sábado, 27 de abril de 2013

S.H. Figuarts Deka Red



Policia Especial Dekaranger (特捜戦隊デカレンジャー, Tokusou Sentai DEKARANGER) foi exibido no Japão pela primeira vez no Japão em 2004 e tem como tema a Polícia ("Deka" em japonês é o termo equivalente ao "tira" daqui do Brasil e ao "Cop" nos Estados Unidos). Os Dekaranger são uma polícia espacial que tem representações em toda a galáxia, inclusive a Terra, que já conta com alterações nas leis de trânsito e no código penal e os alienígenas convivem pacificamente com os terráqueos. O seriado conta sobre os cinco policiais do distrito do planeta Terra, cuja missão é a de prender ou executar (deletar) perigosos criminosos espaciais conhecidos como Alienizers.


Banban Akaza, conhecido simplesmente como Ban, foi escolhido pelo próprio Comissário de Polícia Doggy Krueger para ser o Deka Red da equipe da Terra. Ban é entusiasmado, intenso e altamente persistente, sendo que ele nunca desiste de seus objetivos. Como quase todo vermelho, ele é bastante impulsivo e age antes de pensar, o que cria atritos com Houji Tomasu, o Deka Blue. Mas com o tempo, os dois criam uma relação de confiança e amizade, sendo que Ban chama Houji de "parceiro".

Dekaranger teve como roteirista principal Naruhisa Arakawa, que desempenhou o mesmo papel em outros seriados Super Sentai como Abaranger, Gokaiger e Akibaranger. Ele foi roteirista principal em desenhos animados como Blue Seed, Steel Angel Kurumi e recentemente, Maoyuu Maou Yuusha.

Curiosidade: Dekaranger foi adaptado para o ocidente como Power Rangers S.P.D. (conhecido aqui como Super Patrulha Delta). Essa versão também foi exibida no Japão e essa foi a única série em que conseguiram reunir todos os personagens principais para dublar suas contrapartes americanas.

O conteúdo da caixa. Vem com um número razoável de mãos intercambiáveis, sendo duas especiais, e com acessórios que representam as armas.

Visão de corpo inteiro. A fantasia original era uma roupa de corpo inteiro, sem muitos enfeites como ombreiras ou placas peitorais e por isso é bem difícil fazer uma versão articulada. Mas a Bandai se esforçou. No total a silhueta foi mantida, na medida do possível.

Close do rosto. Assim como as outras figuras de Super Sentai, o capacete tem pintura esmaltada. O emblema dos Dekaranger é esculpido no alto da cabeça. Interessante que usaram material transparente nos sinalizadores nos auriculares, mas não no visor.

No corpo chama a atenção o gigantesco número "1" estampado. Mas apesar disso, o Deka Red não é o líder da equipe, sendo que essa função é do Deka Blue. Nas costas podemos notar um molde que simula o ziper das costas da roupa usada nas filmagens.

Em várias partes do corpo é possível ver símbolos da S.P.D. (Special Police Dekaranger) esculpidos ou tampografados. Só ficou faltando nos coldres.

O sistema de articulações é semelhante ao Red Hawk. O problema é que os ombros são um pouco difíceis de mover, sendo que algumas vezes a cobertura não consegue esconder as articulações. Ainda, no meu exemplar o ombro esquerdo tem dificuldades para girar para trás.

Estão incluídas peças que representam as armas do Deka Red, as D-Magnum. As armas são incrivelmente detalhadas.

Obviamente, estão incluídas mãos específicas para segurar as armas.

As armas podem se guardadas em coldres, mas não ficam bem presas e caem a toda hora. Os coldres também não são muito firmes e se desprendem com facilidade do cinto em alguns movimentos.

Esta peça simula as duas D-Magnum combinadas, a Hybrid Magnum, arma fatal do Deka Red.

Existem mãos específicas para segurar esta arma também.

Os canos e os detalhes das pontas são esculpidos direitinho.

Está incluída a S.P. License, o item de transformação/distintivo/comunicador dos Dekaranger.

Está incluída uma mão com uma "guia" que se encaixa na S.P. License

A S.P. License pode ser aberta (é recomendado usar uma pinça). Existem moldes representando as telas, mas não tem nada tampografado.

Ela pode ser guardada em uma peça conectada atrás do cinto, que surpreendentemente segura bem.

- EMERGENCY!

- DEKARANGER!



- FACE ON!

Com isso é possível representar a cena de transformação.

Estas mãos são usadas na cena de apresentação.

- Número Um!

- Detestar toda e qualquer maldade!

- S.P.D.!

- DEKARED!

- POLÍCIA ESPECIAL! DEKARANGER!

Deka Red é muito habilidoso na luta.

Mas sua verdadeira força é mostrada quando ele usa as pistolas.

