domingo, 18 de fevereiro de 2018

S.H. Figuarts Libra Zodiarts

Saudações.

Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts do vilão Libra Zodiarts, do seriado Kamen Rider Fourze, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações



Kouhei Hayami é o diretor do Colégio Amanogawa, altamente popular entre as mães dos alunos devido à sua boa aparência e chegando à escola em um carro esporte vermelho. Também parece ser bem apessoado, se aproximando dos alunos de forma amigável. Mas na verdade, Hayami é uma pessoa desprezível, covarde, traiçoeira, que usa de vários métodos para se livrar de desafetos, sejam subordinados que falham ou outros que têm a possibilidade de ascender a um nível maior que o dele.

Como Libra Zodiarts, ele ganha vários poderes especiais, como o de usar ilusões para obter outra aparência e até é capaz de fazer isso com outras pessoas e objetos. Ele também possui o "Olho de Laplace", capaz de ver as constelações que regem cada pessoa e com isso poder identificar quem pode se tornar um dos Horoscopes, os Doze Apóstolos dos Zodiarts, que são vitais para o grande plano do vilão Mitsuaki Gamou.

Libra é desprezado até mesmo por aqueles que ele transforma em Zodiarts e que deveriam ser seus subordinados. Mas existem exceções, como o Dragon Zodiarts, que é o mais resistente de todos, quase indestrutível, que o chama de "Master Libra".


Hayami foi interpretado por Kousei Amano, que antigamente foi Sakuya Tachibana/Kamen Rider Garren em Kamen Rider Blade, com o nome Hironari Amano. Isso foi motivo de piada entre os fãs, pois havia várias semelhanças entre os dois personagens, como por exemplo a falta de coragem, o fato de ter sua posição ameaçada por um novato mais capacitado e também por várias situações de humor involuntário. A diferença é que Tachibana superou todas as suas fraquezas.

Curiosidade: o nome "Kouhei" (se escreveria 公平), significaria "justo", "equilibrado", o que é adequado ao signo de Libra. Hayami frequentemente usa as palavras relativas a peso para designar valores. Por exemplo: "este é o peso de minha importância" ou "todos me tratam de forma leviana".

O Libra Zodiarts esteve disponível para venda exclusiva no site da Bandai por tempo limitado.


Os acessórios são quase os mesmos de outros Zodiarts, incluindo o cajado, o manto e mãos intercambiáveis.

2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. É possível ver vários elementos da balança por todo o corpo, agregados à silhueta de um inseto, o besouro-asiático. A cor preta predomina.

Close da cabeça, que lembra os pratos da balança e também um chapéu guarda-chuva usado por monges andarilhos, os Unsui (雲水). Também lembra um chapéu chinês.

Na parte de dentro é possível ver algo que se parece com um olho. E também existem outros detalhes em dourado na parte interna dos "pratos".

Existe outro "olho" na parte de trás da cabeça. Se bem que ele já foi pego de surpresa várias vezes...

A parte de baixo teria uma boca definida, mas não ficou muito evidente no modelo.

A parte de cima do chapéu tem vários relevos.

Dos lados existem esses brincos, bem detalhados.

Dos lados existem essas argolas, que seriam por onde seriam pendurados os pratos da balança.

As enormes antenas de besouro-asiático, características da silhueta do personagem. Elas são feitas em material maleável e por isso interferem muito pouco na movimentação e são mais difíceis de serem quebradas.

Detalhe das partes onde as antenas são presas nos pratos.

As ombreiras têm as marcas de estrelas em material transparente, além de complexos relevos. Existem partes que lembram garras ou talvez as patas do besouro.

As braçadeiras, com as marcas de estrelas, linhas e relevos, assim como a garra. A parte de dentro é simples.

O corpo e as costas possuem intrincados relevos, assim como as pintas do besouro-asiático.

No peito, a marca de estrela que representa a mais brilhante da constelação de Libra, Zubenelgenubi (Garra do Sul, em árabe).

Dela pendem essas correntes, que segurariam os pratos da balança. Elas seriam cinco, mas...

