domingo, 25 de fevereiro de 2018

S.H. Figuarts Sagittarius Zodiarts

Saudações.

Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts do vilão Sagittarius Zodiarts, do seriado Kamen Rider Fourze, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações



Mitsuaki Gamou é o diretor-presidente do Colégio Amanogawa, onde Gentaro Kisaragi (Kamen Rider Fourze) e seus amigos estudam. Apesar de sua posição, ele é bem cordial e próximo dos alunos e às vezes até faz a comida na cantina, além de incentivá-los a buscar por seus sonhos. Ele tem várias conexões com órgãos de pesquisa espacial, como a NASA e é o autor de um livro sobre o assunto, intitulado "O Distante Chamado da Galáxia". Mas na verdade, ele é o vilão por trás dos acontecimentos na escola e o líder dos Zodiarts, o Sagittarius Zodiarts.

Quando era menino, em 16/07/1969¹, Gamou ouviu uma voz vinda do espaço. Tratava-se do "Presenter", a Inteligência Suprema do Universo e Gamou prometeu se encontrar com ele um dia. Para isso, Gamou procurou por vários meios para ir ao espaço e pesquisou sobre a Energia Cósmica junto com Rokuro Utahoshi, o pai de Kengo, amigo de Gentaro. Eles então criaram pequenos dispositivos carregados de Energia Cósmica, os Switches, que permitiriam que eles pudessem viajar para se encontrar com o "Presenter". Mas Utahoshi chegou à conclusão de levaria muitos anos para desenvolver as tecnologias que possibilitariam esse contato e que somente gerações futuras conseguiriam levar a cabo essa missão. E um dia, ao entrar em desacordo com Utahoshi, Gamou explodiu a base lunar onde eram feitas as pesquisas, causando a morte de seu colega pesquisador, levando consigo vários dados das pesquisas. Mas ele não fez tudo sozinho...

¹ Dia do lançamento da nave Apolo 11.


Ao voltar à Terra, Gamou fundou o Colégio Amanogawa para juntar jovens que poderiam se tornar Switchers, usuários dos Zodiarts Switches, e entre eles encontrar os Horoscopes para realizar seu maior projeto: o de contatar o "Presenter" e com isso fazer com que a humanidade ascendesse a um nível evolucionário superior, em um mundo em que ele governa. Nisso, ele precisaria dos doze Horoscopes Switches e com isso abrir um portal para o "Presenter". Mas o processo de se abrir o portal dimensional criará um enorme cataclisma que pode destruir todo o Japão.

Gamou não acredita em Amizade ou União, dizendo que "Há pessoas que não precisam de amigos", algo que vai contra os ideais de Gentaro/Fourze. E para conseguir o que quer, Gamou não hesita em sacrificar outras pessoas ou até mesmo seu país de origem. Ainda, os próprios Horoscopes seriam apenas instrumentos em suas mãos e diante da morte de um deles tentando protegê-lo, ele não vê nada de mais e se limita a dizer que "um satélite deve proteger o astro que ele orbita". De acordo com Kuniteru Emoto, também pesquisador da Energia Cósmica e seu antigo colega, Gamou seria o "Sol" e Utahoshi a "Terra", enquanto ele mesmo seria a "Lua". 

Curiosidade: o nome de Mitsuaki Gamou se escreve 我望光明, que poderia ser traduzido como "Eu almejo a Luz". Mas o verdadeiro significado, segundo o roteirista Kazuki Nakajima, seria "Eu sou o Rei da Lua Morta, com duas luzes, o Sol e a Lua". Para isso é preciso desmembrar o ideograma 望 em seus componentes 亡 (usado para representar algo morto), 月(Lua) 王 (Rei), assim como o 明 em 日 (Sol, Dia) e月(Lua). E há mais um sentido: esse nome representaria a Lua Cheia (満月, mangetsu), também conhecida como 月(bougetsumochizuki), em contrapartida a Gentaro Kisaragi e Ryusei Sakuta (Kamen Rider Meteor), que também possuem ideogramas referentes à Lua em seus nomes. "Saku" (朔) é um dos ideogramas que representa a Lua Nova. "Kisaragi" (如月), além de se referir ao mês de fevereiro, teria o significado de "como a Lua". Faz sentido, considerando  que a base de Fourze, a Rabit Hatch, fica na Lua.

Muitos nomes dos personagens de Fourze são jogos de palavras como trocadilhos ou anagramas, tanto heróis quanto vilões.

O conteúdo da caixa. Vem com mãos intercambiáveis, as peças para completar a figura e o manto. O modelo esteve disponível para venda exclusiva no site da Bandai por tempo limitado.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. O visual é bem sóbrio, considerando que se trata de um grande chefe vilão. Tem asas, ombreiras e adornos no capacete, mas nada muito exagerado. A forma Zodiarts na verdade seria uma roupa espacial, mais ou menos como o traje de Fourze.