Deka Red tem um estilo característico de luta, o Juu Kune Do, que mistura o Jeet Kune Do, arte marcial criada pelo mestre Bruce Lee com as pistolas (銃 , Juu em japonês).



O Juu Kune Do é incrivelmente acrobático, utilizando com maestria as duas pistolas com várias voltas e saltos. Obs.: O Juu Kune Do é puramente ficcional.

Lembra um pouco o estilo de luta de Mami Tomoe, de Puella Magi Madoka Magica e do Kamen Rider Wizard, mas enquanto o estilo dos dois últimos é mais elegante, o do Deka Red é mais agressivo.

- Permissão para deletar!

- HYBRID MAGNUM!

- Não dá para entender!!!

Uma coisa interessante é que as mãos usam os mesmos moldes usados nos Gokaiger e no Red Hawk, sendo possível fazer intercâmbio de acessórios entre essas figuras. É só que algumas mãos são um pouco difíceis de conectar e por isso é preciso um pouco de cuidado.

O Deka Red até apareceu em Gokaiger, mas foi só no final e ainda por cima sem se transformar, o que deixou os fãs com um gosto de "quero mais". E essa promessa seria cumprida em Akibaranger.

Akiba Red fica desiludido ao descobrir que sua luta se passou apenas dentro de sua cabeça em um delírio.

Ele anda desamparado pelas ruas de Akihabara, mas nisso...

... ele encontra o Deka Red.

松 (matsu, pinheiro)
照る (teru, brilhar)
ぜぇ、ぜぇ・・・(zee, zee..., algo equivalente ao nosso "puf, puf...")
Valendo-se apenas de mímica, Deka Red diz 待ってるぜ!(matteruze!, algo como "estou esperando por você"). Gostaria de saber como traduziriam essa parte.

Akiba Red descarta isso como sendo apenas produto de sua imaginação.

Nisso, Deka Red dá um chute no Akiba Red.

- Esse... é o chute que o Ban deu no Houji para ele despertar no capítulo 4!
Akiba Red percebe que esse Deka Red é real.

Com isso, Akiba Red se reanima para continuar a lutar.

O que o Akiba Red não sabe é que esse Deka Red era apenas um ator fantasiado, contratado pela Dr. Hiroyo para estimulá-lo a continuar como Akibaranger, pago com ingressos para o filme Super Hero Taisen. (imagem meramente ilustrativa usando a Nendoroid Kurisu Makise).

Akiba Red volta a lutar, mas enfrenta dificuldades para derrotar o inimigo. (as fotos a seguir usam um modelo "genérico" do Shibuya... er... Bicho!?)


Mesmo assim Akiba Red não desiste. E nessa hora...

-?!

- E aí, parceiro?

Eis que surge o Deka Red. E desta vez é o verdadeiro, sem travas dos lados da máscara e sem furinhos no visor.

Os dois unem forças para enfrentar o inimigo.

- Agora é com você e com suas parceiras de verdade!

Deka Red parte, mas deixa um presente: a Deka Wapper, a Absurda Força dos Dekaranger!

Com isso, os Akibaranger conseguem derrotar o inimigo.


A versão japonesa inclui um acessório extra: a Deka Wapper.

Diferente do Red Hawk, desta vez não há nada que impeça o Deka Red de usar sua própria Absurda Força.

As garras das algemas se tornam armas parecidas com as D-Knuckles.

As garras podem ser seguradas por essas alças. Os conectores são desenhados de modo a encaixar na algema do modo certo. Mas eu sinto que já vi algo com o formato desses conectores em algum lugar...

Bom, acho que é impressão minha. Não deve ser nada importante.

Os Dekaranger já lutaram junto com as primeiras Precure contra um inimigo comum.

Um Zakenner, monstro inimigo das Precure entrou no corpo de um Alienizer, criando um ser composto: o Alienizakenner. Isso aconteceu um CD de historinhas que vinha em revistas infantis do Japão, sendo que só existe em áudio.

Se tivesse o Abared dava para fazer um "Arakawa Sentai".

Mantendo a Paz e a Ordem no Universo.



E assim termino a apresentação da versão S.H. Figuarts do Deka Red, feita pela Bandai. É uma boa figura, com vários acessórios e de boa qualidade. Ela apresenta problemas, como na articulação do ombro, que é um pouco chata de manusear, mas isso foi sanado no Red Hawk. Outro problema é que as armas não ficam bem presas nos coldres, que por sua vez se solta com facilidade do cinto. Mas as qualidades superam os problemas e por isso recomendo fortemente para os fãs de Deka Ranger. E também para os fãs de Power Rangers S.P.D., que agora podem contar com uma figura totalmente articulada. Ainda, está disponível o Dekaranger Robo pela linha Super Robot Chogokin, de tamanho reduzido, mas totalmente articulado. Uma pena que os outros membros serão comercializados por venda exclusiva.


Este review é dedicado ao usuário Trunks68, do Fórum Limited Edition.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html