sábado, 13 de julho de 2013

S.H. Figuarts Cure Blossom & S.H. Figuarts Cure Marine



Heart Catch Precure! foi exibido pela primeira vez no Japão em 2010 e começa com Cure Moonlight, sendo derrotada pelo líder dos Apóstolos da Desolação, o Dr. Sabahku, e sua criação, a Dark Precure. Moonlight usa suas últimas forças para que dois mascotes fujam e procurem alguém que possa continuar sua missão em seu lugar.

O desenho a princípio causou estranheza entre os fãs da franquia devido ao seu traço extremamente estilizado, mas acabou se tornando uma das séries mais populares. O character design foi feito por Yoshihiko Umakoshi, que exerceu a mesma função em outros desenhos de meninas mágicas como Ojamajo Doremi, e em desenhos de heróis como Cashern Sins e recentemente na primeira fase de Saint Seiya Omega. O roteirista principal foi Takashi Yamada (que também assina como "Midori Kuriyama"), que trabalhou em várias séries de super heróis, como Kamen Rider Black, Winspector e Solbrain, assim como em desenhos animados como Zillion e na adaptação do jogo Fatal Fury.



Tsubomi Hanasaki se mudou recentemente para a cidade de Kibou ga Hana e é tímida e retraída, boa com estudos e usa óculos de "fundo de garrafa". Ela veio a esta cidade disposta a mudar essa situação e se tornar uma pessoa mais ativa e desinibida. Tsubomi se intriga com um sonho frequente em que ela vê Cure Moonlight sendo derrotada e acaba se encontrando com os mascotes mágicos Chypre e Coffret, que são perseguidos por um dos Apóstolos da Desolação, Sasorina. Tsubomi ganha de Chypre um item chamado Kokoro Perfume, que faz com que ela se transforme na Cure Blossom. No começo, Blossom não consegue controlar direito seus poderes e tem problemas para enfrentar os Apóstolos da Desolação, que a intitulam como "A Precure mais fraca de todas". Mas isso muda com o tempo e Tsubomi consegue forças para mudar. Tsubomi também tem grande conhecimento de plantas devido ao convívio com sua avó, Kaoruko, que é diretora do Jardim Botânico da cidade. Kaoruko também foi uma Precure quando era jovem, com o título de Cure Flower e dá conselhos a Tsubomi para que ela possa se desenvolver.

Tsubomi é interpretada pela famosa cantora e dubladora Nana Mizuki, que já participou quatro vezes desde 2009 do Festival Musical Kouhaku Utagassen, tradicional programa de fim de ano dos japoneses. Em uma dessas vezes ela cantou a música-tema do desenho vestida como a personagem.




Erika Kurumi é empivetada, extrovertida e hiperativa, com uma personalidade oposta em vários pontos à de Tsubomi. Erika não gosta de estudos, mas isso não é porque ela não seja inteligente, mas mais por pura preguiça. Seu sonho é o de ser estilista como sua mãe, dona da butique Fairy Drop, e é a chefe do Clube de Moda da escola, que está prestes a ser dissolvido. Erika convida Tsubomi insistentemente para fazer parte do clube, mas acaba sendo recusada. Desanimada depois de uma briga com sua irmã mais velha, Erika é encontrada por Sasorina, que a transforma em um monstro Desertrian. Ela é salva por Tsubomi e mais tarde se torna a Cure Marine. Ao contrário de Tsubomi, Erika demonstra ter bastante talento para a luta e derrota sozinha um Desertrian, o que abala a autoconfiança de Tsubomi. Mas Erika valoriza o companheirismo e também ajuda Tsubomi em sua busca pelo autoaperfeiçoamento. Enquanto isso, ela também tenta realizar seus próprios sonhos.

