sábado, 21 de junho de 2014

S.H. Figuarts Sailor Mars

Saudações.


Desta vez vou apresentar a versão S.H. Figuarts da heroína Sailor Mars, do desenho Sailor Moon, feita pela Bandai.






Rei Hino é uma Miko que mora no templo xintoísta Hikawa com o avô. Ela tem grande percepção espiritual e poderes adivinhatórios, o que faz com que ela seja bastante conhecida no bairro. Mas também é devido a esses poderes que ela se torna solitária. Usagi e suas amigas vão ao templo após ouvirem um boato de um ônibus que desaparece levando seus passageiros e descobrem que todos os desaparecidos passaram por lá e compraram amuletos. Usagi tenta perguntar a Rei se ela sabe de algo, mas é rechaçada pois ela está cansada de ser questionada sobre esse assunto. Rei descobre que a causa dos desaparecimentos é o vilão Jedite, que se infiltrou no templo e ao ser questionado, ele a arremessa para outra dimensão. Lá ela se encontra com Usagi e Luna, que lhe dá uma Caneta de Transformação para que Rei se torne a Sailor Mars, a Guerreira do Fogo.

Rei tem gênio forte e não tem papas na língua, falando o que realmente pensa. Ela também é vaidosa e se preocupa com o que os outros pensam. Rei e Usagi vivem brigando e no fim acabam disputando sem saber o amor do mesmo homem, Mamoru Chiba, que é o Tuxedo Mask. Mesmo assim, as duas são muito unidas e Rei sabe o valor de Usagi. No fundo, ambas são muito parecidas, sendo que estão sempre atrás de um namorado. Para isso, Rei procura por um homem bonito, mas no fim acaba gostando de Yuichiro Kumata, um empregado do templo que não é lá essas coisas, ao menos na aparência.

Na versão em quadrinhos, a personalidade de Rei é totalmente diferente. Ela é calma e plácida, com um jeito de falar mais educado, não tem interesse em namoro e odeia televisão. Ou seja, totalmente oposta à versão do desenho. E há rumores de que esse foi o grande ponto de discórdia entre a criadora Naoko Takeuchi e a Toei Animation, uma vez que Rei seria a personagem favorita da autora.



Rei foi interpretada por Michie Tomizawa, atriz de voz singular que mais tarde fez a personagem Sumire Kanzaki em Sakura Wars, que tinha muitos pontos em comum com Rei: gênio forte, rival da heroína e usa fogo como elemento. Por um tempo, ela tentou ser atriz de ação e treinou na companhia de dublês Japan Action Club. Ela ia fazer teste para participar do seriado Esquadrão Relâmpago Changeman, mas acabou deixando esse projeto de lado ao ser aprovada para interpretar o papel principal no desenho 超時空騎士団サザンクロス (Chou Jikuu Kishidan SOUTHERN CROSS, que foi exibido aqui como uma das partes de Robotech). Tomizawa continua a carreira até hoje e um de seus papéis recentes foi como Rachel nos jogos Ninja Gaiden.

Em Sailor Moon Crystal, Rei será interpretada por Rina Sato, que já foi Mikoto Misaka em とある魔術の禁書目録 (To Aru Majutsu no INDEX) e とある科学の超電磁砲 (To Aru Kagaku no RAILGUN) e Punie Tanaka em 大魔法峠 (Dai Mahou Touge, também conhecido como Magical Witch Punie-chan).


O conteúdo da caixa. Tem menos acessórios que a Sailor Mercury. Ia ser bom se tivessem incluído figuras dos corvos de estimação de Rei: Deimos e Phobos.



Visão de corpo inteiro. Pode-se dizer que é uma redecoração da Sailor Mercury, tendo como diferença a coloração, a cabeça e os pés.


E ela também vem com o blister para guardar as peças de expressão e a maioria das mãos intercambiáveis.



