sábado, 3 de setembro de 2011

Transformers Universe Ironhide

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão Transformers Universe do Ironhide, feita pela Hasbro.


Assim como Megatron tinha Soundwave, Optimus Prime tinha Ironhide como seu homem de confiança. Ironhide é um dos nomes mais lembrados da série Transformers G1 e um dos personagens mais carismáticos. Um dos Autobots mais velhos, junto com Ratchet, Kup e o próprio Optimus, tem muita experiencia de vida. Ele acredita que ações devem preceder as palavras e nesse aspecto parece um tanto rude, mas na verdade ele tem compaixão por todas as vidas e usa seu próprio corpo para defender seus amigos e os seres mais frágeis que sejam pegos no fogo cruzado com os Decepticons. Felizmente, Ironhide possui uma couraça composta de um material altamente resistente, fazendo com que ele seja virtualmente invulnerável. E é dessa qualidade que deriva seu nome (algo como "couraça de ferro"). Em quase todos os desenhos de Transformers existe um personagem equivalente ao Ironhide, como o Rhinox na série Beast Wars, o Scavenger em Armada e o Landmine em Energon e Cybertron.


Assim como a maioria dos Autobots, Ironhide originalmente pertencia à série Car Robot da linha de brinquedos Diaclone, da Takara do Japão. Os Car Robots tinham a premissa "Real & Robo", na qual os brinquedos consistiam em robôs que se transformavam em carros que existiam de verdade e bem detalhados, de modo que não deviam nada às miniaturas de carros em metal da época. O problema é que muitos desses carros eram japoneses e por isso, quem entendia de automóveis poderia achar estranho um robô se disfarçar em um Fairlady Z da Nissan para passar despercebido pelas ruas dos Estados Unidos. Felizmente, ninguém nunca notou esse detalhe (pelo menos, eu não). E agora, a linha Transformers Universe se propõe a fazer uma atualização dos personagens da série clássica, dando a eles novos modos veiculares e desenhos mais modernos.


O conteúdo da embalagem. Somente o modelo no modo veículo, o folheto de instruções e a arma, que deve ser instalada embaixo do carro.


O modo veículo. Originalmente, Ironhide se transformava em um furgão Cherry Vanette da Nissan. Na reformulação para a linha Universe, esse modo passou a ser um utilitário esportivo, talvez por influência do filme de Michael Bay, no qual Ironhide se transforma em um Topkick da GM.


Infelizmente o modo veículo não ficou muito bom, cheio de linhas divisórias muito evidentes. As janelas da parte de trás e do teto solar são meramente pintadas e não são usados materiais transparentes como nas janelas de frente. Na parte de trás, podemos ver uma placa escrita "Oregon", que na continuidade clássica é o lugar onde caiu a nave dos Autobots: a Arca. Esse é um detalhe interessante, que mexe com o coração dos fãs da série clássica. Só que deviam caprichar um pouco mais no produto.


A transformação é intricada, cheia de pontos com armadilhas. E o pior é que as instruções não são muito precisas, consistindo apenas de desenhos.


O modo robô. No modelo original, esse modo se assemelhava a um Power Loader, com uma cabine de comando no lugar da cabeça. Ao ser passado para os quadrinhos e mais tarde para desenho animado, foi necessário reformular o visual do robô, dando-lhe uma forma mais humanóide. E o modelo redefinido segue o desenho adaptado. O visual é bem massivo, denotando um robô pesado e altamente resistente.


"Close" do rosto, no qual já podemos ver uma tremenda falha de pintura. O rosto é bem esculpido, fiel ao modelo do desenho animado, mas com mais linhas no rosto, denotando um robô mais velho. A cabeça se limita a girar para os lados. Os olhos são feitos de material translucente que faz com que eles pareçam acender se colocados sob a luz. Por alguma razão, o rosto é pintado de azul ao invés de prateado.


O painel do peito é a marca registrada do Ironhide. Podemos ver vários circuitos e o símbolo dos Autobots. No modo veículo, esse painel fica escondido e se levanta no modo robô.


As articulações dos ombros são bem peculiares. Existe uma articulação extra que faz com que o ombro possa se mover para frente ou para trás.


Os braços podem ser girados na altura do cotovelo. Ainda, existem articulações extras que derivam do mecanismo de transformação e permitem que o braço se dobre para os lados.


A articulação do cotovelo é bem limitada e só pode se dobrar até o ângulo da foto.


Apesar de ser da classe Deluxe, ele consegue girar o pulso.


O torso gira na altura do peito, embora pareça ser na cintura.


A articulação das coxas tem bastante liberdade e as pernas giram na altura do joelho.


No desenho, Ironhide recolhia as mãos e disparava nitrogênio líquido dos braços, congelando seus inimigos e apagando incêndios. O modelo consegue simular o recolhimento das mãos.


Talvez por influência do filme, Ironhide vem com uma metralhadora giratória.


A metralhadora é presa no braço. De acordo com as instruções, é preciso dobrar a mão e conectar a arma no pulso, mas com isso, o cano da metralhadora não sai da arma. É preciso colocar a mão dentro da arma para que o cano saia e fique fixado na parte de fora.


Colocando a arma pelo outro lado faz surgir uma lâmina. Pena que eu não me lembro do Ironhide usando uma arma dessas.



As articulações são bem peculiares, mas sabendo usar é possível fazer várias poses.


Comparação com o Ratchet, médico dos Autobots que compartilha o mesmo molde mas com a cabeça modificada. Curiosamente ou não, ambos também tinham o mesmo molde na versão original. No entanto, talvez pelo Ratchet ser da versão japonesa, ele parece possuir um acabamento melhor, com mais pinturas e a arma cromada.



A arma do Ratchet pode ser usada no Ironhide sem problemas. Com isso, ele pode utilizar um estilo duas espadas ou ter duas metralhadoras giratórias, lembrando o Rhinox ou o Ironhide do filme.


Além de Ironhide, Optimus Prime podia contar com soldados altamente competentes como Ratchet, Prowl e Jazz. Todos eles podiam liderar os Autobots caso acontecesse algo com Optimus.


Não é a toa que os Decepticons sempre perdiam. Optimus podia contar com quatro homens de confiança enquanto Megatron só tinha dois: Soundwave e Shockwave (ao menos no desenho). Hein? Starscream? Desde quando Starscream é confiável?


A guerra acabou, mas Ironhide continua servindo como oficial de segurança e ainda é o melhor amigo de Optimus Prime.

E assim tivemos a apresentação do Ironhide da série Transformers Universe. O modo robô é uma boa atualização, deixando-o bem próximo ao visual dos quadrinhos e do desenho animado. As articulações são um pouco estranhas e até limitadas, mas sabendo usar é possível fazer poses boas com ele. Infelizmente, o modo veículo sofre um bocado. As linhas de partição são muito evidentes e as junções não são muito justas, fazendo com que ele pareça instável. Ainda, no total a pintura é muito mal feita. A falha no capacete foi de doer. Nada que um removedor de tinta não resolva, mas mesmo assim, comparado com o Ratchet da versão japonesa, o acabamento não parece muito bom. O modelo está disponível no Brasil e ao menos o modo robô é uma boa pedida para os fãs da série clássica. Mas se possível, tente pegar a versão japonesa, que tem um acabamento melhor, apesar de não ter melhorias no molde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html