Erika é interpretada por Fumie Mizusawa, que uma vez foi ver o especial de cinema do desenho e foi apontada por uma criança que disse "Olha! Ela é adulta e veio ver desenho!" Na verdade, Mizusawa deveria ter sido Tsubomi e Mizuki deveria ter sido Erika, mas os papéis foram trocados. Foi uma decisão acertada.

O conteúdo das caixas. Ambas vêm com várias mãos intercambiáveis e peças de expressão. Ainda, estão incluídas figuras dos mascotes mágicos e uma base com suporte para cada uma.

Visão de corpo inteiro. Desta vez a Bandai caprichou na modelagem e conseguiu fazer as personagens bem parecidas com o desenho.

Os dois modelos vem com as mesmas expressões para cada uma. Acima é a que vem de fábrica, com um sorriso. O estilo de Umakoshi é bem difícil de ser trazido para o mundo real, mas a Bandai se esforçou e o resultado ficou muito bom. Ficaram bem bonitinhas e fieis ao desenho na medida do possível.

Esta outra expressão é com um sorriso mais aberto, também fundamental para representar várias situações, como a dança do encerramento e os golpes finais.

Estas expressões são usadas para luta e também são essenciais, considerando a premissa da série. Na verdade, elas fazem várias expressões cômicas no desenho, mas a Bandai optou por colocar somente as fundamentais. Outras expressões podem ser conseguidas com outros modelos da série.

A troca de expressões é semelhante à das figmas e Revoltechs, sendo necessário remover a franja para trocar o rosto. O problema é que as peças têm várias "travas", o que dificulta um pouco o processo.

Os dois modelos são bem pesados na parte dos cabelos e por isso eles acabam movendo o pescoço para cima. Para contornar um pouco isto, está incluída esta peça opcional, sem a articulação vertical para o pescoço.

Cada uma delas tem um enfeite de cabelo diferente. Blossom tem uma fita com uma flor de cerejeira e Marine tem um coração azul com borda metálica. As pontas das fitas são bem afiadas e acabei cortando o dedo com uma delas ao trocar as expressões. Felizmente a figura não foi manchada.

O rabo de cavalo da Blossom tem uma articulação multidirecional na base, o que permite colocá-lo em várias posições.

A "franja" e os cabelos da frente da Marine são feitos de material maleável, o que faz a troca de expressões um pouco mais fácil, além de não interferir muito nos movimentos.

Apesar de não ter pintura em degradê, os cabelos são moldados com esmero. Grande parte é feito de material rígido, mas as pontas são de material maleável, o que reduz o risco de quebra.

No peito podemos ver os broches, que são os símbolos das Heart Catch Precure, sendo que a borda tem pintura metálica. Infelizmente não foi usado material transparente nessa parte. Marine tem pontas mais compridas na fita, feitas de material maleável.

As pulseiras e botas têm detalhes que lembram flores. As botas da Marine são mais caprichadas, com polainas.

(No caso da Marine, ficou escondida pela fita, mas) também podemos ver as pochetes onde elas guardam os itens de transformação, os Kokoro Perfumes. Essas pochetes são características de todas as Precures, mais ou menos como as Luzes de Aviso dos Ultras e os cintos dos Kamen Riders.

Os ombros têm um sistema de articulações bem interessante. Elas são uma única articulação com um pino comprido e fino ligado ao corpo. Isso dá bastante liberdade de movimentos apesar da ombreira ser feita de material rígido, mas a manipulação deve ser feita com cuidado para não quebrar o pino.

Os cotovelos usam articulações em forma de disco, semelhantes às figmas, e podem ser bem dobrados.

Os pulsos usam articulações multidirecionais, como em outras S.H. Figuarts e em Saint Cloth Myth EX.

Comparação com a articulação do pulso de um Kamen Rider. A articulação das Precure é incrivelmente minúscula e por isso a troca das mãos deve ser feita com cuidado. Felizmente a conexão não é muito dura e a troca não é difícil. O cuidado a se tomar é que se deve segurar a articulação com o polegar e o indicador e puxar a mão no sentido mais reto possível em relação ao pino.