Close da cabeça. Lembra um cavaleiro, ou talvez um flecheiro (sagitário), com uma estética gótica. O nível de detalhe é fantástico.

A enorme coroa da cabeça, com catorze marcas de estrelas, sendo que as doze dos lados provavelmente representam os Signos do Zodíaco. Todas são representadas com material transparente.

Na testa existe algo que lembra um crânio, provavelmente de um cavalo, com o símbolo de uma flecha esculpida na ponta. De acordo com os conceitos, as partes em vermelho seriam olhos compostos, insectóides como nos Kamen Riders, dando a entender que o Sagittarius seria algo parecido com eles.

Nos lados existem essas protuberâncias, provavelmente os ouvidos.

Na parte de trás existem essas partes que simulam cota de malha, fazendo parecer ainda mais com um cavaleiro medieval.

A gola tem detalhes em dourado, mas no meu exemplar os dois lados que a compõem têm tonalidades diferentes.

As ombreiras são detalhadas, com as marcas de estrelas e adornos bem  curiosos.

Eles lembram asas, mas também o elmo do deus Hermes. É bonito, mas interfere na movimentação ao chocar com as asas das costas.

Nos antebraços existem esses relevos que lembram cintas.

O braço direito lembra um tambor de revolver e talvez represente a aljava do flecheiro. Existe uma marca de estrela de cor diferente.

Na parte de frente existem detalhes que lembram pontas de balas (flechas?) e na parte de trás existem mais moldes.

No braço esquerdo está o arco, chamado de Gilgamesh.

O arco se abre, representando o modo de ataque. Os dois lados se movem de forma independente.


Na parte de dentro existe mais uma marca de estrela.

A placa peitoral tem vários detalhes lembrando chamas e no centro está o símbolo de Sagitário. A parte de trás tem asas com pinturas que lembram fogo.

As asas têm uma escultura esmerada e uma caprichada pintura com gradação. Um fã apontou que essas asas lembram às do Pegasus Zodiarts e há a suspeita de que seja um reaproveitamento. Em tempo, dentro da ficção o Pegasus Zodiarts evoluiu para o Cancer Zodiarts.

Nas costas existe esse detalhe que lembra uma coluna vertebral, com pintura metálica.

Detalhe do cinto, uma peça separada do corpo, com uma enorme marca de estrela.

Dos lados existem várias cintas, que têm nas bases os signos do Zodíaco. Isso é bem difícil de se notar vendo o seriado, mas os modeladores não se esqueceram desse detalhe.

Na parte de trás também existe essa parte que lembra uma cauda, parecida com a do Leo Zodiarts.

As coxas possuem detalhes que lembram cintas, como nos antebraços.


As botas são bem detalhadas, com as linhas de constelações. As joelheiras têm adornos que lembram asas.


3. Articulações


O pescoço não se move muito para cima, devido à interferência da cota de malha, que também encosta na gola, limitando os movimentos para os lados.

Os ombros não se abrem tanto e as ombreiras são presas de modo a acompanhar o movimento.

Removendo as ombreiras é possível abrir ainda mais. Curiosamente existe um espaço para acomodar o conector nessa hora.

O antebraço pode ser girado e o cotovelo se dobra até o ângulo da foto.

O pulso esquerdo é limitado pelo arco Gilgamesh.

Sem ele a movimentação é muito melhor.

O pulso direito também é limitado.

O tronco se move bem. No meu exemplar ele tem a tendência de pender para a esquerda.

As pernas possuem uma boa abertura e os joelhos se fecham bem. A figura pode ser colocada de pé sem grandes problemas.


4. Acessórios



Entre as mãos intercambiáveis existem dois pares abertos, mas com os dedos em posições diferentes.

Está incluída esta mão direita para segurar o Switch.

Desta vez está incluído o Horoscope Switch, a versão mais avançada que surge quando um Zodiarts consegue evoluir para um Horoscope. Gamou precisa de doze desses para abrir o portal para chegar ao "Presenter". O Switch é feito de material transparente todo pintado, com exceção da parte de cima.

O formato é bem diferente do Zodiarts Switch.

Mesmo assim ela pode ser acomodada na mão apropriada sem problemas.

É preciso remover estas peças para se colocar o manto.

Primeiro é colocar as mangas.

Nas instruções é dito para remover o Gilgamesh, mas é muito mais fácil colocar a manga com ele instalado.

É preciso conectar esses dois pinos nos orifícios que seriam para as asas na figura.

