quinta-feira, 15 de abril de 2010

figma Miku Hatsune




Por incrível que pareça, Miku Hatsune não é uma personagem de algum desenho animado, história em quadrinhos ou jogo japonês. Na verdade ela é um programa sintetizador de voz especializado em música. Mas diferente dos sintetizadores de voz que estamos acostumados a ouvir, com vozes frias e robóticas, a voz de Miku Hatsune tem um "calor" quase humano. É tão perfeito que algumas vezes parece até uma pessoa cantando de verdade. O mais incrível é que esse programa é vendido normalmente para o público em geral em lojas de informática no Japão (mas com um preço bem alto de aproximadamente 120 dolares). O programa é baseado no "engine" Vocaloid2, criado pela Yamaha e o conceito de Miku Hatsune foi desenvolvido pela empresa Crypton Future Intermedia, utilizando os dados vocais da dubladora Saki Fujita. E para dar maior liberdade aos criadores, a Crypton só publicou o mínimo possível de dados sobre a personagem, deixando a personalidade dela a encargo de cada usuário. Vários compositores amadores se utilizaram do programa para publicar seus trabalhos na internet através do site Nico Nico Douga (site de vídeos semelhante ao You Tube), criando uma verdadeira febre no ciberespaço japonês. A partir daí surgiu uma verdadeira rede de criadores que unem seus talentos para produzir vídeos da andróide musical. De olho nesse nicho, várias empresas lançaram produtos baseados em Miku Hatsune, desde bijuterias até "figures", com direito até a um show utilizando imagens holográficas em tamanho natural.

Um desses produtos é a versão figma, altamente articulada. Ela vem com vários acessórios como uma expressão extra, um jogo de mãos intercambiáveis, um microfone e um par de cebolinhas. Não. O "lamen" sabor cebolinha não está incluído.

Este é o jogo de mãos, comparado com o conjunto que vem com a Konata (à direita). Podemos ver que as mãos da Miku tem dedos mais finos e parecem mais reais, enquanto as da Konata têm dedos arredondados, de personagem de desenho animado.

A figura de frente. O verde brilhante chama bastante a atenção. Logo à primeira vista já dá pra notar que ela é bem charmosa.

De perfil. Os cabelos são tão compridos que chegam a cobrir quase toda a visão do corpo.

Os cabelos tem uma articulação na base e podem ser colocados em vários ângulos.

Detalhe do braço. No antebraço tem a marca 01, que indica que Miku é a primeira da série "Character Vocal Series". Na manga, uma estampa semelhante a uma mesa de música.

Detalhe do fone de ouvido com um microfone embutido.

Detalhe do corpo. A roupa tem uma pintura metálica com vários detalhes, como os serrilhados verdes. O rosto também é muito bem feito, muito parecido com o desenho original. Só faltaria a palavra "VOCALOID" no bolso da camisa. Diferente da Konata, ela tem os ombros expostos e por isso, as articulações ficam muito evidentes. Mas graças a isso, ela tem bastante mobilidade nessa região.

Detalhe das botas. Elas têm uma pintura preta esmaltada muito bonita.

O microfone com o suporte. Na verdade o suporte pode se dividir em duas partes.

O microfone é removível e pode ser colocado na mão apropriada.

Esta é a outra expressão, representando Miku cantando.

As duas cebolinhas. Elas viraram o item-símbolo de Miku Hatsune desde o lançamento do vídeo em que ela canta a canção finlandesa Ievan Polkka (ou ao menos tenta, já que ela só tem dados da limitada fonética japonesa). O vídeo está disponível no You Tube e antes de ver, um aviso: essa música vicia.

Segurando as duas cebolinhas. O interessante é que as duas cebolinhas têm curvaturas diferentes e são altamente detalhadas, com pintura "degradê".

Dança da cebolinha. Só para variar, a figma é altamente articulada.

Finalmente, com a versão "Nendoroid". Essa eu espero apresentar em outra oportunidade. Ah, sim. Esse "lamen" sabor cebolinha eu comi depois de tirar as fotos. Estava uma delícia.

Temos aqui mais uma figura formidável. Não admira que ela tenha esgotado logo no primeiro dia da pré-venda. No entanto, devo frisar que como todas as figuras da série figma, ela é bem frágil, especialmente na parte dos ombros, e deve ser manuseada com cuidado. Mesmo assim, quem é fã não pode deixar de ter uma. E mesmo como uma "action figure", ela é altamente bem feita. Ah, e para quem está interessado no programa, tenho que avisar que não é nada fácil de utilizar por quem não entende do assunto. A interface é visual, mas é voltada para criadores de música em computador. E diferente do que se possa imaginar, ao programar a melodia e a letra, não aparece nenhuma imagem da Miku cantando. Ainda, para obter uma voz decente, são necessários inúmeros ajustes. Ou seja, quem está pensando em importar o programa deve pensar bem se está preparado para utilizá-lo. Mas, se assim como eu você também não sabe o que significa "MIDI", "SMF" ou "DTM" (ou até sabe, mas não faz idéia de como utilizar), existe um jogo para Play Station Portable com a Miku Hatsune, feito pela Sega. É o "Hatsune Miku Project Diva", um jogo do mesmo tipo do "Pop n' Music" da Konami, mas bem mais fácil de jogar. Esse eu também pretendo apresentar em outra oportunidade.





Miku como a nova líder dos Casseticons.

Soundwave parece não ter nenhuma objeção. Muito pelo contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html