A linha Petit Chara segue o mesmo conceito das Nendoroid Petit, sendo vendidas em embalagens fechadas em que não dá para saber qual figura tem dentro. Outro conceito em comum com Nendoroid Petit é que as personagens são representadas no chamado formato SD (Super Deformed), com a proporção de duas cabeças e meia, de forma cômica. É possível comprar caixas fechadas com dez exemplares, mas existem doze modelos (seis básicos e seis variantes) e por isso, para conseguir todos seria necessário comprar duas caixas. O grande problema é que o empacotamento é aleatório e ouvi relatos de colecionadores que não conseguiram reunir todos os modelos mesmo comprando mais de uma caixa.
Comprando a caixa, vêm de brinde dois cartazetes promocionais do tamanho de um cartão postal.
Cada figura vem desmontada. A montagem é fácil e nem precisa de instruções.
As figuras têm mais ou menos 6 cm de altura.
Também está incluída uma base com suporte, feita de material transparente, com o símbolo das Smile Precure em relevo.
Vamos começar com a Cure Happy.
Visão de vários lados. Na verdade, esse modelo é baseado em um episódio em que as Smile Precure são transformadas em crianças. Por isso, não é exatamente um SD.
Nesta versão, Miyuki é mostrada com um sorriso no rosto, o que é condizente com sua personalidade. É bem bonitinha, com as bochechas pintadas de rosa. A tiara com as asinhas são outro ponto a se notar.
O corpo também é bem comprimido, com todos os detalhes. Os pés são levemente voltados para dentro.
O cabelo é bem modelado, com todas as curvas.
Uma mudança que achei ruim. As Precure usam leggings por baixo da saia.
Vamos passar para a Cure Sunny.
Visão de vários lados. A pose transmite bastante força, o que é condizente com a personagem.
O olhar é bem típico de uma garota esportiva, bem ativa.
A roupa é parecida com a da Cure Happy, mas de cor laranja.
O penteado é um "coque" com um enfeite em forma de asa.
Tentaram fazer uma gradação no cabelo, mas a qualidade não é das melhores. O pior são os restos de cola presos.
Esta é a Cure Peace.
Cure Peace é representada em uma pose bem "fofinha". O impacto visual é bem grande e arrebatou corações no mundo inteiro.
Yayoi tem o rosto mais infantil de todas, mesmo nas proporções normais. Por isso, ela tem olhos um pouco maiores.
A cor-símbolo da Yayoi é o amarelo. Pode não parecer, mas existem diferenças entre as roupas das Cures, especialmente na saia e nas botas.
O cabelo tem formato de um cacho de bananas e isso é motivo de piada entre os fãs.
As mãos têm os dois dedos em riste, formando um "V". Em sua cena de apresentação, Peace joga Jankenpô com os telespectadores.
Cure March.
Assim como as outras Cures, March é representada na pose de apresentação com as cinco reunidas.
A expressão é igual à da Sunny, mas o formato dos olhos é um pouco diferente.
A cor-símbolo da Nao é o verde. Os sapatos da March teriam um formato bem diferente, elegante, mas não foi possível representar isso perfeitamente na figura devido à proporção comprimida.
O cabelo da March é bem característico, formado por três rabos-de-cavalo. Tentaram fazer uma gradação na pintura, mas não ficou muito consistente.
Cure Beauty.
Visão de corpo inteiro. A cor azul reflete bem o seu elemento e a sua personalidade.
A expressão é a mesma das outras, com um sorriso, embora mais plácido e pareça mais madura (na verdade, todas têm a mesma idade).
Assim como nos outros modelos, a roupa tem vários detalhes, como o broche no peito e a pochete na cintura.
O cabelo é bem característico, lembrando um pouco a personagem Hilda de Polaris, de Saint Seiya, mas com várias mechas soltas na parte de trás.
Existe um sexto modelo, representando o vilão Wolflun.
O rosto é bem esculpido e tem o cabelo direitinho.
A roupa é um collant de couro. Um visual bem "roqueiro".