... elas são presas a uma argola na parte de dentro, que não é fechada totalmente. Por isso elas escapam pelo vão formado e colocar de volta é muito difícil. Elas engancham em outras partes como os joelhos e acabei soltando algumas no meio.

Nas costas existe esta outra marca de estrela, bem grande.

As pernas possuem vários relevos e as pintas são mais evidentes, até com destaque em branco, como se estivessem brilhando.

Os pés são cobertos nos tornozelos, interferindo nos movimentos, o que dificulta na hora de colocar a figura em pé. Nos calcanhares prateados existem garras.


3. Articulações


O pescoço se move bem.

Os ombros possuem um sistema que permite uma grande gama de movimentos e por isso eles se abrem mais do que parecem.

Os antebraços giram e o fechamento do cotovelo é bom.

Os movimentos dos pulsos são bem limitados.

O tronco, como é de se esperar, sofre interferência ao ser curvado para trás, devido à carapaça das costas.

A abertura das pernas é boa.


Sistema de articulações das pernas. Elas não podem ser levantadas de forma reta, o que atrapalha em algumas poses.



Os movimentos dos pés sofrem interferência pesada das caneleiras.



4. Acessórios


Os tipos de mãos incluídas são as mesmas dos outros Zodiarts: uma fechada, outra aberta, outra para segurar objetos...

... e mais uma, só na direita, para segurar o Zodiarts Switch incluído.

O cajado de Libra, chamado de "Dice", que é a da deusa da justiça, aquela que tem uma espada e uma balança nas mãos.


O cajado simbolizaria também a haste da balança, como dá para ver nas correntes das pontas. A ponta com menos elos é a que fica para cima.

O cajado é empunhado segurando-se na parte do meio.

Para colocar o manto só é preciso remover as ombreiras, presas por garrinhas.

Ficaria assim e de fato, Libra aparece mais com esse manto no seriado. Isso aumenta ainda mais a imagem de um monge andarilho. Mas assim, fica ainda mais difícil deixar o modelo de pé...

O design é simples em comparação com outros Zodiarts, sem tantos adereços.

A ombreira é arredondada, como se cobrisse a que estaria por baixo (na figura não está).

As mangas são modeladas de forma a parecer tecido.

O medalhão de Libra, altamente detalhado, com uma forte presença.


O chato é que assim como Virgo, Libra fica totalmente imóvel com o manto e não consegue segurar o cajado com a ponta para cima como ele faz no seriado.


5. Ação


Com o manto, ele parece ser bem imponente.

Mas ele não é lá um grande lutador, dependendo mais de poderes especiais como telecinese.

De fato, ele tem mais a imagem de alguém que fica sentado dando instruções (a cachoeira é meramente ilustrativa, colocada para dar o clima).

Seu trabalho principal é dar as Zodiarts Switches para alunos que têm potencial para serem os Horoscopes, prometendo força e milagres, sem revelar que eles podem virar monstros.

Um desses alunos se tornou Canis Minor Zodiarts, que mais tarde evoluiu para se tornar Scorpion Zodiarts, um dos Doze Apóstolos.

Por isso, Libra trata Scorpion com intimidade.

Mas sempre é rechaçado.

Libra e Leo não se dão bem. E quando Libra demonstrou desconfiança por ser o único que não sabia da verdadeira identidade de Virgo Zodiarts, Leo o puniu de forma violenta.

- Espere! Eu peço perdão!
Por não ser muito forte ou corajoso, logo pediu clemência.

- É um leão, mas não passa de um cachorro fiel ao dono...
Mesmo assim, ele diz isso em voz baixa quando Leo dá as costas e vai embora.

Depois de cometer uma enorme falha, Libra é condenado a ser enviado para a Dark Nebula. Ele então implora de joelhos para ser poupado e nessa hora desperta para seu poder escondido: o Olho de Laplace, que seria vital para os planos de Gamou. Por isso ele é poupado.
Esta cena foi motivo de piada e se tornou a mais emblemática do personagem. Pena que a figura não é articulada o suficiente para representar.

No final do seriado, descontente com o tratamento dado a ele, Libra decide trair os Zodiarts e se une a Fourze e seus amigos.

