sábado, 3 de abril de 2010

figma Konata Izumi



Saudações a todos.

Como segunda publicação, vou apresentar a versão "figma" de Konata Izumi, personagem principal da série Lucky Star, um de meus desenhos animados favoritos.


Lucky Star é um desenho animado japonês baseado em tirinhas de quadrinhos de mesmo nome feitas pelo desenhista Kagami Yoshimizu e publicadas na revista Comptiq da editora Kadokawa. A série retrata o cotidiano de quatro estudantes do colegial em situações cômicas, em um formato semelhante às historietas de Charlie Brown e sua patota (mas não há nenhum garoto de nariz grande e cara engraçada) e não tem nenhum elemento dos quadrinhos e desenhos japoneses mais famosos por aqui, como lutas fenomenais ou enredo intrincado ou elementos fantásticos. Também não existem triângulos amorosos ou conflitos românticos típicos das histórias voltadas para o público feminino. É bem sossegado e engraçado. De fato, o primeiro episódio do desenho mostra Konata e suas amigas em uma discussão filosófica sobre de que lado se começa a comer um enrolado de chocolate. Mesmo assim, fez sucesso no Japão ao ponto das personagens serem usadas para promover o turismo às cidades de Satte e Washimiya da província de Saitama, onde se passa o desenho. 

Detalhe de uma luminária da cidade de Satte em Saitama com uma ilustração da Konata.

Por que um desenho em que não acontece nada fez sucesso? Talvez porque ele seja bem leve e possa ser visto a qualquer hora. Ainda, o desenho faz piadas com situações típicas de fãs de quadrinhos e desenhos animados, como o episódio em que a Konata compra o mais novo volume de uma das séries de quadrinhos que ela acompanha e ao voltar para casa descobre que já tinha comprado o mesmo livro no dia anterior. Isso cria uma empatia com as personagens, que passam por situações parecidas com as de seus espectadores.


O verso da embalagem. Mostra que a figura é bem articulada e pode fazer várias poses, incluindo algumas do desenho.

O conteúdo. Estão incluídos uma base articulada, um jogo de mãos intercambiáveis, outra expressão facial e um saco plástico com um fecho para guardar as partes que não estão em uso.

Abrindo a caixa já dá para ver as instruções de como trocar a expressão do rosto e de como colocar a base articulada que vem com a figura. Estão em japonês, mas mesmo assim dá pra entender sem problemas.

Foto da figura de frente. Como se pode ver ela é bem moldada e muito parecida com o desenho.

Vista de costas. A parte saliente do cabelo pode ser removida para colocar a base articulada. Uma pena que não encaixa perfeitamente.


Close do rosto. O desenho dos olhos é altamente fiel ao original. O rosto da figura tem todas as características da personagem, como a pinta debaixo do olho esquerdo e o sorriso em forma de boca de gato.

Comparação de tamanho com outras figuras articuladas. À direita uma figura da série Microman e à esquerda outra do G.I.Joe. Como dá pra ver, é consideravelmente maior que as outras, em uma escala aproximada de 1/12, sendo que a Microman é de escala 1/18.

A figura é altamente articulada e realmente consegue fazer as poses mostradas na embalagem. A saia é feita de material maleável e por isso não atrapalha nas poses. Mas o cabelo comprido é feito de material sólido e limita um pouco os movimentos. As articulações são bem firmes e seguram as poses sem problemas.

Raio Metalium! (imitando o herói Ultraman Ace)

Henshin! (imitando o herói Kamen Rider Black)

Trocando a expressão facial e colocando a mão com o enrolado de chocolate. Konata parece muito contente. E ela começa a comer sempre pelo lado mais fino.

A figura é bem articulada, mas também é altamente frágil. Se for colocada muita força, pode quebrar alguma articulação de maneira irreparável. Por isso é necessário muito cuidado ao manipular. A mensagem "recomendado para maiores de 15 anos" escrita no pacote não está lá à toa.

A série figma é uma extensa linha de figuras articuladas criada pela empresa Max Factory do Japão e comercializada pela Good Smile Company. Como diz o seu slogan 「よく動く、キレイ」 ("yoku ugoku, kirei" ou em uma tradução rudimentar, "altamente articulada e bonita"), esta linha se propõe a oferecer figuras que possam ser expostas em várias poses, mas sem sacrificar a silhueta dos personagens em que ela se baseia. E é uma das poucas que realmente conseguem fazer isso. A linha já tem disponíveis vários personagens, em sua maioria provenientes de quadrinhos, desenhos animados e jogos japoneses, mas às vezes aparecem personagens curiosos, como o ator Billy Herrington ou o Doala, mascote do time japonês de beisebol Chuunichi Dragons. No entanto, como já foi dito essas figuras são altamente frágeis e por isso não são recomendadas para crianças pequenas, sendo mais voltadas a colecionadores.

Talvez ela prefira um enrolado maior. Em tempo, dá pra comprar na Liberdade. Estou falando do enrolado, conhecido como Choco Cornet (bem, às vezes a figura pode ser encontrada em lojas especializadas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html