sábado, 20 de abril de 2013

S.H. Figuarts Red Hawk

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão S.H. Figuarts do herói Red Hawk, feita pela Bandai.


Red Hawk é o líder do Esquadrão Alado Jetman (鳥人戦隊ジェットマン, Choujin Sentai JETMAN), série Super Sentai que foi exibida no Japão em 1990. Os Jetman são guerreiros que tiveram suas células reforçadas por uma energia conhecida como Birdnic Wave e com isso possuem força, agilidade e habilidades sobrehumanas. Os Jetman seriam soldados escolhidos entre os melhores para defender a Terra de invasões alienígenas. Mas a estação espacial onde o processo estava em andamento é atacada pelo Exército Dimensional Virum, seres de outra dimensão cujo objetivo é a conquista de todos os mundos paralelos. Somente um dos soldados escolhidos, Ryu Tendo, consegue se banhar na Birdnic Wave e a máquina emissora manda quatro raios que acertam quatro pessoas comuns: Kaori, que vem de uma família rica, Raita, um pacato agricultor, Ako, uma colegial e Gai, um malandro politicamente incorreto que só pensa em curtir a vida. Ryu no começo enfrenta dificuldades, mas eventualmente consegue convencer a todos e juntos eles formam o Esquadrão Alado Jetman.

Jetman inovou ao introduzir no gênero Super Sentai elementos de novelas populares no Japão como por exemplo, um triângulo amoroso que existe entre Ryu, Gai e Kaori. Isso foi bem aceito pelo público e conseguiu dar fôlego à franquia, que estava caindo no marasmo. Muitos outros dramas foram surgindo ao decorrer da série, como a transformação da namorada de Ryu, Rie, que se pensava ter morrido no primeiro capítulo, em um dos membros de Virum, Maria. A relação entre Ryu e Gai também é um dos pilares do seriado, sendo que eles sempre estão brigando, mas na verdade são grandes amigos e cooperam quando necessário. E o final da série guardaria uma grande surpresa que chocou a todos os fãs. Algo que aconteceria bem depois da batalha final contra Virum.


Jetman é um dos seriados que eu acompanhava há mais de vinte anos atrás vendo fitas de vídeo em locadoras do bairro da Liberdade em São Paulo, voltadas ao público nipo-brasileiro. Infelizmente só estava disponível de forma fragmentada, com vários capítulos faltando, mas pude ver o começo e o final, além de alguns episódios importantes do meio. Por ter se passado tanto tempo, não me lembro de muitas coisas e por isso as poses são baseadas em fotos de revistas da época que eu encontrei. Mesmo assim foi um seriado que me marcou muito e por isso senti uma tremenda nostalgia ao fazer esta apresentação.


O conteúdo da caixa. O conjunto inclui vários acessórios e além das mãos, também estão incluídas costas intercambiáveis. Também está incluída uma peça de bônus para ser usada nos modelos de Akibaranger. 


Visão de corpo inteiro. As roupas de Super Sentai costumam ter um visual simples, mas são um pouco difíceis de serem transpostas para figuras de ação por correrem o risco de deixar as articulações muito evidentes. Mas como podemos ver, a Bandai se esforçou para dar um silhueta natural ao modelo, bem fiel ao original.


"Close" do rosto. O capacete tem pintura esmaltada para se parecer com o original. O visor não é de material transparente, mas também de pintura esmaltada. A parte de cima do capacete tem o formato da ave que dá nome ao Red Hawk, o gavião.


A placa peitoral em forma de pássaro é feita de material de pouca maleabilidade, o que impede que o modelo consiga colocar os braços para cima.


As mãos tem moldes que lembram bastante as luvas usadas nas filmagens. O formato é semelhante aos dos Gokaiger.


Está incluída esta mão com uma posição diferente, usada para a cena de apresentação do Red Hawk.


Assim como em outros modelo da linha S.H. Figuarts, o cinto é uma peça separada do corpo. Na parte de trás podemos ver uma modelagem imitando o prendedor do cinto.


Dos dois lados do cinto existem coldres para segurar as armas.


Os coldres são presos ao cinto por conectores que lembram uma cabeça de prego e por isso não são muito firmes. Eles interferem nos movimentos das pernas do mesmo jeito que os do S.H. Figuarts Kamen Rider Den O Sword Form.


As armas também não ficam muito bem presas nos coldres e acabam caindo em alguns movimentos.


As coxas são extensíveis, o que permite uma boa abertura das pernas, mas como dito anteriormente, os coldres interferem nos movimentos, sendo necessário girá-los para trás.


