sábado, 8 de março de 2014

S.H. Figuarts Cure Sunshine

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão S.H. Figuarts da heroína Cure Sunshine do desenho Heart Catch Precure, feita pela Bandai.




Itsuki Myoudouin é presidente do conselho de alunos da escola onde Tsubomi e Erika estudam e é bastante popular entre as meninas. Além de ser uma estudante aplicada, Itsuki também é boa com esportes, além de ser alta. Ela vem de uma família de lutadores do estilo Myoudouin de artes marciais e será um dia a sucessora do dojo. Por esta razão, ela tem de se vestir e agir como um menino e assim usa um uniforme masculino na escola e tem cabelos curtos. Ela faz isso pois seu irmão mais velho, que deveria suceder o dojo nasceu doente e não tinha condições físicas para tanto. Movida pelo dever e pelo amor ao seu irmão, Itsuki então assume essa responsabilidade. Mas na verdade, ela gosta de coisas bonitinhas e fofinhas como uma menina comum e forçada a agir como um menino, isso a faz entrar em conflito entre o seu dever e seus verdadeiros desejos.

Mas o encontro com Tsubomi e Erika faz com que ela reveja seus conceitos. Seu avô, atual mestre do dojo, apesar de rigoroso é muito sábio e, percebendo a dúvida no coração de Itsuki, diz a ela que deve escolher seu próprio caminho. Com o tempo, Itsuki percebe que gosta tanto de artes marciais quanto de "coisas de menina" e decide fazer disso sua identidade, abandonando antigos conceitos que a prendiam.

Um dia, seu irmão tem de fazer uma cirurgia, mas é transformado em um Desertrian. Itsuki encontra Potpourri, um mascote recém-nascido e ganha dele os poderes Precure. Nisso, ela se torna a Cure Sunshine.


Cure Sunshine aparece no desenho Heart Catch Precure como uma nova guerreira no episódio 23. Itsuki mesma aparece desde o começo do desenho e a própria Tsubomi se apaixona por ela por achar que era um menino e tem um tremendo choque quando descobre a verdade. Uma das características da personagem é que em sua forma normal ela fala como um menino e na forma Precure como uma menina. Ainda, Sunshine/Itsuki é uma valorosa e habilidosa guerreira, mas ainda assim gosta de roupas bonitas e bichos de pelúcia. Essa dualidade é o charme da personagem e é uma prova de que meninos e meninas não precisam ficar presos a conceitos predeterminados para serem felizes.

O conteúdo da caixa é quase o mesmo das outras Heart Catch Precure. Só o item mágico tem um formato diferente.


Visão de corpo inteiro. O visual é bem feminino, com o amarelo como cor básica. A silhueta é bem esguia, como nas outras Heart Catch Precure.


Close do rosto. A tampografia dos olhos é bem fiel, assim como a modelagem. Algo incrível considerando outros produtos da Bandai da época. O sistema de troca de expressões abandonou as travas presentes na Blossom e na Marine, se tornando bem mais suave.


Expressão um pouco mais séria, ausente na Blossom e na Marine, mas presente na Moonlight. Denota bem o fato de Sunshine ser uma lutadora.


O rosto de luta, fundamental para todas as Precure. Faltaria uma expresão com um sorriso e os olhos fechados, característica da personagem, mas ela está presente na versão Super Silhouette.


Os enfeites de cabelos são bem moldados. Os rabos-de-cavalo têm articulações o que permite que eles sejam colocados em várias posições. Pena que eles sejam um pouco pesados.

Está incluída esta peça intercambiável para a articulação do pescoço. Devido ao peso do cabelo, às vezes a cabeça tende a ficar levantada e essa peça seria uma solução desenvolvida pelos projetistas de contornar esse problema. O chato é que a articulação presa à cabeça também não é muito firme, o que faz com que ela penda para os lados.

O emblema das Heart Catch Precure. No meu exemplar ele veio sem nenhum defeito.

Um diferencial do visual de Sunshine é que ela fica com a barriga de fora. A pochete tem uma pintura incrivelmente precisa.

O sistema de articulações é o mesmo de Blossom e Marine, mas bem mais firmes.

Mas o meu exemplar veio com um problema. Acima, na ordem do texto, a mão intercambiável que vem separada do corpo e a mão que já vem conectada. Podemos ver que existe uma "sobra" que faz o conector ficar mais apertado, dificultando a troca das mãos e que pode danificar as frágeis articulações dos pulsos.

Contornei o problema alargando um pouco o orifício com uma Pin Vise usando a broca mais fininha. Com isso as mãos ficaram bem mais fáceis de conectar e ainda não caem à toa. Mesmo assim é preciso cuidado para fazer essa operação.


