as botas têm uma pintura metálica e as couraças na frente e dos lados da cintura são feitos de material maleável, para não interferir nos movimentos.

Os braços possuem Revolver Joints nos ombros e nos cotovelos e são incrivelmente fáceis de usar.

Diferente de modelos mais recentes, os pulsos não usam as Revolver Joints de tamanho micro, mas articulações convencionais. Os pulsos podem ser girados, mas só podem ser dobrados em uma determinada direção, dependendo da mão utilizada.

As coxas também não usam Revolver Joints, mas um sistema de articulações chamado de "Monoshaft Drive" (não, eu não sei o que isso significa). O sistema foi desenhado de modo que não prejudique a silhueta do personagem, mas a perna só pode ser levantada na diagonal e existe mais uma articulação para girar a coxa até determinado ponto.

Requer um pouco de prática e estudo, mas sabendo usar, é possivel fazer chutes altos. Pena que não dá para deixar as pernas totalmente fechadas.

Os joelhos possuem Revolver Joints duplas que dão bastante flexibilidade, permitindo dobrar a perna até o ponto da foto. A calça tem uma cavidade esculpida para acomodar a perna dobrada.

O modelo possui músculos abdominais bem esculpidos, para alegria das fãs.

As armas de Yukimura são essas lanças baseadas na lança com ponta em forma de cruz que o Yukimura histórico usou quando atacou o quartel-general de Tokugawa.

Tive sorte em conseguir um exemplar da primeira leva, que vem com as pontas das lanças cromadas. As pontas são finas e frágeis, mas também são bem afiadas. Peguei de mau jeito uma vez e uma das pontas espetou a palma da minha mão, fazendo até sair sangue. Felizmente a lança não se sujou. Mas brincadeiras a parte, essas peças tem que ser manuseadas com cuidado e não devem ser dadas a crianças sob hipótese alguma ou pode ocorrer algum acidente infeliz.

Poses que inspiram força são as que mais combinam com o Yukimura.

Aqui dando um soco, que é uma das formas que ele usa para se comunicar com seu mestre Shingen, dando um novo sentido ao termo "expressão corporal".

O suporte que vem com o modelo é um pouco diferente dos tradicionais. Ele é transparente com Revolver Joints brancas e um braço extensor. O suporte chega a ser maior que o próprio Yukimura e é útil para simular "combate aéreo".


As articulações são bem flexíveis, sendo possível colocar o modelo em várias poses.

Aqui simulando o "Rekka", uma sequência de estocadas em super velocidade e um dos golpes que eu mais uso no jogo.

O modelo acompanha esta outra peça que simula as duas lanças conectadas em uma...

... para usar o "Daisharin", um golpe em que ele pula enquanto gira a arma com as pontas envoltas em chamas.

A peça de efeito do pé também pode ser usada para simular um projétil o "Jisouen" (que não existe no jogo).

Disparando o "Basara-waza", um poderoso golpe que pode destruir exércitos inteiros. Mas está mais parecido com um golpe similar do Yukimura do outro jogo.

- ESTA LANÇA JAMAIS SERÁ QUEBRADA!!!

Hum... Essa pose e essa frase de vitória também são do Yukimura do outro jogo. E ironicamente, os cabos das lanças são ridiculamente frágeis, podendo ser quebrados sem fazer muita força.

O tamanho é compatível com os modelos de Queen's Blade, mas sinto que o Yukimura é do tipo de pessoa que não bateria em mulheres mesmo que sua vida dependesse disso.

E assim terminamos a apresentação da versão Revoltech do Yukimura Sanada, o maior guerreiro da Terra do Sol Nascente. Essa "figure" é muito bem feita e modelada e vale a pena ter uma. É certo que precisa de um pouco de estudo e prática (especialmente a parte do Monoshaft Drive), mas o resultado é muito bom ainda assim. Yukimura é um de meus personagens favoritos, tanto em Sengoku Basara quanto em Samurai Warriors e fico feliz em vê-lo tão bem representado. Torço para que um dia soltem uma série dessas "figures" de personagens de Samurai Warriors também. Será que a Max Factory não está a fim de fazer concorrencia?











- MILORDE!!!!

- Hein?!

Por nenhuma razão, Yukimura e Yuki Miku. Pior que o "Yuki" dos dois se escreve diferente em japonês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html