Os tornozelos possuem articulações multidirecionais, que dão bastante estabilidade ao modelo.


Diferente das S.H. Figuarts de Kamen Riders, as solas dos pés são lisas.



Para instalar as asas características dos Jetman é preciso trocar a peça das costas. Interessante que com isso é possível ter uma idéia de como é o sistema de articulações das S.H. Figuarts.


Esta peça representa a Bringer Sword, uma espada que faz parte do equipamento-padrão dos Jetman. Esta é a forma em que ela fica guardada no coldre.


Está incluída outra peça para representar a espada com a lâmina estendida. O cabo é bem detalhado, com os moldes no formato de asas.


Também existem detalhes esculpidos, comuns nas duas peças.


Red Hawk foi o último papel interpretado por Kazuo Niibori, lendário dublê que vestiu as fantasias de todos os "vermelhos" de Super Sentai até Jetman, com exceção de JAKQ e por isso era conhecido como "Red Guy". Ele é bastante habilidoso com a espada e talvez por isso muitos "vermelhos" usavam essa arma.


Estão incluídas mãos dos dois lados para segurar a espada. Até é possível colocar a figura usando a espada com as duas mãos, mas as ombreiras atrapalham em algumas poses.


Esta peça representa a Bird Blaster, outro dos equipamentos-padrão dos Jetman.



Estão incluídas mãos dos dois lados para segurar a pistola.


A pistola tem um espaço no qual, dentro da ficção, seria instalada a Bringer Sword.


Esta peça representa a espada e a pistola combinadas, o Bird Hand Cannon, usado no golpe fatal dos Jetman.


Esta parte compartilha os detalhes da espada.


Comparação com a Bird Blaster. Ao conectar a espada, a parte da frente da pistola se abriria revelando um cano maior.


É possível representar a cena do disparo do golpe fatal, o Bird Bomber, mas ele só pode mostrar seu verdadeiro poder com os cinco juntos.


Outro item dos equipamentos-padrão dos Jetman é a Wing Gauntlet, uma luva de força.


A Gauntlet é bem detalhada e já vem com uma mão junto, o que poupa o trabalho de encaixar a mão de segurar a espada. Uma pena que só vem a direita.



Trocando uma peça é possível representar a Gauntlet no modo "ativado", com as asas abertas. A substituição é um pouco difícil, pois a peça fica bem presa, sendo necessário o uso de uma pinça para trocar.




Por ser um membro de um Esquadrão Alado, poses de combate aéreo combinam bem com o Red Hawk.


Uma pena que não foi incluído o Beak Smasher, um equipamento adicional que surgiu mais tarde no seriado e que acoplaria à Bird Blaster para formar uma arma muito mais poderosa.


Em compensação, como peça de bônus está incluída a Jet Winger, que aparece em Akibaranger como a Absurda Força dos Jetman.


No meio está esculpido o símbolo dos Jetman. É muito bonito, mas sinto que se ele ficaria melhor se fosse coberto com material transparente.


As asas têm as cores dos membros dos Jetman, com exceção do rosa, que deveria ser branco. Elas podem ser movimentadas levemente para cima e para baixo. Elas também possuem conectores para a arma fatal dos Akibaranger.


Os seguradores das asas podem ser removidos, o que ajuda para posicionar os braços da figura na hora de instalar.


Na parte de trás existem dois conectores para as costas dos Akibaranger.


O Akiba Red com as asas instaladas ficaria assim.


Com isso, o Akiba Red pode voar e ganhar os céus.


Ao menos a princípio, o Red Hawk pode usar essas asas.


Visto de frente até fica bonito, mas de lado dá para ver que a instalação é forçada, com um grande desnível.


E com isso tivemos a apresentação da versão S.H. Figuarts do Red Hawk, feita pela Bandai. Apesar de alguns problemas, a figura é de alta qualidade. Não existem peças frouxas ou apertadas demais e inclui vários acessórios. Na verdade eu não ia comprar, mas depois de ver as Absurdas Forças em ação em Akibaranger, acabei mudando de idéia. A Bandai realmente sabe como vender seus produtos. O modelo está disponível para venda no Brasil, mas existe um porém: ela não inclui a Jet Winger, vindo só o Red Hawk mesmo e somente com os acessórios de Jetman. Para quem é fã de Akibaranger, o melhor é importar do Japão. Mas para quem é fã só de Jetman a versão vendida por aqui é o suficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html