sábado, 27 de julho de 2013

S.H. Figuarts Riderman

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão S.H. Figuarts do Riderman, do seriado Kamen Rider V3, feita pela Bandai.


Riderman é Jouji Yuuki, um jovem cientista que trabalhava para a organização do mal Deathtron, inimiga do Kamen Rider V3. Ele tinha uma carreira promissora e logo ele se tornaria membro do alto comando, mas isso foi motivo de inveja para o General Yoroi, que armou uma farsa que fez com que ele fosse acusado de traição. Yuuki foi sentenciado a ser jogado em uma piscina de ácido, mas foi salvo pelos seus assistentes. No entanto, seu braço esquerdo foi mergulhado no ácido e destruído. Yuuki jurou vingança e decidiu acabar com o General Yoroi. Para isso, ele instalou um braço mecânico no lugar do que foi perdido e usou um uniforme que se assemelhava ao inimigo dos Deathtron: o Kamen Rider V3.

Yuuki eventualmente se encontra com V3, mas recusa ser seu aliado pois ainda era fiel a Deathtron. Yuuki antigamente era um cientista que não tinha seu gênio reconhecido, mas foi acolhido pelo Grande Lider de Deathtron, que lhe deu uma oportunidade de demonstrar seus talentos, e acreditava que o objetivo da organização era o de construir um novo mundo em que a tecnologia ajudaria as pessoas. Mas com o tempo, Yuuki descobre as verdadeiras intenções de Deathtron e se alia a V3 para detê-los. Deathtron lança um foguete de plutônio para destruir o Japão, mas o Riderman consegue entrar nele e se sacrifica para destruí-lo. Tocado com a coragem do Riderman, V3 lhe dá o título de "Kamen Rider Nº 4".


Riderman apareceu no final do seriado Kamen Rider V3, no episódio 43 e foi o primeiro "Rider secundário" da franquia (o Kamen Rider Nº 2 seria o "outro personagem principal" e não um secundário). Ele era o único Rider que não era um ciborgue completo, sendo que o único implante mecânico ficava no seu braço direito. Suas habilidades físicas sobre-humanas se deveriam à sua roupa especial, repleta de mecanismos de reforço. Riderman é dado como morto no final da série, mas ele reapareceria em séries Kamen Rider subseqüentes. Não é contado como ele se salvou e há quem diga que ele teria se tornado um ciborgue completo depois de destruir o foguete de plutônio.


O conteúdo da caixa. Além das mãos, ele vem com os braços mecânicos intercambiáveis.


Visão de corpo inteiro. O visual é um pouco mais sóbrio que o do V3. A impressão que se tem é a de um homem fantasiado de Kamen Rider e era essa a intenção de Yuuki dentro do seriado.


"Close" do rosto. O nariz e a boca do Riderman ficam expostos, reforçando o aspecto de um homem fantasiado. A escultura das partes "humanas" é soberba e se não fosse eu quem tirou a foto, diria que ela é de uma pessoa de verdade.


A pintura do rosto tem uma textura que faz parecer de verdade. Tentei procurar por olhos esculpidos debaixo da máscara, mas não tinha. E é uma pena que não vem uma face extra com a boca aberta, como em um grito.


As placas do o peito têm articulações como as do V3, e com isso elas não interferem no movimento dos braços.


A articulação do ombro tem uma melhoria: foi adicionada uma articulação giratória no antebraço.


Com isso, ele consegue fazer a pose da foto com facilidade.


O cinto é bem simples. Os botões vermelhos são feitos de material transparente.


Mais uma vez a modelagem das rugas da roupa é muito bem feita.



Mais uma vez, o cachecol é intercambiável por outro, para parecer esvoaçante. Neste modelo optaram por fazer com duas pontas em sentidos opostos. Pena que com isso fica um pouco difícil de usar.


Riderman em sua pose básica de luta.



O braço é removível e com isso é possível colocar os braços mecânicos característicos do Riderman.


Esta é a forma mais usada, a Rope Arm, que teria uma corda com um gancho na ponta.



Estão incluídas duas cordas de tamanhos diferentes.



A corda é feita de material sintético. A corda mais longa é útil para cenas em que o Riderman captura um inimigo.


Riderman também usava a corda para escalar ou para passar por cima de obstáculos.




A ponta pode ser trocada por esta, a Kama Arm (鎌, kama=foice).



Também pode ser instalada uma ponta com uma bola de espinhos.



Para instalar a bola de espinhos no braço é preciso usar uma parte da foice.



Esta é a Power Arm, usada para golpear os inimigos. A lâmina tem detalhes em vermelho como no seriado.


Esta é a Drill Arm. A broca pode ser girada manualmente.


Na verdade, o braço esquerdo também pode ser removido.


Com isso é possível representar a cena em que ele reaparece, no especial de cinema do Kamen Rider X. Mas, por um erro de continuidade, o Riderman aparece com o equipamento no braço esquerdo ao invés do direito.


Um efeito colateral é que dá para instalar equipamentos nos dois braços.



O diâmetro do conector é quase o mesmo e com isso é possível instalar os módulos para os braços do Kamen Rider Fourze.


- RIDER ROCKET DRILL PUNCH!!!


- Puxa, Chefe Jouji! Legal esse Riderman Switch!

- Os equipamentos são meio antiquados, mas a mudança de modos é um pouco mais rápida por não ser preciso trocar o Switch.


O contrário pode ser feito, embora fique um pouco frouxo.


- Ei, chefe! Tenho dois equipamentos repetidos!


Fotos com o Kamen Rider V3.

E assim tivemos a apresentação da versão S.H. Figuarts do Riderman, feita pela Bandai. Assim como o V3, esta é uma representação perfeita do personagem. A escultura e a pintura do rosto são dignas de nota. Muito bem feitas, mesmo sem considerar o tamanho minúsculo da figura. Os braços intercambiáveis são um pouco duros de tirar, mas garantem boa diversão e tendo o Kamen Rider Fourze e os Modules dá para fazer muito mais coisas. E o mais incrível é que essa figura é tão fiel ao original que consegue representar até mesmo um erro de continuidade. Não conheço muitas figuras que conseguem chegar a esse ponto. Esse é um modelo que eu recomendo sem grandes ressalvas.

2 comentários:

  1. Caraca, eu acreditava até agora que o Riderman tinha sua própria série!
    Então ele era um adendo ao V3... ok, tenho que terminar a série rs.
    Falando da figure em si, trabalho impressionante como sempre desses modeladores, muito bom mesmo!
    Obrigado pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, André!

      Riderman era um secundário e ainda assim aparecendo só lá pelo final de V3. Fizeram um bom trabalho nessa figura, mas logo vai sair uma versão mais perfeita ainda, da linha Shinkocchou, em que se baseiam em um estudo completo da anatomia do personagem. Só que provavelmente vai extremamente difícil de se conseguir, como todas as dessa linha.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html