sábado, 10 de setembro de 2011

S.H. Figuarts EX Cyclone The First Ver.

Vamos agora para a moto do Kamen Rider, a Cyclone.


Uma coisa que não pode faltar no Kamen Rider: a motocicleta. É ela que faz o nome do herói ter sentido e é sua maior aliada na luta contra o mal. O primeiro Kamen Rider contava com a Cyclone, uma poderosa motocicleta que não podia ser controlada por um ser humano normal devido à sua monstruosa potência. Somente um ciborgue como o Kamen Rider poderia pilotá-la e utilizar todo o seu poder. No começo, o Kamen Rider precisava subir em sua motocicleta e correr para acumular energia eólica o suficiente para se transformar. Mais tarde, ele passou a usar uma "pose de transformação". Mesmo assim, a motocicleta continuou desempenhando um papel fundamental como seu veículo e em várias cenas de ação.


Este modelo na verdade é baseado na versão usada no filme Kamen Rider The First, um remake do primeiro Kamen Rider, feito em 2005. O desenho é diferente do original de 1971, mas as cores ajudam a dar o clima. Ainda, foi uma das poucas motos que não tiveram venda exclusiva na loja da Bandai, o que faz com que seja relativamente fácil de ser encontrada.


Visão de corpo inteiro. Uma versão mais estilizada e limpa do Cyclone original. As linhas são arrojadas e denotam uma moto de alta velocidade. A pintura é bonita e a coloração em degradê dos escapamentos chamam bastante a atenção.


Visão de outros ângulos. O tamanho é mais ou menos o mesmo de um modelo em escala 1/12.


As lanternas são bem detalhadas e as partes em vermelho usam pintura metálica. Também podemos ver o símbolo do Kamen Rider, que lembra uma cabeça de inseto misturada com uma moto em cima de uma letra "R". O inseto também se parece com uma letra "T" e pode ser interpretado como o símbolo da Tachibana Racing.


O painel possui detalhes esculpidos, mas nenhuma pintura ou adesivo simulando marcadores ou velocímetros. Interessante que a moto não tem espelho retrovisor.


O modelo é bem detalhado, até com os freios nas rodas.


Um detalhe interessante é que os escapamentos possuem silenciadores e filtros. No seriado de 1971, a Cyclone era uma máquina bem barulhenta e que soltava bastante fumaça dos escapamentos. Mas agora, foi necessário fazer modificações para atender às necessidades dos dias de hoje. Isso não é um aspecto negativo, mas era bom ouvir o som da moto anunciando a chegada do Kamen Rider.


O modelo tem um pé retratil, mas também vem com um suporte em acrílico para manter a moto em pé para simular as cenas em que ela corre.


Os guidões podem ser substituídos por outros feitos com material maleável nas alavancas. Com isso é possível simular o Kamen Rider freando a moto.


Colocando o Kamen Rider. Como o modelo foi feito para ser usado pelas figuras da série S.H. Figuarts, fica perfeito.


Apesar de ter sido feito para a versão "The First", o Kamen Rider clássico fica bem nele. Ainda, a versão clássica leva vantagem sobre a "The First", que não vinha com mãos para segurar o guidão.


As coxas se encaixam direitinho nas cavidades do tanque de combustível e é isso que faz com que a figura caiba na moto.


A parte de trás da moto possui uma suspensão. Essa característica também está presente em modelos escala 1/12 da Maisto. Uma pena que a traseira da figura não encosta totalmente no banco.


Junto com os outros Kamen Riders. Todos juntos em suas motos são uma visão de se admirar (mesmo que sejam improvisadas).


A moto pode ser usada sem problemas por outros modelos da série S.H. Figuarts.


figmas de tamanho médio também podem usar sem grandes problemas, desde que não tenham adereços como saias ou cabelos compridos sem articulação. Sinto muito, Konata.


Como era de se esperar, Ultra Acts são grandes demais para a moto.


Mesmo assim dá para enganar bem para cenas simulando o especial Ultraman vs Kamen Rider, na qual o Ultraman aparece pilotando a Cyclone e o Kamen Rider faz a pose do Ultraman.


E assim tivemos as apresentações das versões S.H. Figuarts do Kamen Rider Nº 1 e da Cyclone. Ambas são perfeitas. O Kamen Rider Nº 1 nunca foi tão bem representado. Mais perfeito que isso, talvez só uma versão 1/6. Mesmo assim, a versão S.H. Figuarts leva vantagem por vir com uma peça de efeito para o Rider Kick e mais acessórios. Ainda, por ser mais compacta é mais fácil para expor com a motocicleta. Os detalhes moldados são soberbos e até as imperfeições na proporção, como a cabeça grande, são reproduzidos. Nesses pontos, ele se aproxima bastante da linha Ultra Act, o que para mim é bastante positivo. Também é gostoso poder utilizar uma moto feita especialmente para o modelo sem precisar improvisar. A figura se encaixa perfeitamente ao veículo, dando uma sensação de unicidade. Ainda, a moto não é um item exclusivo e pode ser comprada sem precisar pagar um preço exorbitante. Pelo contrário, é possível encontrar em oferta em várias lojas virtuais do exterior. O Kamen Rider é altamente recomendável, mas é ainda melhor comprar a moto junto.






A seguir, Ultraman & Kamen Rider.

5 comentários:

  1. Onde compro o kamen rider com a moto?

    ResponderExcluir
  2. Onde compro o kamen rider com a moto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações, alexandre44217!

      Sei que o Kamen Rider na Cyclone clássica esteve à venda por aqui, importada pela Pizii Toys. Sendo assim, acho que ela pode ser encontrada em lojas especializadas em colecionáveis. Existem várias indicações de lojas na seção de Links, lá na parte de cima da página, no canto superior. Experimente em alguma delas.

      Excluir
  3. Parabéns pelo review, muito bom!
    Você poderia citar as diferenças entre as várias versões SHF dos Riders 1 e 2 (incluindo Old e Sakurajima) e quais seriam as suas respectivas motos?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Laerte Lee!

      Só tenho as versões "New" do Nº 1 e do Nº 2, então não posso dizer muita coisa. À primeira vista todos usam a mesma protoforma e por isso o sistema de articulações aparentemente é o mesmo. Mas existem diferenças nos moldes de cada versão.

      A Old Nº 1 tem uma máscara diferente da New Nº 1, tanto na modelagem quanto nas cores e a parte de baixo é verde. As luvas e botas também são verdes. Esta versão inclui uma peça de efeito do Rider Kick e a bola usada pelo monstro Tokageron, que pode ser acoplada no efeito e em uma mão específica. Também está incluído um bastão Shocker.

      A Sakurajima é parecida com a Old Nº 1, mas tem tons mais escuros. Ela vem com um efeito do Rider Punch e uma espada Shocker, mas com uma peça diferente da New.

      O Old Nº 2 tem uma máscara diferente, com um "queixo" mais protuberante. Ele tem luvas verdes ao invés das vermelhas da versão New Nº 2.

      Quanto às motos, a grosso modo, a Old Cyclone é usada pelo Old Nº 1 e pelo Old Nº 2. A Modified Cyclone é usada pelo Nº 1 (Sakurajima, New) e pelo Nº 2 (qualquer versão). A New Cyclone é usada pelos New Nº 1 e New Nº 2.

      Acho que é mais ou menos isso. E em outubro deve sair a versão do Nº 1 que aparece no filme com o Ghost.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html