domingo, 8 de maio de 2011

S.H. Figuarts Kamen Rider OOO TaToBa Combo

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão S.H. Figuarts do herói Kamen Rider OOO na forma TaToBa Combo.



Kamen Rider OOO (pronuncia-se "Oos") é um seriado que passa no bloco matinal Super Hero Time, exibido no Japão aos domingos, às nove horas da manhã. Junto com o Ultraman, Kamen Rider é um dos super heróis mais icônicos do Japão com muitas variedades. No começo dos anos 70 até o fim dos 90, o Kamen Rider era um humano reconstruído, algumas vezes com partes mecânicas (ciborgue) e outras com uma reestruturação celular completa. No entanto, a partir de Kamen Rider Kuuga em 2001, os Riders abandonaram esse conceito, se aproximando mais dos Metal Heroes, nos quais os heróis eram seres humanos comuns que usavam várias armas e armaduras para combater seus inimigos. Isso gerou muita polêmica entre os fãs, mas nem por isso as séries deixaram de ser interessantes. Kamen Rider OOO é um bom exemplo, equilibrando a comédia com o drama e trazendo vários mistérios a serem elucidados.


A história começa com o reaparecimento dos Greeeds, criaturas que se alimentam dos desejos e da cobiça humana, e que haviam sido seladas há oitocentos anos. Eles são compostos de medalhas chamadas de "O-Medals", que se dividem em duas categorias: as "Core Medals", os elementos principais que compõem os corpos dos Greeeds, e as "Cell Medals", elementos secundários que servem de alimento. Para conseguir mais Cell Medals, os Greeeds procuram por humanos com um nível alto de cobiça e os usam para produzir monstros chamados Yummy (uma contração da palavra em inglês que quer dizer "saboroso" com a palavra japonesa "yami", que significa "trevas"). Estes por sua vez transformam a cobiça e os desejos das pessoas nas Cell Medals.

Quem enfrenta os Greeeds é Eiji Hino, um jovem que não tem desejos e nem apegos por bens materiais e anda pelo mundo sem destino. Ele não possui residência ou emprego fixo e seus únicos pertences são o dinheiro para viver o dia de hoje e duas cuecas, uma para hoje e outra para amanhã. Ele também é bem apessoado e bem intencionado, ou seja, um cara legal. De fato, ele é um dos caras mais legais do universo depois de Clark Kent e junto com Mirai Hibino, o Ultraman Mebius. Ele é altamente altruísta e segundo um personagem do seriado, Eiji é capaz de fazer uma pessoa feliz mesmo que isso signifique o seu próprio sofrimento. Ainda, para salvar a vida de alguém, Eiji não arrisca a vida. Ele simplesmente a joga fora. Essa é sua maior qualidade, mas ao mesmo tempo é seu maior ponto fraco. Apesar disso, Eiji não é totalmente bobo. Ele sabe quando é hora de plantar um mecanismo localizador e sabe negociar. Ele tem bastante experiência de vida devido às suas andanças e quase nunca perde a calma em momentos de aperto.


A série S.H. Figuarts é o padrão da Bandai para suas "action figures". O conceito é a busca pela representação perfeita dos personagens usando uma figura articulada, sendo que "S" significaria "Simple Style" (estilo simples) e o "H" seria "Heroic Action" (ações heróicas), tudo em uma figura de 14 cm que reuniria a arte de modelagem com as técnicas de articulações da Bandai. A série usa em sua maioria personagens das séries Kamen Rider, mas é possível encontrar modelos de personagens de desenhos como PreCure, S.Cry.Ed, Garo e One Piece. Também está programado o lançamento do Parman, conhecido no Brasil como Super Dínamo.


O conteúdo da caixa. Vem com um número razoável de acessórios e de mãos intercambiáveis. Junto ainda vem um folheto de instruções.


Visão de corpo inteiro. Esta é a forma básica do Kamen Rider OOO, o TaToBa Combo. Eiji é capaz de usar as Core Medals para se transformar e usar os poderes dos Greeeds contra eles mesmos. Nesse caso, ele usa as medalhas Taka (falcão em japonês), Tora (tigre) e Batta (gafanhoto) e o nome da forma pega as primeiras sílabas de cada palavra. Cada medalha compõe as partes da cabeça, do corpo e das pernas. Ao contrário da série Ultra Act, que tenta representar o herói como ele era na tela até mesmo com as imperfeições, a série S.H. Figuarts opta por mostrar o herói em uma proporção mais heróica, com pernas compridas e retas.


A cabeça é bem esculpida. Apesar da cabeça usar a medalha do falcão, os olhos são insectóides, feitos em material transparente e com detalhes na parte de dentro. O cristal da testa também é feito de material transparente.


A cabeça gira para os lados, mas se inclina bem pouco para frente e para trás. Ainda, a articulação giratória é bem solta, sem qualquer tipo de impedimento, o que às vezes atrapalha.


