sábado, 8 de outubro de 2011

PHANTASY STAR ONLINE Blue Burst 1/12 RACaseal Eleanor Ver. APSY

Saudações.

Desta vez vou apresentar um kit plástico feito pela Kotobukiya, representando a personagem Eleanor do jogo Phantasy Star Online.




Phantasy Star é uma franquia de RPG (Role Playing Game) feita pela Sega e bastante conhecida do público brasileiro pois ela foi a primeira a ser apresentada em jogos de vídeo no Master System há mais de quinze anos atrás. Lá fora ela também é bem conhecida, embora perca para marcas maiores como Final Fantasy e Dragon Quest. A série foi lançada mais tarde para o Mega Drive, e a saga foi concluída no quarto jogo da série. No entanto, anos mais tarde a Sega resolveu ressucitar a franquia, mas desta vez como um jogo multiplayer online, no qual o jogador constroi seu próprio personagem e parte para missões inclusive junto com outros jogadores pela internet. O jogo foi lançado para o Dreamcast e fez bastante sucesso no Japão, se tornando o sinônimo de jogo multiplayer online por lá, popularizando o gênero, apesar de ter sido lançado na época da conexão discada. Só mais tarde seria criado uma expansão de banda larga para o Dreamcast, criando um ambiente mais propício para jogar. O jogo mais tarde foi passado para o Game Cube, para o primeiro XBox e para PC.

Eleanor Camuel é um dos NPCs (Non Player Characters, personagens que não são controlados pelo jogador) na missão "Doc's Secret Plan" ("O plano secreto do doutor"). Ela é uma andróide RAcaseal (Ranger = classe que usa armas de longa distância + caseal = denominação das andróides femininas no universo do jogo) criada pelo cientista Giancarlo Montague e que possui um novo tipo de circuito de emoções. ela também consegue se comunicar com os Mugs, pequenas unidades biomecânicas auxiliares usadas por todos os jogadores e que aumentam suas habilidades. Eleanor é bastante sossegada e tem um jeito bem peculiar de falar, esticando a ùltima sílaba (ao menos na versão japonesa). Para quem conhece, ela seria bem semelhante à Mikuru Asahina de Melancholy of Haruhi Suzumiya (ou melhor, o contrário seria mais apropriado).

Curiosidade: A partir da versão do Game Cube, é possível encontrar no jogo uma arma rara chamada "Ruby Bullet". O formato e o som do tiro são idênticos ao da pistola Zillion, um brinquedo produzido pela Sega nos anos 80 que consistia em uma pistola de luz e um sensor infravermelho que acusava quando o jogador era "atingido". Também foi produzido um desenho animado chamado 赤い光弾ジリオン (algo como "Bala de Luz Vermelha Zillion") em conjunto com a Tatsunoko Production em 1986 e que foi exibido no Brasil, fazendo muito sucesso e a pistola também foi comercializada por aqui. A Ruby Bullet também pode ser encontrada nos jogos Phantasy Star Universe e Phantasy Star Portable e tem até uma versão com duas pistolas. A arma é bastante forte, mas existem melhores. Infelizmente não existe uma versão rifle e nem uma submetralhadora.


Este produto é uma representação de um kit de resina de uma figura articulada de venda limitada na Wonder Festival de 2003. O kit fez bastante sucesso por ser possível montar uma figura totalmente articulada a um preço relativamente baixo e teve sua venda esgotada. O criador do kit foi Masaki Apsy, modelador que mais tarde criou a linha de figuras articuladas Busou Shinki da Konami e depois a linha figma da Max Factory. Ou seja, pode-se dizer que esse kit é o arquétipo dessas duas linhas. O kit agora foi refeito e ampliado para a escala 1/12 e vendido como um modelo plástico pela Kotobukiya.

A figura montada com todos os acessórios. Qualquer semelhança com figma não é mera coincidência.

Visão de corpo inteiro. É bem fiel ao modelo usado no jogo e o visual é mais delicado que na ilustração original.

Close do rosto. Lembra uma máscara cibernética, mas não é fria. Pelo contrário, parece demonstrar bondade e feminilidade. Pensando bem tinha um seriado japonês que tinha uma andróide com essa cara. Qual que era mesmo?