- Para proteger a minha vida, faço qualquer coisa!
Frase que mostra bem sua pusilanimidade. Outra razão para sua traição é que se o plano de Gamou der certo, isso criará um cataclisma que pode destruir o Japão inteiro facilmente. É só que...

- TOH!
- AUGH!

- Eu sei que é você, Libra Zodiarts! Não adianta se disfarçar como o Sr. Tachibana!
- Mas eu não estou disfarçado! Essa é a minha cara mesmo!


Junto com o Kamen Rider Garren/Sakuya Tachibana, interpretado pelo mesmo ator. A Rikka vai de tabela. Tentei colocar o Libra montado na Red Rhombus, mas a casca não deixou. Nisso, uma das correntes do peito enganchou na moto, e ela se soltou...

E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts do Libra Zodiarts, feita pela Bandai. Fiquei bem impressionado com Virgo mas Libra, por ser um modelo anterior, tem sérios problemas de projeto. As articulações das coxas não permitem erguer a perna direto para a frente e os tornozelos não se movem o suficiente para dar estabilidade. Colocando o manto, que limita totalmente os movimentos, fica mais difícil ainda deixar o modelo em pé sem suportes. O vão na argola para segurar as correntes é outro ponto negativo. A peça que segura até pode ser retirada do corpo, mas não é possível abri-la, pois as duas metades estão coladas uma na outra. Com isso, é quase impossível colocar as correntes de volta se elas se soltarem. E ainda, é impossível fechar mais a argola. Não é um modelo ruim, apenas perde para Virgo e Leo. Recomendo para os fãs do seriado mais devido à importância(?) do personagem.

4 comentários:

  1. Show de review!

    As aparências enganam, e parece que esse cara é prova disso! Deve ser um dos vilões mais pnc da série hehehe. E pelo visto ele é bem importante também, com esse poder de ver as constelações.

    Bem louco o visual! É praticamente uma versão japonesa do Arraia Negra da DC hehehe! Não sei se estou meio louco, mas o estilo das ombreiras me parece uma cabeça de formiga sem antenas. Curti essa carapaça de besouro, parece até uma capa!
    Essa corrente deixa o visual bem bacana, uma pena que parece não ser muito prática. Geralmente essas peças feitas de corrente dão bastante trabalho, lembro do Squall Play Arts, o colar dele atrapalhava bastante também.

    A cabeça dele combina muito bem com o design do manto! De todos que apareceram até agora, ele é o que fica mais legal com o manto.

    Pelo visto é uma figura que requer bastante paciência para manusear, é daquelas que é muito show visualmente, mas no quesito brincadeira fica devendo. Mas como sempre, mesmo com as limitações você consegue fazer umas belas cenas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Pois é. Um cara lindão, inteligente que chega em um carro esporte na verdade é um vilão desprezível que alicia os alunos, transformando-os em monstros. É só que ele sempre se dá mal. Ele até tem uma característica redentora, mas isso é mostrado só lá no final do seriado.

      Essas correntinhas realmente foram bem chatas de se manipular. Se ao menos a joia abrisse para poder colocar no lugar... Estou até surpreso de ter conseguido um usado com todas.

      O visual tem um monte de elementos que lembram insetos. É só que alguns fãs apontam que ele também lembra uma barata. E eu achei bem apropriado....

      Excluir
  2. Fico impressionado com cada história desses personagens de Kamen Rider! Esse aí é um traíra de carteirinha e aquele tipo de amigo falsiano!

    A peça e cheia de detalhes, exceleexc para deixá-la exposta, mas ruim para brincar representando as cenas do seriado. Interessante se unir aos inimigos para salvar a própria vida, pois já vi muito isso! Ah, a semelhança com o Dohko na cachoeira ficou evidente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Esse ficou bem desprezível. Mas ao menos ele mostra que tem uma qualidade lá no final. E é bem engraçado ver o cara se dando mal toda hora.

      Essas correntinhas do peito atrapalham um bocado! E o pior é que não tem como colocar de volta! Estou até agora tentando arrumar um jeito. Acho que vou fazer um enxerto com um elo maior e pendurar todas lá, para depois conectar no elo de dentro da pedra.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html