Está incluída uma peça que representa o item de transformação, o Shiny Perfume, assim como uma mão para segurar. A tampografia e a pintura são bem precisas. Como a peça é microscópica é preciso cuidado para não perdê-la.


Também está incluída uma miniatura do mascote Potpourri.

Apesar do tamanho ele é muito detalhado e a pintura e as tampografias mais uma vez são precisas.

Está moldada uma bolsa que no desenho tem dentro um item-chave para que as Precure ganhem mais poderes.

O tamanho é consistente com a Cure Sunshine.

- PRECURE OPEN MY HEART!!!













A cena de transformação de Cure Sunshine ficou famosa por usar 5000 fotogramas em menos de dois minutos. Por isso ela tem uma animação bem fluida e dinâmica. Itsuki vai passando o Shiny Perfume de mão em mão, mas infelizmente só está incluída a mão direita para segurar.



- A Flor que se banha na luz do Sol!


- CURE SUNSHINE!
Itsuki escolhe este nome para ser a luz que ilumina todos os corações, relembrando um episódio com seu irmão na infância.






Como Itsuki treina para ser a sucessora do dojo Myoudouin, ela é uma lutadora muito habilidosa, usando vários tipos de golpes e contragolpes.



A combinação de golpes com as outras Precure também é digna de nota, como neste em que ela usa o princípio do pula-sela.

Uma de suas maiores características é o Sunflower Aegis, uma barreira de energia em forma de girassol, sua flor-símbolo.

O item especial da Cure Sunshine não é um bastão mágico, mas sim este Shiny Tambourine.

O coração do centro é feito de material transparente e a roda com os corações menores gira como no desenho.

O tamborim pode ser colocado em uma mão específica como na foto.

- Que o poder das flores se reúna!



- SHINY TAMBOURINE!!!

- HA!!!




- Que as flores dancem!

- PRECURE GOLD FORTE BURST!!!
Sunshine lança várias balas de energia em forma de girassóis que se prendem ao inimigo e o purificam.



- PRECURE! SHINING!

- FORTISSIMO!!!
Também existe este golpe combinado com Blossom e Marine, aumentando a força do Floral Power Fortissimo.


Mais algumas poses.

Formação das Heart Catch Precure até Moonlight recuperar seus poderes. Também é um exemplo de como as bases em forma de coração podem se conectar.


E assim termino a apresentação da versão S.H. Figuarts da Cure Sunshine, feita pela Bandai. Ela é uma figura muito boa, da série Heart Catch Precure que foi um divisor de águas para as figuras femininas da linha, que apresentavam vários problemas na modelagem, que não ficava igual ao original. A abolição das travas na troca de expressões foi algo muito bem vindo, fazendo com que o modelo ficasse bem mais fácil de ser usado. Uma pena que ele ainda é difícil de ser deixado em pé sem o auxílio de suportes, mas isso pode ser contornado usando os cabelos para controlar o centro de gravidade. Nesta figura não só a modelagem é digna de nota como também a pintura e tampografia de detalhes, que são altamente precisas, diferente de outros modelos em que algumas vezes existe algum desalinhamento. A figura é naturalmente frágil e por isso deve ser manipulada com cuidado. Recomendo completamente aos fãs da série.

4 comentários:

  1. oiiieehh!sou eu de novo rsrssrrsrrsrsr,gostaria de saber se vc n tem interesse em comprar uma sh figuarts super silhouette!gostaria mt de ver um review!claro,eu entendo q nessa epoca fica mt dificil conseguir compar uma figuarts de precure!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo de volta, Bernardo Mello! É sempre bom ter fãs de Precure por aqui!

      Na verdade eu tenho as Super Silhouette comigo já faz algum tempo. Ainda estou decidindo como fazer a apresentação. Mas vai ter, sim! Espere só!

      Excluir
  2. Olá!
    Essa Sunshine com certeza é uma das figures, daquela época, que teve seu diferencial. A marca acertou em cheio, mesmo sendo modelo antigo o produto final captou bem o conceito geral, a postura, modelagem e tampografia. Ficou ótima! Pra quem tá na dúvida em comprá-la, a pessoa vai agora ter a certeza, a matéria descreve precisamente e ressalta o que há de melhor na peça.
    Comprei a minha faz uns anos atrás, na seção de usados da AmiAmi, mas tive o azar dela ter vindo com o pino intercambiável da mão direita quase quebrada, ou seja, não é possível trocar. Se o fizer, termina de danificar. Mas este é o único problema. Acima de tudo, ela é divina!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Ainda assim esse modelo não fica atrás de outros mais recentes e se move bem. Muitas poses tem que usar o suporte, mas colocando do jeito certo, fica de pé mesmo sem um. Muito boa!

      E uma pena que veio esse defeito. É o tipo de coisa que eu gostaria de saber como conserta, já que tive alguns modelos em que quebrou mesmo.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html