Ficaria assim. Mais uma vez, bem sóbrio, considerando que é o último chefe. Sem nenhum adorno adicional denotando que ele é alguém superior.

A parte da frente é relativamente simples, sem divisórias e nem nada.

O mesmo pode ser dito da ombreira, arredondada.

A parte de trás das mangas possuem bordas douradas... e é só.

As mangas são feitas para se acomodarem em cada braço respectivo.

A  esquerda possui um espaço para o arco fechado.

O medalhão com o símbolo de Sagitário. O dourado é mais claro que nos outros.


5. Ação


Sagittarius Zodiarts surge de forma imponente e ameaçadora dentro do fogo, após executar um traidor.

Ele absorve as chamas com o Gilgamesh e dispara uma flecha de Energia Cósmica, a Apostolos.
A articulação do ombro não permite abrir os braços o suficiente para representar o golpe com perfeição, embora na embalagem haja uma foto com o braço todo esticado.

A flecha pode ser disparada de forma concentrada, perfurando o inimigo.

Ou pode se dividir em várias. Disparando para o alto, ela explode, liberando uma chuva de flechas que também explodem ao cair no chão.

Além de poderes especiais, Sagittarius também é bom na luta corporal, apesar da idade avançada de Gamou.

Ele usa a Gilgamesh como escudo.

E ainda consegue defender ataques com a perna.

Sagittarius pode contar com um poderoso chute giratório de fogo.

Seria interessante se ele disparasse balas da aljava do braço direito. Algo como... meteoros?
Obs.: Sagittarius Zodiarts não possui um ataque assim.

- Essa é toda a força de vocês? Ou melhor, nem pode ser considerado como "força".
Sagittarius consegue derrotar Fourze e Meteor mesmo com eles usando suas formas finais... e enfrentando os dois ao mesmo tempo.

- RIDER KICK!!!
Só que Gentaro não vai desistir e quer provar que o poder da Amizade é maior. Para isso, ele usa esse golpe tradicional.

- Hunf!
Sagittarius revida com um golpe semelhante.

O embate de forças dos dois é violento. Na verdade, os dois deveriam estar em suas formas finais. Sagittarius não fica gigante e usa luta corporal apesar de ser o último inimigo. Isso é bastante recorrente em obras dirigidas pelo grande Koichi Sakamoto.

Gentaro acredita na União, assim como o pai de Kengo, que deixou uma mensagem esculpida em uma parede na Lua, deixando sua missão com as novas gerações.

Os Zodiarts que tenho comigo. Consegui todos os articulados.

Os articulados vêm com mantos. Aquarius não vem com um.

Um Desejo para as Estrelas.


E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts do Sagittarius Zodiarts, feita pela Bandai. Um bom modelo e uma excelente representação do personagem. A escultura é fascinante, com inúmeros detalhes como o símbolo da flecha gravada na testa e os signos do Zodíaco no cinto. O sistema de articulações é competente, embora alguns detalhes acabem interferindo nos movimentos. E infelizmente o modelo não consegue estender o braço completamente para fazer  a pose do disparo da Apostolos. Ou talvez seja apenas inépcia minha, pois na embalagem é mostrado que é possível. Também existem alguns problemas de controle de qualidade, como a articulação do tronco que fica pendendo para os lados, o que incomoda na hora de fazer poses. Mesmo assim é um bom modelo, que recomendo para os fãs do seriado. E uma pena que não fizeram todos os Doze Apóstolos. Todos com mantos ia ser uma visão incrível.





Estúdios da Toei - Início de 2012

- E aí, Shiryu?
- Seiya? Essa é a nova Armadura de Sagitário?


- É isso aí. E você também já está com a nova armadura de Libra para a gente gravar aquele novo programa, o Saint Seiya Omega?
- É. Só que parece que vai demorar para eu aparecer. Até lá vai ficar com o Genbu. Mas resolvi experimentar de qualquer jeito.


- É exatamente como disseram. Agora parece mais com uma roupa.
- O design foi feito por um artista de renome, com mais ênfase para a ação.
- Só a cor que é diferente, toda preta. Gostei mesmo assim. Aquele dourado todo doía nos olhos.
- É que parece que as armaduras vão ser alteradas por um tipo de energia alienígena.



- Olha só! É bem mais leve e fácil de usar! Como é que o Aiolos se movia com aquelas asas enormes?


- E desta vez o arco é incorporado no braço. Ficou legal! COSMIC STAR ARROW!!!
- Eu também gostei da minha. Com esse chapéu dá a entender que eu assumi a posição do Mestre Ancião.


- E ainda dá para levar nesses aparelhinhos. Ainda bem, porque carregar aquela caixa nas costas era muito ruim!
- É a era da racionalização. Não podemos ficar muito presos a conceitos antigos.


