sábado, 21 de setembro de 2013

S.H. Figuarts Sailor Moon

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão S.H. Figuarts da heroína Sailor Moon, do desenho homônimo, feita pela Bandai.



Sailor Moon não é só um desenho e não é só uma história em quadrinhos. É um marco histórico na industria do entretenimento japonês ao trazer de volta o conceito de Meninas Mágicas Lutadoras. A versão mais conhecida de Sailor Moon é o desenho animado, feito pela Toei Animation e baseado nas histórias em quadrinhos de Naoko Takeuchi, publicadas na revista Nakayoshi da editora Koudansha. Existem várias divergências entre as duas versões, inclusive na caracterização de algumas personagens, mas a versão desenho animado se tornou mais popular, com um forte tom de comédia.

O desenho estreou no Japão em 1992 e teve cinco temporadas, durando até 1996 e foi exportado para vários países, incluindo o Brasil, fazendo grande sucesso no mundo inteiro. Depois do fim do desenho, foi feita uma versão com atrizes reais, com algumas mudanças na história, e também várias peças de teatro musical. E o sucesso de Sailor Moon continua até hoje, sendo que está previsto um novo desenho animado a ser exibido no site de vídeos Nico Nico Douga no fim do ano de 2013.



Usagi Tsukino, de 14 anos, é uma estudante comum da 8ª série, desastrada, chorona, preguiçosa e péssima em estudos e esportes. Mas ela tem bom coração e salva uma gata que estava sendo intimidada por crianças. Essa gata aparece mais tarde no quarto de Usagi e lhe dá um broche que permite que ela se transforme na heroína da justiça Sailor Moon. Sua missão é a de se reunir com as Guerreiras Sailors e encontrar a Princesa da Lua. E a partir daí começam suas aventuras nas quais ela encontrará vários perigos, mas também amigas e finalmente o amor de sua vida. Como ela diz, "tudo vai acabar dando certo".

Usagi foi intepretada no Japão por Kotono Mitsuishi, que mais tarde faria as vozes de Misato Katsuragi em Neon Genesis Evangelion, Excel em Excel Saga (no qual ela faz uma paródia de Sailor Moon, inclusive com o mesmo tom de voz) e mais recentemente, a gatinha mascote Hummy em Suite Precure!, na qual ela mostra que ainda está em forma para fazer vozes cômicas.

No Brasil ela foi interpretada por Marli Bortoletto, que fez as vozes de personagens famosas como Minnie Mouse e Mônica, e mais tarde por Daniela Piquet, que dublou Sakura Kinomoto em Card Captor Sakura e Millefeule Sakuraba em Galaxy Angel.

O conteúdo da caixa. Vem com várias mãos intercambiáveis e um enorme número de peças de expressão. Também estão incluídos a gata Luna e duas versões do Cetro Lunar, assim como uma base com suporte personalizada.

Visão de corpo inteiro. A representação da personagem é incrivelmente fiel. Ou melhor dizendo, é o desenho saído da tela. O visual é bem esguio, com pernas e braços bem compridos e finos. Esta é uma tendência da época em que as personagens tinham "corpo de modelo".

O modelo vem com várias expressões faciais, embaladas de forma prática em um blister separado. Vamos apresentar cada uma delas.

Esta é a expressão que vem de fábrica, com um sorriso. A tampografia dos olhos é bem fiel ao desenho animado, assim como a escultura do rosto. Também é possível ver os brincos em forma de lua nas orelhas. A qualidade é comparável à das figmas da Max Factory.

Esta expressão, mais séria, e com a boca aberta é usada em lutas.

Esta expressão também é mais séria, mas com a boca fechada e o olhar levemente voltado para cima, como se ela estivesse encarando o inimigo e disfarçando seu próprio receio.

Esta expressão é semelhante à anterior, mas com o olhar voltado para a frente e sem a tiara, usada quando ela usa seu golpe final. Uma pena que no meu exemplar, essa peça veio com várias protuberâncias no rosto e estou pesquisando um meio de tirá-las.

