domingo, 19 de junho de 2011

Kotobukiya Galaxy Angel Ranpha Framboise 1/8 Scale

Saudações.

Desta vez vou apresentar a figura em escala 1/8 feita pela Kotobukiya da personagem Ranpha Framboise do desenho Galaxy Angel


Galaxy Angel conta as aventuras do esquadrão de mesmo nome, pertencente à Força Espacial do Império Transvaal, cuja missão é procurar e recolher estranhos artefatos chamados de "Tecnologia Perdida". Originalmente, Galaxy Angel era um jogo feito pela empresa japonesa Broccoli (a mesma de Di Gi Charat), com um estilo semelhante ao de Sakura Taisen (Sakura Wars) da Sega, que reunia estratégia com jogo de namoro, no qual era possível fazer o personagem principal desenvolver um romance e no final se casar com uma das integrantes do Esquadrão Angel. E isso, é claro, enquanto se salva o universo. Mais tarde, foi feita a versão desenho animado só com as meninas do Esquadrão Angel e sem a presença do personagem principal. E diferente do jogo, que tinha uma história mais séria de ficção científica, o desenho se tornou uma comédia pastelão, com as situações mais absurdas e insólitas possíveis e até alterando parte dos conceitos das personagens. As meninas do Esquadrao Angel não eram mais comprometidas com a paz do universo e se tornaram incrivelmente fieis aos seus desejos (e muitas vezes se dando mal por causa deles). E a fórmula acabou dando certo. Tanto que o desenho teve quatro temporadas de grande sucesso. Se o desenho fosse fiel ao jogo, talvez ele tivesse se tornado apenas mais um daqueles em que todas as personagens femininas disputam o amor do personagem principal, bastante abundantes na época, e teria ficado apagado.


O desenho passou no Brasil no antigo canal Animax e marcou minha despedida dos desenhos "sérios", me levando para o maravilhoso mundo da comédia e da curtição. As piadas do desenho eram intraduzíveis em sua maioria, mas os tradutores fizeram um bom trabalho. Acabei pegando o desenho depois que a febre passou no Japão e não consegui pegar as figuras das personagens. Mas agora, milagrosamente encontrei a Ranpha em uma loja virtual do Japão e a comprei o mais rápido possível. Fiz bem, pois logo em seguida o produto esgotou.


Ranpha é a especialista em artes marciais do grupo. Sua nave inclusive possui duas garras mecânicas desenhadas especialmente para combate de perto (não me pergunte como é isso). Ela tem um fraco por homens bonitos e sonha em encontrar um "príncipe encantado" (alguém bonito e rico, ou seja, não tenho a mínima chance). Normalmente ela é bem agressiva e tem gênio forte, mas na verdade ela tem coração mole e é sensível à dor dos outros (embora ela não mostre muito esse lado no desenho, sendo mais usado no jogo). Ela também tem uma força física descomunal e adora ítens de prever o futuro, como cartas de tarot.

No Japão, Ranpha é interpretada por Yukari Tamura, dubladora/cantora de grande talento e voz angelical, sendo que esse é um de seus papéis mais representativos. Aqui no Brasil isso ficou por conta de Tatiane Kemplermaier, que deu um tom mais agressivo à personagem.


Visão de corpo inteiro. O estilo é bem fiel ao desenho e ela é muito bonita. Na verdade esse modelo era um kit de montar feito de resina (garage kit), mas a Kotobukiya o disponibilizou uma versão em PVC que não requer montagem.


Visão em vários lados. Os pontos que chamam a atenção são os longos cabelos e a roupa que lembra um vestido chinês, com um colete que é o uniforme do Esquadrão Angel.


O rosto é muito bonito e angelical, fiel ao desenho. Apesar de ser um pouco "plano", ele fica bonito em qualquer ângulo, algo bem difícil de se fazer. Especialmente se pensarmos que esse modelo é de 2004.


Por isso também, a tampografia dos olhos não é tão bonita quanto as de agora. Mas a escultura é muito boa, vide o detalhe da boca.


A franja é bem feita e na testa podemos ver um enfeite esculpido. Pena que a pintura ficou meio torta.


Detalhe do enfeite de cabelo, que é uma das características mais marcantes da personagem. No desenho, esse enfeite se transformava em uma arma com correntes e podia ser usada como um propulsor a jato, o que fazia com que Ranpha pudesse voar. Ela também podia disparar balas como se fosse uma metralhadora.


O cabelo foi esculpido com esmero, mas comparado com figuras atuais, não é tão preciso. Mesmo assim é muito bonito.


Detalhes do busto. Como podemos ver, Ranpha é uma das mais formosas do Esquadrão Angel. Uma pena que também podemos notar umas falhas na pintura do colete, debaixo do braço.


Infelizmente esse modelo segue a versão do desenho na época em que ele foi transferido do horário da madrugada para o período matinal, assistível por crianças. Por isso foi necessário fazer mudanças no visual da personagem, colocando panos sobre os decotes do vestido. A versão garage kit vem sem esses panos, mostrando o que tem por baixo.


Pelo menos eles não mexeram nas pernas. Nada de colocar meia-calça ou coisa parecida (embora isso não seja uma idéia totalmente ruim). Se bem que elas parecem bem finas para os padrões de agora.


Detalhes dos ornamentos. No desenho eles são dourados, mas no modelo a cor tende para o bronze. Não sei dizer se isso é degradação causada pela figura ter ficado na caixa por tanto tempo. Mas pelas fotos que eu vi, parece que é assim mesmo.


A pintura não é tão uniforme quanto nos modelos atuais e ainda, existem partes com linhas causadas pelas rebarbas do molde e que não puderam ser removidas completamente.


A base tem forma de coração sobre outra transparente e possui dois pinos. Um para ser colocado em um orifício no pé direito e outro maior para sustentar o esquerdo. A base também vem com uma haste em plástico transparente com uma garra para segurar a perna.

Mais algumas fotos:





E assim terminamos a apresentação da versão da Kotobukiya da Ranpha. Realmente não esperava encontrar esse modelo nos dias de hoje, visto que se passaram quase sete anos desde seu lançamento e ainda por cima novo. No entanto, com o avanço das técnicas de confecção de figuras, ela apresenta imperfeições que quase não se encontram mais atualmente e acabou ficando no nível dos prêmios de máquinas do Japão feitas pela Sega e pela Banpresto. Mesmo assim, a escultura é primorosa, com destaque para o rosto, fiel ao desenho e que consegue ficar bonito em qualquer ângulo, algo que ainda é difícil de se fazer nos dias de hoje. E mais do que isso, consegui realizar o meu sonho de ter uma figura das Galaxy Angels depois de tanto tempo. Pena que vai ser difícil encontrar as outras personagens, mas pelo menos agora tenho três delas.

E quando será que vai sair um DVD do desenho aqui no Brasil? Pelo menos isso a Animax podia fazer depois de abandonar os desenhos japoneses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html