As coxas não usam articulações extensíveis, mas a abertura das pernas é bem grande. Como a saia é curta, as pernas tem uma boa liberdade de movimentos.

Os joelhos também usam articulações semelhantes às figmas e podem se fechar bem.

Os pés têm articulações multidirecionais nos tornozelos. Isso daria bastante estabilidade ao modelo, se os pés não tivessem um salto alto e a cabeça não fosse tão pesada.

Sendo assim o uso das bases com suporte incluídas é fundamental. As bases vêm tampografadas com o nome e a flor-símbolo de cada personagem.

Devido ao formato de coração, as bases podem ser dispostas lado a lado em várias configurações.

No total, as figuras são bem articuladas.

- A flor que desabrocha na terra!

- CURE!

- BLOSSOM!

- A flor que balança na brisa do mar!

- CURE!

- MARINE!

- HEART CATCH PRECURE!
A cena de apresentação pode ser feita com relativa facilidade.

Também é possível representar várias cenas do desenho, que tem como tema flores e moda.

Ou seja, é bem para meninas, bem para crianças mesmo.

Delicado, meigo e bem cômico.

Os temas são cotidianos e triviais. Bem tranquilo mesmo.

...... OK. Pelo menos até elas se transformarem. Mas elas também contam com vários golpes cômicos, condizentes com o traço, como por exemplo...

- BLOSSOM SOCO DE BUNDA!

- TÔH!!!
- AAAUGH!!!

- Soco... de bunda?!

- MARINE DYNAMITE!!!
Blossom e Marine também usam vários golpes especiais:

- BLOSSOM SHOWER!!!

- MARINE SHOOT!!!

- BLOSSOM FLOWER STORM!!!

- MARINE DIVE!!!

Também estão incluídas as figuras dos mascotes mágicos Chypre (rosa) e Coffret (azul).

Apesar de minúsculos, eles são bem detalhados, inclusive com os detalhes em forma de coração na parte de cima dos olhos.

Quando uma pessoa é salva, os mascotes geram as Sementes do Coração, que dão energia à Grande Árvore. O jeito de gerar é bem... incomum e gerou protestos por parte de pais durante a exibição e por isso foram feitas mudanças. Mas foi só uma questão do "líquido" virar "sólido".

Obviamente, o tamanho dos mascotes é consistente com as Precures.

Mais outros mascotes. Interessante que todos eles têm uma articulação esférica no pescoço.

- Ei! Acho que temos um espião entre nós!
- Não dá para entender.

Estão incluídos os Kokoro Perfumes, os items de transformação das Heart Catch Precure. Eles são microscópicos, mas ainda assim são bem detalhados, com várias estampas. Também estão incluídas mãos especiais para segurar com o dedo no botão do borrifador. Mas elas não são muito firmes e os perfumes podem cair, sendo necessário muito cuidado para não perder.

Além de serem itens de transformação, ao instalar uma Semente do Coração dentro deles, é possível usar um perfume que aumenta as habilidades.

O efeito do perfume muda de acordo com a cor da semente. A vermelha, por exemplo, faz com que elas se movam em supervelocidade.


Também estão incluídos os bastões mágicos Blossom Tact e Marine Tact, usados nos golpes finais. A ponta de cada um é feita de material transparente e o cilindro do meio pode ser girado como no desenho.

- EU JÁ ESTOU DE SACO CHEIO!
- O MEU CORAÇÃO É MAIOR QUE O MAR, MAS ELE JÁ CHEGOU NO LIMITE!
Depois dessas frases elas acionam os golpes finais.

- Que o poder das flores se reúna!

- BLOSSOM TACT!

- Que as flores brilhem!

- PRECURE PINK FORTE WAVE!!!

- Que o poder das flores se reúna!

- MARINE TACT!!!