Como brinde da primeira leva, estão incluídas mais duas peças de expressão.

Esta expressão representa a Sailor Moon com uma piscadela, representada em várias ilustrações promocionais.

Esta é a expressão da Sailor Moon chorando de forma cômica e a que eu acho que é a mais característica da personagem. Essa expressão deveria vir junto com as regulares.

Os enfeites de cabelo são representados por pintura metálica. A escultura dos "bombons" dos cabelos é bem feita, com vários sulcos.

No desenho, os enfeites funcionam como amplificadores que aumentam o som do choro da Sailor Moon criando poderosas ondas de choque. Isso foi usado poucas vezes no desenho, mas esse ataque (?) está presente nas versões em video games.

Os cabelos são presos por conexões esféricas e podem ser girados para cima e para baixo. Os "bombons" são fixos e não podem ser girados.

As pontas dos cabelos são feitas em material transparente. Uma pena que não é tão bonito quanto, por exemplo, na figma Miku Append.

A franja também é feita de material transparente, pintado com gradação.

A troca de expressões é semelhante à das figmas, com a diferença de que o conector "macho" fica na face e o "fêmea" fica na cabeça (nas figmas é o contrário). A troca é bem suave, sendo que ela não usa travas com em outras figuras femininas da Bandai.

A base do pescoço é fixa e tem uma gargantilha com uma lua esculpida. A pele na parte abaixo da gargantilha é pintada e por isso não tem a mesma textura e tonalidade do resto do corpo.

A fita com o broche lunar é bem esculpida e pintada. Há falhas, mas são microscópicas. O desenho do broche é da primeira temporada e até onde eu vi não é removível e por isso não pode ser trocado por algum outro para representar as versões de outras temporadas (ou seja, nada de kit de expansão?).

As articulações dos ombros são em forma de bulbo, também semelhantes às figmas. Eu temia que usassem as mesmas das Precure, em que o pino é bem fino e frágil, mas felizmente não foi isso o que aconteceu.

As "sanfonas" dos ombros são fixas e só giram junto com os braços devido a uma trava. Uma pena, pois se elas fossem móveis seria mais fácil de esconder as articulações.

Os pulsos usam as articulações multidirecionais das S.H. Figuarts. E aqui existe uma melhoria: o conector das mãos agora é um pino, sem uma bolinha, que prendia bem a mão, mas que dificultava em muito a troca, inclusive com o risco de quebra da articulação.

Os joelhos e cotovelos usam articulações em forma de disco, semelhantes às figmas e igualmente funcionais. O modelo consegue dobrar bem essas partes.

A saia é feita de material maleável e é constituída de duas partes, com uma divisória no meio, de modo a não interferir nos movimentos.

A fita na parte de trás da saia é bem esculpida e tem pintura acetinada.

As coxas possuem articulações extensíveis como nas Figuarts de heróis e por isso a abertura das pernas é muito boa.

As botas também têm pintura acetinada e um símbolo da lua esculpido.

Os tornozelos possuem articulações multidirecionais. Como a cabeça da figura é leve, é possível deixa-la de pé sem o auxílio de suportes, apesar do salto alto.

A figura é bem articulada, podendo fazer várias poses de luta...

...e até algumas cômicas.

- Moon Prism Power! Make Up!

Com isso é possível representar a cena de transformação.

- Sou uma guerreira...

- ...que luta pelo Amor e pela Justiça!

- Sou Sailor Moon!

- E vou te punir...

- ...em nome da Lua!

O conjunto inclui as mãos necessárias para representar a pose de apresentação.

- MOON TIARA ACTION!!!
Esse era o golpe final da Sailor Moon no começo. Existe uma outra variante do golpe usada para libertar pessoas que tenham sido hipnotizadas, chamada "Moon Tiara Action Stardust".

Está incluída uma mão com o efeito da Tiara Lunar. A peça é grudada na mão e por isso não tem o risco de cair.

