domingo, 26 de junho de 2011

Kotobukiya Galaxy Angel Vanilla H & Normad 1/8 Scale

Saudações.

Desta vez vou apresentar a figura em escala 1/8 feita pela Kotobukiya da personagem Vanilla H do desenho Galaxy Angel (e o Normad de brinde).


Quase todo desenho japonês de sucesso nesses últimos anos tem uma personagem calada e que não demonstra muito suas emoções. Exemplos mais conhecidos desse tipo de personagem seriam Rei Ayanami de Evangelion, Ruri Hoshino de Nadesico e Yuki Nagato de A Melancolia of Haruhi Suzumiya. Vanilla H (pronuncia-se "ashe") se enquadra nesse tipo de personagem e é uma de suas maiores representantes. Ela é a encarregada do grupo de efetuar reparos e curar feridas e faz isso com o auxílio de nanobots (robôs microscópicos). Ela também tem ligação com uma religião interestelar e (aparentemnte) não possui qualquer tipo de desejo.


Na versão do desenho animado ela também é assim, mas com uma abordagem mais cômica do seu lado "garota misteriosa". Vanilla tem hábitos bem estranhos, que segundo ela fazem parte de sua religião, e quando fala é sempre algo semelhante a uma profecia, de difícil compreensão para um ser humano comum. Seus motivos para agir também são incompreensíveis e misteriosos. No começo ela não tinha desejos, mas passou a demonstrar ter um pouco de cobiça nas temporadas finais, só que sempre do jeito calado e inexpressivo de sempre. No desenho ela está sempre acompanhada por Normad, um programa de inteligência artificial utilizado para mísseis que foi tranplantado para um boneco de pelúcia. Normad é incrivelmente devotado a Vanilla e a adora como uma deusa. Muitas vezes é ele quem traduz o que a Vanilla diz, embora nem mesmo ele saiba, na maioria das vezes, quais são as verdadeiras intenções da Vanilla. As outras meninas do Esquadrão Angel são tratadas por Normad com sarcasmo e ele sempre faz um comentário errado na hora errada e acaba sendo espezinhado/espancado/fuzilado por elas.

No Japão, Vanilla e Normad compartilham a mesma dubladora, a veterana Mika Kanai, que normalmente interpreta personagens ativas. No Brasil, Vanilla foi interpretada por Fernanda Bulara, que curiosamente também fez a personagem Ruri Hoshino em Nadesico e, assim como Kanai, também interpreta personagens ativas, como a Asuka em Evangelion.


Visão de corpo inteiro. Vanilla é representada agachada, abraçando o Normad, como em uma ilustração oficial.


Visão de vários ângulos. A saia e as mangas têm babados que lembram o estilo "gothic lolita". Parece mesmo uma boneca de porcelana.


"Close" do rosto, totalmente inexpressivo, fazendo com que ela pareça uma andróide. Assim como no caso da Ranpha, ele é bem esculpido e fiel ao desenho e fica bonito em qualquer ângulo.


Talvez seja impressão minha, mas a tampografia dos olhos é mais bonita que a da Ranpha.


Detalhe do cabelo, moldado com espero. A ponta é até torcida, parecendo uma broca. De fato, ela já usou o cabelo como uma broca no desenho, mas teve que parar pois isso fazia os fios ficarem com pontas duplas.


Por ter sido feita em 2004, ela possui suas limitações. Uma delas é a pintura, que não é muito uniforme.


O fiel servo da Vanilla, o Normad. Difícil dizer no que o boneco de pelúcia se baseia. Talvez algum tipo de animal alienígena. Os olhos e as sombrancelhas não são pinturas, mas sim detalhes esculpidos.


A pintura pode não ser das melhores, mas a escultura é excepcional, com detalhes do tecido do Normad sendo apertado pelos dedos da Vanilla.


O modelo não é preso à base. As pernas são achatadas na parte de baixo para garantir a estabilidade da figura. Ainda, a saia foi moldada de forma estratégica para proteger a privacidade da Vanilla.


A base tem o formato do cartão de memória que contém os dados do Normad. Também serve como um modelo em tamanho natural.


Junto com a Ranpha. As duas juntas parecem as heroínas de Evangelion.

E assim terminamos a apresentação do modelo da Vanilla H (e do Normad). Assim como a Ranpha, o modelo é altamente bem esculpido. O problema estaria na pintura e no acabamento, mas isso é devido às limitações tecnológicas da época. Comprei junto com a Ranpha na mesma loja e fiquei feliz em encontrar figuras de Galaxy Angel depois de tanto tempo. E ainda por cima um modelo da época. Estranhamente, ela não esgotou tão rápido quando a Ranpha. Pensei que esse tipo de personagem fizesse mais sucesso. Agora é procurar pelas personagens que eu ainda não tenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html