sábado, 15 de outubro de 2011

Nendoroid Madoka Kaname

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão Nendoroid da personagem Madoka Kaname do desenho animado Puella Magi Madoka Magica, feita pela Good Smile Company.



Puella Magi Madoka Magica conta a história de Madoka Kaname, uma menina como outra qualquer que um dia tem um estranho sonho no qual sua cidade está em ruinas e uma menina de longos cabelos negros luta contra uma bizarra entidade voadora. Um estranho animalzinho falante, semelhante a uma mistura de gato e coelho aparece em sua frente e lhe diz que o único jeito de salvar a todos é fazendo um contrato com ele e se tornar uma Puella Magi. Madoka desperta e vai para a escola, junto com suas melhores amigas, Sayaka Miki e Hitomi Shizuki. Uma vez lá, é apresentada uma nova estudante transferida. Para supresa de Madoka, ela é a mesma menina que aparece em seu sonho: Homura Akemi. Depois da aula, Madoka e Sayaka saem para compras e Madoka ouve uma voz pedindo socorro. Ao seguir a voz, ela se encontra com outro elemento de seu sonho: o estranho animalzinho, chamado Kyubey, que é perseguido pela misteriosa Homura, desta vez com estranhas roupas e que deseja matá-lo.

Mais tarde, Madoka e Sayaka se encontram com Mami Tomoe, uma Puella Magi: uma menina dotada de poderes mágicos. Junto com ela, Kyubey explica que consegue realizar um único desejo de uma menina, qualquer que seja. Para isso, ela deve fazer um contrato com ele e se tornar uma Puella Magi para enfrentar monstruosas entidades conhecidas como "Bruxas".


Madoka Magica fez um enorme sucesso no Japão ao mostrar um novo tipo de desenho do gênero "Menina Magica" (ex: Card Captor Sakura, Lyrical Nanoha), com uma história aparentemente inofensiva e clichê, mas que mais tarde mostra um lado terrivelmente sombrio. As lutas com as Bruxas se passam em outra dimensão altamente psicodélica e o próprio visual dessas criaturas lembra um pesadelo gótico. Ainda, existem muitas reviravoltas na trama, mostrando que todo milagre tem seu preço, sendo que o aparentemente inofensivo Kyubey não conta toda a verdade.

O desenho é considerado um novo marco na história da animação japonesa, desde Neon Genesis Evangelion de 1995, ao mostrar uma história bem construída, com direção de arte impecável e excelente trilha sonora. Tanto que o desenho foi premiado pela Newtype, uma das maiores revistas especializadas em desenho animado do Japão, em quatorze categorias: Melhor desenho feito para TV, personagem feminina, trilha sonora, música-tema, roteiro, desenho de personagem, fotografia, arte, colorização, efeitos, atriz principal, atriz coadjuvante, direção, e até mesmo de melhor mascote. E conseguiu tudo isso mesmo sem ter origem em outras mídias, como quadrinhos, romances ou jogos. Ou seja, sem ter uma base de fãs pré-construída. Ainda assim, todos os volumes em DVD e Blu-ray do desenho figuraram em primeiro lugar em vendas do gênero, superando outras séries lançadas na mesma época. Isso mostra o poder do desenho e que ele de fato é um novo marco na história da animação japonesa.


O conteúdo da caixa. Mais ou menos o mesmo número de acessórios que vêm em um conjunto padrão de Nendoroids, com exceção talvez do mascote Kyubey.


Visão de corpo inteiro. Na verdade, Madoka aparece muito pouco com o visual de Puella Magi no desenho. Mesmo assim, ela é uma graça, com visuais bem bonitinhos e que lembram um bolo de morango.


Close do rosto. Muito bonitinha e fofinha. Pena que ela não usa muito essa expressão no desenho. Uma pena mesmo...


Expressão mais "séria". Também uma expressão pouco usada, mas presente em momentos decisivos do desenho. Sendo assim, ela não pode faltar. A troca das expressões é bem fácil e suave. Tanto que dá uma sensação de que se manipula um doce, de tão macio. Em compensação, a conexão do pescoço é bem dura.


Esta outra expressão é especial. É de um desenho que ela fez de si mesma em um caderno como base para a sua roupa de Puella Magi. Os olhos rabiscados são bem interessantes. Ainda, esse desenho foi feito pela própria atriz que interpretou Madoka, Aoi Yuuki.