- Que as flores resplandeçam!

- PRECURE BLUE FORTE WAVE!!!
Blossom e Marine disparam balas de energia dos bastões, que purificam os Desertrians, trazendo-os de volta ao seu estado original.

- Que as forças de duas flores se reúnam!

- PRECURE! FLORAL POWER FORTISSIMO!!!

Após desenhar o símbolo do "Fortissimo", as duas se envolvem em pura energia floral....

... e atravessam o inimigo, arrancando a Flor do Coração de dentro do Desertrian.

- HEAAAART!

- CATCH!!!

- BIG BANG SPECIAL!!!

- TYPHOON PUNCH!!!
Algumas vezes os inimigos desenvolvem golpes especiais para derrotar as Precures.

Mas se eles tentarem usar uma segunda vez...

... as Precure contra-atacam para neutralizar o golpe.

- BLOSSOM SCREW PUNCH!!!
Ou até usam um golpe parecido para revidar.

- O mesmo golpe não funciona duas vezes com uma Precure!

- Oi, Tsubomi. Oi, Erika. Vocês viram o meu script por aí?
- Essa não! A gente está com o script do Saint Seiya Omega!

- Então. Trocaram os nossos scripts. Eu percebi quando vi que tinha que dar um soco de bunda no inimigo.
- Ai, desculpa, Kouga! Pior que a gente já gravou as cenas!
- Não é a primeira vez que isso acontece! Assim não dá para trabalhar!
- Está tudo bem, meninas.

- Mas ia ser engraçado ver o Kouga dando um soco de bunda.
- É. Já posso até imaginar!
- Para com isso! Assim o meu cartaz vai por água abaixo!

Como no primeiro encerramento.

Com a Cure Moonlight e a Cure Sunshine, as Heart Catch Precure estão reunidas.

E assim termino a apresentação das versões S.H. Figuarts da Cure Blossom e da Cure Marine. Devo dizer que estou surpreso. Já mexi com várias S.H. Figuarts de Precures e todas elas tinham algum problema de controle de qualidade ou até mesmo de projeto, mas essas duas tem poucos defeitos. Elas chegam a ser melhores até mesmo que a Cure Moonlight, da mesma série e que foi lançada depois. Vi muitas avaliações negativas dessas figuras, mas tirando a fragilidade e o fato de ser necessário o suporte para manter as figuras de pé, não vi maiores problemas. E esses defeitos são devido à silhueta das personagens, que é altamente esguia e por isso não tem muito o que fazer, a não ser manipular com cuidado. Mesmo assim, elas conseguem fazer várias poses. Recomendo, mas é preciso ter em mente o que foi dito acima.









Achei que dava para misturar bem, já que eles foram feitos pelo mesmo desenhista, mas não foi bem assim.

Com a Cure Moonlight até funciona.

4 comentários:

  1. ola!sou um menino e adorooo heartcath precure!voce poderia me dizer onde acho as quatro!e mais uma pergunta,a sunshine nao vem com a poutpourri,e nem o shiny tambourine.(estou sem o ponto de interrogaçao hahaah)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Bernardo Mello!

      Isso é que é bom gosto! Heartcatch Precure! é muito legal! E não tenha vergonha de dizer que gosta! Esse negócio de "coisa de menino" e "coisa de menina" é conceito ultrapassado, na minha opinião.

      Atualmente elas só podem ser encontradas em lojas de usados, como a AmiAmi e a Mandarake. Tem também a AUC Terraformer. Geralmente saem barato, mas é preciso procurar bem.

      A Sunshine vem com o Poutpourri e com o Tambourine, sim. Só não vem com o Sunflower Aegis (esse vem na chibi-arts e na Super Silhouette).

      E se interessar, fiz uma matéria sobre a versão em quadrinhos no meu outro blog: http://usys222anexo.blogspot.com/2015/02/precure-collection-heartcatch-precure.html

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html