domingo, 25 de abril de 2010

Pepsi Convoy





Pepsi Convoy é uma peça de campanha criada pela Takara (atual Takara Tomy) do Japão junto com a Pepsico. Trata-se de uma versão modificada do Optimus Prime com as cores-símbolo do refrigerante. A idéia não é nova, sendo que a primeira versão saiu em 1985 nos Estados Unidos. Era apenas (?) um Optimus Prime com adesivos da Pepsi, mas nesta versão foi incluído um novo trailer modificado para carregar um garrafa de 600 ml do refrigerante (na verdade qualquer refrigerante serve, se a garrafa tiver o tamanho certo). Na versão americana, o Pepsi Prime era o Optimus agindo em disfarce, mas na versão japonesa, trata-se de um personagem diferente: Pepsi Convoy teria sido feito de um metal líquido desenvolvido pela NASA que criou vida e absorveu dados do Optimus Prime adquirindo sua aparência, semelhante ao Pepsiman, personagem de campanha da Pepsi do Japão.

O veículo visto de frente. Podemos ver vários detalhes moldados, como os limpadores de para brisas nas janelas e as buzinas no teto do caminhão. A pintura tricolor é baseada nas cores da Pepsi. A placa exibe a logomarca da bebida.

O veículo visto de lado. O símbolo da Pepsi chama bastante a atenção. O caminhão é bem detalhado com detalhes cromados e peças em metal. Também podemos ver o molde de uma escada perto da roda dianteira, assim como o de uma portinhola.

Do outro lado, o veículo tem o símbolo dos Autobots.

Os pneus são feitos de borracha sintética e também são bem detalhados. Mesmo no modo veículo, Optimus... Pepsi Convoy se passaria por uma miniatura de alta qualidade.

Originalmente o Pepsi Convoy era parte da linha de brinquedos Diaclone da Takara. Por isso, a cabine abre e é possível colocar os bonecos da série (não incluídos no produto).

Os bonecos da série Diaclone são incrivelmente pequenos, chegando a ter apenas 3 cm de altura.

A transformação é bem simples.


Só que são necessários os punhos e a arma para completar a transformação. Eles ficam escondidos debaixo do trailer.

Aqui temos a visão do corpo inteiro do robô. Tirando os braços longos, podemos ver que é bem proporcionado e fiel ao desenho (se bem que na verdade é o contrário).

Close da parte superior. O rosto do bom e velho Líder Optimus é bastante familiar mesmo para quem não conhece Transformers a fundo. Especialmente agora com os filmes.

Interessante notar o símbolo da Pepsi nos auriculares.

O robô é bem articulado para os padrões da época. Ele tem quase todas as articulações necessárias. Uma pena que não dá pra fazer poses muito elaboradas, como nos modelos atuais.

Este é o rifle de soda CO2. Sim, é esse o nome da arma, conforme está escrito na ficha que acompanha o brinquedo. Curiosamente, o robô só consegue segurar a arma pelo cartucho e não pelo cabo. Mas a explicação está no Optimus Prime original, no qual é possível colocar a arma em um mini-veículo que acompanha o modelo.

Movendo os pés do trailer para a frente...

... é possível colocá-lo reto na horizontal.

A garrafa pode ser colocada na vertical. De acordo com as instruções, o trailer também pode segurar até três latas de refrigerante.

Esses círculos menores são espaços para colocar tampinhas de garrafa. No Japão foi lançada uma série de tampinhas que vinham com figuras de personagens coladas em cima delas, e que podiam ser acomodadas no trailer. Infelizmente não tenho nenhuma para demonstrar.


Com isso temos uma peça de propaganda bem caprichada. Uma pena que o Pepsiman e o Pepsi Convoy não pegaram e nem vieram para cá. Em compensação tivemos um personagem igualmente interessante. Mesmo assim, gostei muito desse brinquedo. Na verdade, ele foi o primeiro "Optimus" que eu tive na minha vida após passar 24 anos procurando por um. Consegui o Pepsi Convoy em uma loja especializada na Rua Augusta, em São Paulo, mas isso já foi há muitos anos e era peça única. Em compensação, eles têm muitos artigos interessantes que não ficam atrás. Já o boneco do limão do Pepsi Twist foi fornecido por um colega de trabalho. Agradeço muito a ele por isso.



- Desce já daí! Eu não vou te dar carona!
- Ih, "mermão"! Fala sério! O cara tá estressadão! Aí ó!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html