Só para variar, a tampografia dos olhos é fenomenal. O desenho é bem fiel ao traço de Ume Aoki, desenhista de personagens da série, com os riscos para fazer o sombreamento.


Essa é a tampografia dos olhos da expressão "rabiscada". Os olhos e as bochechas parecem mesmo ter sido feitas com lápis de cor.


O cabelo é bem esculpido, até com a divisão no meio direitinho e as entradas nas "maria-chiquinhas".


As "maria-chiquinhas" possuem articulações do tipo Nendoro Joint e podem ser giradas e abertas para os lados.



Os laços de fita podem ser trocadas por outras com rabichos maiores para representar a versão do desenho do caderno da Madoka. Ainda, existe um lado certo para cada um dos laços, que estão marcados com um "R" e um "L".


A roupa é cheia de babados e laços de fita, com cores suaves, com detalhes em branco, rosa, vermelho e creme. Na parte de trás tem até um decote em forma de coração. Também podemos ver o conector para o suporte, que desta vez fica bem preso.


Visão da parte de baixo. Tem uma enorme quantidade de babados que parecem até creme de chantilly. A perna pode ser trocada por outra com o joelho dobrado.


Esquema da divisão do braço e comparação de tamanho da mão com uma moeda de dez centavos. Trocando as peças é possível recriar várias poses.


Também está incluída uma figura do Kyubey, o odioso... perdão, misterioso mascote mágico.


"Close" do rosto. Olhando de um jeito é bonitinho, mas por outro lado é bem medonho. Os olhos não são simplesmente pintados, mas sim moldados.


O pescoço pode ser girado e a cauda possui duas articulações, sendo uma esférica na base.


Apesar de pequeno, ele é muito bem feito.


As orelhas (tentáculos?) têm detalhes desenhados direitinho. As argolas são presas por um pino que pode ser girado. O problema é que esas argolas às vezes escapam.




A cabeça e a cauda podem ser removidas para serem colocadas neste outro corpo que tem um conector. Com isso, ele pode ser preso a um pino de um dos braços intercambiáveis da Madoka para simular o Kyubey dependurado como na ilustração oficial do desenho.



O arco pode ser conectado em uma mão específica.


Detalhe da "flor" do arco, feita em material semi-transparente. Existem relevos de pétalas de flores esculpidas na superfície.


O arco tem duas folhinhas na outra ponta, fazendo com que ele se pareça um galho com uma flor.


A flecha, também feita de material semi-transparente, possui uma conexão em forma de "L" para a mão específica.




Usando as peças intercambiáveis é possivel criar várias poses.


O modelo tem compatibilidade de expressões com alguns Nendoroids. Aqui com o rosto "Hachune" da Miku fazendo a "Madoka Kanyame".


Com o outro rosto "Hachune".
- Não dá para entender.


- Falou alguma coisa?
- Não! Nada!


- Puella Magi? Isso é de comer?
- ......


- DOUBLE LARIAT!!!
- GFFFF!!!


A pose de sempre... OK. Vamos variar o ângulo pelo menos.


- Vou destruir essa tua ilusão absurda!
- Por que eu?! E isso é de outro desenho!


E assim tivemos a apresentação da versão Nendoroid da Madoka Kaname. Essa é uma representação muito boa da personagem principal para o formato Nendoroid. A qualidade continua alta e a troca de expressões é tão suave que chega até a viciar. A colorização e a tampografia dos olhos continua excelente, sempre fiel ao desenho original. O Kyubey é um show a parte, surpreendentemente articulado e com direito até a um corpo intercambiável. Pode ser bem útil para situações com outros personagens. Recomendado para os fãs do desenho animado e fãs de Nendoroids.

Observação para pais que estejam pensando em comprar esse modelo para crianças: não o façam. Apesar da aparência, Nendoroids são recomendados somente para maiores de 15 anos de idade. Como pode ser visto nas fotos comparativas com a moeda de dez centavos, o modelo possui partes quase microscópicas que podem ser perdidas ou, na pior das hipóteses, engolidas por crianças pequenas. O desenho também não é recomendado para crianças por conter cenas e situações que podem ser traumáticas.





- Pronto! Finalmente acabei com ele!


- Você sabe que isso não adianta. Você não aprende, né?
- !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html