Curiosidade: Nos quadrinhos, o nome do golpe era diferente e seria traduzível como "Frisbee Lunar". Esse nome não pôde ser usado no desenho pois "Frisbee" era uma marca registrada. Em edições mais recentes dos quadrinhos, o golpe se tornou algo como "Bumerangue Lunar".

Está incluída uma peça para representar o Moon Stick, que seria o símbolo da Líder das Sailors.

A peça é bem feita, com uma estrela gravada no cabo.

Está incluída uma mão para segurar o bastão.

- MOON HEALING ESCALATION!!!
Esse é o golpe final da Sailor Moon depois de conseguir o cetro, que permite purificar os humanos transformados em monstros.

Também está incluída uma versão com o Cristal de Prata, item-chave da série. O Cristal é feito de material transparente e o cabo de material translúcido, que faz com que ele pareça brilhar mais que a outra versão. O adorno dourado também tem muito mais detalhes.

- MOON HEALING ESCALATION!!!
O golpe fica mais poderoso, desta vez disparando várias balas de energia. Os movimentos são quase os mesmos, mas com mais efeitos. E é uma pena que não está incluída aquela Caneta Lunar, que permitia que a Sailor Moon se tornasse adulta e assumisse vários disfarces.

Está incluída uma figura da gata-mascote Luna.

O rosto é bem feito e é bem bonitinho, inclusive com o símbolo da lua na testa.

A cabeça é presa por uma conexão esférica, que faz com que seja possível girá-la e incliná-la levemente.

A cauda também seria móvel, mas no meu exemplar ela não se mexe devido ao excesso de tinta.



As duas juntas. Com isso é possível representar a vinheta de intervalo.

Está incluída uma base com suporte em forma de coração, personalizada com o nome da Sailor Moon.

O braço tem vários pontos em que ele pode ser girado, com bastante liberdade de movimentos.

Mas é preciso cuidado para manipular, caso contrário pode acabar quebrando.

A base é igual àquelas usadas nas Precures.

Sailor Moon foi um desenho revolucionário, trazendo de volta o conceito de Meninas Mágicas Lutadoras. Esse conceito seria usado mais tarde nas séries Precure, de criação 100% da Toei. E isso deu certo, sendo que a franquia Precure chega agora ao seu décimo ano.

O que eu queria fazer desde o começo: fotos com outra heroína da Lua, a Cure Moonlight.

Reforços da Lua em um momento difícil.

- MOON POWER FORTISSIMO!

Bonitinho, mas a Cure Moonlight nunca faria essa pose.

- Puxa, Ami. Nesse tempo que a gente ficou sem se ver, você ficou mais alta, mais forte, mais bonita... O que aconteceu?
Cure Moonlight é interpretada por Aya Hisakawa, que foi a Sailor Mercury. Hisakawa na verdade participou da audição para ser a Usagi/Sailor Moon, mas acabou ficando com o papel da Ami/Mercury. Nessa época ela não imaginava que um dia interpretaria outra heroína da Lua. E muito mais poderosa.

Sailor Moon foi um tremendo sucesso, que motivou vários produtos atados ao desenho, como CDs de canções-tema das personagens e até jogos de video.

E a essência do desenho da Sailor Moon continua até hoje, influenciando outros desenhos do gênero.
(Hum... Acho que eu não preciso da Chibi Usa).

Junto com outras Meninas Mágicas Lutadoras. Como eu ainda não tenho a Cure Happy, vai a Peace representando as Smile Precure. Madoka é convidada especial. 

- Vamos comer uns cupcakes na loja da Kanade!
- Ué, Usagi? Eu não sabia que você gostava de cupcakes.
- Ah, é que um dia aquela gatinha que tem uma voz maravilhosa, a Hummy, me ofereceu um e eu adorei.
- Então vamos lá! Está decidido!