A base do Wolflun é diferente das Precure, no formato de um livro, preso por dois conectores nos pés. A mancha em preto não é uma falha, mas um elemento que está presente no desenho. Os Generais usam esse livro e o mancham com uma tinta preta para criar um campo que faz com que todos ao redor caiam em desespero.
- Você pode emprestar esse livro para a gente?
- ......
Os modelos que apresentei acima são os chamados tipo "A". Os do tipo "B", com uma expressão diferente, estão nesta matéria.
A partir desse conjunto, a série Petit Chara passou a incluir uma micro figura extra que viria de brinde junto com um dos modelos maiores. Nesse caso é o Wol Lun, a forma mascote do Wolflun.
Ele é bem pequeno, mas é bem feitinho, com as estampas e pinturas. Curiosamente, ele tem o mesmo tamanho de uma mascote que vem nas S.H. Figuarts.
De acordo com a apresentação da empresa, seria necessário ter sorte para conseguir essa micro figura. No meu caso, ele veio com a Cure Sunny.
A modelagem das figuras é muito boa, mostrando as personagens bem fofinhas, mas o acabamento é muito ruim. Não falo só da pintura, que mencionei acima. A Cure Sunny tem falhas na gradação...
... e falhas na tampografia dos olhos, toda quebrada e com um monte de fios que parecem pelos.
A Peace que eu peguei tem o pescoço muito comprido.
A base da Beauty tem uma marca de dedo de cola ressecada. Felizmente, comprei duas caixas e por isso tinha exemplares repetidos desses modelos em melhor estado.
Comparação com Nendoroid Petits (a última é um extra). A qualidade de pintura das Nendoroids é superior. A modelagem é questão de gosto pessoal para saber qual ficou melhor.
União das Meninas Mágicas. E sonho com o dia em que vou poder fazer isso com figuras articuladas na proporção normal.
Se for para considerar a personalidade, essa seria a combinação de pares mais adequada.
Mas eu prefiro estas combinações.
Mahou Shoujo Taisen
Homura:- Agora vai!
E assim termino a apresentação das versões Petit Chara das Smile Precure, feitas pela Mega House. A empresa fez um bom trabalho trazendo as versões infantis das heroínas, bem parecidas com as que aparecem no episódio 38. Uma pena que o acabamento seja tão ruim, com falhas de pintura, irregularidades na tampografia dos olhos e até marcas de dedos. Ainda, aparentemente a Mega House está adotando as políticas de sua empresa superior, a Bandai, ao não colocar todos os exemplares na mesma caixa, forçando a compra de duas. O controle de qualidade já nem menciono. Mesmo assim, a modelagem ainda é muito boa e estou contente por ter todas as heroínas de um de meus desenhos favoritos finalmente reunidas em minha casa. Mesmo com as falhas, recomendo para os fãs da série, uma vez que elas ficaram bem bonitinhas e fofinhas. E fico no aguardo das versões articuladas.
Olá!
ResponderExcluirAtravés do tweet mencionado que há oito anos atrás estreava no Japão a série, vim parar aqui nesta postagem. Não sabia que já existia uma matéria sobre as Petit Chara. Estas são bastante fofas neste formato comprimido, iguaizinhas as do episódio quando são transformadas em crianças. Independentemente de quaisquer falhas na produção, elas são altamente graciosas. E este Wolfrun, faz uns anos atrás o dei de presente para um familiar, por se parecer com um cachorro.
Naquela época só foi possível encontrá-lo, as demais Cures já estavam esgotadas.
As Petit Chara de Smile são tão bonitas quanto as de Heartcatch, com certeza!
Abraços!
Obrigado, Melissa!
ExcluirEssa matéria é bem antiga e por isso acabou meio apagada. E vendo bem, tem algumas falhas nas fotos, pois deixava em um site separado.
Aquele episódio das meninas transformadas em crianças é antológico! Um tremendo show de interpretação dos atores que conseguiram fazer parecer crianças mesmo. Foi de tirar o chapéu.
Uma pena que a linha Petit Chara de Precure não foi para a frente. Tanto Smile! quanto Heartcatch! venderam como água e esgotaram. Não entendo o que pode ter acontecido. Espero que essas mini-figuras voltem com aquelas Memorial Mascot de Star Twinkle.