Existem duas articulações, sendo uma na base do pescoço e outra esférica na parte da cabeça. Tem boa liberdade de movimentos, sendo que a articulação da base é extensível. No entanto, ela também é esférica, o que faz com que o pescoço fique torto às vezes.

Existem várias articulações nos ombros (esférica+dobradiça), antebraços (giratórias), cotovelos (dobradiças dos dois lados) e pulsos (esféricas). Tudo isso faz com que os braços sejam bem flexíveis.

A articulação do peito pode ser flexionada levemente para frente e a um ângulo quase absurdo para trás.

A placa peitoral é móvel e consegue esconder a articulação que fica exposta.

Com isso, a figura pdoe fazer uma pose como a da foto acima. Essa articulação do peito foi feita somente para esse propósito.

Nas costas existe um painel que pode ser removido e substituído por uma peça com uma conexão de 3mm. Com isso é possível conectar o modelo a um suporte, como as bases figma e di:Stage da Max Factory, ou as Soul Stages da Bandai. Também pode ser instalada uma unidade de vôo se o pixo da conexão for desse tamanho.

A saia(?) é presa na anca por uma conexão esférica e possui dobradiças dos lados para que ela possa ser ajustada de modo a não interferir nos movimentos.

As pernas são presas por conexões esféricas e giratórias, mas a abertura não é muito grande. Por outro lado, ela consegue levantar bem a perna.

Os joelhos possuem articulações duplas, o que permite que sejam bem dobrados. As coxas possuem articulações giratórias.

Com isso, é possível colocar a figura nessa pose sentada como uma menina. As articulações das coxas podem ser flexionadas levemente para ajustar a posição. Sim, essa articulação foi feita somente para que ela possa fazer essa pose.

Os pés podem ser esticados e as pontas podem ser giradas. Os calcanhares podem ser dobrados para cima ou para baixo. O problema é que com isso, ele escapa algumas vezes.

O modelo vem com mãos específicas para segurar armas de fogo. Para colocar, é necessário desmontar a parte de frente e encaixar a arma.



Com a pistola. O modelo é bem articulado, o que permite fazer várias poses.

Essas mãos são específicas para segurar as espadas. Elas não precisam ser desmontadas. Ainda, o cabo das espadas não é pintado, sendo necessário um retoque.


Saber.



Sword.



Estilo duas espadas (que não pode ser feito no jogo).

Pistola+Saber. Em uma instância semelhante ao Phantasy Star Universe.




Shotgun. Essa é a arma mais difícil de ser colocada. Às vezes a mão do gatilho se desmonta enquanto se coloca a outra para apoiar. 

Essa arma também não é pintada, sendo necessário um retoque para se aproximar do original. Ainda, a ponta é articulada para representar a arma desativada.




Cast Off? e mais detalhes do corpo.

Comparação de tamanho com uma figma. Como dá para ver, é um pouco maior.

Com outras personagens de Phantasy Star: Rico Tyrel, que é mencionada em PSO, e Nei, de Phantasy Star II da série clássica de 1989. Ela me fez sentir o choque que muita gente sentiria mais tarde com Aeris Gainsborough. 


Mais algumas fotos (com poses que não tem nada a ver com a personagem, a não ser talvez a última).


E essa foi a apresentação do kit plástico da RAcaseal Eleanor ver. Apsy. Montar o kit é bem divertido e altamente instrutivo, visto que com isso é possível aprender bastante sobre as articulações desse tipo de figura. Também é bom para ver como foi a origem das Busou Shinki e das figmas e por essa razão, recomendo para quem é fã de alguma dessas linhas. No entanto, deve-se ter em mente de que não se trata de uma figura de ação, mas de um plastimodelo. O material é ABS semelhante ao de plastimodelos de veículos e por isso não é tão resistente quanto suas "descendentes". Como se trata de um kit multicolorido, a figura fica bem mesmo sem pintura e por isso não dá tanto trabalho. E quem tiver a habilidade e os materiais pode dar os retoques necessários. Recomendado para fãs de Busou Shinki e figmas, fãs de plastimodelos e, obviamente, fãs de Phantasy Star Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html