No peito está esculpido o painel O-Lung Circle. A escultura e a pintura são bem precisas e fieis ao seriado. Existem linhas que fazem parecer que o modelo pode ser desmontado, mas não é assim. Isso foi feito porque criaram primeiro o brinquedo, o OCC (Oos Combo Change), uma figura que se divide nas três partes e que podem ser trocadas por partes de outros modelos da série.



O torso é flexível, mas ele não se curva muito para a frente devido ao O-Lung Circle.


Nas costas existe essa protuberância que parece um botão. Isso também é parte do OCC e serviria para soltar as peças. A roupa do seriado também é assim.


As ombreiras possuem um sistema bem interessante que não interfere nos movimentos.


Os ombros também usam o sistema de conexões esféricas uma dentro da outra como nos outros modelos da Bandai. Isso ajuda um bocado em algumas poses.


Os antebraços giram na conexão com o ombro.


Os cotovelos possuem articulações duplas, bastante flexíveis.


Os pulsos usam uma articulação esférica e o conector é em forma de bola. As mãos saem com facilidade, o que ajuda muito e não há muito risco de quebrarem.


Este é o cinto de transformação, uma das marcas registradas do Kamen Rider (mais ou menos como a luz de aviso do Ultraman). Nesse caso o nome é OOO Driver e é nele que são colocadas as Cell Medals necessárias para as transformações. A modelagem e a pintura são perfeitas e as "janelas" das medalhas são feitas de material transparente.


Em um dos lados do cinto está o Medal Nest, usado para guardar as Cell Medals necessárias para alguns ataques.


Do outro lado está o O Scanner, outro item usado para a transformação e para os golpes fatais. Ele fica bem preso no cinto, mas não é preciso muita força para tirar. Ouço falar em exemplares nos quais ele não fica bem preso e cai constantemente.


O O Scanner é removível e pode ser colocado em uma mão específica.


As articulações das coxas são extensíveis como na série Ultra Act. A abertura das pernas é boa. É só que no meu exemplar essas articulações são um pouco frouxas. Nada vital, mas incomoda um pouco.


Os joelhos também possuem articulações duplas e são bem flexíveis.


Os pés ficam em uma conexão esférica e a ponta pode ser dobrada.


A sola também é esculpida com motivos que lembram um OOO.


- HENSHIN!

Ta! To! Ba! Tatoba TA! TO! BA!

Toda vez que Eiji usa um determinada combinação de medalhas, a transformação é acompanhada de uma musiquinha estranha.


O modelo é bem flexível e consegue fazer as poses do seriado.



Para mim, Kamen Rider = chute. Ele pode fazer os chutes sem nenhum problema, inclusive esse de Kung Fu.


As garras (Tora Claws) podem ser trocadas pela versão de ataque. A conexão tem uma protuberância que indica o lugar certo para colocar.



As garras extendidas são bem maiores. São armas bem interessantes, mas dentro do seriado elas acabam sendo trocadas por outras constantemente.



Outro acessório que acompanha o modelo é esta espada, a Metajalibur. Ela foi feita pela misteriosa Fundação Kougami e usa as forças das Cell Medals.




A espada tem vários detalhes moldados, como a alavanca de ativação e uma fenda para colocar as medalhas. Na lâmina está esculpida uma "janela" com três medalhas.



Ao inserir as medalhas e passar o O Scanner, OOO consegue liberar todo o poder da espada para usar o golpe fatal Os Bash, que corta o monstro e até mesmo o espaço atrás dele. Por alguma razão o espaço volta ao normal, mas o monstro explode.


Comparação de tamanho com figuras de outras séries.


Tive sorte mais uma vez e consegui um exemplar da primeira leva, que vem com um modelo que representa Unkh, um dos Greeeds que ressucitou na forma de um braço e que deu a Eiji os poderes do Kamen Rider OOO.


Unkh tem uma personalidade contrária à de Eiji. Ele é sovina e só pensa em recuperar as Core Medals e consequentemente seu corpo original. Para isso ele usa Eiji para que ele enfrente os Yummies e os outros Greeeds. Para ter mais mobilidade, ele toma o corpo do policial Shingo Izumi, que foi mortalmente ferido no ataque do primeiro Yummy. Isso também serve para pressionar Eiji a lutar como o Kamen Rider, pois se ele se separar de Shingo, o policial morre em menos de dez minutos. No entanto, com o tempo Unkh parece desenvolver uma certa amizade por Eiji, apesar de não externar. Ele também tem um fraco por sorvetes.



Unkh vem com uma Soul Stage. A inscrição quer dizer "Não ligue para a música", uma frase que ele disse no primeiro capítulo em alusão à musica de transformação.







A modelagem é incrível com vários detalhes, inclusive a de uma ave de rapina esculpida.


O pulso pode ser girado e levemente inclinado.


O braço pode ser conectado em outras bases e até mesmo no lugar de braços de outras figuras.


E assim terminamos a apresentação. É uma figura muito bem feita e não faz feio. Para fãs da série é obrigatório, embora reunir todas as formas seja custoso. O seriado também é muito bom, apesar de ser diferente de Kamen Rider Black, que passou aqui no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html