Close do rosto. Como o modelo é baseado no desenho animado, o estilo é mais parecido com o da Character Designer Kazuko Tadano do que com o de Naoko Takeuchi. Os brincos têm formato de estrelas.



A expressão "B". A Rei do desenho tem gênio forte e sempre tenta demonstrar autoconfiança.



A expressão "C" também é séria, mas com a boca fechada. Se tivesse lágrimas ia ser possível representar uma das melhores cenas da personagem.



A expressão "D", em que ela está se concentrando para usar um golpe especial ou uma de suas artes místicas.



O cabelo é modelado para parecer esvoaçante. No meu exemplar a pintura não ficou muito uniforme, com várias falhas.





O cabelo tem três secções para parecer esvoaçar ainda mais.



Como dito antes, o corpo não é muito diferente das outras Sailors. O sistema de articulações também é o mesmo.



A grande diferença, além da cabeça, é o pé, desta vez com um salto alto. O salto é fino e por isso é difícil deixar a personagem de pé sem o uso de suportes. Por causa da articulação, a aparência sofre um pouco, mas ela é necessária para colocar o modelo em pé em uma superfície lisa.



Curiosamente ela vem com dois tipos de mãos fechadas, sendo que em um o dedo mínimo está levemente levantado e não é tão fechado.



- Vou te punir em nome de Marte!
Está incluída uma mão para representar Mars com sua frase de efeito.



Está incluída uma base com suporte que posso dizer que é indispensável. A garra é menor que a da Sailor Mercury e do mesmo tamanho da Sailor Moon.


- MARS POWER! MAKE UP!!!








A cena de transformação pode ser feita com alguns arranjos. O grande problema é mantê-la em pé.


Está incluída esta "Ofuda", uma papeleta-amuleto que pode exorcizar demônios e espíritos malignos.


A papeleta pode ser segurada por uma mão específica. A inscrição 悪霊退散 (Akuryou Taisan, algo como "Expulse o espírito maligno") é precisa, embora haja pequenas falhas na pintura.



- Rin Byou Tou Sha Kai Jin Retsu Zai Zen!
Rei se concentra, entonando o Kuji no In...


... para depois pular e pregar a carta em um inimigo, paralisando-o.


E estão incluídas essas duas mãos unidas. A colocação até que é fácil ao contrário do que se possa imaginar.







- FIRE SOUL!!!
Mars lança uma bola de fogo capaz de derrotar um inimigo.


Em Sailor Moon R, ela aprende a usar uma versão mais poderosa, a Fire Soul Bird.


No jogo para Mega Drive, Mars conta com o Burning Storm, que cria um tornado de fogo em sua frente. O golpe é surpreendentemente útil e sabendo posicionar pega o inimigo duas vezes, causando bastante dano. É possível colocá-lo em sequências de golpes, mas é um pouco dificil.


Ao ser cercada por inimigos, Mars pode usar o Haja Enbu Kyaku, um chute giratório apoiando em uma mão. O problema é que isso gasta energia de vida.


Cena de apresentação com a Sailor Mercury, usada uma vez.


- Ei! Vocês vão me deixar de fora?!


- Desculpe, Usagi. Mas é que...
- Espere aí! Eu posso saber por que você se atrasou?
- É que eu acabei acordando tarde e perdi a hora.


- E você acha que isso é desculpa?
- Mas é que eu fiquei vendo desenho animado ontem a noite e...


- Ah, é?! Olha, não é porque ontem era o último capítulo que você pode ficar até tarde da noite vendo desenhos. Você não é mais criança.
- Como é que você sabe que era o último capítulo? E não aponta o dedo que é feio!


- Está me chamando de mal educada?!
- Não grita comigo!


- Ih! Olha só aquelas duas brigando!
- Que coisa feia, né? Isso não se faz entre Meninas Mágicas.
Eu adorava essas brigas de baixo nível entre as duas. A minha favorita é aquela do parque de diversões.


As duas já tiveram uma briga mais séria como nesta cena em que Usagi perde a vontade de lutar e é estapeada por Rei.