- Mas e aí? Já tem informações sobre os novos Cavaleiros de Ouro? Parece que vão trocar todos!
- Ah, sim.


- O Leão parece que vai ser um lutador poderoso, de cabelo comprido e fiel ao vilão.
- Tá. Normal. Leão é sempre privilegiado.


- Virgem vai ser um velho amigo do vilão. Mas depois vai passar para o lado dos heróis.
- Tô sabendo.


- E Escorpião vai ser uma mulher.
- É! Sinal dos tempos! Tomara que não tenha que enfrentar. Não quero bater em mulher.


- Seiya! Shiryu!
- E aí, Kouga?
- Como é que vai?


- Então. Vocês estão no estúdio errado! Aqui é onde fazem as filmagens de Kamen Rider Fourze!
- Como é que é?!


- Pô. É que eles falaram que era aqui que estavam rodando um programa com Zodíaco, Energia Cómica, Amizade... E a descrição da armadura batia direitinho!
- Pois é. Não é aqui não.
- Que pena. Eu tinha gostado tanto dessa roupa.


- Bom, vamos lá. E bonita essa nova armadura de Pégaso! Será que eu não posso dar uma experimentada depois?
- Pode ser.




- Tudo bem eu pegar o manto do Sagittarius emprestado assim?
- Já que a gente está aqui. E é óbvio que um dia você vai usar a armadura de Sagitário. É bom para se acostumar.
- Não entendi qual é a lógica, Seiya.


Experimentei colocar o manto do Sagittarius no Kouga e coube. Mas para segurar as mangas é preciso ficar nessa posição de "Ué? Que roupa é essa?".


Até que ficou bom, mas a parte de trás do cabelo interfere.

7 comentários:

  1. Show de review!

    Ah, então esse é o big boss da parada! Pior que esses Zodiarts gostam de ser duas caras hein? Esse aí até mesmo faz comida pra garotada!

    Dá pra ver que o visual dele é mais elegante. Interessante que de todos que vi esse é o mais complicado de entender/explicar. Ao mesmo tempo que ele parece um cavaleiro, também me lembra um "oni" em alguns detalhes (talvez por causa dos detalhes de fogo), e o adorno da cabeça me lembrou até uma imagem hindu. As ombreiras parecem mesmo o elmo do deus Hermes! E curti muito esse cinto com os símbolos do Zodíaco!

    Bem legal esse arco acoplado no braço, curioso que assim que bati o olho pensei que seria bem útil para bloquear também, foi legal ver que ele faz isso mesmo hehehe. Pô, a ponta do arco me lembrou o bumerangue de Gatchaman!
    Hmm, talvez o manto dele fosse mais interessante se tivesse umas ombreiras bem exageradas, destacando ele como chefão.

    Nossa, essa mensagem gravada na lua me lembrou direto da mensagem do Aiolos em CDZ! Só faltou ser feita pelo Sagittarius Zodiarts hehehe.

    Adorei essa conversa do Seiya com o Shiryu! Rachei de rir quando o Shiryu falou do chapéu hehehe! Pô, o Seiya quer experimentar tudo que é traje hehe.
    E o manto ficou bom no Kouga, essa foi uma baita surpresa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Agora que falou... De fato os Zodiarts, com exceção do Leo têm esse aspecto de ter duas caras. E isso dá margem a muitas surpresas, algumas bem chocantes.

      E bem observado isso de se parecer com um oni. A boca em especial lembra bastante. Usar o arco como bumerangue teria sido uma boa ideia. Vou ver algo nesse sentido no futuro. Acho que queriam deixar o visual mais "sóbrio", sem tantas firulas, para que o personagem pudesse usar bastante a luta corporal. Koichi Sakamoto comenta que prefere assim, deixando com uma forma humana.

      Como Saint Seiya Omega e Kamen Rider Fourze passaram no mesmo ano, eu tinha que fazer algo nesse sentido. Estava esquentando essa ideia desde essa época e finalmente consegui colocar em prática. E ainda, eu tinha um monte de peças de efeito de CDZ e então usei todas as que foram possíveis nos Zodiarts. E o Seiya está sempre usando alguma armadura diferente (Odin, Sagitário...), então ele quer experimentar coisas novas. E ver como ficou a que ele usou antigamente depois de reformatada.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Obrigado, Thiago Paulini!

      Essas são bem legais, assim como os Greeeds.

      E continue o bom trabalho no Super AHAM!

      Excluir
  4. Obrigado, Usys e parabéns pelo trabalho!

    Este blog está o máximo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Thiago Paulini!

      Estou me esforçando para fazer um bom trabalho!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html