sábado, 22 de outubro de 2011

Kotobukiya Alteisen Riese

Saudações.

Desta vez vou apresentar o kit plástico da Kotobukiya do robô Alteisen Riese, na escala 1/144.



Alteisen Riese é uma das unidades originais criadas pela Banpresto para a série Super Robot Wars e que apareceu pela primeira vez na série Super Robot Wars Compact 2 para o Wonder Swan, um aparelho de jogos portátil da Bandai. Ele seria uma versão mais evoluída do Alteisen, que por sua vez é a versão avançada do Gespenst, um dos primeiros robôs originais da Banpresto. Mais tarde ele foi passado para a série Super Robot Wars Original Generation, estrelado pelos personagens e robôs originais, entre eles o Gespenst e o Dygenguar.

O robô foi projetado para ser a terceira versão do Personal Trooper Gespenst e destinado a produção em massa. No entanto, foram usados conceitos muito extremos no robô, que se tornou uma unidade forte e resistente, porém com muito pouca agilidade, equipado com armas de curto e médio alcance. Ainda, foram instaladas várias turbinas e propulsores que deram ao robô uma tremenda capacidade de empuxe, o que dificultou sua manobrabilidade. Com tudo isso, o robô se tornou muito difícil de ser manobrado por um soldado comum e acabou ficando só no protótipo, que ganhou o desonroso codinome "Alteisen" ("ferro velho" em alemão). O protótipo foi dado ao único piloto que poderia manobrá-lo e sair vivo: Kyousuke Nanbu, o jovem comandante do time PTX, duro, frio e com nervos de aço, ávido por jogos de azar e que tem a mania de apostar no lado mais desfavorável...... e ganhar mesmo assim. Apesar de não parecer, Kyousuke não é desprovido de emoções e sentimentos. Ele apenas não os demonstra. Quando surge um inimigo que o desagrade, Kyousuke o persegue com uma fúria fria e silenciosa e não pára até destruí-lo por completo. Seu lema é: "Se a bilndagem é forte, só preciso atravessá-la".

Alteisen é derrotado por um novo inimigo, o super robô Soulgain. Kyousuke então reprojeta o robô e o equipa com mais blindagem, mais poder de fogo e mais empuxe. Ou seja, ao invés de tentar consertar os pontos fracos, como a falta de agilidade, Kyousuke optou por reforçar os pontos fortes do robô. E seu esquema funciona. O resultado é o Alteisen Riese (Riese = "gigante" em alemão) que eventualmente derrota seu oponente.

Em tempo, Kyosuke é o personagem principal da série Super Robot Wars Original Generation. No primeiro jogo era possível escolher entre ele e Ryusei Date para ser o protagonista, mas a partir do segundo, esse papel coube só a Kyousuke. Na versão desenho animado ocorre uma situação parecida.


O modelo é bem mais intrincado que a Eleanor. Tanto que enquanto só precisei de quatro horas para montar a Eleanor, levei três dias para terminar o Alteisen Riese.


Também encontrei contratempos, como peças que se soltaram da moldura durante o transporte. Mas isso foi solucionado anotando o número da peça e guardando-a em um saco plástico junto com a moldura.


A montagem não é difícil. Apenas trabalhosa. E existem vários dispositivos para minimizar os erros de montagem, como as conexões em "L", que só podem ser encaixadas de um jeito predeterminado. Ainda, ele não exige o uso de cola, embora seja recomendado usar em algumas partes que se soltam durante o manuseio.


Visão de corpo inteiro. O modelo é bem robusto e volumoso. Mostra bem um robô que é "forte, mas lento". As ombreiras chamam bastante a atenção. Como se trata de um kit multicolorido, ele não precisa de pintura e fica assim como nas fotos mesmo depois de terminado.


"Close" do rosto. A "viseira" preta lembra um cavaleiro medieval, enquanto os chifres lembram um samurai. O olhar é bem ameaçador.


Os componentes da cabeça. O "rosto" vem pintado de fábrica, mas a tinta pode ser tirada com removedor caso o montador queira colocar uma cor melhor.