- Covarde! COVARDE! COVARDE!
- Eu sou covarde, sim! Não sou forte como você, Rei!


Mas Rei derrama lágrimas, demonstrando sua decepção com Usagi, que se deixou levar pelo desespero. Logo depois ela defende Usagi de um dos vilões arriscando sua própria vida, mostrando que a amizade entre as duas é verdadeira.


- (O Mamoru costuma passar por aqui. Vou fingir que trombei com ele sem querer e vou convidá-lo para um encontro.)
Rei tenta se mostrar superior à Usagi, mas a bem da verdade as duas são do mesmo nível.


Ou seja, as duas são bobas. Elas logo se empolgam quando tem caras bonitos na parada. Isso também aconteceu quando as Sailors foram visitar um estúdio de desenho animado. Essa interação entre Usagi e Rei é o grande charme do desenho animado.


Rei sempre tenta se mostrar como um gênio, mas na verdade sua força deriva de esforço que é feito quando ninguém está olhando. Um exemplo seria no episódio em que ela tenta compor uma música para o festival da escola e passa noites em claro tentando fazer isso.


Trívia: o sobrenome de Rei é o mesmo de Eiji Hino, o Kamen Rider OOO e se escreve do mesmo jeito (火野). Os dois personagens também têm uma forte ligação com seus respectivos avôs. Ainda, isso não aparece no desenho, mas o pai de Rei seria político, com quem ela não tem boas relações.

Passionate Red
Meninas Mágicas Lutadoras de vermelho são associadas a fogo e paixão e costumam ser bem agressivas. Surpreendentemente, elas são poucas.


Com isso tenho a formação original das Sailors. Essas três já eram um time completo e a bem da verdade não precisava de mais gente. Mesmo assim, achei bom terem trazido, pois senão não conheceria a Sailor Jupiter.

E assim termino a apresentação da versão S.H. Figuarts da Sailor Mars, feita pela Bandai. Como figura, não existem muitas novidades, a não ser o cabelo com articulações extras para parecer esvoaçar. Um grande problema seria o salto alto fino demais, que dificulta na hora de colocar a figura em pé, mas isso é devido ao desenho e não a alguma falha de projeto. Faltariam acessórios como os dois corvos, mas pelo menos vem com a "Ofuda", bastante usada no desenho e que muitas vezes trouxe a vitória para o time Sailor. Assim como a Sailor Moon e a Sailor Mercury, o modelo está disponível no Brasil e recomendo para os fãs, pois a representação é perfeita. Ao menos em relação à versão desenho animado.






- Até tu, Rei?
- Claro. Afinal, ela é mais alta, mais forte, mais bonita e mais inteligente.
- Hum... Essa última eu não posso negar.

2 comentários:

  1. Eis uma das melhores personagens da série e a minha favorita. Ela até merecia um especial solo (coisa que a Mercury teve), mas não sei se funcionaria. A graça e a força da personagem vinha da interação dela com a equipe e acho que o mérito maior foi dos roteiristas da Toei. Sailor Moon é um caso em que a versão animê ficou bem diferente do mangá e, na minha opinião, todos saíram ganhando. Vamos ver se a nova série, mais fiel ao mangá, conseguirá a proeza de capturar o grande público, e não apenas um nicho.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Alexandre Nagado!
      Também gosto da Mars e pelo que vi, ela é bem popular aqui no Brasil. Acho que todas elas podiam ter um especial solo, mesmo que em OVA. Cada uma tem material suficiente para isso.
      O diretor Junichi Sato era um gênio. Ele percebeu que se fizesse o desenho fiel ao mangá não funcionaria para atingir o público-alvo e no fim acabou fisgando ainda mais.
      Pessoalmente queria que o novo desenho fosse feito seguindo a fórmula de Precure, mas acho que é bom mostrar como a autora queria que ficasse. Vai começar daqui a algumas semanas e vou dar uma olhada.

      E agradeço por divulgar as matérias!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html