domingo, 30 de janeiro de 2011

Fans Project Warbot Defender

Saudações.

Desta vez vou apresentar o primeiro modelo completo que consegui do grupo independente Fans Project, o Springer... Opa! Warbot Defender.



O pessoal da Fans Project me deixou impressionado com os kits de expansão Protector e City Commander. E agora eles lançaram seu primeiro modelo completo, o Warbot Defender. Como muitos fãs podem perceber, ele é baseado no personagem Springer, que aparece no longa metragem Transformers O Filme e tem bastante participação na terceira temporada da série junto com Rodimus e Ultra Magnus. Também é ele que acaba conquistando o coração da Autobot feminina Arcee, o que contribui para a sua imagem de "Han Solo mecanizado".


O Springer original era um Triple Changer, um robô que podia se transformar em dois tipos de veículos diferentes. No caso do Springer, ele podia se transformar em um carro ou em um helicóptero. Isso demonstra o espírito de desafio do grupo Fans Project, que logo começa com um tipo incomum de Transformer.


O grupo Fans Project, ao menos até onde eu sei, não é japonês. Mesmo assim, por alguma razão a caixa vem toda na língua japonesa. As inscrições até fazem sentido, mas na frase do painel da foto, ficou faltando alguma coisa. Estaria escrito algo como "Usa partes de metal e", sem complementar nada. Ah, sim. A foto também mostra quais partes do modelo usam metal.


A caixa vem protegida por uma embalagem plástica, que pode ser usada na hora de expor o robô.


O conteúdo da caixa. Assim como no Protector e no City Commander, as instruções vem com uma história em quadrinhos com os personagens de Transformers que conhecemos, mas com nomes diferentes devido a questões de Copyright.


Visão de corpo inteiro do robô. O pessoal da Fans Project fez um bom trabalho de escultura. Pena que o modelo é um pouco difícil de se colocar em pé. Se ele tivesse "calcanhares" extensíveis, isso poderia ser resolvido.


O rosto é bem esculpido. Ele só não tem os olhos em plástico translúcido presente na maioria dos modelos "oficiais".


O pescoço fica em uma conexão esférica e por isso tem uma boa liberdade de movimentos. Visto de frente não tem problema, mas de lado fica um pouco esquisito.


As articulações dos braços são muito boas. Pena que os cotovelos só se dobram até 90°. Os pulsos podem ser girados e os mecanismos de transformação servem como articulações extras.


O torso pode ser girado, mas só um pouco no modo robô.


As coxas têm uma boa abertura e podem ser giradas. Os joelhos se dobram bem devido ao mecanismo de transformação, mas são meio frouxos, o que pode fazer com que o modelo caia de costas. Essa é a única falha do modelo. A parte com as serrilhas amarelas podem ser dobradas para dar um pouco mais de estabilidade ao modelo.


Nas costas existe um conector para guardar uma espada.


A espada é curvada. Talvez o nome certo dessa arma seria "cimitarra" devido ao formato. Na verdade são duas lâminas presas por um pino, pois a cimitarra se transforma nas hélices do helicóptero. As pontas são afiadas e por isso devem ser deixadas longe do alcance de crianças.


Nas pernas existem lugares para colocar duas pistolas.


As pistolas são bem moldadas e esculpidas. Tem até os buracos nos canos.








O modelo é bem articulado e é divertido fazer poses com ele.


Ele consegue até mesmo fazer uma pose como que segurasse a cimitarra com as duas mãos.


Ficar agachado é uma tarefa fácil. Pode não parecer, mas essa pose é uma das mais difíceis de se fazer em outras "action figures".


Os joelhos são frouxos, mas controlando o centro de gravidade é possível colocá-lo apoiado em um pé só, como que dando um chute.


A transformação é intrincada. As instruções não são muito claras, seguindo o modelo americano com o mínimo de palavras e se baseando mais em fotos.


O primeiro modo veicular é um carro blindado cybertroniano. É bem fiel ao original de 1986, mas com mais detalhes.


É inegável dizer que é um pouco "forçado", mas o Springer também era assim. Só que este parece mesmo um veículo militar.


As pistolas se tornam canhões para o veículo.


A espada é guardada na parte de baixo do veículo e tem até um prendedor para segurar a lâmina.


A transformação é intrincada e tem alguns pontos "armadilha" em que as partes tem que ficar posicionadas em um determinado ângulo ou serem dobradas em um ponto difícil de entender.


Este é o modo helicóptero. Um pouco "forçado" também, mas ainda assim se parece com um helicóptero. É só que ele não tem o rotor da cauda.


O modelo vem com uma peça extra para ser conectada ao que as instruções chamam de "famous plastic kit base" (algo como "famosa base de kit plástico"). A ilustração lembra uma Soul Stage da Bandai, mas como eu não tenho, usei uma di:Stage da Max Factory mesmo e funcionou sem problemas.


Mais algumas fotos do modo helicóptero. Talvez essas rodas sirvam como o rotor da cauda. As helices podem ser giradas, mas manualmente (na base do peteleco), sem o auxílio de algum mecanismo de propulsão.


Foto comemorativa com outros modelos da Fans Project.


Com o elenco principal do filme de 1986 e da terceira temporada.

E com isso tivemos a apresentação do Spring... Warbot Defender. Eis aqui um modelo que me deixa confuso. É certo que esse produto não foi licenciado pela Hasbro ou pela Takara Tomy e ainda é uma representação de um personagem dessas duas empresas usado sem autorização. Mas ele é tão bem feito e projetado que fica difícil chamá-lo de "produto pirata". Ainda mais que ele é mais perfeito que a maioria dos modelos ditos "oficiais". A transformação é intrincada, as armas são guardadas em lugares bem pensados em todos os modos e o modo robô é brilhantemente articulado e esculpido. É certo que ele tem pontos fracos como as instruções imprecisas, os joelhos frouxos e um pouco de dificuldade de ficar em pé, mas ainda assim ele usa materiais de qualidade e o projeto é bem pensado. A Hasbro até lançou representações desse personagem, mas nenhum deles é um Triple Changer, uma característica que este modelo consegue reproduzir, ainda que um pouco "forçosamente", mas o modelo original também era assim. Até agora nunca ouvi falar da Hasbro ou da Takara Tomy ter movido uma ação contra a Fans Project, então acredito que eles estejam fazendo vista grossa aos grupos independentes de fãs, desde que os projetos sejam originais (se alguém souber de alguma informação que desminta ou confirme isso, por favor me avise). Os preços desses modelos são elevados, o que talvez diminua a competitividade com as grandes empresas e por isso elas não façam nada a respeito (idem). Mesmo assim, avaliando como um modelo articulado e que se transforma, o Warbot Defender está entre os melhores dessa categoria. A Fans Project fez mais um bom trabalho e espero poder ver mais modelos deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html