A cabeça é presa por uma conexão esférica a outra peça que serve como pescoço e que pode se mover para cima e para baixo.


Os ombros podem se abrir bem, graças a articulações na parte de dentro.


Existe uma articulação extensível entre os ombros e os antebraços,


Isso permite que eles se abram para os lados.


Os cotovelos podem se dobrar até 90°.


As mãos são presas por conexões esféricas, que dão boa liberdade de movimentos. Está incluída outra mão aberta.


O torso possui uma boa liberdade de movimentos, graças a uma articulação extensível, que permite que ele gire ou se incline para os lados.


A abertura das pernas até que é boa. Os joelhos podem se dobrar a 90º e os pés possuem várias articulações que permitem que os pés se posicionem de modo a encostar totalmente no chão.


As pernas possuem vários detalhes que simulam dissipadores de calor.


A parte de trás do modelo é cheia de turbinas e propulsores. O problema é que elas caem com facilidade e por isso é recomendado colá-las.

Abrindo e posicionando as aletas dos ombros e os Tesla Drives das costas, é possível colocar o robô no modo de alto empuxo, que ele usa para se aproximar do inimigo rapidamente. Os Tesla Drives na verdade seriam aparelhos para fazer o robô voar, mas ele é tão pesado que eles Só conseguem erguer o robô para que ele deslize sobre a terra ou a água e no máximo saltar.


O chifre da cabeça, como Kyousuke diz, não é mero enfeite.


Ele é uma lâmina energizada, a Plasma Horn, que pode cortar os inimigos como faca quente na manteiga.


Detalhe do braço esquerdo, que é equipado com a única arma de média distância do Alteisen, uma metralhadora giratória de cinco canos.


Kyousuke:- Não sou bom com tiro, mas agora não é hora para ficar reclamando.


Detalhe da abertura dos compartimentos dos ombros. O mecanismo tem que ser todo montado.


Esta é uma das armas representativas do Alteisen Riese, a Avalanche Claymore, que lança várias descargas de bolas de aço que crivam o inimigo, destruindo-o completamente (acho que eu deveria ter desenhado mais balas).


Detalhe do braço direito. Qualquer semelhança com um revolver não é mera coincidência. Essa arma é o sinônimo do Alteisen, o Revolving Bunker. Na verdade, existe outro Tesla Drive dentro do cilindro e que serve apenas para deixar o robô equilibrado.


O tambor se abre, revelando moldes que lembram cartuchos de balas. O martelo não se move.


Kyousuke usa o modo de alto empuxe para chegar perto do inimigo e empalá-lo com a estaca para então desferir um tiro (ou até seis) a queima roupa. Depois disso, ele abre o tambor para descartar os cartuchos usados e usa um recarregador (não incluído) para repor a munição.


Quem está acostumado a montar modelos escala 1/144 de Gundams vai se surpreender um pouco, já que o modelo é relativamente grande, um pouco maior que um Transformer tamanho Deluxe.


Mesmo em uma pose estática, esse robô é bem estiloso.


Junto com uma figura da série Niitengo da namorada do Kyousuke, a Excellen Browning, que ao contrário dele é bem aberta e até escandalosa. Ela não usa essa roupa normalmente. Isso foi em um evento maluco promovido por ela para elevar o moral da tropa.

E assim tivemos a apresentação do kit plástico do Alteisen Riese. É um kit muito bem projetado e que não é muito difícil de montar, além de ser bem divertido. As articulações são intrincadas e por isso ele é mais maleável do que parece. Destaque especial para a abertura do Avalanche Claymore nos ombros. Mas o material não é muito resistente, quase o mesmo de kits plásticos normais, e por isso não é muito bom mexer muito nele. Ainda, é preciso colar as turbinas, caso contrário elas podem cair e se perderem facilmente. Mesmo assim, o kit é muito bom e gostei muito de montá-lo. O Alteisen Riese é um dos meus robôs favoritos na série Super Robot Wars Original Generation e fico feliz em vê-lo tão bem representado. Recomendado para os fãs de Super Robot Wars Original Generation e para plastimodelistas que querem tentar algo diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html