E assim termino a apresentação da versão S.H. Figuarts da Sailor Moon, feita pela Bandai. Eis aqui o ápice das S.H. Figuarts de personagens femininas de desenho animado. Já manipulei várias figuras de Precures e todas elas tinham uma falha de projeto ou eram muito frágeis, mas esse problemas foram sanados neste modelo. A qualidade do projeto é bem próxima às das figmas da Max Factory, uma das melhores linhas de figuras articuladas do gênero. Uma pena que o controle de qualidade da Bandai ainda não seja dos melhores, visto que no meu exemplar um dos rostos veio com imperfeições. A pintura talvez não satisfaça gostos mais exigentes, mas para mim está ótimo assim mesmo. A protoforma em si é perfeita. E o melhor de tudo (ao menos para mim): essa protoforma foi usada na Cure Peace e será implementada nas outras Smile Precure. Aqui está a versão mais próxima da ideal de uma figura articulada da Sailor Moon. Totalmente recomendada!

4 comentários:

  1. Eu absolutamente amo sailor moon, as personagens tem características marcantes e as lutas são incríveis!
    Eu na vdd tenho essa figure da sailor moon, quando eu ganhei ela, eu não sabia que os braços eram removíveis, enquanto tentava posar a sailor moon, ela caiu do suporte (mas só caiu em cima das mesa mesmo) o braço dela soltou, eu entrei em desespero, mas quando eu descobri que dava pra encaixar de volta eu fiquei tipo: Ah...Ok ._.
    A qualidade dessa figura é incrível, tanto que fiquei surpresa ao ver q o rosto do moon tiara action da sua figura veio com defeito, é uma coisa bem rara isso acontecer
    O rosto onde sailor moon da uma piscadela (q no caso n veio no meu exemplar pq é a segunda versão ;-;) parece um pouquinho estranho, o olho q está piscando está muito pra cima, deveria ficar um pouco acima do nariz
    Adorei o review, vc fez basicamente a melhor sinopse de sailor moon q eu já vi XD (ensina isso pra Netflix)
    Beijinhos da Midori :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Midori!

      O meu maior medo é quebrar a articulação do pulso. Essa não tem conserto e na hora de fazer trocas eu fico bem apreensivo. No meu exemplar também soltou a articulação do cotovelo e colocar de volta deu bastante trabalho. É. A Bandai tem que melhorar muito o controle de qualidade.

      E mais uma prova disso é que realmente o olho da piscadela ficou um pouco alto. A Cure White tem esse problema em um dos rostos também, mas com uma expressão com os dois olhos abertos, o que faz o deslocamento ficar bem aparente.

      Escrevi o resumo na bamba, mesmo. Revi o primeiro episódio, fui me lembrando e fiz daquele jeito. Bom que consegui fazer algo inteligível desta vez. Tem algumas em que me enrolo totalmente.

      Finalmente consegui o personagem que falta para completar o grupo. Pretendo apresentar em breve. Aguarde!

      Excluir
    2. Que??? Quem é???
      Ai minha Madoka, Usys n me faz ficar curiosa ;-;
      Realmente, a Bandai tem umas complicações em qualidade de articulação pelo menos, eu não tenho todas as sailors, só a moon, então não sei se esse erros foram consertados nas outras
      Sendo q a minha Sailor moon é a segunda versão, os pinos das mãos vieram diferente, são uma bolinha, as mãos saem mais facilmente (muitas das vezes isso é um probleminha ;-;)

      Excluir
    3. Essa é uma informação bem interessante! Não sabia que tinham mudado o conector da mão para ficar igual ao das outras Sailors. Se sai fácil, melhor. Já tive uns problemas com esse conector de bolinha em que essa ponta quebrava.

      Não sei se isso te alegra ou decepciona, mas é o Tuxedo Mask. Com esse eu fecho os personagens da 1ª Temporada que saíram até agora. Quero dizer, tem o Zoisite (vestido de Falsa Sailor Moon), mas esse é mais difícil de se conseguir. Vai demorar um pouco, pois no mês que vem (se tudo der certo) vou botar força em Smile Precure. Com participação especial da Madoka.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html